Gráfica ATI officially "optimize" catalyst for Furmark, making it run slower

Dassss-ss..........

Ainda bem que meti um Accelero....mas isto parece-me algo mais, do que temps...

Esse problema afecta as 3870?
 
LOl duvido, ainda não instalei as 8.7 mas creio que é algo mm das 48xx.

De qq forma, no meu pc o unico bench que entra é o r_DisplayInfo = 1 :D

Edit: Eu ria me à parva se se descobrisse que o problema era mesmo o Furmark que faz algo que não devia (n m perguntem o quê, estou a especular) e assim de repente começassem a aparecer placas mortas após umas sessões de benching a torto e a direito :x2:

Era um STFU épico para todos nós :lol:
 
Última edição:
Bem eu estive a investigar um pouco e descobri um benchmark que consegue reproduzir as mesmas temperaturas do FurMark. Usei o D3DRightmark que podem buscar aqui, e o teste que usei foi "Lighting (Cook-Torrance): 3 point lights PS2.a.

Corri os dois testes durante 5 minutos a 1280x1024 e usei o RivaTuner para monitorizar as temperaturas. Os clocks da gráfica assim como o resto estava tudo em Default.

Os resultados que obtive foram os seguintes:

89ºC com o FurMark. O gráfico do Riva Tuner estava sempre certo nos 89ºC a partir de um certo ponto.

No teste do D3D RightMark esteve nos 88ºC com alguns picos nos 89ºC.


Em todo o caso vou aproveitar para correr os testes novamente e talvez adicione mais alguma coisa. Depois faço EDIT a este post. ;)

Actualizando.

Ainda me custa a crer no que os meus olhos viram. :D

Desta vez reparei no teste Lighting (Blinn):1 point light PS2.0 do D3D RightMark ainda puxa mais que o Furmark.

Neste segundo round decidi fixar a velocidade da ventoinha nos 75%. Resultados ao fim de 5 minutos:

Furmark: 93ºC
Lighting (Blinn):1 point light PS2.0: 95ºC
Lighting (Cook-Torrance): 3 point lights PS2.a: 87ºC

A fan em auto estava a equilibrar as temperaturas anteriormente.

EDIT: Second run
Furmark: 93ºC
Lighting (Blinn):1 point light PS2.0: 94ºC
Lighting (Cook-Torrance): 3 point lights PS2.a: 88ºC

Mais uma vez confirma-se. :D
 
Última edição pelo moderador:
Está mal... Ainda mais um reviewer como tu devia, até, tentar mostrar esta situação ao público em geral, inclusivé em produtos seguintes. O Furmark também matou muitas 8800GT, principalmente as que tinham vmods e a nVidia não tweakou o benchmark...

os outros que mostrem ou corram o benchmark , aqui no meu PC nao "entra" , nao gosto de MATAR material ate pk me sai do bolso , ainda por cima tratando-se de um benchmark com pouca relevancia como é o Futurmark , Só no forum da EVGA ja foram á volta de 100 (CEM) GT200 para RMA á custa disso .......................



EDIT:


devia, até, tentar mostrar esta situação ao público em geral..






Ups..........

;)


cumps
 
Última edição:
Essa teoria de um benchmark matar uma gráfica acho uma coisa muito robuscada. Lembrei-me que quando saiu o Doom3 o pessoal queixou-se do mesmo dizendo que o jogo estava a matar gráficas (até em reviews disseram isso). Há que inventar qualquer coisa sinceramente.

Os fabricantes sujeitam o material à um burn-in na tentativa de emular as condições que por vezes não serão as melhores em que o material está sujeito.

Têm que perceber que com a diminuição dos processos de fábrico em circuitos integrados as falhas poderão ser mais frequentes. Sim agora culpem quem faz os programas como se fosse a primeira vez que saiu um programa para testar a placa gráfica ao máximo. Era o que faltava.

Devem exigir qualidade é de quem faz o hardware.
 
Essa teoria de um benchmark matar uma gráfica acho uma coisa muito robuscada. Lembrei-me que quando saiu o Doom3 o pessoal queixou-se do mesmo dizendo que o jogo estava a matar gráficas (até em reviews disseram isso). Há que inventar qualquer coisa sinceramente.

Os fabricantes sujeitam o material à um burn-in na tentativa de emular as condições que por vezes não serão as melhores em que o material está sujeito.

