Motherboard ATI RS780 DX10 & RD790 chipset

Vejam este board:

j780g1.jpg


http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=7490&Itemid=37

eh pah, para media center é brutal :x2:

sim, usa SO-DIMM, cujo mercado está saturado (basta ir aos classificados e ver a quantidade de 512 mb DDR2)

Já existe há venda em Portugal?

Cumprimentos,
:kfold:
 
Ja andei a pesquisar, mas ñ sei como não encontrei...

Qual é a gráfica que dá para fazer hybrid-crossfire? é a HD3450? já alguem comprou uma gráfica dessas e emparelhou com este chipset? Gostava de saber se dá resultados ou não.

Se eu puser uma destas gráficas na minha 780G... vai acontecer a mesma coisa que é suposto acontecer nos novos portáteis AMD em que se a gráfica dedicada não estiver a ser utilizada o pc utiliza a gráfica onboard?

Cumps
 
Última edição:
Qual é a gráfica que dá para fazer hybrid-crossfire? é a HD3450? já alguem comprou uma gráfica dessas e emparelhou com este chipset? Gostava de saber se dá resultados ou não.

Se eu puser uma destas gráficas na minha 780G... vai acontecer a mesma coisa que é suposto acontecer nos novos portáteis AMD em que se a gráfica dedicada não estiver a ser utilizada o pc utiliza a gráfica onboard?
este link.

Hybrid Crossfire com o 780G/GX e placas gráficas das séries 2400 ou 3400. A mais usada é a 3450, por ser absurdamente barata :p

Quanto à segunda parte da pergunta, pelo menos teoricamente deveria funcionar exactamente assim, havendo a escolha de utilizares uma ou as duas placas. No entanto, acho que o PowerPlay ainda não está preparado para isso (pelo menos quando o 780G foi lançado não estava), e as duas placas ficam sempre ligadas.

A NVIDIA tem duas soluções semelhantes, e mutuamente exclusivas: com um IGP na série 8000 é possível juntar uma 8400GS ou uma 8500GT e ter HybridSLI, com as duas placas a funcionar ao mesmo tempo; ou, com uma 9800GTX ou GX2, desligar a gráfica dedicada caso não seja necessária.

Convém dizer que qualquer dos dois sistemas ainda está na infância... Foram lançados há menos de meio ano (três meses, salvo erro), e por isso provavelmente haverá novidades interessantes nas próximas gerações de drivers e de placas.

Cumps.

Miguel
 
Vou comprar 1 placa absurdamente barata :D Pelo menos experimento... o 780G é do meu pc secundário (servidor, pc de net, daí eu querer que a gráfica se desligue quando não está em 3D), mas de vez em qd a minha namorada quer fazer uns joguitos em rede contra mim e a HD3200 apesar de mt boa, não dá pra muita fruta... assim gostava de melhorar um bocadinho a qualidade dos jogos... e espero que o 780G no futuro possa ter suporte para as HD4450, ou algo mais possante para se poder ir evoluindo... uma vez que a limitação de as gráficas funcionarem com este chipset é de certeza software.

Cumprimentos
 
uma vez que a limitação de as gráficas funcionarem com este chipset é de certeza software.
E não só. A partir de certa altura, o Hybrid-Crossfire deixa de fazer sentido por completo... Uma 4870X2 (sim, estou a exagerar de propósito) não tem absolutamente vantagem nenhuma em adicionar o poder de processamento do HD3200 (a diferença seria quase irrisória), podendo inclusivé perder muita performance por causa das limitações do CrossFire X com três ou quatro placas (embora isso também seja limitação dos drivers)...

Ainda assim, faz todo o sentido que estas monstruosidades de consumo possam ser desligadas quando a parte 3D não está a ser utilizada, e isso presumo que seja, de facto, uma questão de software.

