1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ATI Plans to Buy Graphics Chip Maker XGI

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por SilveRRIng, 2 de Março de 2006. (Respostas: 30; Visualizações: 2274)

  1. SilveRRIng

    SilveRRIng Power Member

    A guerra ATI vs nVidia está em todas as frentes. Agora é a das aquisições de outras empresas.

    Noticia

    Parece-me bem. Já que a XGI não se conseguiu impôr ao ponto de ter visibilidade neste mercado, assim pelo menos aproveitam-se os recursos técnicos numa empresa que lhes pode dar mais enfâse e melhores proveitos. Vamos ver se se confirma e o que irá resultar daqui em futuros produtos.
     
  2. blastarr

    blastarr Power Member

    Não faço a mínima porque é que a ATI quereria comprar a herdeira "espiritual" da Trident.
    Já não lançam nada de interessante para o mercado há anos, e a XGI limitou-se ao vapourware das Volari, há uns tempos largos.

    A Uli faz sentido porque continua a lançar produtos interessantes aínda hoje, mas a XGI ?
    Se fosse a "corporate parent" SiS já fazia sentido, mas a XGI não tem grande interesse.
     
  3. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    A ArtX tambem era um fracasso antes de fazer o flipper e no entanto a ATi comprou-a. E provou-se ser uma das melhores aquisições já alguma vez feitas por eles.
     
  4. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    As Volari não foram Vapourware, há testes e benchmarks delas :P Até havia uma à venda cá no forum na altura das 9800XT...

    Quanto ao interesse, se não fosse bom para eles não a tinham comprado... Alguma coisa eles devem precisar :)
     
  5. blastarr

    blastarr Power Member

    A ArtX era um fracasso, pois.
    Não foram então eles os mesmos que criaram o chip gráfico da Nintendo 64, nem foram eles quem criou a maior parte das tecnologias gráficas da Silicon Graphics no final dos anos 80/início dos anos 90...

    É que a ArtX era composta pelos engenheiros que criaram a parte gráfica da Nintendo 64 quando faziam parte da equipa da SGI contratada pelos japoneses, e que decidiram criar essa empresa independente depois do trabalho estar terminado.

    Daí o chip gráfico da Revolution, da DS, da Gamecube, etc, ser sempre desenvolvida pelos mesmos engenheiros.
    3 nomes de empresas que trabalharam com a Nintendo, mas sempre os mesmos engenheiros dos chips gráficos.


    Eu continuo a dizer que a SiS (para quem não se recorda, é a empresa que é a orígem da XGI, e que se dedica a fazer chipsets de motherboards e a Southbridge da actual Xbox 360) era mais interessante para uma eventual compra, ou a 3DLabs, ou mesmo a S3, caso a comprassem à VIA.
    Eles aínda são donos do "S3TC", que no DirectX foi licenciado com o nome DXT1 e DXT5, e que é suportado por todos os fabricantes, logo, todos eles pagam um royalty à VIA/S3 graphics.
    E possuem o Chromotion, etc.
     
    Última edição: 2 de Março de 2006
  6. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Chiça.. Será que não arranjas nada mais útil que fazer na vida do que tentar desacreditar os outros? Começo a perder a paciência para este tipo de intervenções..

    http://arstechnica.com/wankerdesk/4q99/artx.html

    [​IMG]


    A primeira (e última) intervenção da ArtX nos PCs foi um fracasso. Ninguem lhe ligou nenhuma apesar de ser um chip relativamente avançado, já com T&L, por causa da fraca performance e drivers com bugs.
    Quem fez o gpu da N64 foi a SGI e algum pessoal da ArtX era da SGI. Mas quem diz que foram os mesmos? Dá-me uma fonte fiável que diga que foram exactamente os mesmos engenheiros a trabalhar na N64 e no flipper. Ou pegaste em simples coincidências e transformaste em factos?




