ATI R600 Details Revealed

mascarilha

I folded Myself
ATI R600 Details Revealed
CoolTechZone has revealed stunning R600 details:

* Unified shader architecture.

* 64 pixel/vertex shaders. Since ATI is incorporating an Unified shader architecture, these 64 shaders can be either all pixel, all vertex or a combination of both. In contrast, the R580 based X1900XTX had 48 pixel shaders.

* 80/65nm fabrication process, though ATI wouldn't elaborate on the exact split as well as why they weren't sticking to just a single fabrication process.

* There was also some passing mention of GDDR4. However, we could not confirm either way whether the R600 would come with GDDR4 onboard. Later variants of the architecture will definitely the updated DRAM standard.

* As for the clock speed, ATI said they weren't really too concerned about raising the clock speed to particularly high levels, so we suspect the core clock may not be much higher than the current X1900s.

* It will obviously be Vista ready and (ATI claims) has been built from the ground up to support DX10.

* The R600 will also be the first practical implementation of ATI's GPU concept. This is something we would be very interested in seeing because if this works as well as ATI claims, then apart from cutting down CPU load, it might put certain PhysX processor manufacturers out of business, simply because ATI cards would not need an additional card to do necessary computations for Physics. The onboard GPU will take care of it.

* The launch of the R600 is expected to be somewhere around Christmas this year.


http://www.cooltechzone.com/Special_Reports/Insider_Series/ATI_R600_Details_Revealed_200604102280/
 
Última edição:
Cada x mais m faz confusão estas noticias...não k algumas não possam ser verdadeiras claro.

Ora sendo eu um site...

"bem isto anda tudo muito calmo e tal...let me see, a little bit of vaporware :P ..."

E pronto depois é uma bola de neve k vai crescendo até a data de saída, k neste caso a ser o k está nesse artigo é daki a 8meses...enfim :zzz:

Já estou a imaginar no k se vai tornar esta thread e a da nova aposta da nvidia >(
 
* The R600 will also be the first practical implementation of ATI's GPU concept. This is something we would be very interested in seeing because if this works as well as ATI claims, then apart from cutting down CPU load, it might put certain PhysX processor manufacturers out of business, simply because ATI cards would not need an additional card to do necessary computations for Physics. The onboard GPU will take care of it.

Isto sim... interessante. É o que se quer...
 
VoRtAn_MaDgE disse:
Cada x mais m faz confusão estas noticias...não k algumas não possam ser verdadeiras claro.

Ora sendo eu um site...

"bem isto anda tudo muito calmo e tal...let me see, a little bit of vaporware :P ..."

E pronto depois é uma bola de neve k vai crescendo até a data de saída, k neste caso a ser o k está nesse artigo é daki a 8meses...enfim :zzz:

Já estou a imaginar no k se vai tornar esta thread e a da nova aposta da nvidia >(

infelizmente, um gajo nunca vai ter a certeza.
mas, eh pa, ate me parece uma noticia credivel. pelo menos isso.
não promete nada de mirabulante.

em todo o caso, a confirmar-se, são excelentes noticias. e a promessa de algo relativamente inovador.
o GPU com capacidade de calcular fisica é uma abordagem muito interessante, e que pode perfeitamente passar a ser norma (e consequentemente PPU card's vão à vida :P )

ainda mais interessante, se algumas destas inovações (especialmente o "PPU on-chip") se extenderem à gama media e media-alta, o que, creio que não é sonhar.
 
Esta "notícia" é completamente baseada em especulação de alguém que nem percebe muito do assunto, nem tem "gargantas fundas" fiáveis na ATI.
É o que consta, pelo menos...:rolleyes:
 
Cooltechzone :zzz:

Ainda conseguem ser piores que o Inq. :-D

Acho piada é quando eles metem essas noticias e depois no fim dizem: mas nós não temos a certeza ouvimos do primo, do vizinho, da mulher da limpeza,...
 
Não há nada de novo na notícia. É apenas um apanhado do que se tem visto desde há uns 6 meses para cá.