Não sabia que as 4450 já tinham saído. Provavelmente o Hybrid-Crossfire também deve funcionar com elas, ou deve poder vir a ser utilizado. As HDx450 geralmente têm specs muito semelhantes em termos de número de blocos de shaders, bus de memória e até memória, por isso não deve ser muito difícil de adicionar suporte para a HD4450 nos drivers.

Cumps.

Miguel
 
Penso que seja possivel no futuro lançarem este chipset também para intel, pelo menos no seguimento do chipset ATI Radeon™ Xpress 1250 que é compativel com Intel tal e qual a Abit F-I90HD que tenho no media center com um E4400.

Mas mesmo sem a compatibilidade para intel está um espectáculo, aquela mini-itx então está assoladora, alguém sabe onde arranjar uma fonte á medida dela?
Era porreirissima para fazer um sistema "á la I-Mac". PC + monitor num só volume.

P.S. - Tive a ver o site da bichinha e parece-me muito bem construida, com condesadores de aluminio, 128Mb de memória, embalagem apelativa e o nome também tá porreiro... Minix.

Esquema Geral
http://www.jwele.com/UserFiles/jwele.com/1217225708.jpg

Aqui pode-se ver mais detalhadamente o layout e o dissipador.
1217225097.jpg


Aqui fica a página: MINIX
 
Última edição pelo moderador:
Penso que seja possivel no futuro lançarem este chipset também para intel
Acho complicado isso acontecer... O X1250 ainda é da era ATI, e a AMD forçou os fabricantes a não o utilizarem (o que levou a que só a Abit e a ASRock tenham boards baseados nele), por isso não me parece que saia alguma coisa tipo 780G para Intel. O que é uma tremenda pena, o chipset é brutal...

Mas mesmo sem a compatibilidade para intel está um espectáculo, aquela mini-itx então está assoladora, alguém sabe onde arranjar uma fonte á medida dela?
Chamam-se PicoPSU, têm potências disponíveis entre os 60w e os 120W, e têm o tamanho de um conector de 20 pinos (literalmente, a fonte encaixa-se directamente no conector, e tem uns 2cm de altura). O fabricante é a Mini Box, e podes encomendar pela Mini ITX ou pela PowerOn (tens de procurar, a secção Mini-ITX está escondida, e creio que eles encomendam da Mini ITX).

Cumps.

Miguel
 
Isto é tudo muito bonito, mas e caixas para estas boards? Não consigo encontrar grande coisa...
Bem, cá em Portugal creio que só a ***** importa caixas Mini-ITX; talvez a PowerOn também tenha, uma vez que importam material Mini-ITX.

Se quiseres ir para o estrangeiro, tens a loja on-line da Mini ITX e, do lado de lá do Atlântico, a Mini Box também vende. a CarTFT, salvo erro, também deve ter qualquer coisa.

Cumps.

Miguel


P.S.: As caixas Mini-ITX são impressionantemente caras, atendendo ao tamanho...
 
atenção que algumas caixas já trazem fonte. Só que a maioria das caixas e fontes mini-ITX não tem a ficha 4 pins pro CPU :(
 
Pois, ando ao tempo com ideia de construir um HTPC e estas boards sem duvida q são do melhor para HTPC, mas só a board e processador não chega, quero uma caixa pequena e bonita e realmente não consigo ver nada que agrade. Obrigado pelos links.
 
É só para anunciar que hybrid-crossfire é 1 granda treta :D Vi-me à rasca pra acertar com a combinação certa de GFX-GPP-IGFX-PCI na board da ASUS... Depois, tou com o Vista 64bits... o gajo faz boot ainda mais rápido desde que adicionei a HD3450, mas ao inicializar, nota-se que as drivers demoram muito tempo a carregar e tenho lags de desktop até a driver "assentar", ou pura e simplesmente o pc empanca. Experimentei deixar o pc ligado a noite toda para desfragmentar e tal e hoje de manhã liguei o gajo... ñ tinha imagem... reset pra cima... apenas acho que as drivers estão verdes e mirradas... ñ se metam nessa aventura com as Catalyst 8.8

Cumps
 
Back
Topo