Gráfica ATI officially "optimize" catalyst for Furmark, making it run slower

Normalmente discordo das opiniões do lohka_67, mas desta vez acho que ele tem toda a razão...o software não esta a fazer nenhum oc à placa, ela aquece pq o trabalho que dela se exige a aquece muito, e...volto à minha opinião (qual catavento), não me parece normal.

E aqui não tem lógica entrar-se em guerras Nvidia ATI...acho que se existe alguma coisa que não parece bem, independentemente se se gosta de um marca ou outra deve-se dar a sua opinião não enviesada.
 
Última edição:
Ora, se a ATI estava a deparar-se com problemas no Furmark, não deveria adulterar a sua performance em ordem de ter melhores temperaturas; devria, sim melhorar o cooling ou o perfil da fan. Quem não consegue entender isto, que tire a venda vermelha, por favor...

CLARO! Afinal de contas o que é preciso é os portáteis com gráficas nvidia aumentarem a potência da ventoinha, mas não fazer placas defeituosas!
Pá tu podes não gostar da ATI, cada um tem as suas pancadas, agora estar a querer fazer uma tempestade num copo de água em nome da tua cor é que me parece dispensável.

Assim que me disserem que as placas andam a sobreaquecer ao ponto de não conseguirem correr os jogos em load durante um longo período de tempo, exigirei o recall de todas as 48x0 assim como exijo o recall de todos as gráficas G8x e G9x defeituosas. Tenho a mesma opinião com todas as XBox 360, mas isso é outra conversa.
Até lá isto não passa de um benchmark sintético que a ATI entendeu que era mais proveitoso mexer do que correr riscos.
Desde que seja só com este caso ou um similar, continuo a entender que as 48x0 são a melhor compra de longe!
 
Pá tu podes não gostar da ATI, cada um tem as suas pancadas, agora estar a querer fazer uma tempestade num copo de água em nome da tua cor é que me parece dispensável.

Tempestade num copo de água? Não tem nada a ver, estou a defender a integridade que o Furmark goza entre o mundo dos benchmarks e reviews, caso não saibas, é o programa mais utlizado para stressar o GPU e assim apurar a temperatura máxima da placa, aliado ao consequente nível de ruído. A ATI ao mexer na performance deste benchmark, está a adulterar resultados práticos a seu favor. Achas correcto? Eu não...

Assim que me disserem que as placas andam a sobreaquecer ao ponto de não conseguirem correr os jogos em load durante um longo período de tempo, exigirei o recall de todas as 48x0 assim como exijo o recall de todos as gráficas G8x e G9x defeituosas. Tenho a mesma opinião com todas as XBox 360, mas isso é outra conversa.
Até lá isto não passa de um benchmark sintético que a ATI entendeu que era mais proveitoso mexer do que correr riscos.

O facto é que se a ATI tivesse preparado as placas para correrem o benchmark em segurança, não necessitavam de adulterar a sua performance.

Ou tu achas que a Mercedes desenha travões que estejam preparados para imobilizar um SL500 pensando que este apenas se deslocará à velocidade máxima de 120Km/h? Ou melhor, lança um SL500, mas apenas permite que este ande a 120km/h... Para estar de acordo com os travões...

Desde que seja só com este caso ou um similar, continuo a entender que as 48x0 são a melhor compra de longe!

É a tua opinião.
 
Última edição pelo moderador:
Por favor não se metam numa de ATi vs nVidia.. é melhor deixarem ficar a discussão por aqui, para isto não descambar.
ambas têm muito por onde apontar o dedo, este é apenas mais um episodio, não é nenhum drama... e pelos vistos é reconhecido oficialmente, o que é raro... mas pelo menos permite que não se ande por aí com suspeitas disto e daquilo
 
Estive ontem a experimentar com o .exe com o nome modificado. E a minha mesmo com o cooler Galciator da Asus a 100% chegou a uns quentinhos 96ºC.:004:
Agora tb pode ser da massa termica de origem... tenho que ver isso ainda.
O unico cuidado que tive foi meter dois HS tipo os da Zalman a apanhar os VMR`s. Os chips pequenos não.
E tinha a fan na frente da caixa (Nox Coolbay) ao maximo!
Agora tb verdade seja dita que no 3D Mark Vantage a temperatura n passou os 90ºC!:rolleyes:

Tenho na loja um VF900, tenho que experimentar a ver como é que fica o filme...
 