Acelerar física vai ser já na série X1000 portanto não é surpresa nenhuma que o R600 dê uns pózinhos de física tambem.
 
ATI releases DirectX 10 SDK

Markham (ON) - Game developers and animation artists today received a new software development kit (SDK) based on Microsoft's upcoming DirectX 10 multimedia engine. The software will allow a first peak at new effects such as shadow volume extrusion and streaming out of animation data.

ATI said that the new SDK includes more than a dozen of new samples which demonstrate "what could be possible with DirectX 10" and provides tools to "start creating the kind of breakthrough content the industry saw at the advent of DirectX 9."

Besides taking advantage of some new technologies such as render-to-vertex buffer techniques, shadow volume extrusion and streaming out of animation data to achieve more realistic graphics and animations, it is ATI's unified shader architecture that may have a bigger impact on developers with the release of DirectX 10. First introduced in its graphics processor design for Microsoft's Xbox 360 game console, the company will leverage the technology to enable physics effects in its products.

Considered to be one of the major growth areas in gaming, ATI promises developers that the SDK "shows how [to] best tap into this technology to incorporate techniques such as water simulation, inverse kinematics and simple collision detection." The company did not say how efficient this approach will be if compared to a dedicated physics processor or a competing solution from Nvidia, but it is apparent that ATI is accelerating its development in moving towards physics effects.

"ATI's GPUs are incredibly powerful and have the ability to perform powerful tasks such as physics that give developers a greater range of realism and sophistication for their games," said Neal Robison, director of ISV relations at ATI. This confirms ATI's previously outlined strategy to circumvent a dedicated processor for physics processing and rely on dynamic load balancing to calculate a natural interaction of objects.

In a similar strategy, Nvidia recently announced to provide physics capability in dual-graphics SLI environments through a driver update. Ageia announced its physics processor in March of this year.

ATI provides its new SDK through its developer program.
http://www.tgdaily.com/2006/04/19/ati_dx10_sdk/

1- Pelos vistos o direct_x 10 vai trazer novidades em relação as fisicas que vai permitir as graficas serem programadas para processarem os graficos e as fisicas ao mesmo tempo. Ou a soluçao da Ageia tem uma performance muito maior ou entao podem ja enterrar os projectos futuros, pq estando o DX_10 ja a incorporar fisicas é facil ver que esta soluçao vai ser imediatamente adoptada para standart em detrimento da soluçao da Ageia.

2- O Directx_10 ja vai bem avançado e ja esta a levar updates para melhoramentos. Talvez a transiçao para DX_10 seja bem mais rapida que a transiçao para DX_9. A Microsoft ta a puxar mesmo a tecnologia á frente.

Isto sao tudo boas noticias. Agora so falta esperar pelo lançamento do Windows Vista....
 
DJ_PAPA disse:
ATI releases DirectX 10 SDK


http://www.tgdaily.com/2006/04/19/ati_dx10_sdk/

1- Pelos vistos o direct_x 10 vai trazer novidades em relação as fisicas que vai permitir as graficas serem programadas para processarem os graficos e as fisicas ao mesmo tempo. Ou a soluçao da Ageia tem uma performance muito maior ou entao podem ja enterrar os projectos futuros, pq estando o DX_10 ja a incorporar fisicas é facil ver que esta soluçao vai ser imediatamente adoptada para standart em detrimento da soluçao da Ageia.

2- O Directx_10 ja vai bem avançado e ja esta a levar updates para melhoramentos. Talvez a transiçao para DX_10 seja bem mais rapida que a transiçao para DX_9. A Microsoft ta a puxar mesmo a tecnologia á frente.

Isto sao tudo boas noticias. Agora so falta esperar pelo lançamento do Windows Vista....

Old news: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=959104&postcount=190
 
blastarr disse:
Completamente errado, esse artigo é de 11 de Abril e o que eu coloquei é de 19 de Abril do mesmo site, logo de old news nao tem nada.

