ATi R600

blastarr disse:
Farcry começou como OpenGL, e o OpenGL rendering path aínda está no jogo (embora seja um modo não suportado oficialmente), Hal Life 2 tem dgrande parte do código a correr directamente de um port OpenGL, tal como o CS, pois possui código do motor Doom III, tal como o Quake IV.

Unreal Tournament 2007 é OpenGL, e não é um port para correr em Xbox 360 que muda isso, sorry.
Até porque era difícil ter imagens de jogos DirectX a correr numa PS3, como é o caso deste jogo OpenGL:
La esta, ja tas outra vez a confundir consolas com PC´s.

O Farcry é Direct3D sim que o tenho aqui instalado e logo na instalaçao pede o Direct_X. Idem aspas para o HL2 e o CS.

Se sao port´s ou a base, watever o que seja. Se fosse tao bom correr os jogos em PC em Opengl de certeza que havia muitos.
O que vejo é todos os jogos a correr sobre o Direct_X. É inegavel, ja dei a lista de jogos.

Ainda nao me deste nenhuma lista dos grandes jogos nos ultimos 2 anos que corressem no PC sobre OpenGL.

E o UT2007 e o Cryengine2 vao correr no PC sobre Direct_X.
Mas isto ja é muito offtopic.

ontopic:
ATI may make its own physics API
Ageia and Havok APIs on hold


ATI MIGHT just make its own subset Physics API and make its life easier. Ageia, of course, has its own while, at this time, Nvidia's API relies on the Havok engine.

Physics on 3D hardware is the hottest trend around and all three companies have to support it one way or another.

Ageia has the hardware and the API and it managed to convince 60 companies to go its way. The biggest title lined up is of course, the delayed Unreal Tournament 2007. But, don’t forget that there will be a lot of games based on the Unreal tournament engine so there will be even more Physx titles around.

You might see some games before Yule and, so far, Cell Factor on Ageia Physx might be the best bet.

ATI might just do its own API or it will extend the existing Havok Physics, if allowed, as the company wants to be serious about the upcoming Physics trend.

Nvidia isn't dozing either and it also endorses Havok but, knowing Nvidia, if Ageia seriously steps on its green toes it may simply buy it. µ
http://www.theinquirer.net/?article=32439

Isto se acontecer deve vir para a integraçao num so GPU quando sair o R600 com arquitectura unificada.
 
DJ_PAPA disse:
Mau, entao mas agora queres-me dizer que nao sao Direct3d? É que sendo assim anda meio mundo enganado (ou entao nao) :zzz:

E nao tenho duvidas que se nao fossem os processos Judiciais que a Microsoft levasse nao teriam o minimo problema em xutar o Opengl do Windows Vista. Basicamente ta la a fazer corpo presente e pouco mais.

Confundes muito as coisas. Plataforma PC nao é uma consola ;)

Continuo á espera da lista dos grandes jogos para PC dos 2 ultimos anos estando o OpenGL tao divulgado como nunca?

btw, UT2007 e Cryengine2 vao ser Direct_X (um aparte so para xatear :D)


Para a PS3 o motor Unreal 3 vai ser em OpenGL ou não? Depois vamso ver as diferenças do jogo Enreal 2007 pra PS3 e pro PC a ver se se encontra diferenças.
 
Ansatsu disse:
Para a PS3 o motor Unreal 3 vai ser em OpenGL ou não? Depois vamso ver as diferenças do jogo Enreal 2007 pra PS3 e pro PC a ver se se encontra diferenças.
Sei la se o Unreal 3 para a PS3 vai ser OpenGL ou nao.

Agora o UT 2007 que vai sair para PC (ja foi confirmado que é a 1ª plataforma a sair) vai ser Direct_X10.
http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=1516264&postcount=3

Assim como o Cryengine2 ja confirmou uma versão tb Direct_X10.
O Halo2 para PC vai ser mesmo exclusivo DX_10 assim como outros jogos da Microsoft lhe devem seguir.
Certamente haverá mais, mas estes sao os mais sonantes.

