ATI quer mesmo esmagar a GFX mesmo antes desta sair!!

A ATI em principio têm a R350... não sei se será uma placa com mais clock, mas não me parece.


Cheira-me que vai ter shaders mais avançados como a GF FX.


Mas ao menos sabe-se que vai-se chamar Radeon 9900.
 
Estamos a assistir a um fenomeno em tudo identico a guerra AMD/Intel. Basicamente so quando tivermos testes bem sólidos para comparar e q se vai poder tirar conclusões.

A nVidia decidiu arriscar (Mesmo) no .13 micron e com isso perdeu a liderança na performance para a ATI, mas conseguiu dada a imagem já sólida q possui (neste aspecto assemelha-se a Intel) aumentar a quota de mercado (mm pra nós fanaticos de hardware este factor começa a ser importante pq tb tem grande influência nas nossas carteiras). Com tudo isto, e parcendo uma contradição a ATI tb melhorou a imagem com a liderança, mas existe sempre o problema dos "leigos" conhecerem o nome Gforce e nem sabrem o q é radeon ( a tal história do nome do detergente) mas ainda assim parece-me q a nVidia tem vantagem num importante aspecto. O facto de ja terem passado para .13 permite-lhes irem um passo a frente da ati neste campo e mm q a ATI lance um VPU superior (R350) pela altura de lançamento da nv30 penso q ainda n será desta q o fará com a tecnologia a .13. Todos sabemos dos beneficios inerentes a este método e a evolução q poderá daí advir em seguida. O aspecto da memória é importantissimo em termos de performance, mas parece-me q não é determinante em termos de dificuldade de implementação. Terá sempre custos acrescidos um bus de 256 bits para a memória mas n será concerteza comparavel a alterações feitas ao VPU em si pelo q concluo q será mais facil à nVidia vir a implementar mais bandwith no futuro q a ATI utilizar .13 . São opções e estratégias q se tomam e so o tempo pode dizer qual a mais acertada mas parece-me q enquanto a nVidia tiver mais quota de mercado e lucros acrescidos q pode continuar com os avanços tecnológicos e atrasos até ao lançamento dos seus ,supostamente, produtos revolucionários.

Uma das coisas q a ATI tem muito terreno a recuperar é na maturidade dos drivers, este tem sido um dos trunfos menos realçados mas q tem tido muita importância para a imagem da nVidia. E todos sabemos como é bom volta e meia testar uns driverzinhos novos para ver se notamos melhorias na performance, de tempos a tempos, tipo mini-upgrades. :)


Ps - sim, sim, não sou biased mas tenho um fraquinho pela nVidia.. So?? Shoot me!! :P
 
Bem amanha temos a nivida a dizer que afinal sao 200Gb/s e depois vem a ati a dizer que, usaram a calculadora do anado e afinal sao na realidade 250Gb/s.

SilveRRIng

So resta saber à quanto tempo esta a nvidia a trabalhar nos 256bits e a ati nas 0,13 micra, para os próximos produtos.
 
Back
Topo