Ati Radeon 9800 Pro Crash/som loop/ vários problemas

FLCL

Power Member
Bem, antes de mais quero dizer que já fiz um search e já passei horas a googlar sobre este problema mas não encontrei nenhum caso com tantas "esquisitices" como o meu..

Passa-se o seguinte, tenho ha uns 2/3 anos (não sei ao certo) uma Connect3D Ati Radeon 9800 Pro.
Durante muito tempo joguei quase tudo perfeitamente.. (que bela placa que era..) mas a partir de uma certa altura que já não sei precisar, começou a encravar nos jogos.. Por exemplo, tava muito bem a jogar e quando vinha um FMV pimba, o pc bloqueava.. Isto durou uns tempos..
Depois começou a encravar completamente.. o pc crachava, o som que tava a dar na altura ficava em loop e ao contrário do problema que acontecia com muitas 9800 o pc não reiniciava..
Já experimentei quase todas as versões de drivers disponives na net, vários tipos de drivers alternativos, fonte de alimentação não é porque não adicionei nada de novo ao pc e ela antes funcionava bem, a placa não tem nada queimado, a ventoinha da placa funciona bem, não tem pó, até lhe retirei o overclock..

Agora vem a parte esquisita.. se fizer um fresh install do XP, e usar os drivers de origem do xp, não consigo jogar nada baseado em OpenGL, por exemplo CS em opengl.. se meter em direct3D, o pc fica lentissimo e os menus tb. em software mode corre normalmente..
Com os drivers da ati ou os omega (entre outros) nao consigo jogar nada seja em que modo for: opengl ou direct3d.
Outra parvoeira.. Fresh install, instalar Broken Sword: The Angel of Death e jogava bem.. isto com drivers de origem com xp..
Entao o jogo nao usa opengl?

Mais erros: volta e meia, até no windows, fica com os mesmos sintomas (encravado e som em loop) mas passado uns 20 segundos, volta a imagem, a 640x480, cor a 4 bits e um erro a dizer que o controlador xpto (ati.... qq coisa) deixou de funcionar. Reinicio e fica bem outra vez..

Sinceramente não sei mais o que hei de fazer..
Acho que já tentei de tudo.

Sei que é um caso muito específico, mas pode ser que alguem já tenha passado por isto ou que encontre algo que eu não vi.

Nuno
 
tenho uma cena mto parecida cm a minha ati radeon 9600XT.
n e tao critico cm o teu, mas e sempre aburrecido, principalmente a jogar cs em modo opengl
sempre k tou a jogar, passado um tempo o pc faz um break, ecra td preto, som em loop e se de imediato assim k noto isso carregar em alt+tab ou na tecla de windows, apos alguns segindos inda consigo salvar, vem pro windows, volto ao jogo e no entretanto apos ter morrido cm tiro na testa, ta td normalissimo.
de resto, e mto raro o jogo em k aconteca isso... mas se jogar cd em direct3d, qd mandam uma smoke, ui meu deus, k atrofio... tb me fartei de procurar e n encontrei solucao :s
eram mto boas graficas sim senhor, mas axo k ha aki qq coisa k apos x tempo os componentes se danifikem ou n sei k td a gente se keixa desse prob... e mto estupido, pois se formos a ver, so faz uma coisa k de certeza as produtoras kerem, ir vendendo sempre material novo :S
bem, cm procuraste mta info sobre esta situacao, se souberes de alguma coisa pro meu caso, k parece ser menos critico k o teu, avisa ;)
cumps
 
bem ppl é assim eu nao sei nd mas um colega meu tem um problema igual e vai ver se consegue resolver o problema, se arranjar eu posto aqui a soluçao..eu tenho uma nvidia geoforce 5200fx 128MB e rula bem o css :)



P.S. o problema dele é a entrar no guild wars da o ecra todo preto e o som blokeia....



cumps
 
boas
desde k aki vi o teu topico k tenho andado em votla da grafica...
eju n sei se tera alguma coisa a ver, mas uns ramsinks k vem cm o vf700cu da zalman pra grafica farao alguma coisa de jeito?
e k akilo tem uma especie de cola para agarrar aos modulos de memoria, so k assim n deve fazer passagem nenhuma de calor em condicoes, nao?
e k agr comeco a pensar k seja disso, pois ontem sakei o atitool e fiz um underclock a grafica...
de origem e 500/300 e pus a 450/250.
fartei de jogar cs e o problema nao surgiu...
agr tenho de ver se sera dessas ramsinks, vou tira-las e ver se akilo areja melhor...
FLCL, tens algum tipo de cooler ou assim diferente do de origem?
 
viva
cm disse, ao fazer o underclock nunca mais me apareceu qq tipo de problema...
ainda n tirei os ramsinks pois tenho andado a matar saudades de jogar, k ja n o fazia a mto tb por causa da grafica :D
agr ta 5*...
ja conseguiste solucionar o teu prob tb? ;)
cumps
 
tenho uma cena mto parecida cm a minha ati radeon 9600XT.
n e tao critico cm o teu, mas e sempre aburrecido, principalmente a jogar cs em modo opengl
sempre k tou a jogar, passado um tempo o pc faz um break, ecra td preto, som em loop e se de imediato assim k noto isso carregar em alt+tab ou na tecla de windows, apos alguns segindos inda consigo salvar, vem pro windows, volto ao jogo e no entretanto apos ter morrido cm tiro na testa, ta td normalissimo.
de resto, e mto raro o jogo em k aconteca isso... mas se jogar cd em direct3d, qd mandam uma smoke, ui meu deus, k atrofio... tb me fartei de procurar e n encontrei solucao :s
eram mto boas graficas sim senhor, mas axo k ha aki qq coisa k apos x tempo os componentes se danifikem ou n sei k td a gente se keixa desse prob... e mto estupido, pois se formos a ver, so faz uma coisa k de certeza as produtoras kerem, ir vendendo sempre material novo :S
bem, cm procuraste mta info sobre esta situacao, se souberes de alguma coisa pro meu caso, k parece ser menos critico k o teu, avisa ;)
cumps

isso cheira me a gpu recover ;)
 
Tive problemas desses numa 9800pro@XT e fiz 2 coisas:

1- Limpeza geral na gráfica, a temperatura baixou bastante...não sei precisar quanto mas tenho ideia que foi á volta de 10ºC por causa das carradas de pó que o ArticCooler tinha.

2- Substituir um dispositivo Via to Cpu por um genérico Pci to Pci, isto no gestor de dispositivos, devido a um conflito entre o chipset Via e a gráfica ATi.

Lembro-me que a partir dai nunca mais tive problemas :)
 
do po n e pq ta limpinho sempre, dai dizer k seja talvez dos ramsinks k n arrefecam em condicoes.
e o problema nunca mais surgiu desde k baixei o core de 500 para 498 e a memoria de 300 pra 270, inda vo tentar aumentar um pouco mais a memoria ate chegar ao limite sem k ela de erro...
 
2- Substituir um dispositivo Via to Cpu por um genérico Pci to Pci, isto no gestor de dispositivos, devido a um conflito entre o chipset Via e a gráfica ATi.

Lembro-me que a partir dai nunca mais tive problemas :)

Sei que este topico já é velhinho mas.. esse dispositivo que mudaste, qual era mesmo o nome? Aqui no Vista aparece-me um via CPU to AGP controller. era este ou o equivalente? e substiutuiste por qual? se ainda te lembrares agradeço :P
 
Back
Topo