ATI R520 adiada, acções caem a pique...

blastarr disse:
Não é totalmente novo, aliás, vai ser apenas uma x800 com precisão FP32 requerida pelo SM 3.0, nada mais.

Aínda não vai ser nesta geração que verás um chip totalmente novo.

Desculpa, mas é dito ser totalmente novo. Nao é uma arquitectura unificada e wgf2.0, mas nao vai ter nada a ver com a anterior, ja foi dito isso inúmeras vezes!

O chip mais complexo que existe é o G70, essa é a realidade actual, não fales de vaporware.
A conversa do actual geralmente é muito negativa para uma empresa. Ou se pensa em investimentos a longo prazo, ou entao tudo o que se ganha em 3 meses, perdem-se em 2 semanas numa fase mais avançada do campeonato.

10K no 3dmark'05 é alcançável por G70's em overclock a água e está em linha com os resultados teóricos de uma versão de 32 pipelines, logo, se os nºs do Inq forem esses, será no máximo um empate técnico.
Ya, 10K num FX-57 altamente overclockado, com uma grafica refrigerada a água altamente overclockada, num sistema de topo todo overclockado. Uma comparaçao justa para se falar em empates técnicos :rolleyes:

Anyway, nao me parece nada dificil bater esta G70. Vamos ver é se vai ser combatida a tempo e com um stock razoavel.

Atençao que as posiçoes daqui a uns meses podem-se inverter ;)
 
Na mente da ATI é nova, pois a última vez que mudou a arquitectura a fundo foi em 2002, com a Radeon 9700.

Se esta em watercooling não tem resultados praticáveis no mundo real, que dizer do anterior record, com X850 a 900 e tal mhz em cascatas...
 
MJRL disse:
Era para ser apresentada na E3, depois acabou por ser apresentada em portas fechadas se é que foi, até se falou que iria ser apresentada no Texas, na Lan do overclock, depois apareceu a de 512 megas

Então pronto, não inventes. Quem disse isso foram os rumour mills, e nunca a ATI.
 
blastarr disse:
Na mente da ATI é nova, pois a última vez que mudou a arquitectura a fundo foi em 2002, com a Radeon 9700.

Se esta em watercooling não tem resultados praticáveis no mundo real, que dizer do anterior record, com X850 a 900 e tal mhz em cascatas...

Ta bem, mas ninguem chamou as X850 no crossfire de empate técnico.

No mundo real, as aventuras do Oppainter nao dizem nada a 99,999999999% das pessoas. Quer seja com watercooling ou com nitrogénio.

Vamos ver mas é o que vai ser lançado a 90nm para o mid-end do derivado do R520, pq esse é que é o segmento que realmente interessa.
 
Há uma grande diferença entre o recorde do OPP e o recorde Crossfire:

O recorde do OPP foi obtido com o mesmo tipo de gráficas que podes agora comprar em qlqr loja.
O recorde do Crossfire foi obtido com placas escolhidas a dedo, nas instalações da ATI, com uma solução que presentemente não existe no mercado e com refrigeração extrema das GPU's.

Isto é, técnicamente, qlqr pessoa pode replicar os resultados do OPP, sobretudo pq usou watercooling que é mto mais acessível, enquanto o anterior foi feito só para "inglês ver", pois não podes recriar esses resultados com produtos não-existentes, para todos os efeitos.
 
DJ_PAPA disse:
Ya, 10K num FX-57 altamente overclockado, com uma grafica refrigerada a água altamente overclockada, num sistema de topo todo overclockado. Uma comparaçao justa para se falar em empates técnicos :rolleyes:

3dmarkscaler.png


Dou-te uma prenda se descobrires qual destes testes do 3Dmark2005 é realmente "dependente" da grafica...
No fim vais acabar por perceber porque é que a G70 "Bufa" com Cpu's todos overclockados (e na maior parte dos casos a maioria dos jogos...)

Não sei como a R520 vai "bufar" mais que a G70 se os limites ja nem sao das Graficas...
 
Atenção que esse limite que é demonstrado no 3DMark 2005 não é do sistema, mas sim pelo processamento de vertex shaders do chip gráfico.

Há muitos poucos jogos limitados pelos vertex shaders, mas com estas novas consolas como são a PS3 e a XBox 360 é bem possível que os jogos em PC utilizem finalmente quantidades massivas de geometria para meter esses vertex shaders dos chips gráficos a render.