    Lista de reacções esperadas: [1- Não responder] [2-Meter montes de informações sobre a ArtX para fazer de conta que percebia do assunto e desviar o mesmo] [3-Responder mas a mudar de assunto fazendo de conta que se está a falar de outra coisa]
     
  7. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Essas Aladin não têm nada a ver com as da Nvidia integradas não ? Eu tive uma dessas há muito tempo e não era nada má... (Bastante equivalente à Riva TNT2 M64...)
     
  8. blastarr

    blastarr Power Member

    Vá, abre bem a boquinha:
    http://news.com.com/Artx+ousting+MIPS+from+Nintendo/2100-1001_3-211664.html

    http://en.wikipedia.org/wiki/Artx



    edit
    Que tal a confirmação da própria ATI ?
    http://www.ati.com/companyinfo/press/2000/4313.html

    Depois sou eu que venho colocar postas de pescada...:rolleyes:
     
    Última edição: 2 de Março de 2006
  9. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Nop. Havia um northbridge Alladin com um TNT 2 Vanta integrado mas o Aladdin 7 tinha um gpu feito pela ArtX.


    EDIT:

    Pronto, escolheste a opção 3 :-D
    Ainda te lembras do que se estava a falar? Eu por acaso tinha acabado de ler esse artigo.. a diferença é que eu dei-me ao trabalho de o ler :rolleyes:
     
    Última edição: 2 de Março de 2006
  10. ptzs

    ptzs Power Member

    Não percebo esta manobra, simplesmente está para além da minha inteligência.

    Será para os handhelds? Mas para isso não têm a PowerVR?

    E que tal comprar os Bitboys? Podiam comprar as duas e fazer um 2-in-1. Ao menos os Bitboys já tinham lugar para fazer chips de brincar.
     
  11. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member


    Para uma companhia propor a compra da outra, das duas uma:
    1- Ou há muito dinheiro para gastar e é feita uma proposta "irrecusável" (nVidia » ULi ou mais "terrenamente", SONAE » PT)
    2- Ou a companhia a ser comprada está numa situação frágil financeiramente e a compra é uma forma de evitar a banca rota.

    Na minha opinião deve ser a segunda opção. A XGI já não lança nada interessante cá para fora há muito tempo e a geração volari foi um desastre. Assim "compram" um monte de engenheiros experientes e instalações a troco de uma "ninharia".


    Quem não se põe a pau, se isto continua assim, é a matrox. Com as boards multi-gpu a entrar em força no mercado o negócio deles de gpus multi-monitores está a desmoronar-se.
     
  12. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Mas será que tudo o que é ATI tem defeito e tudo o que é Nvidia é perfeito?
    Irra ja irrita por todo o lado....

    Ja sabemos que es + expert do que todas as equipas de engenheiros da ASUS, que es mais expert que qualquer analista que qq empresa dedicada no sector e agora que es mais expert do que os acionastas das empresas e contrarias os estudos que têm que ser feitos antes de adquirir uma empresa.

    O mais engraçado é que quando a ULi fez southbriges para a ATI dizias que era uma empresa que há anos nao lançava nada de jeito e tinha produtos muito fracos (quando o people dizia que os novos produtos eram bons). Depois da aquisiçao da Nvidia passou a ser uma excelente empresa com excelentes produtos.
    Para alem de ser Biased sem precedentes ainda es incoerente e axas-te superior a todos.

    Ja cansa......
    Eu nem vou discutir a aquisiçao da empresa. Eles terao os seus motivos e certamente foi tudo bem estudado.
     
  13. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Ora nem mais... Eles não investem €'s ou $'s assim à toa... Logo alguma explicação deverá aparecer de futuro...
     
