ATI RV770 | Radeon HD 4800 séries

Status
Fechado a novas mensagens.
Não, o nome não faz o Chip.

Mas normalmente muda-se de nome, quando existe um redesenho do chip ;) Para melhor claro.


Por isso em 2008, ou vemos R6xx com mais Mghz para cima, ou vemos crossfire de R6xx... mas tudo na mesma arquitectura que já de si é pior que o G80.


Quanto à Nvidia vai lançar já agora em 2008 uma nova arquitectura... E se bem me lembro, uma placa topo de gama da Nivida costuma ter o dobro da performance, da topo de gama da geração anterior.

bem, eu acho que uma "arquitecura" deve ser avaliada por algo mais que apenas o desempenho, dado que o desempenho depende de muita coisa (drivers, por exemplo - que é algo de extrema importancia), e uma arquitectura, é so isso. eu posso ter um grande chip, com um desenho/arquitectura excelente, super inteligente... mas se não o souber aproveitar com software apropriado, ele não me vale de grande coisa, e pode ser ultrapassado por um chip da treta com software devidamente optimizado para o efeito.
o r600 é um chip que pode sofrer alterações, em muito mais campos que apenas a frequencia de relogio.

olhando um bocado para o mundo dos processadores (coisa que não tem muita utilidade nesta discussão, btw), pode-se dizer que os Core 2, usam uma arquitectura semelhante aos Pentium M... e no entanto, os nomes dariam a entender que muito mais mudou.

o proprio R700, não significa que o conceito base por trás do desenvolvimento do chip, não seja o mesmo por trás do do R600... e conceito base, é algo a que eu tendo a olhar mais como "arquitectura".

mas arquitectura, é uma palvra que ja anda um bocado deturpada, de tanto que se fala nela, muitas vezes, sem sentido nenhum.
 
hehehehehe
R800? isso é para quando? 2011? :lol: sorry tinha de aproveitar! :D

R700 queres tu dizer! :D

eu sou mais a favor de single gpus do que colanços... soa me sempre a coisa geradora de calor excessivo! :D
Se leres bem está lá R700.. :D

Com a redução dos nanómetros é capaz de ser uma boa ideia.. E os Cpu's multicore começaram por ser também uma colagem de dois cpu's para formarem um só..
Com o avanço da tecnologia, novos materiais e menos nm a ideia de uma placa multi-Gpu tem tudo para funcionar..
 
Se leres bem está lá R700.. :D

Com a redução dos nanómetros é capaz de ser uma boa ideia.. E os Cpu's multicore começaram por ser também uma colagem de dois cpu's para formarem um só..
Com o avanço da tecnologia, novos materiais e menos nm a ideia de uma placa multi-Gpu tem tudo para funcionar..

Ou não.
Se o processo de fabrico encolhe, é ainda mais simples fazer GPU's com grandes quantidades de shaders, tornando esta solução de duas GPU's num PCB e cooling complexos numa espécie de "fuga para a frente" desesperada.

Não compares a situação com as CPU's. As GPU's têm um modo de funcionamento essencialmente multi-core desde há muitos anos (blocos autónomos de shaders, TMU's, ROP's, controladores de memória, etc).
A renderização gráfica sempre foi uma tarefa de processamento paralelo.


Foi apenas pela dificuldade em criar verdadeira velocidade a partir de desenhos complexos como o são as CPU's x86 "out-of-order" modernas que a necessidade de acompanhar a Lei de Moore levou à simples "duplicação" de recursos em vários cores, pois o multi-tasking já existía em CPU's single-core há muito...
 
Então também podes concluir isso para a R680.
Geração anterior -> R600
Uma RV670 é superior á R600. Duas RV670 no mesmo PCB dão o dobro teorico. Na pratica não será tanto assim mas não andará longe disso.

E a RV670 tem uma melhor arquitectura que a G8x. Talvez te tejas a referir é a G92 que é ligeiramente superior á HD 3870, mas ai ja é a arquitectura G9x.

É melhor? Tem é mais Mhz em cima...


Toda a gente sabe que crossfire e SLi não dão nem lá perto o dobro da performance... Aliás em muitos jogos nem sequer dá 1fps a mais...

E depois ainda é preciso esperar por drivers específicos para os jogos, para poderem suportar o crossfire ou sli. E como é normal, não fazem esses drivers para todos os jogos, estavam lixados...
 
É melhor? Tem é mais Mhz em cima...
Tem mais 35Mhz no core (uma fartura) e metade do bus e mesmo assim em grande parte das situações é melhor que a HD 2900XT.

Ansatsu disse:
Toda a gente sabe que crossfire e SLi não dão nem lá perto o dobro da performance... Aliás em muitos jogos nem sequer dá 1fps a mais...