Também estares ja a fazer comparaçoes graficas da PS3 vs PC com 1 ano de distancia de 1 jogo 8o
 
blastarr disse:
Farcry começou como OpenGL, e o OpenGL rendering path aínda está no jogo (embora seja um modo não suportado oficialmente), Half Life 2 tem grande parte do código a correr directamente de um port OpenGL, tal como o CS, pois possui código do motor Doom III, tal como o Quake IV.

Unreal Tournament 2007 é OpenGL, e não é um port para correr em Xbox 360 que muda isso, sorry.

O source engine foi feito exclusivamente para direct 3D, não tem nada a ver com OpenGL, o unreal engine 3 é um caso diferente pois suporta OpenGL 2.x, XNA e DirectX 10.
 
DJ_PAPA disse:
Sei la se o Unreal 3 para a PS3 vai ser OpenGL ou nao.

Agora o UT 2007 que vai sair para PC (ja foi confirmado que é a 1ª plataforma a sair) vai ser Direct_X10.
http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=1516264&postcount=3

Assim como o Cryengine2 ja confirmou uma versão tb Direct_X10.
O Halo2 para PC vai ser mesmo exclusivo DX_10 assim como outros jogos da Microsoft lhe devem seguir.
Certamente haverá mais, mas estes sao os mais sonantes.

Também estares ja a fazer comparaçoes graficas da PS3 vs PC com 1 ano de distancia de 1 jogo 8o

Então afinal já não sabes se o UE3.0 é OpenGL ou não.
E quando uns posts acima tinhas tanta certeza de que era DirectX... :D

Sabes uma coisa ?
Também o Halo/Halo 2 começou como um jogo OpenGL.

Sim, é verdade.
Antes de ter sido comprada pela MS, a Bungie estava a adaptar o Halo 1 para PC, depois de ter decidido cancelar a versão original para Mac (em OpenGL), porque as vendas seriam baixas.
Já tinham também a base OpenGL do Myth, e assim decidiram portar o Halo para DX, que foi severamente adiada por causa da compra da MS e consequente decisão de lançar primeiro na Xbox, à falta de outro "blockbuster" interno.
 
Última edição:
blastarr disse:
Então afinal já não sabes se o UE3.0 é OpenGL ou não.
E quando uns posts acima tinhas tanta certeza de que era DirectX... :D

Sabes uma coisa ?
Também o Halo/Halo 2 começou como um jogo OpenGL.

Sim, é verdade.
Antes de ter sido comprada pela MS, a Bungie estava a adaptar o Halo 1 para PC, depois de ter decidido cancelar a versão Mac (em OpenGL), porque as vendas seriam baixas.
Já tinham também a base OpenGL do Myth, e assim decidiram portar o Halo para DX, que foi severamente adiada por causa da compra da MS e consequente decisão de lançar primeiro na Xbox, à falta de outro "blockbuster" interno.

O UT 2007 para PC vai ser DirectX!!!

Para o raio da consola nao sei! Para alem do mais o direct_x é da microsoft logo para a PS3 têm que usar outra coisa que nao DX, mas isso nao interessa pq tamos a falar de PC´s!
Clear?

E pronto depois la vêm as teorias todas a seguir que houve 1 linha de codigo que era em Opengl, mas depois afinal ja nao era :zzz:
Afinal de contas eu ao instalar o jogo pede o Direct_X, logo é direct_X.
Se o jogo começou x ou y nao sei nem axo que tenha o minimo relevo para esta Tread.
Se queres dicutir a origem e teorias da criaçao dos jogos tas a vontade para criar uma tread para isso :zzz:
 
Punkas disse:
Por ter partes de código não quer dizer que seja respectivamente acerca de gráficos ou de OpenGL, pode ser network code ou outra coisa qualquer.

O Source Engine é exclusivo DirectX.

Oficialmente.

Não oficialmente, o facto de o código-fonte do Quake II (e agora também do Quake III) ser Opensource dá muito jeito à Valve...
 
blastarr disse:
Oficialmente.

Não oficialmente, o facto de o código-fonte do Quake II (e agora também do Quake III) ser Opensource dá muito jeito à Valve...