Para alem do mais dá informaçao bem mais detalhada do que vai ser o Direct_X10 e as novas funçoes que vai incorporar, nomeadamente a introduçao das fisicas, a introduçao de samples funcionais e que a ATI ja esta a trabalhar na nova versao para poder incorporar todas as funçoes na proxima geraçao R600.
 
Acho que te estás a precipitar. O DX10 não contém nada especificamente para a aceleração da fisica. O que o SDK da ATI tem são as ferramentas para se trabalhar com base no DX10 e também sobre a melhor forma como gerir os recursos para trabalhar gráficos e fisica no mesmo GPU. Não me parece que o próprio DX10 tenha esse código. Bom, pelo menos foi o que eu percebi da noticia.
Ainda é cedo para condenarmos já a Ageia.
 
SilveRRIng disse:
Acho que te estás a precipitar. O DX10 não contém nada especificamente para a aceleração da fisica. O que o SDK da ATI tem são as ferramentas para se trabalhar com base no DX10 e também sobre a melhor forma como gerir os recursos para trabalhar gráficos e fisica no mesmo GPU. Não me parece que o próprio DX10 tenha esse código. Bom, pelo menos foi o q

Exacto.
O DirectX 10, por si só, não especifica nada para cálculo de física.
Abre é as portas do GPGPU, uma das aplicações da qual é a aceleração de física.



DJ, estás equivocado.
O artigo é mais recente, mas o SDK já estava disponível na MSDN há algum tempo.
Isto da ATI são apenas extensões proprietárias, como o kit da nVidia.
 
SilveRRIng disse:
Acho que te estás a precipitar. O DX10 não contém nada especificamente para a aceleração da fisica. O que o SDK da ATI tem são as ferramentas para se trabalhar com base no DX10 e também sobre a melhor forma como gerir os recursos para trabalhar gráficos e fisica no mesmo GPU. Não me parece que o próprio DX10 tenha esse código. Bom, pelo menos foi o que eu percebi da noticia.
Ainda é cedo para condenarmos já a Ageia.
Pelo contrario:

Considered to be one of the major growth areas in gaming, ATI promises developers that the SDK "shows how [to] best tap into this technology to incorporate techniques such as water simulation, inverse kinematics and simple collision detection."

A ATI diz que esta nova SDK mostra como incorporar na nova arquitectura tecnicas como water simulation, inverse kinematics and simple collision detection.
Depreeendo que a Microsoft nas samples que enviou, tinha uma que mostrava especificamente como pôr as fisicas a funcionar nesta nova tecnologia balanceando fisicas com graficos.

Sinceramente espero bem que isto va para a frente e nao quero ficar agarrado a nenhuma soluçao da Ageia ou outra coisa qq.
E praticamente vejo uma via completamente aberta para haver um standart nas graficas para poderem processar fisicas e graficos ao mesmo tempo.

A SDK ja tinha sido lançada há algum tempo, mas a ATI fala um pouco sobre o que traz a nova SDK e quais as novas possiblidades, logo é uma informaçao extremamente util visto que 99,99999% das pessoas nao imaginariam o que a nova SDK traria de novo.
 
DJ_PAPA disse:
Pelo contrario:



A ATI diz que esta nova SDK mostra como incorporar na nova arquitectura tecnicas como water simulation, inverse kinematics and simple collision detection.
Depreeendo que a Microsoft nas samples que enviou, tinha uma que mostrava especificamente como pôr as fisicas a funcionar nesta nova tecnologia balanceando fisicas com graficos.

Sinceramente espero bem que isto va para a frente e nao quero ficar agarrado a nenhuma soluçao da Ageia ou outra coisa qq.
E praticamente vejo uma via completamente aberta para haver um standart nas graficas para poderem processar fisicas e graficos ao mesmo tempo.

A SDK ja tinha sido lançada há algum tempo, mas a ATI fala um pouco sobre o que traz a nova SDK e quais as novas possiblidades, logo é uma informaçao extremamente util visto que 99,99999% das pessoas nao imaginariam o que a nova SDK traria de novo.

99.99999% das pessoas está-se a marimbar para o que um SDK (que é para programadores de uma área específica) vem trazer de novo.

