ATI Radeon X1800 GTO

God_Lx disse:
machu 256bits e memórias a 1000, a outra apesar dos 128bits tem as memórias a 1.4 as referencia e 1600Mhz as da XFX... Faz as contas e vais ver se a banda não é muito parecida ;)


sim foi o que disse, a vantagem da 7600Gt sao os clocks mas ainda assim a X1800GTO ganha bastante em bandwith mesmo com os mem clocks da 7600GT a (800*2):

1600*128/8 = 25600MB/s (1600GT)

1000*256/8 = 32000MB/s (X1800GTO)

e isto é sempre uma vantagem oferecendo maior longevidade...
mas claro isto também é tudo teórico...mas que as especificações são melhores são!

blastarr disse:
O cúmulo é que o 3Dc não passa de um hack do DXT5/S3TC.

hack? onde viste isso?

3Dc é apenas mais um modo de compressão e aplica-se aos normal maps coisa que as compressões S3TC pecam pois sao matemáticamente projectadas para texturas . Se te apetecer lê:

http://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Reviews/r420preview/3.html

http://en.wikipedia.org/wiki/3Dc

http://en.wikipedia.org/wiki/S3_Texture_Compression#S3TC_Format_Comparison

e isto foi a apresentação do 3Dc, a placa trás 3Dc+ (tb não sei o que quer dizer mas se tem "+" deve ser ainda melhor ;) ) ...mas só pelo AA+HDR em si a placa já está em vantagem...isto é uma feature excelente!
Mais tarde ou mais cedo surgirá o "hack" :) da nvidia para suportar AA+HDR...

Se a GTO ganha na maioria dos testes, se apresenta features que a nvidia não apresenta como é que há pessoas ainda com dúvidas caso as placas saiam ao mesmo preço?
Só se for mesmo pelo SLI...

abrc
 
machu disse:
sim foi o que disse, a vantagem da 7600Gt sao os clocks mas ainda assim a X1800GTO ganha bastante em bandwith mesmo com os mem clocks da 7600GT a (800*2):

1600*128/8 = 25600MB/s (1600GT)

1000*256/8 = 32000MB/s (X1800GTO)

e isto é sempre uma vantagem oferecendo maior longevidade...
mas claro isto também é tudo teórico...mas que as especificações são melhores são!



hack? onde viste isso?

3Dc é apenas mais um modo de compressão e aplica-se aos normal maps coisa que as compressões S3TC pecam pois sao matemáticamente projectadas para texturas . Se te apetecer lê:

http://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Reviews/r420preview/3.html

http://en.wikipedia.org/wiki/3Dc

http://en.wikipedia.org/wiki/S3_Texture_Compression#S3TC_Format_Comparison

e isto foi a apresentação do 3Dc, a placa trás 3Dc+ (tb não sei o que quer dizer mas se tem "+" deve ser ainda melhor ;) ) ...mas só pelo AA+HDR em si a placa já está em vantagem...isto é uma feature excelente!
Mais tarde ou mais cedo surgirá o "hack" :) da nvidia para suportar AA+HDR...

Se a GTO ganha na maioria dos testes, se apresenta features que a nvidia não apresenta como é que há pessoas ainda com dúvidas caso as placas saiam ao mesmo preço?
Só se for mesmo pelo SLI...

abrc

Este é um driver já antigo, mas também há hacks nos mais recentes:
http://downloads.guru3d.com/download.php?det=953

Vê a lista de features...
 
blastarr disse:
Linux ?


De um site 100% sobre linux : http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=415&num=1
---------------------------------------

Propaganda ?
Eu disse o óbvio.

Tu tens estado aqui a comparar a performance das X1800 XL/GTO com a 7600 GT, quando nem sequer estão na mesma gama de preços !!
wtf obvio? Essa placa nem exite e nem sequer existe um comentario á placa do topico. So slides vindos nao sei de onde e comentarios a linhas de codigo de drivers da Nvidia, ainda por cima em versoes mobile. Relê o aviso do Admin e depois tenta falar alguma coisa da X1800GTO pfv.

