ATI Radeon X1800 GTO

ptzs já vi 7600GT a 199€ :) Com as 7900GT a 303€, kem é k vai comprar a X1800 ? A 7600GT acompanha-a mesmo com o mod em maior parte dos testes, e a 7900GT já é bastante superior... Axo k a X1800GTO n vai ter grande hipotese... Bem, há sempre akele pessoal k ker uma coisa do nivel da 7600GT e prefere ATI mesmo k tenha de pagar mais...
 
God_Lx disse:
ptzs já vi 7600GT a 199€ :) Com as 7900GT a 303€, kem é k vai comprar a X1800 ? A 7600GT acompanha-a mesmo com o mod em maior parte dos testes, e a 7900GT já é bastante superior... Axo k a X1800GTO n vai ter grande hipotese... Bem, há sempre akele pessoal k ker uma coisa do nivel da 7600GT e prefere ATI mesmo k tenha de pagar mais...
lol ridiculo o que dizes... Tas a dizer que uma 7600GT ultrapassa uma X1800XL (X1800GTO com MOD)?
O 3dmark subiu-te á cabeça..... a tread tem imensos links com testes. Quem xega e diz que a 7600GT ate consegue acompanhar uma X1800XL ou é um grande mentiroso ou entao so olha para o que lhe convem, pq a 7600GT nao tem a minima hipotese com tal placa.

Esta X1800GTO ta no meio. Tem mais performance que a 7600GT, mas tem menos performance que a 7900GT. Simples.
Quanto a prespectivas de mercado, é so olhar para o exemplo do que venderam as X800GTO e aplicar a mesma regra na X1800GTO....
 
DJ_PAPA pelos testes k tu mesmo mostraste, A 7600GT acompanhava a X1800XL em tudo o k não tivesse filtros... Com os filtros perdia sem duvida... Não estou a falar só de 3DMark's e sabes bem disso...

Se achas que as X1800GTO vão vender o mesmo k as X800GTO axo k tás bastante enganado, só o futuro o dirá... Mas ao menos desta vez têm todas as features (E ainda mais uma ou outra) que as Nvidia...
 
God_Lx disse:
DJ_PAPA pelos testes k tu mesmo mostraste, A 7600GT acompanhava a X1800XL em tudo o k não tivesse filtros... Com os filtros perdia sem duvida... Não estou a falar só de 3DMark's e sabes bem disso...

Se achas que as X1800GTO vão vender o mesmo k as X800GTO axo k tás bastante enganado, só o futuro o dirá... Mas ao menos desta vez têm todas as features (E ainda mais uma ou outra) que as Nvidia...
É melhor dares uma olhadela (a menos que andes a ver testes 800*600 pure speed):

Considerando 1280 como resoluçao tipica de o utilizador que compra este tipo de placas (placas mid-end ligadas a um LCD normal de 1280 de resoluçao), vamos ver o que temos tendo em qconta que quero frames jugaveis e a melhor qualidade a esta resoluçao:

Aqui ganha a 7600GT, mas todas as placas debitam + 100fps
Quake 4
q2.jpg


Aqui clarissima vantagem da X1800GTO e XL, estando a 7600GT em frames pouco jogaveis e a X1800XL/GTO em frames já jogaveis:
Serious Sam 2:
ss1.jpg


Aqui a X1800XL destaca-se de forma clarissima para frames mais jugaveis e este é so jogo + potente da actualidade:
F.E.A.R
fear2.jpg


Novamente a mesma historia com a 7600GT em frames muito pouco jugaveis e a X1800XL ja com frames perfeitamente jugaveis. A X1800GTO fica no meio.
X3: Reunion
x3.jpg


Empate entre as 3 placas (diferenças de 0,5 frames)
Call Of Duty 2
cod2.jpg


E agora nao venhas dizer que a X1800GTO com MOD para X1800XL é uma compra da treta, pq nao é. As diferenças sao gritantes, so ganhando a 7600GT no quak4 com todas as placas a debitarem + de 100fps!

Isto que eu acabei de fazer é um post fundamentado com comparaçoes directas das 3 placas.
 
