1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gráfica ATI reduz o suporte para placas gráficas mais antigas

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Boing, 6 de Março de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 3649)

1. Boing

Boing Banido

Fonte: http://www.extremetech.com/article2/0,2845,2342476,00.asp

2. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Nada de anormal aqui, acho até muito bom que a AMD continue a lançar drivers mesmo que mais espaçados para séries já bastante antigas.

Última edição pelo moderador: 8 de Março de 2009
  3. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

O problema é mais na parte linux... a minha 9700m vai deixar de suportar os novos Xservers o que me vai impedir de usar distros recentes no meu portátil asus m6000Ne com closed-drivers da ati... Agora só sobra mesmo os open-source que emboram estejam a melhorar bastante continuam fraquitos...

Última edição pelo moderador: 8 de Março de 2009
  4. petersaints

petersaints Power Member

Pois eu já tinha discutido no tópico dos Catalyst para Linux sobre isto. Eu felizmente tenho uma HD2600 mas com estes drops de support tão recentes, pelo menos para as X1xxx, uma pessoa fica com a corda na garganta a pensar quando é que serei eu! Uma decisão um pouco errada por parte da ATI. Uma das desculpas deve ser concentrarem-se só em gráficas DX10 mas se ainda têm que suportar o DX9 nos jogos e mesmo XP não sei qual a diferença...

5. S1nnless

S1nnless What is folding?

Se fores a ver, a série X1xxx tem já 3 anos (e isso falando das últimas X1950), com algumas a ir já nos 4 anos. É bastante tempo mesmo, e é normal que a AMD aposte mais na manutenção das mais recentes. O suporte vai ser diminuido, não cortado a 100%, por isso até nem é mau de todo.

6. muddymind

3 anos muito tempo para suporte para gráfica?!?!? Discordo completamente... Pronto, embora saia prejudicado axo compreensível largarem as r300 e r400 mas as r500?!?!? Estas gráficas quando saíram tinham preços upa upa e só dão suporte durante 4 anos desde a sua entrada no mercado? (sendo que devido ao problema de stock que tiveram no início é quase como se apenas tivessem estado no mercado a partir de 2006 - 3 anos!!)

7. S1nnless

S1nnless What is folding?

Mas o suporte não é completamente anulado. É diminuído. Na prática, deve ser em vez de sair drivers mensalmente, sai de 2 em 2 ou de 3 em 3 meses.

8. muddymind

Isso para windows porque para linux chapéu ao suporte aos novos servidores X :P

9. SamuHell

SamuHell Power Member

Por momentos pensei que a mascote do Linux era o Calimero...

10. black_edition

black_edition Power Member

Não é só da ATI a nvidia fez o mesmo.

Cumps

11. freakdahouse

freakdahouse Power Member

Uma boa noticia pra mim que tenho tanto no desktop e no portatil uma x1600. NOT.

Esta noticia até me levou a pensar que estas graficas já tinham prai 5 anos, afinal só têm 3 anos de mercado.

12. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Tenho uma 9200 e 9800pro e uma X1600 mobile a funcionar.
    Não estou preocupado por 2 motivos. Um é que faço upgrade mensais dos drivers e não ganhei performance nenhuma desde há muito tempo, ate que ja parei a algum tempo de fazer upgrades aos drivers. O segundo é que vai continuar a haver upgrades de 2/3 meses.

Ate simplifica porque agora quando sair um driver novo sei que ha melhorias em vez de fazer upgrades todos os meses que não fazem nada.
    Se pusessem esses upgrades de 3 em 3 meses sempre via Windows Update em vez do site da ATI seria ainda melhor.

Última edição: 8 de Março de 2009
  13. petersaints

petersaints Power Member

É pá eu na NVIDIA tens as Geforce 6 com 5 anos ainda totalmente suportadas. E a minha Geforce 4 Ti também teve +/- esse tempo. 3 anos é pouco de suporte a uma gráfica, nem todos somos gamers sabes? 5 anos parece-me +/- razoável!

Até porque aposto que pelo menos em Windows apenas vão desligar o suporte... fazes um Modding e voilá funcionam de novo. Em Linux será mais complicado certamente!