E nao sou eu que tou a comparar a X1800 XL/GTO com a 7600 GT. Sao todas as reviews, por isso esse comentario cai em saco roto ;)
 
DJ_PAPA disse:
wtf obvio? Essa placa nem exite e nem sequer existe um comentario á placa do topico. So slides vindos nao sei de onde e comentarios a linhas de codigo de drivers da Nvidia, ainda por cima em versoes mobile. Relê o aviso do Admin e depois tenta falar alguma coisa da X1800GTO pfv.

E nao sou eu que tou a comparar a X1800 XL/GTO com a 7600 GT. Sao todas as reviews, por isso esse comentario cai em saco roto ;)

As linhas de código são linhas de identificação de placas, mais concretamente, dando nomes comerciais aos diferentes PCI_Device_ID.
Se não sabias, ficas a saber.



Estão a comparar porque a ATI tentou sabotar o lançamento da nVidia, fazendo um "paper-launch".
É que a X1800 GTO não está à venda neste momento, como todas as reviews salientam, lololol...

Quanto ao lançamento da nVidia, é mais do que óbvio, dia 22.
Without breaking any non-disclosure agreements, keep your heads up for more releases from Nvidia.

in THG
 
blastarr disse:
Estão a comparar porque a ATI tentou sabotar o lançamento da nVidia, fazendo um "paper-launch".
É que a X1800 GTO não está à venda neste momento, como todas as reviews salientam, lololol...
E que tal leres o que a ATI disse sobre o lançamento da placa..... qq coisa tipo:
- Placa apresentada na Cebit, lançamento nas lojas em 2 semanas.( 20th of March + precisamente)
Simples. Alguma duvida avisa ;)

Que eu saiba "paper launch" é uma coisa que nunca saiu do papel. Se a placa na altura nao sair do papel é um "paper launch" caso contrario a empresa cumpriu a meta que tinha definida.
Ja chega de flame posts......
É que assim o quad-sli e as graficas dual gpu da Nvidia apresentadas na feira tb sao "paper launch", tal como mais de 50% dos produtos apresentados na Cebit pelas varias marcas.

Review do TheInq:
Radeon X1800 GTO swims mainstream

CeBIT 2006 Review ATI's serious contender
http://www.theinquirer.net/?article=30210
 
DJ_PAPA disse:
E que tal leres o que a ATI disse sobre o lançamento da placa..... qq coisa tipo:
- Placa apresentada na Cebit, lançamento nas lojas em 2 semanas.( 20th of March + precisamente)
Simples. Alguma duvida avisa ;)

Que eu saiba "paper launch" é uma coisa que nunca saiu do papel. Se a placa na altura nao sair do papel é um "paper launch" caso contrario a empresa cumpriu a meta que tinha definida.
Ja chega de flame posts......
É que assim o quad-sli e as graficas dual gpu da Nvidia apresentadas na feira tb sao "paper launch", tal como mais de 50% dos produtos apresentados na Cebit pelas varias marcas.

Review do TheInq:
Radeon X1800 GTO swims mainstream

CeBIT 2006 Review ATI's serious contender
http://www.theinquirer.net/?article=30210

Reviews das 7600 GT, feitas com modelos à venda nas lojas (no caso do hardwarezone e vr-zone, até foi com modelos comprados antes da data de lançamento).

Reviews da X1800 GTO, feitas com modelos enviados pela ATI por correio, placas não estão à venda, não estão disponíveis para o público, nada impede que as samples sejam "cherry-picked", ou engineering samples.

É um "paper-launch" porque o produto não está disponível para compra, simples.



edit
http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=1166

End-user availability for the Radeon X1800 GTO is slated for March 23.
 
blastarr disse:
Reviews das 7600 GT, feitas com modelos à venda nas lojas (no caso do hardwarezone e vr-zone, até foi com modelos comprados antes da data de lançamento).