Eu não costumo fazer quotes do The Inq, mas estas duas, onde se retratam bem do hype que estavam a fazer a esta placa, tem de ser divulgada, é demais :D:

http://theinquirer.net/?article=30528

X1800 GTO missing in action

Still not in stock


By Fuad Abazovic: sexta-feira 24 março 2006, 11:21

WE checked whether ATI delivered on its promise to ship the X1800 GTO. Well it didn’t - as you still cannot buy one in Austria and Germany and we checked and found out that you cannot apparently get one in the US. At least we could not find one. However, they are available in the UK - see here.
In all fairness, Nvidia has 7600 GT and it happily ships them to all of its partners. You can go into a shop and buy one for roughly €200 but we know that once it's out X1800 GTO will give it a run for its money.

We will be watching closely what is going on with X1800 GTO cards as they should be available any day now. It is hard to get retail 7600 GT for a test as the partners are not too happy about the performance and rather chose to keep it quiet as the ATI card is very close in performance.

Once the X1800 GTO becomes available it should show up at this page. µ

E o desespero continua (se uma X1800 GTO era de fabrico caro, imaginem uma... X1900 GTO):

http://theinquirer.net/?article=30529

ATI set to release X1900 GTO

In April


By Fuad Abazovic: sexta-feira 24 março 2006, 11:26

WE don't have many details as yet, but we know that ATI plans to introduce one more GTO card. It will be based on the R580 core, clocked probably again at 500/1000 MHz but will end up faster than the R520 based X1800 GTO. It will put extra pressure on Nvidia 7600 GT as well, that is the idea.
It is rather interesting as ATI still has to ship X1800 GTO card while its partners are already preparing the new one X1900 GTO card. This card will indeed have very high build of material (BOM) cost but we guess it has to be priced higher than €199, probably €249, if not even higher.

This means that the X1800 GTO might drop to €199 to make some space for the new GTO card and X1800 XT 256 MB sits at round €300 price. We still don’t know the master plan.

ATI is really pushing it hard, it wants to drop Nvidia's popularity in the mainstream at all costs, it seems, and it will be financially fine when it moves to 80 nanometre based RV560/RV570 chips. µ

Entretanto, a verdadeira concorrente da 7600 GT está "de molho" e não se prevê que apareça antes de Julho/Agosto, segundo o próprio Roadmap da ATI.
Enfim, mais um paper-launch, e mais uma GPU de contra-ataque que não vai dar em nada (porque é muito mais cara de produzir, não pode baixar muito de preço sem comer as margens de lucro fortemente).
Relembro que, segundo a conferência de analistas sobre a Nvidia de ontem, a margem de lucro por GPU da empresa já ronda os 40~45%, imagino a da ATI, devem ser uns 10 ou 15% nestas X1800/1900 GTO...

Esta X1900 GTO não terá nada de novo, provavelmente será uma versão (aínda) mais capada da AIW X1900, a qual mal consegue acompanhar uma X1800 XT (a review com a prova: http://www.firingsquad.com/hardware/ati_all_in_wonder_x1900_review/)
 
Última edição:
DJ_PAPA deve-te dar um trabalho doido selecionar os gráficos em k a ATI ganha... Como tu mesmo podes ver, ela só ganha quando ligas AA/AF, pq de resto oh well... Se axas k vale mesmo a pena continuarmos a falar do mesmo... Eu disse logo de inicio k a 7600GT SEM FILTROS se equivalia à X1800XL se não leste essa parte não te posso dizer mais... Com filtros a X1800XL tem vantagem sem duvida... Se axas k a placa é uma boa compra, eu considero a 7900GT uma compra bastante melhor, os 50€ de diferença valem MUITO mais performance k estes 50€ de diferença da 7600GT/X1800XL...
 
tetsuo disse:
Querem ver que a x800GTO vendeu mais que 6600GT????


as X800GTO k deram para o MOD , no pouco tempo k estiveram a venda (4/5 meses) ,, sao capazes de ter vendido tanto ou mais k as 6600gt no mesmo espaço de tempo :007: :007:


Agora e obvio k se venderam mais 6600GT no total , desde k se começaram a vender


cumps
 
God_Lx disse:
DJ_PAPA deve-te dar um trabalho doido selecionar os gráficos em k a ATI ganha... Como tu mesmo podes ver, ela só ganha quando ligas AA/AF, pq de resto oh well... Se axas k vale mesmo a pena continuarmos a falar do mesmo... Eu disse logo de inicio k a 7600GT SEM FILTROS se equivalia à X1800XL se não leste essa parte não te posso dizer mais... Com filtros a X1800XL tem vantagem sem duvida... Se axas k a placa é uma boa compra, eu considero a 7900GT uma compra bastante melhor, os 50€ de diferença valem MUITO mais performance k estes 50€ de diferença da 7600GT/X1800XL...
Le a introduçao que eu fiz aos graficos. E se axas que andei a esclher slide a slide tens a review para ver o resto:
http://www.legitreviews.com/article/313/1/