Espero bem que mantenham os updates de 3 em 3 meses de forma decente!

14. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Pois tens, mas depois tb tens boards sem qualquer suporte com essa mesma idade.

Por exemplo a ATI 9200/9800 funciona perfeitamente em Vista/Windows 7, ja a board Nforce2 não tem qualquer suporte para Win Vista e nem vou falar do Win 7 nomeadamente a parte mais importante que é do Soundstorm.

15. muddymind

Err... que eu saiba estamos a falar de placas gráficas :P

A nVIDIA realmente tbm enfiou a pata na poça com a questão das Nforces mas o que está agora a ser debatido foi o curto espaço de tempo de suporte que a ATI deu às r500... Lá por uma empresa ter feito asneira não justifica que a outra tbm o faça :P

16. legend999

legend999 Power Member

Concordo com esta mudança.

Até que ponto é que placas tão antigas podem ser optimizadas?

Já tão no seu limite...

Isto faz com que eles se concentrem em drivers melhores e mais estáveis para as placas mais recentes.

17. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Em boards, pelo menos da Asus, ao fim de 1 ano acaba-se praticamente o suporte. Deixa logo de aparecer actualizaçoes de software e bios, a nao ser que fosse algo mesmo grave.

Tambem nao me admirava a Nvidia qualquer dia largar o suporte a graficas "não-Cuda" ou seja Serie 6xxx e 7xxx.

Última edição: 9 de Março de 2009
  18. timber

timber Zwame Advisor

Toda a gente sabe que as gráficas só tem suporte real duns 6 meses. A partir daí é só cumprimento de calendário para encher chouriços.

A único coisa que este anúncio tem é apresentar uma lista clara.

19. Merkury

Merkury [email protected] Member

Boas,
    Antes de tudo, havia por aqui um utilizador de uma HD2600 que tinha medo que nós sejamos "next". Eu acho que não... As nossas gráficas nem 2 anos no mercado têm, além demais, existem demasiadas pessoas para eles caírem na asneira de fazer isso...
    Como utilizador de um placa gráfica das que vai ser "next", concordo e discordo com esta notícia:
    Concordo nos termos em que:
    -As placas novas não têm ainda drivers decentes para ubuntu(e quanto mais gente a trabalhar nas novas, mais cedo teremos drivers);
    -Temos alguns bugs que não foram resolvidos/optimizados.
    -A tecnologia tem de avançar! Estar a lançar drivers para gráficas com mais de 5 anos acho desnecessário, porque todo o poder que elas podiam dar, já deram à 1 ano e meio ou 2(ou até mesmo mais)...

Discordo em:
    -Utilizadores vêm-se agarrados 2 ou 3 meses para drivers especificas para algo(distros de linux, por exemplo)...
    -Há por aí gráficas com 3 anos que não deviam ser descontinuadas tão cedo...

Cumprimentos...

20. FastBoy

FastBoy Power Member

Boas

Quando comecei a ler este tópico veio-me logo a ideia a primeira coisa que disseste, poucas ou nenhumas são as melhorias significativas no upgrade dos drivers da gráfica. Tanto que também já não o faço (a não ser de muito em muito tempo ou quando surge um problema num jogo).

Agora outra coisa completamente diferente é dizeres que nforce 2 não tem suporte para o Vista. O facto de não haver driveres para download para o Vista e W7 não quer dizer que não haja suporte. Que eu saiba (e sei porque tenho a plataforma com o Vista), os drivers estão lá todos nativamente no Vista. E porquê? Achas que foi a microsoft que andou a inventar drivers?
    Ou terá sido a nvidia que andou a desenvolver drivers em paralelo com o desenvolvimento do Vista no sentido de serem testados pela microsoft, aprovados e integrados no SO? E isso faz todo o sentido, a plataforma é antiga, as suas virtudes são bem conhecidas, os seus problemas tambem, fazer bons drivers que provavelmente não vão apresentar problemas é bastante mais facil. E depois, quando se descobre um problema que justifique um update do driver, lá aparece ele no windows update (e mais uma vez não é a microsoft que faz estes drivers).

cump.

Partilhar esta Página