Reviews da X1800 GTO, feitas com modelos enviados pela ATI por correio, placas não estão à venda, não estão disponíveis para o público, nada impede que as samples sejam "cherry-picked", ou engineering samples.

É um "paper-launch" porque o produto não está disponível para compra, simples.
Nao faças disto mais uma guerra estilo pencil mod é mais facil que limpar o po ao PC. So quando o Raptor falou é que te calaste.
Percebeste muito bem o que eu disse sobre isto no post acima, logo nao tenho nada a acrescentar.

Tantos produtos naquela feira (portateis, boards,etc) que nao estao disponiveis para o publico, mas que ja existem samples e reviews. A ATI simplesmente aproveitou a feira para lançar uma nova grafica que ira estar disponivel dia 20 de Março. Desta maneira tem maior visiblidade e nao necessita de organizar um evento especial para os jornalistas do novo lançamento.

Tou farto de posts desse tipo, xega a um ponto que se torna insuportavel. Consegues tornar qq coisa com nome Nvidia um produto do outro mundo e um produto com nome ATI xeio de defeitos e miserias.....
E consegues transformar os defeitos das Nvidia em beneficios e os beneficios das ATI em defeitos...... é simplesmente inacreditavel 8o
Nao tenho mais nada a acrescentar e vou ignorar tudo o que nao tenha a ver com o topico.
 
DJ_PAPA disse:
Nao faças disto mais uma guerra estilo pencil mod é mais facil que limpar o po ao PC. So quando o Raptor falou é que te calaste.
Percebeste muito bem o que eu disse sobre isto no post acima, logo nao tenho nada a acrescentar.

Tantos produtos naquela feira (portateis, boards,etc) que nao estao disponiveis para o publico, mas que ja existem samples e reviews. A ATI simplesmente aproveitou a feira para lançar uma nova grafica que ira estar disponivel dia 20 de Março. Desta maneira tem maior visiblidade e nao necessita de organizar um evento especial para os jornalistas do novo lançamento.

Tou farto de posts desse tipo, xega a um ponto que se torna insuportavel. Consegues tornar qq coisa com nome Nvidia um produto do outro mundo e um produto com nome ATI xeio de defeitos e miserias.....
E consegues transformar os defeitos das Nvidia em beneficios e os beneficios das ATI em defeitos...... é simplesmente inacreditavel 8o
Nao tenho mais nada a acrescentar e vou ignorar tudo o que nao tenha a ver com o topico.

Então deixo aqui as datas da X1800 GTO, que é o tópico:

Lançamento paper-launch: 9 de Março
Disponibilidade ao público: 23 de Março
 
Pronto agora o Linux é para jogar, DJ_PAPA não te passa pela cabeça que alguém corra Linux no computador que tiver em casa para fazer algo além de jogar?

Uma gráfica de 200€ tem de ser polivalente, para quem só tem uma máquina e precisa de fazer coisas em Linux está tramado coa X1800GTO. Fica a ver navios, ou adere à moda do trocar de gráfica sempre que quer Linux!

Lá porque vcs só precisam da gráfica para jogar não quer dizer que não exista muita malta que precise de jogar E trabalhar com a mesma gráfica.

p.s. A malta que troca as 9200 das workstations no trabalho por coisas mais decentes só podem escolher nVidia, aquilo tem de correr Linux portanto se querem jogar WoW depois das 21h toca a comprar nV's!
 
Última edição:
ptzs disse:
Pronto agora o Linux é para jogar, DJ_PAPA não te passa pela cabeça que alguém corra Linux no computador que tiver em casa para fazer algo além de jogar?

Uma gráfica de 200€ tem de ser polivalente, para quem só tem uma máquina e precisa de fazer coisas em Linux está tramado coa X1800GTO. Fica a ver navios, ou adere à moda do trocar de gráfica sempre que quer Linux!