O trabalho doido foram 3 minutos e como podes tu ver eu coloquei umas comparaçao directa com as 3 placas e nao estou a falar e falar.... Para ti é mais importante comparar os graficos 150 frames vs 100 frames do que 50/60 frames vs 30 frames.
Lê a pequena introduçao que fiz aos graficos:
Considerando 1280 como resoluçao tipica de o utilizador que compra este tipo de placas (placas mid-end ligadas a um LCD normal de 1280 de resoluçao), vamos ver o que temos tendo em qconta que quero frames jugaveis e a melhor qualidade a esta resoluçao:

Quanto ao desespero da ATI. lol
Ainda tou para saber o dia em que a ATI nao esteja em desespero no que quer que seja aos olhos de alguns users :lol:
O preço que a X1800GTO sai de fabrica é de 120 dolars (tb segundo um documento do Theinq.) com tendencia a descer. A placa é vendida a 250 dolares. So é + 100% de lucro.... :zzz:
 
DJ_PAPA disse:
Quanto ao desespero da ATI. lol
Ainda tou para saber o dia em que a ATI nao esteja em desespero no que quer que seja aos olhos de alguns users :lol:
O preço que a X1800GTO sai de fabrica é de 120 dolars (tb segundo um documento do Theinq.) com tendencia a descer. A placa é vendida a 250 dolares. So é + 100% de lucro.... :zzz:


Meus deus, 100% de lucro numa X1800 GTO (256bit, PCB caro, mais chips de memória, muito mais transístores, logo, menos GPU's por waffer, etc) :lol: :lol: :lol:
Imagino nas X1900 XTX, devem ser aí uns 500% de lucro :-D

Vê-se mesmo que não percebes nada disto...
 
DJ_PAPA como eu disse, eu falei sem filtros, sim pq prefiro jogar a 150FPS k a 50FPS... E se dizem k a partir das 60fps n se nota nada vão jogar UT99/Quake3/CS limitados a 60 frames e depois sem o limite a ver se não notam diferença...

Se axas k em muitos desses jogos 30/50fps são jogáveis, digo-te já por experiencia propria k o Serious Sam II (O qual tenho andado a jogar a 1280x1024 com tudo ao máximo 4xAA/16xAF e tenho perto de 80fps) a menos de 60 frames NÃO É jogável... FEAR a 46FPS NÃO É jogável (Ainda por cima de média)... No way...

Quake4 ? Isso deves jogar tu na tua 9800Pro a 1024x768 sem filtros em High o eye-candy todo ligado na boa... Ou até melhor...

Logo apesar de ser "mais jogável" a placa continua sem ter poder para usar os filtros nos jogos mais puxados... Portanto vais jogar sem eles, logo aí interessa a placa k tem 150FPS e é mais barata não ?
 
blastarr disse:
Meus deus, 100% de lucro numa X1800 GTO (256bit, PCB caro, mais chips de memória, muito mais transístores, logo, menos GPU's por waffer, etc) :lol: :lol: :lol:
Imagino nas X1900 XTX, devem ser aí uns 500% de lucro :-D

Vê-se mesmo que não percebes nada disto...

Mau... mas tamos a brincar ou quê?

ATI X1800 GTO claims top performance but is expensive to make

CeBIT 2006 R520 "Fudo" chip costs $120

WE found out that ATI's X1800 GTO will be an expensive card to make. The initial cost of the R520 chip can be as high as $120 a piece. This is a lot for the mainstream card but we are sure that ATI can cut a few bucks here and there to make some better money from it.

The X1800 GTO has a lead over Nvidia's Geforce 7600 GT due to its 256-bit memory marchitecture but we are unsure how many of these cards can ATI supply. Sources close to Nvidia think that ATI won't be able to fulfil the demand and that it won't earn that much money of the X1800 GTO cards. They might be just right.