E depois ainda é preciso esperar por drivers específicos para os jogos, para poderem suportar o crossfire ou sli. E como é normal, não fazem esses drivers para todos os jogos, estavam lixados...

Em principio eles disseram que iam ter um Driver que activava AFR em todos os jogos sem ser necessário o jogo ser suportado ou optimizado.
Vamos esperar para ver. Ate la saem 2 releases de drivers, para introduzir esta especificação e melhorar o crossfire.
 
Última edição:
É melhor? Tem é mais Mhz em cima...


Toda a gente sabe que crossfire e SLi não dão nem lá perto o dobro da performance... Aliás em muitos jogos nem sequer dá 1fps a mais...

E depois ainda é preciso esperar por drivers específicos para os jogos, para poderem suportar o crossfire ou sli. E como é normal, não fazem esses drivers para todos os jogos, estavam lixados...

Algo que me custa ver e ler sobretudo neste fórum, é as pessoas a comentarem/criticarem com base em "mitos" ou na opinião de "terceiros" (imprensa), ou então na ausencia de qualquer experiencia...

Sem mais palavras, recomendo leitura atenta:

http://www.*****.net/showpost.php?p=215397&postcount=6

«...Em relação ao Crossfire, fiquei também agradávelmente surpreendido, por ter visto que os horrores do passado (CF de x1900xtx), já são isso mesmo... coisas do passado.
O Crossfire foi já melhorado com ligações internas entre gráficas e um suporte decente a nível de drivers e jogos.

Todos os jogos testados com o CF se portaram muito bem, tendo praticamente duplicado os frames debitados mesmo com o dobro dos filtros AA que nos testes só com uma placa.
Excepção feita ao jogo World in Conflict, que apresentou uma anomalia a nível de performance assim que se activam os filtros de 2xAA e 4xAA e o jogo Crysis que não detecta nem corre o CF...
Ambas as situações pelo que as empresas indicaram, estão relacionadas com problemas de actualização dos jogos (patchs) e melhoramentos nos drivers, e que em ambos os casos estão a ser feitas todas as diligencias para que tudo seja resolvido...»
 
Última edição:
2 chips colados? nao obrigado! '(


eu aceito obrigado , alias deve vir susbtituir as minhas hd3870 se tiver pelo menos a mesma performance :) (estou estupefacto com desempenho do CF)


ja vi a receita no passado...
estas a comparar esta grafica com a 7950GX2 de dois PCB´s onde na altura a tecnologia ....

parece que a historia se repete...:'(

então mas ja sabes a performance da HD3870X2 ??



BTW: data de lançamento prevista para HD3870X2 é dia 28 janeiro ;)


cumprimentos
 
Última edição:
Tem mais 35Mhz no core (uma fartura) e metade do bus e mesmo assim em grande parte das situações é melhor que a HD 2900XT.

Equeceste-te de dizer que a AMD compensou de alguma forma, montando GDDR4 a 2.2GHz (70.4 GB/s), em vez de GDDR3 a 1.6GHz (102.4 GB/s).
E alterar o core para suportar o DX10.1 também implicou aumentar o tamanho dos buffers internos, o que ajuda a explicar muita coisa...

O R600 foi um produto de completo "overkill" em specs no papel, mas com performance bastante inferior à concorrência no mundo real.
O RV670 foi assim apenas um constatar por parte da empresa daquilo que era redundante no core.
 
Equeceste-te de dizer que a AMD compensou de alguma forma, montando GDDR4 a 2.2GHz (70.4 GB/s), em vez de GDDR3 a 1.6GHz (102.4 GB/s).
E alterar o core para suportar o DX10.1 também implicou aumentar o tamanho dos buffers internos, o que ajuda a explicar muita coisa...

Mesmo assim o GDDR4 tem mais latência que o GDDR3, a menos que estas novas versões do GDDR4 tenham minimizado esse factor.
E tb ha uma diferença de 30Gb/s entre ambas que é muita coisa.
 
Mesmo assim o GDDR4 tem mais latência que o GDDR3, a menos que estas novas versões do GDDR4 tenham minimizado esse factor.
E tb ha uma diferença de 30Gb/s entre ambas que é muita coisa.

A diferença entre a R600 XT GDDR3 e a R600 XT GDDR4 era quase tão grande como essa e na práctica a performance era idêntica.

Além disso, por haver menos ring-stops no controlador de memória da RV670 essa latência é perfeitamente anulada...
 
eu aceito obrigado , alias deve vir susbtituir as minhas hd3870 se tiver pelo menos a mesma performance :) (estou estupefacto com desempenho do CF)



estas a comparar esta grafica com a 7950GX2 de dois PCB´s onde na altura a tecnologia ....



então mas ja sabes a performance da HD3870X2 ??