Lá porque vcs só precisam da gráfica para jogar não quer dizer que não exista muita malta que precise de jogar E trabalhar com a mesma gráfica.
É uma critica valida. Vamos ver so até ao lançamento das placas sai qq coisa para o Linux.
 
blastarr disse:
Este é um driver já antigo, mas também há hacks nos mais recentes:
http://downloads.guru3d.com/download.php?det=953

Vê a lista de features...

3Dc é mais outra forma de compressão, neste caso criado pela ATI. A nvidia também pode usar por ser open standard

http://www.theinquirer.net/?article=22734

E se desses ao trabalho de ver como deve de ser o 1º link que te dei anteriormente vias que o
3Dc não tem nada a ver com hacks mas que é uma técnica de compressao bastante melhor que o S3TC. A mesma memória que ocupavas antes com um normal map podes ocupar agora com um normal map com o 4druplo da informação e com boa qualidade...

3Dc+ é ainda assim uma feature visto que a Nvidia ainda nao implementou...ou já?

abrc
 
machu disse:
3Dc é mais outra forma de compressão, neste caso criado pela ATI. A nvidia também pode usar por ser open standard

http://www.theinquirer.net/?article=22734

E se desses ao trabalho de ver como deve de ser o 1º link que te dei anteriormente vias que o
3Dc não tem nada a ver com hacks mas que é uma técnica de compressao bastante melhor que o S3TC. A mesma memória que ocupavas antes com um normal map podes ocupar agora com um normal map com o 4druplo da informação e com boa qualidade...

3Dc+ é ainda assim uma feature visto que a Nvidia ainda nao implementou...ou já?

abrc

DXT1 (do DirectX da Microsoft) é igual ao S3TC original
DXT5 (do DirectX da Microsoft) é quase igual ao 3Dc


O 3Dc continua a ser um hack, e se há jogo que é um catálogo de Normal Maps, é o Doom 3 e derivados, como o Quake IV.
Adivinha quem é mais rápido nesses jogos ?

http://en.wikipedia.org/wiki/S3_Texture_Compression

http://en.wikipedia.org/wiki/3Dc
 
Última edição:
S3 Texture Compression (S3TC) (sometimes also called DXTn or DXTC) is a group of related image compression algorithms originally developed by S3 Graphics, Ltd. for use in their Savage 3D computer graphics accelerator. Unlike previous image compression algorithms, S3TC's fast random access to individual pixels made it uniquely suited for use in compressing textures in hardware accelerated 3D computer graphics.

S3 and 3dfx introduced texture compression technology that is still in use today in the form of DXTC. The respective formats work very well for images but not so well for normal maps because they are not traditional textures. Textures have mathematical patterns that are different than normal maps and this is where DXTC falls short-

3Dc is a lossy data compression algorithm for normal maps invented and first implemented by ATI. It builds upon the earlier DXT5 algorithm . and is an open standard. 3Dc is now implemented by both ATI and NVIDIA.
The target application, normal mapping, is an extension of bump mapping that simulates lighting on geometric surfaces by reading surface normals from a rectilinear grid analogous to a texture map - giving simple models the impression of increased complexity.


Isto é hack? Um é para texturas o outro para normal maps...

blastarr disse:
e se há jogo que é um catálogo de Normal Maps, é o Doom 3 e derivados, como o Quake IV.
Adivinha quem é mais rápido nesses jogos ?

LOL...é mais rapido mas não por a nvidia ser mais rapida a efectuar a compressão 3Dc! Isso foi para rir não?
Se o motor fosse implementado mais em pé de igualdade até poderias aclamar isso...

também te podia dizer que a ATI tem melhor qualidade de imagem, que é o que se tem aclamado por ai, e por isso puxa mais e dai ser mais lenta...e agora? o algoritmo 3Dc é melhor na ATI que na NVIDIA? Não!