Eu, como jogador, só quero é jogos com gráficos melhores (não necessariamente mais realistas, senão perde a graça toda -e a jogabilidade-).
Se os conseguirem fazer em MS-DOS (lembro-me do que conseguiram no MDK original sem qualquer placa gráfica 3D, por exemplo) ou DirectX 10, é-me indiferente.
 
blastarr disse:
Exacto.
O DirectX 10, por si só, não especifica nada para cálculo de física.
Abre é as portas do GPGPU, uma das aplicações da qual é a aceleração de física.



DJ, estás equivocado.
O artigo é mais recente, mas o SDK já estava disponível na MSDN há algum tempo.
Isto da ATI são apenas extensões proprietárias, como o kit da nVidia.

Foi exactamente isso que isto me pareceu ser. Já havendo o SDK do DX10 da própria MS, este da ATI tem as ferramentas próprias e deverá explicar e permitir cozinhar isto tudo, enfiando a fisica pelo meio.

Resumindo, dada a flexibilidade para o paralelismo no DX10 este dá o espaço de manobra para se processar fisica nos GPU's, mas em si mesmo, não contém nada especificamente para o efeito.
 
blastarr disse:
99.99999% das pessoas está-se a marimbar para o que um SDK (que é para programadores de uma área específica) vem trazer de novo.

Eu, como jogador, só quero é jogos com gráficos melhores (não necessariamente mais realistas, senão perde a graça toda -e a jogabilidade-).
Se os conseguirem fazer em MS-DOS (lembro-me do que conseguiram no MDK original sem qualquer placa gráfica 3D, por exemplo) ou DirectX 10, é-me indiferente.
Entao vamos lixar nas novas features DX_10 que tanta gente ta ha espera de saber se vai valer a pena estar á espera :zzz:

Sinceramente deves ter mesmo algum problema com toda e qq noticia que tenha a ATI no titulo. Ainda tou para imaginar as maravilhas que aqui teriam sido ditas se o raio da noticia tivesse Nvidia releases DirectX 10 SDK....

Visto que é old news e nao interessa podem apagar. My mistake.....
 
DJ_PAPA disse:
Entao vamos lixar nas novas features DX_10 que tanta gente ta ha espera de saber se vai valer a pena estar á espera :zzz:

Sinceramente deves ter mesmo algum problema com toda e qq noticia que tenha a ATI no titulo. Ainda tou para imaginar as maravilhas que aqui teriam sido ditas se o raio da noticia tivesse Nvidia releases DirectX 10 SDK....

Visto que é old news e nao interessa podem apagar. My mistake.....

Não, não há aqui nada que apagar.
Mas o artigo é enganador ao dar a ideia de que a ATI é que anda a meter coisas de física no SDK da Microsoft para o DirectX 10, quando não podia estar mais longe da verdade.

Prova disso é que o kit da nVidia há uns tempos só veio "oficializar" o suporte da empresa a projectos de cálculo de física em GPU's DX9, que já existem há bastante tempo por aí.
Esta da ATI é a mesma coisa, mas para o SDK actual do DirectX (que na April Edition é unificado, DX9 e DX10 num só, já não há um SDK para DX9 e outro para DX10).
 
DJ_PAPA disse:
Entao vamos lixar nas novas features DX_10 que tanta gente ta ha espera de saber se vai valer a pena estar á espera :zzz:

Sinceramente deves ter mesmo algum problema com toda e qq noticia que tenha a ATI no titulo. Ainda tou para imaginar as maravilhas que aqui teriam sido ditas se o raio da noticia tivesse Nvidia releases DirectX 10 SDK....

Visto que é old news e nao interessa podem apagar. My mistake.....

Bem, realmente agora foste muito sensivel. lol :D

Estava-se só a tentar dissecar o significado real disto. Caso contrário acabavamos todos por ter o mesmo entendimento que tiveste e ficar com a assumpção errada de que o DX10 contém "código" especifico para aceleração de fisica.

Isto foi apenas para se esclarecer este ponto, não propriamente atacar a ATI. ;)
 
Back
Topo