ATi R600

lucalzada

To fold or to FOLD?
Description
Even though ATI has not yet confirmed the specs of its R520/Fudo and has been successful in silencing everyone in the know with a variety of legally binding documents, the R600 specs appear to have been leaked.

It's a funny business this graphics war; it appears that staying in the headlines is extremely important when your rival releases their product and ATI is trying to steal as much thunder as it can without sacrificing its, apparently very hush-hush, R520 specs. What better way to face-up to your enemies specs than mentioning yours for a product that is over one year away.

According to recent news, originating in Canada, spread on a few hardware forums the new ATI R600 chip will be released around November/December 2006. The full specs include a stunning 64 shader pipelines, GDDR4 memory and will be built on 65 nm. The full specs leaked are as follows:

65nm
64 Shader pipelines (Vec4+Scalar)
32 TMU's
32 ROPs
128 Shader Operations per Cycle
800MHz Core
102.4 billion shader ops/sec
512GFLOPs for the shaders
2 Billion triangles/sec
25.6 Gpixels/Gtexels/sec
256-bit 512MB 1.8GHz GDDR4 Memory
57.6 GB/sec Bandwidth (at 1.8GHz)
WGF2.0 Unified Shader

Considering that boards based on this chip are over a year away and that graphics manufacturers change their mind about specs almost daily, these should really be treated as guidelines, or better still, as a what if... news story

i_141108.jpg


 
para ser já a 65 nm, deve ter ai 500 milhões de transistors?

Deve ser uma besta :wow: Fico com medo de 2 coisas, consumo/aquecimento e o tamanho da mesma...
 
23

ulalá...!!!!! quero ver é imagens...pcb's !!!

500 milhões não digo.. mas 400 milhões deve ter...

agora em Watts ...hmm mesmo a 65nm.. eles têm que começar a implementar o sistema low-k transistors... senão.. vender bundles de gráfica + fonte..
 
Todos os numeros que são Leaked, não são de fiar.

Fico á espera dos specs que a ATI lança oficiais para depois decidir pela Nvidia ou ATI.
 
timber disse:
Leiam lá a primeira frase novamente
E com atenção
Também me tinha apercebido. Parece-me que a noticia é bastante antiga, para aí de finais do ano passado mesmo. Até não me é completamente estranha, tenho ideia de já a ter lido. Esta parte então praticamente confirma:

Considering that boards based on this chip are over a year away (...)

Luisakamotor,

podes por ai a fonte, para confirmarmos?
 
Última edição:
Provavelmente será a minha proxima gráfica... A não ser k a Nvidia arranje uma solução muito melhor a um melhor preço... Já ouvi falar tanto do raio das ATI e ainda só tive uma 9500, venha de lá uma ATI pra proxima...
 
ATI's R600 to be the biggest graphic chip ever

A lot of shaders, power, with DDR 4


WE LEARNED that ATI's upcoming R600, its next-generation high-end chip, might end up as the biggest graphics chip of all time.

It won’t be cold either. Indeed, it might be the hottest chip ever, but we were informed that it might be the fastest chip as well.

Even though many have assumed the chip will be the same as the one ATI supplies for the Xbox 360, it won’t be. It will share a similar design but won’t have the integrated memory on die.
It might have as many as sixty four Shader units that would easily make it much more powerful than the Xbox 360 graphics. There may be a lot of 'mights', but there can be no doubt that it will end up faster than the current generation of consoles. And, don’t forget that it can, and will, support the upcoming DDR4-four memory format.

At current schedules, the launch date is expected towards the end of the year. µ
http://www.theinquirer.net/?article=31862

Lançamento no final do ano, isto é, em cima do Windows Vista.

E com tamanha capacidade de processamento conjugada com Direct_X10 so vai dar á PS3 um tempo para se superiorizar aos PC´s entre 3-6 meses. Depois disso fica overshadowed por este monstro de processamento mais a soluçao que a Nvidia lançar.
Este curtissimos espaço de tempo em que a PS3 se podera superiorizar ao PC ja tinha sido dito numa entrevista ao ceo da Nvidia e fica agora confirmado pelas primeiras specs do R600.

E atençao que estes 3-6 meses ja têm em conta o lançamento destas placas e a sua descida de preço para valores mais soft. Claro que nao xega ao para fazer o preço do PC igual á consola, mas axo que pela primeira vez os PC´s ganharam tamanha evoluçao e descidas de preços que em menos de 1 ano a consola fica ultrapassada em graficos e quase empata em preço.
 
Última edição:
Resta saber se há CPU que aguente com isto.

As actuais GPU's já ficam CPU limited em muitos casos, então estas DX10...
Duvido mesmo que os Conroe/K8L consigam acompanhar nas resoluções mais comuns (até 1280*1024/1600*1200).
 
DJ_PAPA disse:
ATI's R600 to be the biggest graphic chip ever

A lot of shaders, power, with DDR 4



http://www.theinquirer.net/?article=31862

Lançamento no final do ano, isto é, em cima do Windows Vista.