BTW: data de lançamento prevista para HD3870X2 é dia 28 janeiro ;)


cumprimentos
bah tu tens de admitir que és um bocado fan da ati :x2:

gostas do vermelho eu sei :D :lol:

eu apesar de ser do benfica, nao fiquei completamente convencido com estas HD... sim sao boas mas vi muitas reviews bem vistas e vejo que ainda ha muito para fazer...

quanto ao crossfire, acho que têm exagerado MUITO quando dizem que duplica a performance... pelas dezenas de reviews feitas (home made ou de sites da especialidade) aumentos de 50% (quando se chega la) nao sao duplicar performance! E no fundo o crossfire tem o mesmo mal do SLI... depende de drivers! :x2:

outra coisa, meter fraps e fazer SS nao é a mesma coisa que calcular media, minimos e maximos como alguns benchs como devem ser fazem!:007:
 
e a existência de uma R690 ????

não seria inédito...

sair a R680 (dual GPU) e uma R690 em 2008 !!!

what's the big deal ???


Let's wait and see, as usual...
falar antes do tempo, nunca dá bom resultado...eu que o diga.
 
e a existência de uma R690 ????

não seria inédito...

sair a R680 (dual GPU) e uma R690 em 2008 !!!

what's the big deal ???


Let's wait and see, as usual...
falar antes do tempo, nunca dá bom resultado...eu que o diga.

Correcto.
Agora que a ATI está de volta cada com bons produtos lançados a tempo, não fazia grande sentido dizer que agora vão parar por completo.

Ja em Janeiro, daqui a 1 mês saem 3 novos modelos HD 3xxx:
AMD Announces R680, RV620, RV635 Graphics Cores
http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=10033

Serão as HD 3900, HD 3600 e HD 3400 ficando a partir dessa altura com todos os produtos a 55nm.

A isto segue-se uma nova FireGL também em Janeiro:
http://www.3dprofessor.org/Reviews Folder Pages/FireGLV8650/FireGLV8650P1.htm
http://ati.amd.com/products/fireglv8650/index.html
http://ati.amd.com/products/workstation/techspecs3.html

Novas boards tb em Janeiro com IGP. As RS780:
http://www.beyond3d.com/content/news/541

Não me parece que vão parar por aqui.... ou que depois de estes lançamentos todos fiquem 18 meses parados.
A secção de CPU´s da AMD é que parece andar parada no tempo. A dos GPU´s ta ai outra vez a todo o gás.
 
Última edição:
bah tu tens de admitir que és um bocado fan da ati :x2:

gostas do vermelho eu sei :D :lol:

eu apesar de ser do benfica, nao fiquei completamente convencido com estas HD... sim sao boas mas vi muitas reviews bem vistas e vejo que ainda ha muito para fazer...


Eu fan da ATi ?? (por isso e k ultimamente até tenho tido mais nvidias do que ATis , sou Fan do que acho melhor soluçao preço/desempenho , só isso!

agora nao gosto e ver comentarios sem nenhum sentido ou sem argumentos , esses sim mtas das vezes vindos de Fans (seja da Nvidia ou da ATi)


tanto me ves a argumentar contra ATi fans como nvidia Fans ( neste caso foi contra nvidia Fan)


mas tens razao numa coisa , gosto mto do vermelho (sou do benfica á 28 anos ) e mesmo a nivel de cores gosto mais do vermelho do que do verde :D





outra coisa, meter fraps e fazer SS nao é a mesma coisa que calcular media, minimos e maximos como alguns benchs como devem ser fazem!:007:


pelos vistos nao estas familiarizado com o Fraps , caso nao saibam quando metem o fraps a correr e vao jogar ele calcula os Fps minimos , maximos e faz a média ,ate podes mete-lo a correr durante um nivel inteiro de um jogo , melhor que isto e impossivel !!!!


quanto ao crossfire, acho que têm exagerado MUITO quando dizem que duplica a performance... pelas dezenas de reviews feitas (home made ou de sites da especialidade) aumentos de 50% (quando se chega la) nao sao duplicar performance!


as vezes ate xega a ser 80% :)


Mesmo em relaçao ao Crysis onde ainda so existe um HOTFIX a 1680x1050 High settings ganhei 55% de single para CF e ganhei 40% da 8800GT para CF :)


Crysis single card 3870 = 25 fps
Crysis CF 3870 OC = 39
Crysis 8800GT OC = 28 fps



isto no bench pois no jogo mesmo tenho mais fps (ha partes do jogo onde chego a ter 50 e tal fps a 1680x1050)

cumps
 
Última edição:
Não ? já vi ai hd 3870 a 199€ e o minimo que via 8800gt foi a 239€ sempre são 40€ para mim 2 , 3 , 4 ou 5 fps em alguns jogos não justifica os 40€ .