  14. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Um exemplo de investimentos que á primeira vista parecem fundos perdidos é o exemplo da Nintendo que apoia imensas pequenissimas software houses e depois estuda os trabalhos que eles vao lançando.
    Um belo dia apareceu de uma dessas software houses uma coisa chamada "Pokemon". O que aconteceu depois disso ja toda a gente sabe. Os bilioes que ele ganharam com aquilo é que ninguem imagina ;)
     
  15. blastarr

    blastarr Power Member

    Citar a Nintendo como exemplo de bons investimentos tem o seu lado mau:

    - "Virtual Boy", 1995 -> fracasso
    [​IMG]



    - "Nintendo 64", 1996, apostou em cartridges em vez de CD-ROM e também na ("at the time") caríssima memória RAMBUS RDRAM, mas a latência de 640ns anulava qualquer vantagem (na altura os SIMM's de PC's já existíam com latências de 60 e 70ns, para terem uma ideia), deixou a Square tão lixada que se mudou com o franchise de sucesso Final Fantasy para a Playstation, fracasso nos mercados ocidentais e no Japão, perdeu o controlo do mercado para a Playstation.
    [​IMG]



    - "Nintendo 64 DD" (Disc Drive) - Falava-se deste acessório desde o tempo que a consola era conhecida apenas por "Ultra 64" em 1995. Quando saíu finalmente, em 1999, foi um fracasso.
    [​IMG]



    - "Gamecube" - Quando saíu para o mercado, em 2001, foi a única que não suportava DVD-ROM ou DVD-Vídeo, nem como opção com "dongle" (como a Xbox 1), perdeu mais mercado, não apenas para a PS2, mas também para a Xbox.
    [​IMG]


    A tudo isto junta-se a conotação com um público infantil, em virtude de os jogos serem na sua esmagadora maioria direcionados para crianças, ignorando o facto de o mercado de jogos de computador/consolas se expandir continuamente sobretudo para audiências mais velhas.
     
    Última edição: 2 de Março de 2006
  16. zer0

    zer0 [email protected] Member

    ahahah ToTTenTranz es um futurologista :D

    Para mim fazia mais sentido irem atras da matrox que destes, mas la terão as suas razões.
     
  17. Phantasia

    Phantasia [email protected] Member

    Já vos passou pela cabeça que a ATI pode querer comprar a XGI não pelos produtos que lançou mas talvez pelos engenheiros e afins que por lá trabalham? Pensam que a Nvidia comprou a Uli só pelo chipset Uli? E os criadores do chipset? Não vão também favorecer a Nvidia???:)
     
  18. DJS

    DJS Power Member

    ó homem onde é k tu ja vais....

    é k assim não dá.

    viste k n podias pegar em nada foste buscar a nintendo, cum caraças isto n é o jogos e consolas isto é sobre aquisição de uma empresa e tu ja vais a buscar a historia toda possivel e imaginária.

    Se não tens resposta não respondas porra.

    Um gajo fica farto de tentar ler 1 thread sobre o k ker k seja ati ou nvidia.

    sorry pelo OT mas tinha de desabafar
     
  19. Phantasia

    Phantasia [email protected] Member

    A nintendo apesar de certos falhanços... Ninguém a pode acusar de NÃO inovar e de fazer coisas realmente bonitas! O problema é a aceitação por parte do público.
    A Jaguar 64 era uma consola única no seu tempo e vê bem o que lhe aconteceu... Faltou-lhe o suporte a nível de jogos e foi pelo cano abaixo, assim como a Cd-32 da Commodore...
    E tal como foi dito, uma coisa não tem nada a ver com outra, o mundo das consolas é liderado por jogos, há jogos a consola safa-se, não há, diz-lhe adeus.
     
  20. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Pessoal evitem o offtopic que é exactamente isso que ele quer..


    Se calhar a ATi quer que o ppl da XGI os ensine a fazer drivers para linux :lol:

    Os reviewers sempre falaram bastante bem das capacidades vídeo da Volari 8300, e eles têm o Z9 que consome 1W que parece ser o gpu mais económico do mundo (energeticamente) para servidores.
    Até tem coisas interessantes a companhia.. como por exemplo isto..
     

Partilhar esta Página