O algoritmo 3Dc é igual tanto para a ATI como para a NVIDIA. o software na implementação do mesmo algoritmo por cada fabricante pode ser mais ou menos complexo. Ambas as empresas têm bons engenheiros de software e acredita que estes códigos estão maximamente optimizados. O factor relevante aqui é o hardware.

abrc
 
machu disse:
S3 Texture Compression (S3TC) (sometimes also called DXTn or DXTC) is a group of related image compression algorithms originally developed by S3 Graphics, Ltd. for use in their Savage 3D computer graphics accelerator. Unlike previous image compression algorithms, S3TC's fast random access to individual pixels made it uniquely suited for use in compressing textures in hardware accelerated 3D computer graphics.

S3 and 3dfx introduced texture compression technology that is still in use today in the form of DXTC. The respective formats work very well for images but not so well for normal maps because they are not traditional textures. Textures have mathematical patterns that are different than normal maps and this is where DXTC falls short-

3Dc is a lossy data compression algorithm for normal maps invented and first implemented by ATI. It builds upon the earlier DXT5 algorithm . and is an open standard. 3Dc is now implemented by both ATI and NVIDIA.
The target application, normal mapping, is an extension of bump mapping that simulates lighting on geometric surfaces by reading surface normals from a rectilinear grid analogous to a texture map - giving simple models the impression of increased complexity.


Isto é hack? Um é para texturas o outro para normal maps...



LOL...é mais rapido mas não por a nvidia ser mais rapida a efectuar a compressão 3Dc! Isso foi para rir não?
Se o motor fosse implementado mais em pé de igualdade até poderias aclamar isso...

também te podia dizer que a ATI tem melhor qualidade de imagem, que é o que se tem aclamado por ai, e por isso puxa mais e dai ser mais lenta...e agora? o algoritmo 3Dc é melhor na ATI que na NVIDIA? Não!

O algoritmo 3Dc é igual tanto para a ATI como para a NVIDIA. o software na implementação do mesmo algoritmo por cada fabricante pode ser mais ou menos complexo. Ambas as empresas têm bons engenheiros de software e acredita que estes códigos estão maximamente optimizados. O factor relevante aqui é o hardware.

abrc

Se nem sabes o que é um Normal Map, como é que podes vir aqui contra-argumentar ?

Um Normal Map é uma textura, ou melhor, um mapa de transparências (como o Bump Mapping), só que optimizado e comprimido.
Estou a ver que não leste o que vinha logo no início do link que eu dei acima acerca do S3TC/DXTn...:
S3 Texture Compression (S3TC) (sometimes also called DXTn or DXTC) is a group of related image compression algorithms originally developed by S3 Graphics, Ltd. for use in their Savage 3D computer graphics accelerator. Unlike previous image compression algorithms, S3TC's fast random access to individual pixels made it uniquely suited for use in compressing textures in hardware accelerated 3D computer graphics.
 
Última edição:
blastarr disse:
Se nem sabes o que é um Normal Map, como é que podes vir aqui contra-argumentar ?

Um Normal Map é uma textura, ou melhor, um mapa de transparências (como o Bump Mapping), só que optimizado e comprimido.
Estou a ver que não leste o que vinha logo no início do link que eu dei acima acerca do S3TC/DXTn...:

1º contra argumentaste que o 3Dc era um hack!
depois contra argumentaste que o 3Dc era quase o DXT5!
Já viste agora o que tu foste buscar para contra argumentar...lol

Ora...por essa maneira de ver...tudo sao texturas! O que ves graficamente nos jogos é wireframe coberto por texturas!

agora...qual foi a parte que nao percebeste?

