ATI Radeon 10,000 Will Have 128 Bit Color

WarLock

Power Member
NeoWin has the mind-boggling news that ATI's R300, now being referred to as the Radeon 10,000, will have an astounding 128 bit color capability. Current cards are 32 bit, which provide 24 bits (16.7 million) for colors and 8 bits (256) for transparency. 128 bit color will provide for stunning realism and clarity never before seen on PC monitors. While 16.7 million simultaneous colors is said to be around the limit of the human eye, the combination of computational possibilities provided by 128 bit color will provide for much more accurate rendering so that when images are sampled down to 16.7 million actual colors, it will provide a fully optimized palette with a higher degree of accuracy across the visual spectrum. Check out the link for more details, or perhaps email John Carmack for a full explanation. (kidding)

http://firingsquad.gamers.com/news/newsarticle.asp?searchid=4166
 
128 bit 8o 8o 8o 8o 8o , deve ficar com uma qualidade, bem, de momento a minha escolha para uma boa placa vai definitivamente para esta
 
Esta pergunta, não sei se vai soar parva ou não, mas será k os nossos actuais monitores vão conseguir suportar esse nº de cores ?
 
Bom, eu estou a pensar comprar um PC novo quando chegarem os ClawHammers. E também incluir uma R300. E um monitor de 19"/21". Será que estará ao nível da minha carteira? :rolleyes:
 
Originally posted by Zealot
Bom, eu estou a pensar comprar um PC novo quando chegarem os ClawHammers. E também incluir uma R300. E um monitor de 19"/21". Será que estará ao nível da minha carteira? :rolleyes:

Pois, será ?! :D lol Não percam o proximo emocionante capítulo de: "Zealot pede emprestimo ao banco e perde tudo quanto possui pa pagar os juros do seu novo pc !" lol ;)
 
Neps, para o pc há guita suficiente! Não haverá é para (comprar) o pópó, roupas, netcabo, e outras "mobilias"!

Para além de ter de me sustentar a mim mesmo das 8h às 20h, mas isso já é outra história...

Mas ter o maquinão que referi era uma granda fezada, não era? :001:
Especialmente para um gajo que nunca teve uma placa gráfica com suporte 3D! ;p
 
nem sequer se mete a pergunta do monitor aguentar, mas sim qual o interesse disso se os nossos olhos nao conseguem distinguir tantas cores?

(por mim acho que é apenas uma mrd para encarecer uma placa)
 
Originally posted by nothing
nem sequer se mete a pergunta do monitor aguentar, mas sim qual o interesse disso se os nossos olhos nao conseguem distinguir tantas cores?

(por mim acho que é apenas uma mrd para encarecer uma placa)

Nepia ao que parece VAIS MESMO notar...lembro-me de ter lido num forum qualquer uma threadzorra sobre o subject..isto vai permiter jogos com gfx bastante mais realistas (desde que implementado lol)
 
Originally posted by Tecnoboy
Esta pergunta, não sei se vai soar parva ou não, mas será k os nossos actuais monitores vão conseguir suportar esse nº de cores ?



Nah, a tua pergunta é lícita ;) É verdade que os monitores tanto os analógicos como os digitais conseguem debitar um máximo de 2^32 cores cá para fora, que já é bastante mais do que aquilo que se estima ser o máximo receptivel pelo olho humano.

Acontece é que os 128bits não são bits de quantidade de cores mas sim de precisão de cores. O sinal que acaba por sair da placa gráfica acaba por ser na mesma, quer seja por saída analógica quer seja por DVI, um sinal de imagem que contem 32bits de cores, mas pelo que dizem com uma maior precisão (não percebo muito bem o que isto quer dizer, apenas tou a fazer umas semi-quotes do que tenho visto por aí).


O que os técnicos dizem é que estes 128bits de cores mostram a sua grande diferença em cenas com explosões e outros efeitos de luz.. a ver vamos.


O que ouvi dizer dum alegado técnico da ATi é que a R300 suportava inicialmente 48bits de cores, o que já representava (supostamente) uma grande melhoria na imagem, mas que o Carmack exigiu que a placa passasse a suportar cores de 128bits para correr a demo do Doom]I[ na E3 (o gajo também diz que a tal "exigência" do Carmack deixou muita gente na ATi estupefacta, humm terá sido alguma birra do menino JC? lol)..
 
Acho que os monitores ditos analogicos (crt) não devem ter problema em por as cores, mas os TFT's têm um circuito para mandar as cores (foi o que me explicaram), sendo assim as cores não se devem notar muito bem.
 
Humm radeon 10000? Isso não começa a ficar um nome demasiado grande? Parece que tão a dar nomes a SuperSoakers em vez de placas gráficas!


Bem, o 10000 sempre tem mais lógica que o 9500 though..
 
se realmente for a 128 bits sempre kero ver a diferença ... já agora existem uns monitores k agora já tem 3 niveis de brilho ... segundo o k eles dizem tb ajuda na definição ... a melhoria a nivel duma subida da ktdd de cores irá certamente a criar uma imagem cada vez mais real e limpa...

esse "menino" da ID já está a esticar o "cordel" !!

sempre se pode passar a chamar radeon 10k!!
 
Tive a investigar e parece que a grande razão dos 128bits de cor é fazer desaparecer o efeito de "banding" nas àreas com fog e volumetric lightning... e outras.

Sabem o ke é banding não sabem? É aquela cena de termos por exemplo uma tira de cores tipo arco-iris na imagem do monitor e notar traços horizontais a separar as diferentes tonalidades..

Realmente se isto é verdade então os 128bits fazem mesmo diferença, e a aproximação à realidade é cada vez maior!



nothing
Uma coisa que é certa é que a placa VAI ser cara quando sair, simplesmente porque pelo menos até ao lançamento do NV30 vai ser a melhor placa do mundo disponível no mercado doméstico...
 
Back
Topo