Mas não a nível visual é só isso que kero dizer, o resto que disseste acerca dos outros jogos está correcto.
 
12

O Open GL e o Códifo do Quake no Half -life 2 deve ser usado sabes no que^???

nos menus de opções do jogo..mais nada......

O open GL tem de lutar para sobreviver...!!! se não fosse a ID ainda andar com o openGL (em parte porque grande parte já é d3D) o open GL já tinha sido enterrado... o D3d é o futuro e a microsoft tudo fez para que isso aconteçesse..

A quantidade de jogos D3d em relação aos OGL é quase esmagadora..

agora vem a PS3 a querer ressuscitar a coisa, metendo umas extensões prórpias e tal.. mas isso é a consola... e 90% dos jogos não vão sair pra pc sequer..portanto.. e mesmo jogos iguais nas duas coisas, os portes de pc podem vir a ser feitos em d3d..
 
DJ_PAPA disse:
Num futuro quem sabe.... eu pelo menos deixo a janela aberta á ideia do R600 para graficos e X1600 para fisicas. Nao é bem crossfire mas um derivaçao.
nem uma derivação considero.
no sli ou crossfire tas a usar duas placas(da mesma gama ou ñ[apenas no crossfire para já esta ultima opção]) para ter mais fps/perfomance.

isso de usar uma outra placa para fisica é completamente diferente, até pode ser uma de gama media para gráficos e de gama baixa para fisica, é a carteira do pobre a pensar bem! :-D e esta ñ pensa em crossfire e sli no seu conceito inicial :P

Fikem bem!
 
DJ_PAPA disse:
Sei la se o Unreal 3 para a PS3 vai ser OpenGL ou nao.

Agora o UT 2007 que vai sair para PC (ja foi confirmado que é a 1ª plataforma a sair) vai ser Direct_X10.
http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=1516264&postcount=3

Assim como o Cryengine2 ja confirmou uma versão tb Direct_X10.
O Halo2 para PC vai ser mesmo exclusivo DX_10 assim como outros jogos da Microsoft lhe devem seguir.
Certamente haverá mais, mas estes sao os mais sonantes.

Também estares ja a fazer comparaçoes graficas da PS3 vs PC com 1 ano de distancia de 1 jogo 8o


Só te tou a dizer que não vai ser diferente.

O Motor Unreal para a PS3 vai ser em openGL 2.0 ES, e já viste amostra de graficos. Aliás o gajo da Unreal quando mostrou akela techdemo em realtime na E3 2005, disse que portou do PC para a PS3 em apenas 1 semana.

O Cryengine 2 tb já se disse que o motor vai ser usado na PS3, embora não no jogo crytec, mas sim noutros jogos. E na PS3 ele vai usar OpenGL 2.0 ES.
 
Última edição:
Ansatsu disse:
Só te tou a dizer que não vai ser diferente.

O Motor Unreal para a PS3 vai ser em openGL 2.0 ES, e já viste amostra de graficos. Aliás o gajo da Unreal quando mostrou akela techdemo em realtime na E3 2005, disse que portou do PC para a PS3 em apenas 1 semana.

O Cryengine 2 tb já se disse que o motor vai ser usado na PS3, embora não no jogo crytec, mas sim noutros jogos. E na PS3 ele vai usar OpenGL 2.0 ES.
Tipo se essa é a linguagem da PS3 o que é que tavas á espera? Que fizessem os Ports para Java para os correr na PS3 :zzz:

Alias nem sei o que é que as consolas têm praqui a ver com o caso.
UT 2007 e Cryengin2 sao jogos que vao sair para PC em Direct_X10 aproveitando ja as novas capacidades da linguagem e do hardware.
Em pequena escala ainda, mas é ja um começo.

E sim no mercado PC jogos a correr sobre Opengl sao cada vez mais raros. Nos ultimos dois anos foi zero a nivel de grandes jogos exceptuando o Doom3.

No windows Vista nao me admirava nada a Microsoft simplesmente so emular o Opengl por questoes judiciais e de compatibilidade.

