1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ATI R9800Pro @ R9800XT

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Raptor, 10 de Abril de 2004. (Respostas: 16; Visualizações: 1080)

1. Raptor

Raptor OC Legend

Viva pessoal.

Como sabem, já referi aqui no forum a existência de novas ATI Radeon 9800Pro com o core "R360".

Para quem não saiba a diferença, R350 é o nome de código do core das Radeon 9800Pro, e R360 é o nome das R9800XT.

Isto quer dizer portanto que existem ATI R9800Pro com o core das 9800XT, o que é muito bom porque implica maior performance com os mesmos clocks, maior capacidade de overclock, menor calor gerado, etc...

Tudo isto é muito bonito, mas apesar de tudo existem diferenças:

Layout do PCB é diferente;
    Vgpu é diferente;
    Cooling é diferente;
    Bios é diferente;

Mas primeiro que tudo, é preciso saber qual o chip que nos calhou.

Caso compre uma Radeon 9800Pro de produção muito recente, poderá ter a sorte de lhe calhar uma R360.

Até agora as marcas confirmadas em que as últimas séries são defacto R360 são ATI, Club3D e Sapphire.

Uma forma simples de as distinguir, pelo menos nas Club3D é que os apoios do dissipador voltaram a ser em plastico, em vez das "pinças" de metal.

Para se ter a certeza, é necessário retirar o dissipador, limpar a pasta térmica e descobrir o que vem escrito no core da gráfica. Se no core estiver algo assim, perfeito:

E agora o que fazer?

Facil.
    Trocar de cooler. Essencial... o cooler de origem é insuficiente para o que desejamos fazer.

Depois recomenda-se trocar a bios.
    Para terem uma ideia das diferenças que faz numa placa destas com o R360, posso usar aqui um exemplo do que me aconteceu com a troca da bios:

Bios R9800Pro:
    3DMark2003 - 6820 Marks

Bios R9800XT:
    3DMark2003 - 7204 Marks

Como podem ver, ganhos significativos.

Relativamente a capacidades de overclock, ainda não notei diferenças nenhumas, mas ainda não experimentei a fundo as capacidades do core da gráfica.
    A nível de memórias, a capacidade de oc é a mesma... :(

À medida que vou modificando a placa, vou dando noticias.

Next Step: Vgpu mod e meter WC...

2. JMRR

JMRR Power Member

pelo ke percebi num forum tb dá para ver olhando apenas para as memorias, visto a r360 terem 256 megas e as r350 terem 128megas. ora as 9800xt tem 8 modulos de memoria de cada lado do pcb. já á muito tempo ke se falam destas placas nomeadamente sapphire ke vende 9800xt (r360) como 9800 pro , com bios de 9800 pro e só detectando 128 megas, tendo os outros 128 sido "encobertos". é uma boa opção para kem tiver sorte e lhe calhar uma destas. já agora ke trabalha nas lojas e sabe isto podia ir avisando o pessoal ke tem deste material, tal como se faz com os axp-m. se for possivel claro. a mim não me interessa muito pois não estou em condições de trocar novamente de grafica(€€€€). boa sorte para vocês.

edit: tb dá para trocar de bios nas 9800pro para 9800xt(modificadas) mas são pucos os casos onde isto dá sem rigorosamente nenhum problema. o problema comum nestes casos é no 3dmark2003( 2001 sem nenhum prob tb) ke aparecem umas sombras , mas só memso no 2003 visto ke em jogos não se notam nenhum problema nem artefactos. para kem se ker ver livre disto basta meter uma bios gigabyte original 9800 pro e tem mais uns "pozinhos" de performance, eu uso e aconselho.

Última edição: 10 de Abril de 2004
  3. Raptor

Raptor OC Legend

Atenção que isso que dizes não tem nada a haver com estas R9800Pro.

Estas são vulgarissimas R9800Pro, só que com este core como "brinde".

As XT têm um pcb totalmente diferente...

Muito sinceramente, prefiro este PCB, os mods são bem mais simples de realizar.
    Atenção que isto aumenta bastante a temperatura das memórias! ;)

4. JMRR

JMRR Power Member

pensei ke fossem as "disfarçadas", tb são boa opção para kem tiver sorte, tb saphhire.
    são de 128 megas apenas???
    e o core não dá para saber tb apenas pelo radlinker????
    mais uma coisa ke bios se usa aí, de uma original xt( talvez não por serem de 256megas, mas li em kualker lado ke existiam tb 9800xt de 128 megas é verdade)?????

5. Raptor

Raptor OC Legend

São R9800Pro vulgaríssimas... só o core é que muda...

É como as R9800SE que são de facto R9700 só que com o core das R9800.

Podes usar a Bios de qualquer R9800XT numa R9800Pro com o core da R360 porque não há problema a nível de memórias.

Atenção malta que tem R9800Pro "normais", com R350... As bios das R9800XT por norma podem não aceitar e originar problemas... com esta n existem problemas! :)

6. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Referes-te á 9800pro de 128mb???
    É k as d 256mb vêm com o core da r360, practicamente todas as sapphire o trazem neste momento...
    A ati deve ter acabado com os r350 e assim aproveita e quem ganha são os utilizadores...
    Tipo os downgrades que a amd fez...
    O Pcb é como a xt Raptor???
    Daí a razão do vgpu ser diferente talvez...
    As mem's n devem oc mais pois o chip k controla as mem's é diferente da pro para a xt e neste caso a ati deve usar o da pro visto tratar-se supostamente d1a r350...

Cumps
    Vortan

7. SKATAN

SKATAN Power Member

o que ganhaste a trocar de bios foi por a bios da 9800xt ter clocks superiores :rolleyes: ou com os mesmos clocks a bios da xt dá mais performance que a bios da 9800pro nos jogos ~?

8. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

algum report desses acontecimentos em placas da Powercolor? :D

9. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

Da mais performance com os mesmo clocks. Nao comprovado por mim, mas por variados testes de gajus da overclockers.co.uk. Suspeita-se que esta relacionado com os timings da memoria, pois estas aquecem deveras mais do que com a bios da pro e a voltagem mantem-se a mesma.

Punkas, ta la kieto que essa nao tem o core 360 ;)

10. [SuPeRmAn]

[SuPeRmAn] Power Member

confirmo o k o gandalf disse. a minha tb teve ganhos com os mesmos clocks. e sim, é uma r360 :P

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bolas... queria comprar uma 9800 pro e me sair uma 9800 XT disfarçaca :D
    os mods estão de volta :004:
    mas pah o ATI Tool indica (no meu caso) "128 bits RV360" neste caso não indica "256 bits R360"??

12. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

Ve com o rivatuner, o ati tool tem alguns bugs ainda.

13. Raptor

Raptor OC Legend

Por acaso comprei na *****, tipo, tirei uma da prateleira, tirei o cooler e ups... R360! :D

Vai já para casa! :D

Diferenças com clocks a 440 core e 370 nas memórias:

Bios R9800Pro:
    3DMark2003 - 6820 Marks

Bios R9800XT:
    3DMark2003 - 7204 Marks

Só mudou portanto a Bios.

Vou testar no CoD a ver se notei aumento ou não! :)
    Ahh, é verdade, consegui aumentar a capacidade de overclock, agora o core está-me a fazer 459 e 385 nas memórias! :D

14. [SuPeRmAn]

[SuPeRmAn] Power Member

a minha ta a fazer 475/410 :) tenho de por uns dissipadores nas memorias a ver se melhora :004:

15. Raptor

Raptor OC Legend

A tua tem o core a ser arrefecido como, água?

Partilhar esta Página