We know that ATI wants to undermine Nvidia's mainstream dominance but it plays a dangerous game, as its production costs are relatively high. Nvidia's 7600 GT move to 90 nanometre shoud cut its costs per chip, if the yields are good. Performance is there but it is still limited with the 128-bit memory bus.

Still, ATI has something called RV570 that might just make Nvidia run for its money, sometime before the summer, we reckon. µ
http://www.theinquirer.net/?article=30218

Que eu saiba ainda sei fazer contas de somar e subtrair! 250-120= 130 dolares
Vai la xamar outro de ignorante, pq ainda sei fazer contas de subtrair.... e os 120 dolars de custo vai ser so inicialmente, pq ainda tem tendencia para descer de custo.
 
DJ_PAPA disse:
Mau... mas tamos a brincar ou quê?


http://www.theinquirer.net/?article=30218

Que eu saiba ainda sei fazer contas de somar e subtrair! 250-120= 130 dolares
Vai la xamar outro de ignorante, pq ainda sei fazer contas de subtrair.... e os 120 dolars de custo vai ser so inicialmente, pq ainda tem tendencia para descer de custo.

120 dólares... o CHIP !

O maior custo vem da memória e do PCB de 256bit (mais layers e mais componentes surface-mount).
Ou tu tens uma placa gráfica só com a GPU e mais nada ??

Não te enterres mais...
 
blastarr disse:
120 dólares... o CHIP !

O maior custo vem da memória e do PCB de 256bit (mais layers e mais componentes surface-mount).
Ou tu tens uma placa gráfica só com a GPU e mais nada ??

Não te enterres mais...
Se conseguem cortar ainda mais na GPU e as conseguem por no mercado a 200-250 euros é pq nao é assim tao caro.
Ate pq nem tu nem ninguem sabe os custos reais de o que quer que seja la dentro. Por isso lançar numeros ao ar é mandar numeros á sorte.
 
DJ_PAPA disse:
Se conseguem cortar ainda mais na GPU e as conseguem por no mercado a 200-250 euros é pq nao é assim tao caro.
Ate pq nem tu nem ninguem sabe os custos reais de o que quer que seja la dentro. Por isso lançar numeros ao ar é mandar numeros á sorte.

Essa práctica tem um nome, "dumping" (tentar evitar temporariamente o crescimento da concorrência, mesmo que isso signifique lucros near-zero)



- O custo da GPU é o mesmo das topo-de-gama, isso é garantido (é o mesmo chip).

- O custo da memória é sempre pelo menos o dobro (8 chips de 32bit, contra 4 chips de 32bit nas verdadeiras mid-range).

- O PCB tem de acomodar mais energia eléctrica para alimentar uma GPU maior, e o dobro dos chips de memória em altas velocidades, para além de ter de suprir o ruído eléctrico de mais pistas (bus mais largo de 256bit), levando ao uso de PCB's de 10 ou mesmo 12 camadas.

- A própria área total do PCB é sempre maior, o uso dos VRM's tem de ser mais extenso (se reparares bem, nas placas mid-to-low range há sempre muito mais condensadores, e menos VRM's, por causa do custo de cada um destes últimos).

- Os coolers das X1800 são sempre muito mais caros (e este da GTO é igual ao da AIW) porque se compõem de mais peças, materiais, etc.

- Depois aparecem os custos auxiliares (ficha PCIe 6pin, dois DVI's, custo por SKU, etc, etc, etc).




Tudo isto torna um produto desses mais caro, sempre mais caro do que aquilo que os fabricantes desejam.
Senão porque é que a RV560/570 vai sair ?
Tornava-se inútil se tivesse a mesma performance da predecessora e custasse o mesmo a fabricar...
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
Mau... mas tamos a brincar ou quê?


http://www.theinquirer.net/?article=30218

Que eu saiba ainda sei fazer contas de somar e subtrair! 250-120= 130 dolares
Vai la xamar outro de ignorante, pq ainda sei fazer contas de subtrair.... e os 120 dolars de custo vai ser so inicialmente, pq ainda tem tendencia para descer de custo.


The initial cost of the R520 chip can be as high as $120 a piece.

Eu não sei se percebes de ingles, mas ali diz que cada chip custa 120 dolares. E as memorias, e o PCB e o cooler e tudo o resto?

Rapaz deixa de ser assim e tão selectivo lol
 
Back
Topo