Estive ontem a experimentar com o .exe com o nome modificado. E a minha mesmo com o cooler Galciator da Asus a 100% chegou a uns quentinhos 96ºC.:004:
Agora tb pode ser da massa termica de origem... tenho que ver isso ainda.
O unico cuidado que tive foi meter dois HS tipo os da Zalman a apanhar os VMR`s. Os chips pequenos não.
E tinha a fan na frente da caixa (Nox Coolbay) ao maximo!
Agora tb verdade seja dita que no 3D Mark Vantage a temperatura n passou os 90ºC!:rolleyes:

Tenho na loja um VF900, tenho que experimentar a ver como é que fica o filme...


se fizeres um teste com o ficheiro futurmark, a placa nao atinge a mesma temp. que com o ficheiro modificado? ( só para confirmar)
 
Ou tu achas que a Mercedes desenha travões que estejam preparados para imobilizar um SL500 pensando que este apenas se deslocará à velocidade máxima de 120Km/h? Ou melhor, lança um SL500, mas apenas permite que este ande a 120km/h... Para estar de acordo com os travões...

Que interesse tenho eu em que o dê um jeito no meu Honda civic 1.4 para que ele dê 250Km/h!? Só se for para o rebentar todo, pq no meu trajecto diário não passo os 80km/h.
Passando isto para a gráfica.
De que me interessa que a gráfica consiga fazer 200.000 Marks se ela se rebenta toda!?
Interessa-me é que ela consiga fazer 200 fps no GTR2 com tudo no max sem rebentar.

Agora se gostas de mostrar que tens uma gráfica que faz muitos Marks e que nos jogos faz poucos fps.

lohka_86 disse:
A ATI ao mexer na performance deste benchmark, está a adulterar resultados práticos a seu favor. Achas correcto? Eu não...

Alterou a performançe para o seu produto não "rebentar".
Pergunto-te eu então pq é q a nVidia lançou a GTX280 com:
Graphics Clock - 602Mhz
Processor Clock - 1296Mhz
Memory Clock - 2214 MHz
e não a lançou com:
Graphics Clock - 665Mhz
Processor Clock - 1458Mhz
Memory Clock - 2400 MHz
 
se fizeres um teste com o ficheiro futurmark, a placa nao atinge a mesma temp. que com o ficheiro modificado? ( só para confirmar)
Eu fiz rename ao ficheiro como está no quote. Assim n funciona para testar!? Ou tenho que criar uma copia do ficheiro com um nome diferente.
Em pricipio só o facto do nome estar diferente ja devia fazer com que o Catalyst A.I ja n carrega-se o perfil.
 
Eu fiz rename ao ficheiro como está no quote. Assim n funciona para testar!? Ou tenho que criar uma copia do ficheiro com um nome diferente.
Em pricipio só o facto do nome estar diferente ja devia fazer com que o Catalyst A.I ja n carrega-se o perfil.
basta fazeres só o rename para um nome diferente
 
yep , o Furmark e super puxado a nivel de aquecimento , no caso das nvidia GT200 , algumas GTX260 e uma grande maioria de GTX280 ( mais no caso das GTX280 pois sairam Muitas com problemas de aquecimento ) crasham a correr este bench chegando aos 110º



mais aqui >>> http://www.evga.com/forums/tm.asp?m=475440&mpage=3&key=


no meu PC esse bench nem entra mais :)




cumps

Está mal... Ainda mais um reviewer como tu devia, até, tentar mostrar esta situação ao público em geral, inclusivé em produtos seguintes. O Furmark também matou muitas 8800GT, principalmente as que tinham vmods e a nVidia não tweakou o benchmark...
 
Está mal... Ainda mais um reviewer como tu devia, até, tentar mostrar esta situação ao público em geral, inclusivé em produtos seguintes. O Furmark também matou muitas 8800GT, principalmente as que tinham vmods e a nVidia não tweakou o benchmark...

E o que achas melhor?
Fazer um bench sem utilidade pratica nenhuma e matar a grafica, ou limitar a performance da grafica ao correr esse benchmark impedindo assim que a mesma morra?
 
E o que achas melhor?
Fazer um bench sem utilidade pratica nenhuma e matar a grafica, ou limitar a performance da grafica ao correr esse benchmark impedindo assim que a mesma morra?

Acho que as placas gráficas (como qualquer outra peça de hardware) tem de vir preparadas de fábrica para correr qualquer programa, têm de ter capacidade de trabalhar a 100% sem se danificarem.

Pagas para isso, portanto é a obrigação do fabricante, garantir um produto de qualidade...
 
Mas em algum sitio houve alguma confirmação oficial que a ATI fez isso porque senão queimava as placas?
É que eu vejo tanta conversa sobre isso quando discutir especulações é tipo discutir o sexo dos anjos! :D
 
Queimava a placa em um bench de 1 minuto?? Se for em loop ainda acredito que puxe um bocado. Mas a frio um minuto nem deveria chegar para ela aquecer ao máximo dos máximos...
 
Back
Topo