1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ATI RV770 | Radeon HD 4800 séries

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por .DX., 22 de Novembro de 2007. (Respostas: 2260; Visualizações: 202433)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. .DX.

.DX. Power Member

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4348&Itemid=1

Última edição pelo moderador: 5 de Dezembro de 2007
  2. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

Ou seja:

Dantes tinhamos os cpu's na crista da onda (se pusermos de parte os chips das memórias) e os gpu's vinham atrás.

agora, na ATI/AMD é ao contrário... caso para pensar.

porque, se a AMD tem chips a 55nm, e demorou tanto tempo a meter 65nm nos seus cpu's ??

conclusão..mais vale mandar tudo pra TMSC e vender as fábricas!!!
    tieria cpu's a 55nm nos dias de hoje

3. Xmeagol

Xmeagol Power Member

Acho que não ia compenssar

4. blastarr

blastarr Power Member

A TSMC não tem -nem quer ter- licenças para produzir em SOI e SSOI, os processos de fabrico críticos das CPU's da IBM, e que a AMD também usa.
    Dos fabricantes externos só a Chartered (em Singapura) o utiliza -porque a IBM é uma das accionistas- e a AMD já lá produz alguns modelos low-end e mainstream (A64's, Sempron's, etc).

Não podemos confundir processos "custom" (Intel, IBM, AMD, Chartered) com processos "bulk" (TSMC, UMC, SMIC).
    São direccionados para mercados e desenhos bem distintos.

5. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

Eu entendo..

no fundo o Core da X2900XT é "muito simples" quando comparado com um cpu.. pelo que sei, o core da X2900XT são várias unidades paralelas iguais!!

mesmo assim, acho que se poderia fazer uma experiência!

6. mascarilha

mascarilha I folded Myself

cumps

Última edição: 25 de Novembro de 2007
  7. Crusher

Crusher Power Member

Veremos se será um chip mais equilibrado... pelo menos na relação do número de ROPs com as restantes unidades do chip para obter melhor performance com o AA ligado.

É que agora estive a ver aqueles últimos benchmarks do CF de HD3870, e os maiores ganhos com CF foram bem maiores com o AA ligado.

8. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Também prometiam mundos e fundos com na R600 e foi o que foi...

9. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Não sera marketing??
    De qualquer maneira, má nao deve ser, é uma potencial candidata à substituiçao da minha grafica actual...

10. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Lembras-te das FX 5800 (nv30)? Também iam arrasar, chegaram tarde e desiludiram. Mas a nVidia lá se endireitou e aprendeu a lição com os erros. Não poderá a ATI fazer o mesmo só porque o nv fanboys não querem?

11. lucalzada

lucalzada To fold or to FOLD?

Poder...elas tem até de sobra...o que lhes falta é "calibragem"...ou seja...o poder não está repartido como deve ser...e isso é evidente em aplicações do tipo (jogos)...e não em GPGPU.

Como deves imaginar...isto são rumores :D

12. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Claro que pode fazer o mesmo.

Apenas não se pode ligar a este Markting com meses de antecedência...

Ainda me lembro quando a 8800GTX saiu, o pessoal a dizer que era melhor esperar 3 meses porque a verdadeira gráfica nextgen ia ser a R600.. Dobro da performance e não sei que mais. Basta ir ver os posts dessa altura. Bem, não esperaram 3 meses, esperaram sim 6 meses por uma grafica pior que a 8800GTX :)

Logo o melhor é mesmo só falar quando elas tiverem cá fora.

13. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Mas que markting com meses de antecedencia?
    Isto é Fudzilla homem.....

Actualmente a unica coisa que a ATI ja demostrou foi o R680 prototipo a jogar Call of Dutty e com lançamento daqui a 2 meses.

14. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

Nvidia 1Tera

agora a R700 2 Tera...

bom.. nem quero ir por esse caminho

uma coisa é certa. A gama FX serviu de licção para a Nvidia.. vamos esperar que a Gama X2xx tenham também servido de lição para a ATI.

e que daqui pra frente aprendam.

15. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Para a semana aparece uma noticia a dizer que a Nvidia é 3 teras. E depois na semana a seguir alguém diz que a ATI é 4 teras.

