ATI RV770 | Radeon HD 4800 séries

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Epa, ou essa imagem da placa é somente de uma "non-working" engineering sample ou a coisa já está mesmo bem adiantada. Mesmo que seja necessária alguma revisão do actual chip, dá bem ideia de quem podem começar em breve em "mass production" e termos boas quantidades em Junho. :)
Pois, por já ter PCB, que vir em junho é bem credível.

Espero que seja desta que a ATI dê um salto para competir no topo com a nvidia também, tal como o high-end
 
Pois, por já ter PCB, que vir em junho é bem credível.

Espero que seja desta que a ATI dê um salto para competir no topo com a nvidia também, tal como o high-end

E para combinar era começarem a sair as novas revisões de Phenoms com clocks mais altos para acompanhar os Core 2... Podia ser que a AMD/ATI conseguisse renascer :P

Esperemos que a ATI faça com as HD4000 aquilo que a NVIDIA não está a fazer com a Geforce 9.
 
bem isto agora com a ati/amd anda tudo maluco a cada 6 meses sai uma grafica nova toda top de gama que faz e a contece e so digo isto estamos e entrar numa era muito acelerada do hardware vamos la ver no que isto vai dar
 
bem isto agora com a ati/amd anda tudo maluco a cada 6 meses sai uma grafica nova toda top de gama que faz e a contece e so digo isto estamos e entrar numa era muito acelerada do hardware vamos la ver no que isto vai dar

Pelo contrario... estamos é estagnados (embora no fim da estagnação). Pois saem novos modelos mas a performance é quase igual.
 
Pelo contrario... estamos é estagnados (embora no fim da estagnação). Pois saem novos modelos mas a performance é quase igual.

E quem comprou a 'ultima' verdadeira topo de gama [8800 Ultra] quando ela saiu até nem pode dizer que foi dinheiro mal empregue pois já há muito tempo que anda no topo e ainda continua por lá, sendo que mesmo muitos dos jogos que estão para vir no proximo ano poderá correr decentemente a resoluçoes elevadas..
 
RV770 launch in May :

Final specification of RV770.
The core frequency of RV770 is a little higher than RV670, but not over 1GHZ. The ram used by RV770 is GDDR5, and the core size is 250 mm2. The stepping A11 GPU's yield is over 71% when recently taped out. And the stepping provided to retail will be the same A11 stepping. Whether stepping A12 will be provided is not known yet. The detail specification of RV770 is just more than two times SP number and TMU number of RV670. The release date of RV770 will be some day in May.



http://bbs.chiphell.com/redirect.php?tid=17279&goto=lastpost#lastpost



cumps
 
Última edição:
RV770 GPU will show up in the end of the second quarter

AMD lineup for GPU, CPU and notebook platforms revealed

Latest news
Monica Chen, Taipei; Joseph Tsai, DIGITIMES [Tuesday 11 March 2008]

AMD has recently notified its partners that the company expects its share in the discrete graphics card market to rise after its next generation RV770 GPU shows up in the end of the second quarter, growing from the current 35% to reach 50% by the end of this year, according to sources at graphics card makers.

AMD has completed DVT sampling for the B3 stepping Phenom processors, and related triple-core and quad-core parts are expected to appear in the channel in April, AMD stated at a recent media event in Taipei, adding that its 45nm quad-core processors, Shanghai for servers and Deneb for desktops, are both on schedule to launch in the second half of 2008.

AMD's 45nm processors have already entered EVT testing, according to sources at motherboard makers, who added they expect to receive samples by August or September.

AMD is planning to launch a notebook processor family codenamed Swift in the second half of 2009. The processors will come in two versions – dual-core Black Swift and single-core White Swift – both will incorporate a graphics processor. Swift and its companion chipset will form the Shrike platform and will support DDR3 memory, noted sources at notebook makers.

Nvidia had no comment regarding AMD's confidence in claiming a 50% graphics market share.


http://www.digitimes.com/NewsShow/MailHome.asp?datePublish=2008/3/11&pages=PD&seq=210

cumps
 
Has Nvidia handed the high end to AMD?
As m'learned colleague Mr Morris pointed out the other week, Nvidia has been making some intriguing product decisions recently. Decisions that might just leave the door open for AMD to retake pole position in the PC graphics market.

All the indications are that Nvidia's new high end graphics card, to be known as the GeForce 9800 GTX, is a frankly feeble revision of its existing G92 GPU. Slightly higher clocks and few detail tweaks is about the size of it.

G92, of course, is itself little more than a mildly modified die shrink of the beastly G80 chip. All of which means the green-tinged graphics goliath has remained essentially static, in terms of high end GPU performance, since the launch of G80 in autumn '06.

And please, let us not speak of the dual-GPU irrelevancy that is soon to be known as the Geforce 9800 GX2. Like every other dual-GPU board ever made, it's an inefficient and deeply unattractive device that's likely to deliver patchy, unreliable performance.

18 months is a long time in graphics

Anyway, the 18 months since the launch of G80 is an incredibly long time in the cut throat graphics game. Moreover, the impending release of the 9800 GTX indicates Nvidia has no immediate plans for a more powerful and complex GPU.

It's likely we won't see such a chip from Nvidia until at least this autumn. Is that complacency? Has Nvidia been too dominant for too long? Or is there an unseen crisis bubbling behind the scenes, a troubled new GPU that has been killed off even before it was born?

It's impossible to say. But either way, I'm convinced that Nvidia will shortly be wishing things had gone differently. Because even a company with a recent track record as poor as AMD's becomes a threat given enough time.