Só como por exemplo, nas folhas de árvores/relva de jogos actuais o que se vê são meras texturas alpha que acabam por consumir bastante largura de banda, mas para estes novos jogos já se poderá ver algo como no GT4 do 3DMark 2003 ou o GT2 do 3DMark 2005 onde cada folha ou cada pedaço de relva é construído com polígonos.

Mas os vertex shaders não servem apenas para acelerar polígonos...

EDIT: Btw, é possível que com um CPU mais rápido esses resultados podem subir um bocadinho mais, mas não tanto.

"Na mente da ATI é nova, pois a última vez que mudou a arquitectura a fundo foi em 2002, com a Radeon 9700."

Porque estragar o que é bom? Num outro tópico dissestes que o G70 tinha coisas do NV30, o que de certa forma concordo, pelo que desde que a Nvidia lançou o NV30 que também não mudou a sua arquitéctura... o que eles fizeram foi aumentar a eficência do que tinham metido no NV30, para o NV40 e G70, isto porque o adversário tinha um melhor chip.

Não é novo? Passar de um R420 para um R520, não será um mero "copy paste" de algumas coisas.

Viva a concorrência.
 
Última edição:
se o limite é vertex shadders, entao porque é que entre um Fx a 2ghz e 2.9ghz ha quase 3mil marks de diferença?
Chegamos ao ponto em que overclock no Cpu ganha mais que overclock na grafica (3dmark 2k5).

Eu, entre 1800mhz e 2700, ganhei ~600marks... tenho a 9800pro

Edit:
3DMark05-CPUScale.gif

http://www.vr-zone.com/?i=2367&s=12

claro que tambem concordo contigo, os futuros jogos não "devem" ver este tipo de limitação... penso eu.
 
Última edição:
Eu tenho praticamente uma gráfica igual à tua, e quando passei de um AthlonXP@2300MHz para um Athlon64 com o mesmo clock, o que ganhei foram uns 50 marks.

Pelo contrário em certos jogos notei uma brutal subida de performance pelo que praticamente qualquer jogo agora está limitado pela 9700Pro. Bem acho que nem precisso de ter o CPU a 2300MHz, porque mesmo a 2GHz não noto diferença de performance... o que estou agora a jogar é o GTA:SA, e joga-se bem a 1024x768 2xAA 16xAF.

EDIT: Depois de ver o gráfico, curioso mesmo. Já agora quais os GTs do 2005 que escalam com o processador?
 
Última edição:
|Oc|CRASH_OVer disse:
Dou-te uma prenda se descobrires qual destes testes do 3Dmark2005 é realmente "dependente" da grafica...
No fim vais acabar por perceber porque é que a G70 "Bufa" com Cpu's todos overclockados (e na maior parte dos casos a maioria dos jogos...)

Não sei como a R520 vai "bufar" mais que a G70 se os limites ja nem sao das Graficas...

1- Pra começar vais logo pegar no SLI, que nao demonstra em nadinha a performance real das placas graficas. Isso pode ser tanta coisa, que a mais provavel é limitaçao dos drivers SLI, ou até mesmo a propria arquitectura SLI......

2- Agora é tudo CPU limited! Se nao dá mais é por causa do CPU :005: Enfim...... entao paramos por aqui, pq as graficas ja bateram no tecto e é impossivel evoluir mais.....

Vamos com calma....
Tu dizes que agora é tudo CPU limited e ja nao se anda mais.
Eu discordo completamente, até pq o 3dmark 2005 é altamente basiado, só e somente na placa grafica e digo que com outras arquitecturas é possivel obter scores muito mais altos sem vir com a história do CPU limited.
Se calhar ainda nao pensaste que pode ser limitaçao da arquitectura que nao consegue aumentar a performance, mesmo mudando os setings para valores mais baixos.

Esses 3000 marks de diferença entre CPU´s overclockados nao sao de certeza do 3dmark 2005 ;)

BLASTARR:
Ja te disse que a mim nao me interessam os records do Oppainter e muito menos em 3dmark. O que interessa é a performance standart da placa num pc dito normal.
Tá-se sempre a falar que nao se joga 3dmark e que por vezes nao mostra a realidade, mas os topicos acabam sempre por ir cair nos 3dmarks.....
 
Crusher, tens razão, enganei-me ali... eu de 1800 pra 2700 ganhei 600marks no 3dmark2003 !
No 2005 ganhei uma miséria.....

Isto é só para ver que o Salto da R300 para uma G70 é descomunal!
E apenas 3anos se passaram... Não sei se os CPu's vão voltar a apanhar as graficas nos proximos anos (mesmo com Dual-cores)..