Têm que perceber que com a diminuição dos processos de fábrico em circuitos integrados as falhas poderão ser mais frequentes. Sim agora culpem quem faz os programas como se fosse a primeira vez que saiu um programa para testar a placa gráfica ao máximo. Era o que faltava.

Devem exigir qualidade é de quem faz o hardware.


ha sempre softwares "ranhosos" , penso que tambem havia relatos que o speedfan (ou outro software de leitura de temps) que criava conflitos nos novos CPUs Intel 45nm


cumps
 
Eu não estou a acusar o software, só estava a pergunta ao mascarilha se o problema se manifesta com outras gamas de gráficas Ati e com Nvidia, visto ele falar em RMA's de EVGAs , que pelo que percebi, se devem ao programa.
 
ha sempre softwares "ranhosos" , penso que tambem havia relatos que o speedfan (ou outro software de leitura de temps) que criava conflitos nos novos CPUs Intel 45nm


cumps

Mas o que o Furmark faz que não está bem? O objectivo do programa é provocar um load na placa gráfica tal como outro programa de burn in. Não é isso que está a fazer? Ou o software de repente passou a ser suficientemente inteligente para provocar a morte de uma placa gráfica?

Ainda num post meu desta mesma página mostrei um benchmark que produz as mesmas temperaturas que o Furmark provoca. E certamente que haverá mais aplicações.

O pessoal anda a culpar o programa por causa do seu proposito final assim como é um benchmark acessível, recente e goza de alguma popularidade. Se usassem uma outra aplicação que puxa-se ao mesmo nível e acontecia alguma falha estariam a culpar essa mesma aplicação.

Com o Doom3 foi a mesma coisa. Foi uma aplicação que quando foi lançada foi muito exigente para o hardware na altura assim como foi um jogo muito cobiçado e foi normal que algum hardware que não estivesse nas melhores condições começou a ceder.

Vou lembrar um aviso que costuma aparecer no Sandra no módulo Burn-in, e que por acaso é um programa muito conhecido:

sandrabw8.jpg
 
Eu não estou a acusar o software, só estava a pergunta ao mascarilha se o problema se manifesta com outras gamas de gráficas Ati e com Nvidia, visto ele falar em RMA's de EVGAs , que pelo que percebi, se devem ao programa.

Eu dei um olhinho no fórum da EVGA e realmente é surpreendente o número de pessoas a queixar-se. Mas de facto o problema parece ser com a placa, não com o software por si só.

De qualquer das formas gostava de ver bem esclarecido o que é que se passa entre o Furmark e as 48x0.
 
para que nao fiquem com a ideia errada nunca tive crashes nem atrofios com o furmark nem ati tool e afins

estranhamente a grafica só me crashou no cell factor(vá-se la saber porquê) e tb tinha dificuldade em acabar as runs de 3dmark
 
viste o meu print das temperaturas? mesmo os dissipadores dos mosfets estavam frescos...
mas eu tb estou a ateimar e pode ser coincidência
 
nao é "anormal" -> WC
se calhar entao é mm da tua sorte pra tua vga ter ido a vida! ou entao pode dever-s a fraca kualidade da powercolor, nao sei:confused:!
o k posso dizer, é k nem preciso de benchmarks pa fazer a minha akecer mt... em 3d ao tocar na parte de cobre do cooler keimo os dedos num instante :(
enfim.. cooler novo e problema resolvido
 
o cooler é quase todo em aluminio pintado da cor do cobre, e nao em cobre, fica a info para quem nao souber
apenas a parte central que contacta com o core é em cobre

e fico-me por aqui de OT
 
Última edição:
se calhar entao é mm da tua sorte pra tua vga ter ido a vida! ou entao pode dever-s a fraca kualidade da powercolor, nao sei:confused:!
o k posso dizer, é k nem preciso de benchmarks pa fazer a minha akecer mt... em 3d ao tocar na parte de cobre do cooler keimo os dedos num instante :(
enfim.. cooler novo e problema resolvido

mas ele tem uma powercolor

nas situações em que é usado wc e que normalmente a situaçao piora

de qualquer modo para a semana que vem vou buscar a 4870 pcs+ e ja tenho em mente um pequeno mod para arrefecer os vrm´s
 
Back
Topo