E com tamanha capacidade de processamento conjugada com Direct_X10 so vai dar á PS3 um tempo para se superiorizar aos PC´s entre 3-6 meses. Depois disso fica overshadowed por este monstro de processamento mais a soluçao que a Nvidia lançar.
Este curtissimos espaço de tempo em que a PS3 se podera superiorizar ao PC ja tinha sido dito numa entrevista ao ceo da Nvidia e fica agora confirmado pelas primeiras specs do R600.

E atençao que estes 3-6 meses ja têm em conta o lançamento destas placas e a sua descida de preço para valores mais soft. Claro que nao xega ao para fazer o preço do PC igual á consola, mas axo que pela primeira vez os PC´s ganharam tamanha evoluçao e descidas de preços que em menos de 1 ano a consola fica ultrapassada em graficos e quase empata em preço.


Tu ainda não entendeste que para o PC ter uma qualidade grafica igual a um jogo optimizado para uma consola, precisa de ser prai 4 vezes superior á consola? E digo 4 vezes já a pensar por baixo.


E digo-te, vai demorar cerca de 2 anos pro PC apanhar os jogos da next-gen, eu n tou a dizer os jogos actuais, pois esses ainda mal aproveitam as potencialidade das consolas.

Exemplos do que te estou a dizer não faltam, pega no hardware da xbox1 porque é mais facil de dizer, um celeron 800, 64 megas de ram e uma Gforce3. E tenta correr nesse sistema os jogos que a xbox tem com o mm detalhe e a mm fluidez ;)


Já para não dizer, que duvido mto que tanto o Conroe como o K8L consigam dar á GPU o mesmo que o CELL lhe vai dar.


Edit: Mesmo que o R600 seja como ai diz, quero ver qual o developer que faz o jogo a pensar nos 64 shaders e em todos os detalhes da placa.. Nenhum, principalmente porque essa n vai ser a mainstream e porque existe outra placa da nvidia, e eles não pensam apenas numas delas, tem que pensar pras duas. Já para não dizer que depois ainda existe o CPU e a Bandwith, e é impossivel para um developer advinhar o que o user final tem, nunca pode fazer um jogo para um hardware especifico.
 
Última edição:
blastarr disse:
Resta saber se há CPU que aguente com isto.

As actuais GPU's já ficam CPU limited em muitos casos, então estas DX10...
Duvido mesmo que os Conroe/K8L consigam acompanhar nas resoluções mais comuns (até 1280*1024/1600*1200).

O que importa é que saiam, pk assim as mainstream ficam com power "du bufo" :-D :)
 
blastarr disse:
Resta saber se há CPU que aguente com isto.

As actuais GPU's já ficam CPU limited em muitos casos, então estas DX10...
Duvido mesmo que os Conroe/K8L consigam acompanhar nas resoluções mais comuns (até 1280*1024/1600*1200).

Então mas o dx10 não ia acabar com essa tal dependência...
 
RuFuS disse:
Então mas o dx10 não ia acabar com essa tal dependência...

Vai reduzir um pouco o impacto, sim (geometry shaders, menos overhead em apps GPGPU como física, etc), mas aínda não conheço nenhuma GPU que funcione sem uma CPU que a controle.
Nem em consolas, quanto mais em PC's...


Talvez daqui a uns anos valentes, quando as GPU's passarem a ser 100% vectoriais...;):D
 
NeoToPower disse:
DJ ..... mas quem é que convidou a PS3 pra esta thread? Se fores por este caminho a thread descamba em 2 tempos......

Pois tens razao é melhor.
So falei porque tinha visto entrevistas recentes dos directores da Nvidia e da ATI a vaticinarem o mesmo quando falaram dos produtos final 2006, inicio 2007 dx_10.

Sim e DX_10 um dos objectivos é deixar a grafica trabalhar e deixar o CPU para outras tarefas. Um K8L puxado deve acompanhar isto bem em principio.

Esta R600 deve mandar um calorzinho... mesmo a 65nm (A TSCM inaugorou há poucos dias a 1ª linha de produçao em 65nm) vai precisar de um cooler redesenhado e com bem melhor qualidade em relaçao ao das X1800/X1900.

Outra coisa. É impressao minha ou as graficas estao a apanhar e daqui a bocado a ultrapassar os CPU´s a nivel de processo de fabrico :wow:
Realmente os CPU´s andam parados no tempo comparativamente com as graficas.....
 
Ultrapassar os cpus como?...65mn ja há à um bom bocado enquanto que so agora é que a Nvidia e ATI vão começar a usar nas graficas...
 
timber disse:
Acho que é mesmo impressão.
CPUs a 65nm já há faz muito tempo, esses ainda estão a inaugurar a linha
A intel ja os tem há algum tempo, mas a AMD so os vai inserir no final do ano. Altura que coincide com o lançamento do R600. A nivel com a AMD é um empate.
Penso que é a 1ª vez que vai acontecer......
 
Back
Topo