Specifically, that threat takes the form of AMD's upcoming RV770 high end graphics chip, very likely to be sold under the Radeon HD 4800 brand. It might just be a corker.

Based on the latest 55nm production process, the chip is expected to address most of the weaknesses of AMD's current Radeon HD 3800 family. For starters, I hear that the GPU's texture unit count has been doubled from 16 to 32 units, solving the existing HD 3800's most obvious flaw.

Rumour round-up

Then there's the rumour doing the rounds that AMD has nearly tripled the chip's shader grunt. The HD 3800 architecture currently packs 64 shader units arranged in four arrays (ignore AMD's claims of 320 stream processors, it's mostly marketing). The most popular theory for RV770 is no less than 160 shaders in five arrays (or 800 stream processors in marketing parlance).

If the details aren't confirmed, what is almost guaranteed is that RV770 will at least offer some additional functional units - unlike the disappointing GeForce 9800 GTX from Nvidia. Simply put, it's a significantly larger chip built on the same process as the HD 3800. The extra transistors must have been spent on something.

Best of all, it looks like it won't be long before we find out for sure. Early engineering samples of RV770 has been spotted in the wild. It could be on sale before summer is in full swing.
http://www.techradar.com/blogs/article/has-nvidia-handed-the-high-end-to-amd-268534
 
ora bem..

a falha das textures units serem só 16 para 320 shaders...

agora sobem para 32 texture, mas sobem os complex shaders para 800...

ou seja, o afunilamento continua a existir, e parece-me que irá acontecer o mesmo problema...

pior porque, se as contagens estiverem certas o rácio de texture units / shaders units ainda DIMINUIU... WTF ?
 
os "800" shaders units, na verdade são 160.

Deve ser tipo 5 operações por shaders, ficando equivalente a 800 da arquitectura do R600 séries.

Não creio que haja afunilamento.

mas parece que temos monstrinho :D
 
os "800" shaders units, na verdade são 160.

Deve ser tipo 5 operações por shaders, ficando equivalente a 800 da arquitectura do R600 séries.

Não creio que haja afunilamento.

mas parece que temos monstrinho :D

Penso que isso sera o correcto embora pareça um aumento enorme para uma RV (Radeon Value).
O numero de TMU´s deve passar de 16->32 o que por si so ja seria suficiente para aumentar drasticamente a performance. Os shaders nuns sítios dizem 640 outros 800 Sp´s.

Passar para 640 SP´s deve precisar ainda de uma boa quantidade de transistores. Adicionar uma 5ª operação não deve precisar de muitos. As X1950 triplicaram os shaders por muito poucos transistores adicionando as tais 3 operaçoes por ciclo na altura.

O aumento de performance suposto será de 40-50% relativamente á HD 3870 512Mb.

Também falam em GDDR-5 que coincide com o lançamento da Hynix:
gddr5pu0.png
 
Última edição:
50% é pouco, ficaria um degrau acima da 9800 GTX.

Num slide que está neste topico, fala em 1 teraflop, ou seja o DOBRO da performance da 3870 e tanto quanto a X2. E está lá "apenas" 480 shaders.
attachment.php
 
Última edição:
50% é mesmo pouco se este últimos dados forem os correctos. Se for da X2 ainda se acredita, agora em relação a HD3870 é mesmo pouco.
 
Não acredito que seja mais que 50% no average. Em jogos que puxem muito pelo texturing como são duplicadas estas unidades os aumentos devem ser maiores, mas em outras situações devem ser menores.

Continua a ser uma RV (value), isto é, tamos a falar de um passo acima á 8800 ultra a preços de 9600GT e 8800GT, isto é, 150-250 euros.
Os 800 shaders parece muito complicado.

480 SP´s + 32 TMU´s + GDDR5/GDDR4 + 875Mhz core clock deve dar os tais 50% de aumento em average e mantêm o chip muito pequeno na mesma para manter os preços tao baixos quanto as HD 3800 têm tido.

A R700 tanto pode ser com um esquema igual á R680 como pode ser uma coisa mais elaborada.

Ja sairam umas noticias que o R700 são 2x RV770 e poderá ter a capacidade de aproveitar toda a ram em vez de ser 512Mb + 512Mb como nas actuais, isto é, permite que não haja dados duplicados na ram dos 2 GPU e mais importante elimina totalmente o Micro-slutering.
O problema é que terá que haver um chip no meio com uma lógica bastante avançada para gerir a memoria que acrescentará alguma latência.

No entanto se isso se verifica-se seria um pequeno grande passo para as soluções X2 se tornarem standart no high-end.

Para Value a RV770 é uma pequena bomba se aquelas especificações forem verdadeiras, isto é, um grande update nos specs e um chip extremamente pequeno como o RV670 que anda nos 160 euros em PT e la fora mais barato.
So resta saber que rumo levará a R700. Na melhor das hipóteses é uma coisa ja mais pensada do que juntar tudo num PCB e na pior das hipóteses é tal e qual o R680.
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2278129&postcount=18
 
Última edição:
Não acredito que seja mais que 50% no average. Em jogos que puxem muito pelo texturing como são duplicadas estas unidades os aumentos devem ser maiores, mas em outras situações devem ser menores.

Em jogos actuais as unidades mais utilizadas são as de shading.

Um jogo actual e salvo erro que puxa muito pelas textures units é o STALKER. Por alguma razão as ATI costumam ser muito penalizadas neste jogo.
 
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