DJ_pappa... eu nao costumo dizer tretas sem "bases" lol..
volto a meter o grafico para tu veres:
3DMark05-CPUScale.gif


Este foi com uma GTX sozinha (ou nao... afinal acho que é SLI)
anyway, 3dmark2005 ja bateu no tecto.
Se conheceres um Bench ainda mais puxado para as graficas que o 2005, aviza-me..

Edit: escusado dizer, que eu entre 1800mhz e 2700 ganhei 100markzitos no 2005.
 
Última edição:
Zealot disse:
Então pronto, não inventes. Quem disse isso foram os rumour mills, e nunca a ATI.

Quer dizer que acreditas neste "adiamento controlado"?
10 meses depois do tape out inicial.....Depois de ter estado na E3....

Já agora há a ideia que a R520 é uma arquitectura nova e quando se começou a falar nela (há 1 ano atrás) , era suposto ser baseada na R300.

Que venha agosto para vermos o que é a R520.
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
anyway, 3dmark2005 ja bateu no tecto.
Se conheceres um Bench ainda mais puxado para as graficas que o 2005, aviza-me..

Daqui a uns meses veremos se ja bateu no tecto :)
Se a R520 fizer em default e com 24piplines o que foi dito pelo Inquirer (+10K), demonstra-se exactamente que ainda faltará muito até esgotar este bench

Eu axo que ainda está muito muito longe ja ter dado o maximo possivel. Depende muito das arquitecturas e há muitas limitaçoes nesse grafico pelo meio, nomeadamente os drivers do SLI.

(esse grafico é sli e nao conheço bem como escalava a nova geraçao com o aumento do clock do cpu e o sli. Mas nas 9800 nao se ganha praticamente nadinha no 3dmark 2005)
 
Nemesis11 disse:
Quer dizer que acreditas neste "adiamento controlado"?
10 meses depois do tape out inicial.....Depois de ter estado na E3....

Já agora há a ideia que a R520 é uma arquitectura nova e quando se começou a falar nela (há 1 ano atrás) , era suposto ser baseada na R300.

Que venha agosto para vermos o que é a R520.

Claro que não acredito! Mas acredito que ao se aperceberem que se espalharam ao comprido com os yelds e no tempo que voltaram à prancha de desenho aproveitaram para fazer optimizações extra na performance. Se vai haver alguma optimização significativa ou não, logo veremos...
 
Zealot disse:
Então pronto, não inventes. Quem disse isso foram os rumour mills, e nunca a ATI.
Foram os PR que andaram a lançar rumores cá para fora, não sou eu que estou a inventar, ou quando os PR falam serve para virem aqui meter noticias e quando elas não se concretizam já sou que estou a inventar?
A placa não está cá fora porque simplesmente não a conseguem produzir para já, ou iam ficar atrás da nVidia?
 
Nemesis11 disse:
Quer dizer que acreditas neste "adiamento controlado"?
10 meses depois do tape out inicial.....Depois de ter estado na E3....

Já agora há a ideia que a R520 é uma arquitectura nova e quando se começou a falar nela (há 1 ano atrás) , era suposto ser baseada na R300.

Que venha agosto para vermos o que é a R520.
Isto está a mostrar terríveis semelhanças com o lançamento do NV30.. Já vi um comentário na net a dizer que o R520 iria ser o "NV30" da ATi.. Espero que não.
 
ToTTenTranz disse:
Isto está a mostrar terríveis semelhanças com o lançamento do NV30.

Sim, se compararmos só os saltos nos processos de fabrico e os atrasos. A nvidia na altura saltou de 0.18 para 0.13 e a Ati ficou-se pelos 0.15.
Agora é o contrario, com a nVidia a ficar-se pelos 0.11.


ToTTenTranz disse:
Já vi um comentário na net a dizer que o R520 iria ser o "NV30" da ATi.. Espero que não.

A nivel de performance é muito cedo para dizer alguma coisa, mas acho que as duas situações não são comparaveis.
 
Os problemas com o R520 parecem estar relacionados com problemas de leakeage, tipo o Prescott.

"ATI is currently revamping the chip design of its R520, said the makers, adding that the company is facing leakage issues, as it attempts to migrates its manufacturing to a 90nm process. The situation is similar to when Nvidia postponed the availability of its 0.13-micron NV30 high-end chip in 2002 due to production issues, the makers pointed out. "

Mas a ATI deve lançar os modelos de gama média (R530) e baixa (R515) mais cedo pois não são tão afectados por problemas de leakeage de energia.
 
Back
Topo