16. Crusher

Crusher Power Member

Lembrando um pouco as coisas para o lado da ATI:

R100- 3 TMUs por pipeline. Acho que não havia nenhum jogo na altura que beneficiase de um TMU extra logo foi um desperdício de silício. A Matrox Parhelia tinha até 4 TMUs por pipeline. Ambas foram encostadas já que a Nvidia tinha melhores produtos/drivers.

R200- Passou para 2 TMUs por pipe que era o ideal para altura. Bastava ver a diferença em performance em alguns jogos entre a 8500 e uma Radeon 9000 que foi lançada mais tarde e tinha apenas um TMU por pipe. Apesar do PS1.4 ter sido um bom avanço, a placa ainda perdia para a GeForce4 Ti. Os drivers também era o calcanhar de Aquiles do R200 e foi nesta altura que foram lançados os Catalyst que prometeu actualizações de drivers em cada mês.

R300- Nem é preciso falar deste. Foi um chip perfeito na altura... também um bocado por culpa do que o NV30 oferecia, ou não.

R420- Não passou de um R300 mais musculado. Só perdia nas questão da falta de suporte para SM3.0. A Nvidia indereitou-se com o NV40.

R520- Suporte para SM3.0 finalmente, mas o chip teve um curto período de vida, sendo substituído pelo R580. O R580 revelou-se um chip maduro, pelo que basta ver a sua performance em jogos actuais para os G7x.

R600- Bom nalguns aspectos, mas no geral um chip pouco equilibrado. Um bus de 512bits que não se entende, baixo número de ROPs comprometendo a sua performance com AA entre outros. Guloso por energia.

O RV670 veio corrigir certos aspectos do R600 e deixou de ser tão caro de produzir.

Como se pode ver, qualquer empresa passa por momentos baixos, mas a partir do menos positivo aprende-se bastante. Digamos que o R300 e o R580 para mim foram os melhores produtos feitos pela ATI. Mas também convém não esquecer que este "Halo Efect" é reforçado quando a concorrência não oferece produtos competitivos.

17. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

o R670 não vem corrigir nada do r600..pelo que sei as caracterísitcas continuam as mesmas...
    ou seja, os rácios de tmu's e unidades de textura..

é só mesmo um refresh a 55nm

18. Zarolho

Zarolho Power Member

Brief R700 Slides

http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2.../kaigai404.htm
    vr-zone forums (newzhunter)

Translation- (Thanks to Wesker776)

Pic 1- Title: Estimated Trend of High End GPU's

Single GPU Card
    R600 Generation
    (top to bottom):
    First box: Because die is large it has a wider memory interface
    Second box: Huge (monolithic) GPU unit
    Third Box: The link supports multi video cards for better performance

Dual GPU Card
    R680 Generation
    (top to bottom):
    First Box: The memory is seperated (independant), and now a memory duplicate overhead now occurs.
    Second Box: Between the GPU's, there is no connection
    Third box (bottom left): Both GPU's perform independant tasks, and there is a possibility of execution overhead
    Fourth box (bottom right): GPU die size is half of the previous high end

Dual Die GPU
    R700 Generation?
    (top to bottom):
    First Box: Shared memory has minimum latency, and both can be accessed
    Second Box (left): GPU die is half the size of previous high end die
    Third Box (right): GPU's are connected to eachother via high bandwidth, low latency interconnect
    Fourth Box (right): It is an Multi Chip Module design (multiple dies on the same substrate), and this allows high bandwidth connection
    Fifth Box (left): The GPU's are connected very closely and perform together in tandem to minimise overhead.

Second Picture
    Dual Die GPU Power Saving Schemes

Left Hand:
    High Voltage

Right Hand:
    Low Voltage

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=168187

Última edição pelo moderador: 5 de Dezembro de 2007
  19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Já existia uma thread sobre o R700, portanto fiz um merge ;) Evitem sff abrir vários tópicos sobre a mesma coisa...

Então o R700 será 2 chips no mesmo package, a semelhança dos quad-cores da intel actualmente. Mas desta vez a memória é partilhada, logo não há duplicação do conteúdo, como ocorre nas soluções dual GPU ou SLI/crossfire, certo?

assim teremos o verdadeiro dual GPU ;)

20. S1nnless

S1nnless What is folding?

Foi o primeiro exemplo que me surgiu para comparação na minha cabeça: o kentsfield da Intel. Suponho que esse género de solução (poderemos chamar-lhe de GPU's Dual-core?) seja bem mais eficaz que o SLI/CrossfireX e não tenha problemas em jogos que não suportem essas tecnologias.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página