E tipo o PES tb foi portado para o PC para Direct_X e depois? É claro que os jogos futuros que sairem para PC derivem depois para as consolas. E alguns das consolas venham para PC, etc etc
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
Tipo se essa é a linguagem da PS3 o que é que tavas á espera? Que fizessem os Ports para Java para os correr na PS3 :zzz:

Alias nem sei o que é que as consolas têm praqui a ver com o caso.
UT 2007 e Cryengin2 sao jogos que vao sair para PC em Direct_X10 aproveitando ja as novas capacidades da linguagem e do hardware.
Em pequena escala ainda, mas é ja um começo.

E sim no mercado PC jogos a correr sobre Opengl sao cada vez mais raros. Nos ultimos dois anos foi zero a nivel de grandes jogos exceptuando o Doom3.

No windows Vista nao me admirava nada a Microsoft simplesmente so emular o Opengl por questoes judiciais e de compatibilidade.

E tipo o PES tb foi portado para o PC para Direct_X e depois? É claro que os jogos futuros que sairem para PC derivem depois para as consolas. E alguns das consolas venham para PC, etc etc


Só te tava a explicar que isso de converter de directx para opengl e o contrario n é problema.
Aliás o directx só tem vantagem porque a plantaforma é o windows que é da microsoft tb, senão n sei qual n seria a api mais usada.

Como a PS3 é uma arquitetura fechada não existe esse tipo de probs, todos fazem em opengl 2.0 ES, é uma versão do openGL k nem seker existe pro PC.

Uma correção no teu post, o cryengine 2 é o motor grafico, o crytec esse sim é o jogo que vai ser no PC.
Por acaso tou curioso para saber que jogo poderão sair na PS3 com o motor cryengine2, parece-me ser o melhor motor para já.
 
Ansatsu disse:
Uma correção no teu post, o cryengine 2 é o motor grafico, o crytec esse sim é o jogo que vai ser no PC.
Por acaso tou curioso para saber que jogo poderão sair na PS3 com o motor cryengine2, parece-me ser o melhor motor para já.

crytec vai ser o nome do jogo?:lol:
 
Eu axo k vcs tão a discutir o sexo dos anjos...

O facto de ser DX ou openGL n é problema afinal o k custa é desenvolver o motor grafico esse n tem k estar necessariamente ligado só ao DX10 ou openGL pode até suportar os dois, coisa k normalmente n acontece devido aos custos k implica.

Agr em relação aos ports, bem n vai haver muito e n é por ai k vai a vantagem, no fim tudo depende da performance da gráfica.

Só sei k de aki a 6meses tanto a Xbox360 como a PS3 já vão estar desactualizadas em relação a um PC high end. :lol:
 
2

basicamente é isso...

Una Nvidia de PC porta-se muito bem no openGL.. deve ter sido por isso que irão usar o tal ogl+ es para ps3.. a xbox deve usar o d3d..

mas o pc faz os dois portanto... que venham openGL ou d3d que uma gráfica papa tudo sem problemas...

a minha gráfica papa o doom3 e o farcry..portanto não me interessa muito em que linguagem venha o jogo...TEM É QUE VIR BEM PROGRAMADA E OPTIMIZADO SE POSSÍVEL... porque conversões foleiras e horríveis não queremos...
 
ATI R600 taped out

On schedule for Q4 2006


WE JUST learned that ATI managed to tape out its next big chip. R600 is taped out and it works well, we're told. When we say big, it will be physically big, very fast and very marchitecturally advanced.

It is the first of the DirectX 10 bits of kit from ATI and we expect it to appear some eight to ten weeks after Nvidia's G80.

It looks like everything is on schedule for now. The company has time to tape it out again and it can still meet the Q4 2006 deadline but let's hope it doesn't have to do it.

We are unable to confirm whether Nvidia has taped out the G80 but if it wants to meet its September-ish, Octoberish deadline its shoudl have done by now.

We know that Nvidia might not have the real unified Shader while ATI will, but only time will tell which approach is better.
http://www.theinquirer.net/?article=32546
 
Back
Topo