Tava com ideia que os preços das duas placas sempre tiveram muito idênticos.
Não sei como andam os preços agora, mas quando sairam, ambas custavam 250€.


5fps pode fazer toda a diferença.

Se por exemplo no Crysis, uma dá uma media de 25 fps, e a outra uma media de 30fps. Sim, os 40€ valem bem a pena.
 
mascarilha. E a HD3870 é melhor em preço/desempenho que a 8800GT?

I don't think so.

Eu nao comprei UMA hd3870 , comprei Duas .........

T

5fps pode fazer toda a diferença.

Se por exemplo no Crysis, uma dá uma media de 25 fps, e a outra uma media de 30fps. Sim, os 40€ valem bem a pena.


25 Fps para hd3870
28 Fps para 8800GT

(Isto no crysis a 1680x1050 @ High settings @ XP)



para quem dizia que crossfire nao rende uma olhadela no topico das hd3870 , acabei de postar testes do Crysis "In Game" com crossfire (isto no crysis que é o jogo onde CF ainda nao esta a 100%)


cumprimentos
 
Última edição:
nao é so uma placa com menus 3fps a costar -40euros eu comprei a 3870 minha por 199 e tou super satisfeito, e uma placa silenciosa, cooler 5estrelas dual slot expira o ar quente para fora nao fica dentro da caixa como as single slot, é LINDA estéticamente imho, o CF ta a dar cartas, agora so nao ve quem nao quer... ja para nao falar em future proof dx10.1 mas para min isso é igual ao aço, HDMI blabablabla
 
No New Graphics Architectures in 2008, Says AMD

Advanced Micro Devices revealed during its Analyst Day that it has no plans to release a new family of graphics processing units (GPUs) in 2008, as planned. The decision seems to support the general plan to cut capital expenditures in order to return to profitability, but pose a lot of threat to performance of the firm’s graphics product group, the former ATI Technologies.

Rick Bergman, who is senior vice president and general manager of AMD graphics products group (GPG), did not talk about long-term future of the former ATI business, the Radeon GPUs; but concentrated on talking about current achievements of AMD/ATI, ATI CrossFire X technology as well as products of not-too-distant future, namely ATI R680, ATI RV620 and ATI RV635.

Nevertheless, Mario Rivas, who is executive vice president of computing solutions group revealed in his presentation that the code-named ATI R700-family of products will only be available in 2009.

Apparently, AMD’s next-generation Leo platform, the successor of current Spider platform, will only feature code-named ATI R6xx (ATI Radeon HD 2000-series and ATI Radeon HD 3000-series graphics cards) graphics adapters. The AMD Leo platform is due in 2008, whereas its successor – the so-called AMD Leo Refresh platform – that is scheduled to arrive in 2009 will sport code-named ATI R7xx graphics cards. In addition, ATI R700-series graphics will be featured with Kodiak and Cartwheel platforms, which are also scheduled to debut in 2009.

Earlier this year AMD’s Rick Bergman said that Leo platform will have a new core-logic (AMD RD800-series) as well as “a new high-end GPU family as well”. But AMD decided not to release its AMD RD800-series chipsets in 2008 as well as the new GPU family. As a consequence, the new platform for enthusiasts will have to rely on AMD 780-/790-series chipsets as well as ATI Radeon HD 3800 X2 graphics boards, the currently available technology. Basically, the key feature of Leo platforms seems to be AMD Phenom processor made using 45nm process technology with build-in DDR3 memory controller.

Even though with DirectX 10.1-supporting graphics processing units (GPUs) available ATI/AMD does not need to update feature-set of its graphics chips until the new Microsoft Windows operating system with new DirectX 11 comes out, AMD tremendously needs to increase performance of its GPUs dramatically in order to stay competitive in general and in the high-end high-margin segment in particular. Without ATI R700, AMD will have to offer its graphics products only in the price-sensitive markets, as it happens presently due to the fact that Nvidia Corp. captured the whole market of graphics cards that cost 400 and upwards. If Nvidia releases a new family of GPUs in 2008, AMD will have to withdraw even from the markets where it does compete now.

The reasons behind the delay of ATI R700 are unclear, but are believed to be related to AMD’s intention to cut down the research and development (R&D) expenses. The consequences of the decision may be dramatic, if not fatal, to AMD’s graphics product group, as state-of-the-art graphics technologies not only enable graphics cards that retail for the price as high as $849, but also open the door to video game consoles, which sell in hundreds of millions quantities.

Source: X-bit labs
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo