ATI Radeon X1900 XT and XTX reviews

Ansatsu disse:
O que voces se esquecem é que quando a x1800 saiu a ATI ainda n tinah recursos para lançar a x1900. Senão, porque é que a Nvidia e a ATi n lancaram já a G80/R600? era bom era.

A x1900 já sai bastante depois, tamos a compara-la com uma placa k já saiu á algum tempo, e o que é certo é que n deu akele passo a k nós chamamos mesmo de Nova Geração de graficas, secalhar o objectivo tb n era essa.

Mas o objectivo k eu espero para a G71 é mm esse, ver uma grafica de proxima geração, tb vai sair mes e meio mais tarde k esta logo tem obrigação de vir melhor, mas como n vi a x1900 a arrasar a da geração anterior, espero k a G71 em termos de performance arrasse por completo, isto se for mm os 32 pipes mais core a 750Mghz como é dito, velocidades de memorias altas. Vai ser bastante e por larga margem superior à GTX512 como é obvio pelos numeros, coisa k a x1900 n é o consegue ser.


estas tu e estamos todos a espera k o G71 arrase mas arrase bem mesmo , dados as specs e o tempo k esta a demorar a sair , espero k assim seja pk se sai uma grafika um pouco superior a x1900xt/x e mto mais cara é o fracasso total ;) , por alguma razao a ATI vai baixar cerca de 50€ as X1900 já em MARÇO ;)

esperar pa ver , so comento produtos ja palpaveis , eu keria mesmo era o prço das X1800XL ja em baixo como estao la fora :(
 
Última edição:
Relativamente à G71, não me recordo agora dos detalhes das supostas specs, mas a confirmarem-se os 32 pipes e aumento de clocks, a performance será obrigatoriamente o que se espera. Basta imaginarmos o que seria uma GTX512 com mais 33% de pipes e sobre esse incremento, subir mais quase 200Mhz (~33%). As contas não seriam 33%+33% (+66% que gtx512), mas sim algo tipo 133 + 33% (+76%). É claro que estas coisas não são assim lineares, a ideia é apenas para tentar projectar uma hipotética performance, a confirmarem-se os specs. Com os tweaks que há sempre nestes refreshs, a coisa não deverá andar muito longe disto.

Restará então saber se haverá disponibilidade (tudo leva a crer que sim) e principalmente se os preços serão interessantes. Pessoalmente apenas acompanho os resultados destas gráficas por interesse meramente académico, porque o meu campeonato (leia-se carteira) é outro.
 
epah, mas será que ainda nao perceberam o que é um refresh e uma nova geração, são coisas completamente diferentes...
G71, tal como R580 sao refresh das versoes anteriores, R600/G80 vao ser uma nova geração...
Daí esta placa se demoninar de X1900 e nao X2800...
 
SilveRRIng disse:
Relativamente à G71, não me recordo agora dos detalhes das supostas specs, mas a confirmarem-se os 32 pipes e aumento de clocks, a performance será obrigatoriamente o que se espera. Basta imaginarmos o que seria uma GTX512 com mais 33% de pipes e sobre esse incremento, subir mais quase 200Mhz (~33%). As contas não seriam 33%+33% (+66% que gtx512), mas sim algo tipo 133 + 33% (+76%). É claro que estas coisas não são assim lineares, a ideia é apenas para tentar projectar uma hipotética performance, a confirmarem-se os specs. Com os tweaks que há sempre nestes refreshs, a coisa não deverá andar muito longe disto.

Restará então saber se haverá disponibilidade (tudo leva a crer que sim) e principalmente se os preços serão interessantes. Pessoalmente apenas acompanho os resultados destas gráficas por interesse meramente académico, porque o meu campeonato (leia-se carteira) é outro.

As contas nao se fazem assim.
Nunca na vida esperes 76% de aumento de performance da G71 em relaçao á GTX 512mb. Isso seria um salto gigantesco e completamente impossivel na grande maioria dos jogos. (alguns jogos podem maiores ganhos outros menos, como por exemplo a X1900 no FEAR).

Primeiro a observar é que o salto de 16 para 24 tem uma maior aumento de performance do que 24 para 32. Teoricamente o aumento de performance seria o mesmo, mas na pratica isso nao acontece.
O aumento de pipes tb tem que ter um acompanhamento no aumento dos clocks para que a maxima performance teorica no aumento dos pipes seja efectiva.

Na Hexus apontaram a G71 como 13K no 3dmark 2005, o que representa exactamente um aumento de performance de 33% em relaçao á GTX 512mb. É o cenario + possivel, embora me parece pouco. Uma X1900 com drivers refinados e clocks aumentados no VPU e ram tb vai la.
Claro que ainda fica espaço aberto para uma X1900 com GDDR4 e 80nm, mas isso é impossivel saber para já.
btw, nao ponham demasiadas espectativas na G71 como puseram na R580. A placa foi adiada para Março por algum motivo e parece-me problemas com 90nm, yelds, etc etc ;)
Sim pq q ATI para ter tanta quantidade de X1900 ca fora utilizou clocks muito conservadores e a ATI tem muito mais trabalho de casa feito do que a Nvidia nos 90nm e sacar 700/750Mhz com altos yelds nao me parece uma tarefa nada facil.....
 
Quero fazer apenas um aviso, antes que começem com ideias.

Acabei de receber preços de fornecedores, e o PVP recomendado para as X1900XT é de 650€ e o da X1900XTX é de 750€.



Lá se foi a teoria de mais barata. :(
 
Raptor disse:
Quero fazer apenas um aviso, antes que começem com ideias.

Acabei de receber preços de fornecedores, e o PVP recomendado para as X1900XT é de 650€ e o da X1900XTX é de 750€.


Lá se foi a teoria de mais barata. :(

quem quer mesmo comprar uma também não precisa de comprar cá...

isso para mim é um incentivo para que as pessoas comecem a comprar online do estrangeiro (países da UE), claro que quem acaba por perder são as lojas e fornecedores nacionais...
 
so para dizer k ja as vi a venda a X1900XT a 610€ ca em PT numa loja do norte , nos EUA estao a 505€ a X1900XTX e tiveram a 525 dolars (425€) ate a bocadinho , subiram a umas horas,

o meu conselho e k esperem mais um tempo k elas baixam ca em PT, é normal os fornecdores aproveitarem-se agora ;) na versao X1900XTX estao a levar mais 250€ k o preço delas la fora e um abuso , eu voto num boicote :D

e k e mesmo um abuso na newge estao a X1900XTX a 619dols e estiverem ate a 3 ou 4 horas atras a 599 dolrs >> http://www.newegg.com/Product/Product.asp?Item=N82E16814102671

e é a versao XTX nem seker e a XT k esta a 610€/635€ ca em PT


boicote mai nada :D
 
Última edição:
Pensei k o tópico da G71/R580 era ao lado e este era só da X1900 (qual será o objectivo de falar na G71 aki ?)

Qt aos preços, cada vez mais há mais pessoas a comprar online... além do mais, como ela saiu tão apetecível e está a causar tão boa impressão, é normal que haja alguma inflação.

[offtopic]E para akeles k dizem mal da X1800, não se esqueçam de todos os problemas k a ATI teve com as tapes... imaginem k por acaso a G71 tb os tinha... felizmente para o mercado não, mas é só para verem k não basta dizer mal da X1800, houve circunstancias especiais que assim o determinaram (outro exemplo, a questão da alocação dos engenheiros pelos vários projectos da ATI)[offtopic]

Aliás, a própria inversão da ATI na luta por quem tem mais pipes, também deve ter custos em termos de desenvolvimento.
Daí, que talvez esta X1900 também possa ser vista como um salto, não em performance bruta mas em em termos de preparação para o futuro... e aí é que está a grande aposta nesta placa: mais que o desempenho bruto a demonstração que os pipes não são tudo...

As minhas conclusões:
- A X1900 em performance é superior à 7800GTX 512MB
- A X1900 tem muito mais disponibilidade
- O preço é mais convidativo
- A Qualidade final da imagem é melhor (por que é que têm referido tão pouco este aspecto tão importante, só a velocidade é que conta?)
- Não fosse o DX10 talvez fosse uma placa para ter uma longevidade interessante

Quanto à G71... é o post aqui ao lado ;)

TDA
 
Última edição:
Raptor disse:
Quero fazer apenas um aviso, antes que começem com ideias.

Acabei de receber preços de fornecedores, e o PVP recomendado para as X1900XT é de 650€ e o da X1900XTX é de 750€.



Lá se foi a teoria de mais barata. :(

E pensar que a Crossfire Edition (a tal com o cooler pintado de preto em vez de branco) aínda nem tem preço definido cá em PT...
Deve ser barata, deve.
 
Raptor disse:
Quero fazer apenas um aviso, antes que começem com ideias.

Acabei de receber preços de fornecedores, e o PVP recomendado para as X1900XT é de 650€ e o da X1900XTX é de 750€.



Lá se foi a teoria de mais barata. :(

Tas enganado. O PVP recomendado é de 650 euros para a XTX e 550 euros para a XT.
Crossfire Edition tem PVP de 600 euros.
No estrangeiro sao +/- estes preços os praticados ao 1º dia.

Em PT é que esperar qq coisa como a XT a 600 euros e XTX a 700 euros e crossfire edition a 650 euros. ISto nos primeiros tempos, pq daqui a 2 semanitas vao pro preço recomendado pela ATI, tal como aconteceu com as X1600pro/XT e as X1800XT e XT.

Esses preços que tu indicaste sao um roubo autentico por parte desse teu fornecedor. Certamente vai haver preços + baratos (alias já há!) a rondar o recomendado pela ATI
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
Tas enganado. O PVP recomendado é de 650 euros para a XTX e 550 euros para a XT.
No estrangeiro sao +/- estes preços os praticados ao 1º dia.

Em PT é que esperar qq coisa como a XT a 600 euros e XTX a 700 euros.

Esses preços que tu indicaste sao um roubo autentico por parte desse teu fornecedor. Certamente vai haver preços + baratos (alias já há!) a rondar o recomendado pela ATI


volto a reptir:


o para dizer k ja as vi a venda a X1900XT a 610€ ca em PT numa loja do norte , nos EUA estao a 505€ a X1900XTX e tiveram a 525 dolars (425€) ate a bocadinho , subiram a umas horas,

o meu conselho e k esperem mais um tempo k elas baixam ca em PT, é normal os fornecdores aproveitarem-se agora ;) na versao X1900XTX estao a levar mais 250€ k o preço delas la fora e um abuso , eu voto num boicote :D

e k e mesmo um abuso na newge estao a X1900XTX a 619dols e estiverem ate a 3 ou 4 horas atras a 599 dolrs >> http://www.newegg.com/Product/Product.asp?Item=N82E16814102671

e é a versao XTX nem seker e a XT k esta a 610€/635€ ca em PT


fornecedores sao xulos e kerem se aproveitar :D boicote mai nada :D
 
DJ_PAPA disse:
Tas enganado. O PVP recomendado é de 650 euros para a XTX e 550 euros para a XT.
No estrangeiro sao +/- estes preços os praticados ao 1º dia.

Em PT é que esperar qq coisa como a XT a 600 euros e XTX a 700 euros.

Esses preços que tu indicaste sao um roubo autentico por parte desse teu fornecedor. Certamente vai haver preços + baratos (alias já há!) a rondar o recomendado pela ATI

Deves pensar que em PT é tudo ao mesmo preço do estrangeiro...

Olha para a Xbox 360, só nós e a Finlândia é que pagamos 415 euros em vez dos 399 do resto da europa.

Imagina agora numa placa gráfica que aínda é mais cara, o IVA e as taxas de importação aínda encarecem mais o valor final.
 
Rudzer disse:
isso é um palpite, uma previsão ou um presentimento? :-D

:rolleyes:
Se lesses as reviews da placa.. ou se estivesses minimamente atento ao que se disse nesta thread.. sabias que não é palpite mas sim um facto..
Lê por exemplo o primeiro post do DJ_PAPA nesta página..

Ou então vê por ti próprio:
Newegg - X1900XTX
Quatro marcas diferentes, todas em stock imediato.

Ou então usando o motor de busca do pricewatch (que não inclui a newegg):
X1900XTX
X1900XT
X1900 CrossFire


Em comparação com a 7800GTX 512Mb..
Newegg - 7800GTX 512Mb
Duas marcas.. nenhuma delas disponível.. e o preço.. 200$ mais do que o concorrente directo, a 1900XT...

No pricewatch a GTX 512 nem consta da lista.. e quando fazes search de "7800 GTX 512" ele não encontra nada..

Em Portugal, ainda só encontras na ***** porque as placas só agora é que estão a caminho.
Ainda assim, na ***** arranjas a placa em 2 dias ao passo que a GTX 512 só "por encomenda" (no mínimo uma semana, se não me engano).

Olhinhos abertos ao que se diz na thread antes dessas intervenções, a partir de agora, ok?


Raptor esses preços estão a mais 240€ do que nos estados unidos!! Não será engano? Quem é o fornecedor em questão, e já agora que marcas é que representa?!
 
blastarr disse:
Deves pensar que em PT é tudo ao mesmo preço do estrangeiro...

Olha para a Xbox 360, só nós e a Finlândia é que pagamos 415 euros em vez dos 399 do resto da europa.

Imagina agora numa placa gráfica que aínda é mais cara, o IVA e as taxas de importação aínda encarecem mais o valor final.

Em PT é o preço recomendado pelo fabricante.

So de exemplo lembro-me das primeiras X1800XL a 450 e +50 euros tb para as XT.
Passado 2 semanas tavam com o preço recomendado pela ATI 400 euros para a XL e 550 euros para a XT.
Idem aspas para as X1600pro que tao a 135 euros e X1600XT a 190 euros.
Idem aspas para as 7800GT e GTX 256mb.

Todas elas foram bater ao recomendado pelo fabricante.....

Quanto á disponiblidade so preciso de 1 mero link para alem dessa catrefada toda:
*****
http://www.*****/acatalog/X1900_Series.html

Todas as versoes, por 4 assembladores + ATI, todas em stock e todas com entrega imediata.

Agora a GTX 512mb:
http://www.*****/acatalog/7800__Series.html

Ja tem 1 modelo em stock!!! Deve ser a 1ª em mais de 1 mes e a um maravilhoso preço de 740 euros!! :D :D Big LOL
 
Última edição:
foi o k eu ja disse , estes preços sao agora k como e obvio os fornecedores se kerem aproveitar sabende k a akeles fanaticos k as compram na mesma , é sempre assim , esperem uma semana ;)



X1900XTX a 505€ >>> http://www.newegg.com/Product/Produc...82E16814102671

e ja esteve a 490€ a versao XTX na mesma loja a tarde :D




agora 750€ ?? mais 250€ de k ??? 5000 taxas??? de inflaçao??? BS , boicote ja aos fornecedores vao xular o ca.... :D :D :D

akela k ta a 610€ ca em PT talvez ainda compense mas memo assim ainda esta cara pk e a X1900XT


eu aposto k se alguem ,maandar vir uma X1900XTX da newg a 505€ , kuando for a pagar ca fika prai em 600€



tirem-me uma duvida esta loja tuga tem no topico X1900XT , mas depois nas specs tem X1900XTX a 615€ afinnal kual é ?? >>> http://www.xt-pc.com/viewtopic.php?t=2512

eles teem la nas specs:

ATI Radeon™ X1900 XTX (R580), 90nm, 650MHz
-512MB GDDR3, 256-bit, 1.55GHz, 52B/s
-PCI-Express x16
-48 Pixel Shaders
-8 Vertex Shaders
-512-Bits
-RAMDAC 2x 400MHz
-Dynamic Voltage and Clock Speed control

Mas o topico diz X1900XT ????



cumprimentos e ..... BOICOTE aos fornecedores :D
 
Última edição:
Back
Topo