The respective formats work very well for images but not so well for normal maps because they are not traditional textures. Textures have mathematical patterns that are different than normal maps and this is where DXTC falls short-

o que disse foi que o 3Dc foi feito a pensar em compressao de normal maps e o outro
feito para texturas (da-lhe o nome que quiseres para mim basta texturas já que o outro ja tem nome - normal maps) !

ainda me vens dizer que não tenho razão para argumentar?...ok!

abrc
 
machu disse:
1º contra argumentaste que o 3Dc era um hack!
depois contra argumentaste que o 3Dc era quase o DXT5!
Já viste agora o que tu foste buscar para contra argumentar...lol

Ora...por essa maneira de ver...tudo sao texturas! O que ves graficamente nos jogos é wireframe coberto por texturas!

agora...qual foi a parte que nao percebeste?

The respective formats work very well for images but not so well for normal maps because they are not traditional textures. Textures have mathematical patterns that are different than normal maps and this is where DXTC falls short-

o que disse foi que o 3Dc foi feito a pensar em compressao de normal maps e o outro
feito para texturas (da-lhe o nome que quiseres para mim basta texturas já que o outro ja tem nome - normal maps) !

ainda me vens dizer que não tenho razão para argumentar?...ok!

abrc

Uma textura com áreas transparentes, ou com propriedades diferentes do normal, tem de ter padrões matemáticos diferentes para indicar o que é ou não transparente, ou se é uma textura "non-power of two" (deves saber o que é, presumo), etc..., mas não deixam de ser texturas.
Aliás, eu disse no outro post explicitamente que são texturas que se sobrepôem a outras texturas, de modo a que esse mapa de transparências possa criar a ilusão de relevo e/ou detalhe, como o Bump Mapping ou o Parallax Mapping.


Se viste a minha assinatura sabes que eu percebo alguma coisinha de texturização e rendering...

O 3Dc é uma feature, mas não é exclusiva da ATI, nem eles a puderam patentear, pois a base é a do DXT5, que por sua vez é baseado na patente da S3, hoje detida pela VIA.
Assim, permanece Open Source porque a base não pode ser patenteada por eles, não lhes pertence.
 
Última edição:
A esta hora eu é que já vejo texturas a mais... Vou ver o belo flop k deve ser o Dungeon & Dragons 2, Patrocinado pela Blockbuster... E sabem onde vou ver sabem ? Na televisão que não tem placa gráfica da Nvidia/ATI para me chatear :P
 
God_Lx disse:
A esta hora eu é que já vejo texturas a mais... Vou ver o belo flop k deve ser o Dungeon & Dragons 2, Patrocinado pela Blockbuster... E sabem onde vou ver sabem ? Na televisão que não tem placa gráfica da Nvidia/ATI para me chatear :P


LOLOLOLOLOLOLOL:-D:-D:-D:joker::joker::joker:
 
ATI Radeon X1800 GTO
http://www.bjorn3d.com/read.php?cID=890&pageID=2091

In some ways it is more exciting to test a card like the X1800GTO than one of the top end cards since you know that this is something a lot of people can afford. The X1800GTO simply offers excellent value for the money.

You should be able to soon find X1800GTO cards from the usual board makers like Powercolor, ASUS and HIS.

Sobre o multimedia nesta placa:
After installing PoweverDVD 6 + a patch as well as turn on hardware acceleration in it and edit the registry to enable DXVA hardware acceleration on a dual link video card Iran through the whole DVD. My result? A near perfect score of 128 points! All I deducted was 2 points in the second Jaggies test where only the two top bars were smooth all the way.
The max score is 130 points.

No multimedia e qualidade de video a ATI esta imbativel. Quase um perfect score maximo do programa!!
Tb tem o transcoding de video agora melhorado nos novos drivers, mas mesmo assim ainda precisa de umas afinaçoes. Ao mesmo tempo tb suporta todas os formatos actuais e futuros de video.

Se juntarmos a isto uma excelente performance, todas as features possiveis e um preço de 200-250 temos uma grande placa.
O core é R520, o mesmo da X1800XT. Se der para fazer Mod é uma placa imbativel!
Se nao der, é preciso ver a evoluçao no preço e como se porta frente á 7600GT. Mas caso o Mod dê..... vai haver uma avalhanche de compras desta grafica :D
 
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