ATI vs NVIDIA- discussão geral

steelballzz

Folding Member
ora bem meus caros

querem falar sobre gráficas, dizer qual a melhor marca, a que tem o melhor cooler, a que gasta mais.........

usem este tópico
qualquer discussão, intervenção ou outra semelhante não deverá ter lugar no post do desgraçado que apenas que comprar uma gráfica, mas aqui

espero que aproveitem bem este espaço
 
Ora que rico tópico aqui está!! Isto dá pano para mangas!
Bom, já tive várias gráficas até hoje, comecei por ter uma ATI que já nem me lembro do nome do modelo, no meu velhinho PIII 500. Ainda nesse computador passei para uma Voodoo 3 2000 da já extinta 3dfx e mais tarde fiz um upgrade para a minha 1ª e única Nvidia, uma Geforce 2 MX.
Depois deste computador adquiri um portátil, o qual trazia uma gráfica ATI que nunca me deixou ficar mal, o modelo dela está no my sistem.
Após o reinado do portátil decidi comprar uma máquina de secretária para a jogatana, e inicialmente comprei um ATI Radeon X1600XT, a qual me durou uns belos 4 aninhos a correr tudo e mais alguma coisa, naturalmente que nalguns jogos tive que jogar a resoluções baixas, mas com OC a placa sempre se aguentou bastante bem!
Talvez tenha sido a experiência com esta placa que me tenha levado a manter-me fiel à ATI e a ter comprado uma HD4870 há coisa de um mês e com a qual estou maravilhado!!

Em suma, não vou dizer que ATI é melhor que Nvidia ou vice-versa, acho que ambas têm material muito bom e material menos bom, no entanto julgo que a relação preço-qualidade das ATI é neste momento imbatível pela Nvidia...

Portanto para mim, ATI all the way !!! :D:D:D (acho que todos nós gostamos mais daquilo que é nosso)

Cumprimentos!!
 
Já tive uma nVidia GeForce 2, uma ATI Radeon x700 Mobility. Presentemente tenho uma nVidia 7600 GT e uma 9650M GT. Fiquei bastante impressionado com a performance da X700 já que era uma gráfica de portátil e presentemente fiquei impressionado com a performance da 9650M GT.

Gostei de todas as placas gráficas que já tive até porque nenhuma me deixou ficar mal em termos de fiabilidade. Não me parece que possa dizer que a nVidia seja melhor que a ATI e vice-versa. Todas as placas me satisfizeram de acordo com os recursos que eu possuía.
 
Última edição:
Já tive Tanto Nvidias e ATi de diversas gamas e em termos de performance umas vezes ganhava uma , outras vezes ganhava outra.

No entanto, sempre que possível, prefiro ATI pela superior qualidade de imagem quer em 2D quer em filmes.
 
Ainda que por vezes possa nao parecer, sou um bocado fanboy da marca verde.
Apesar de nao ter tido queixa nem estar descontente das ATI que tive/tenho, acho as graficas Nvidia tecnologicamente superiores e com melhor qualidade de construção.
 
Eu acho que ati tem melhor desempenho/preço em relaçao a nvidia.


Por aqui roda uma ATI X700 a 4 anos nunca deu problemas :D
 
De 2001 até hoje:

-Nvidia TNT2 32MB.

-GeForce 2 MX 64MB.

-GeForce 4 MX 128.

-GeForce 5700 256MB (acho).

-Radeon 9250 128MB (a placa que mais me surpreendeu até hoje).

-GeForce 6800GS 256MB.

-Radeon 2900XT 512MB (a maior desilusão, em termos informáticos, que tive até agora).

-GeForce 8800GTX 768MB.

Devido ao meu histórico e qualidade dos drivers voto NVIDIA.
 
ATI: Já tive uma ati 9200 e uma x1600xt...ambas deram o berro.
NVIDIA: Já tive uma tnt2 riva 32mb, uma fx5200, uma 6600gt, 7600gt, 8600gt, 9600gt.
Ainda funcionam todas (até a tnt2), e vou continuar a comprar as gerações seguintes da gama das x600GT.

Por nunca me terem deixado ficar mal, serem frescas e terem bons drivers...eu sou NVIDIA all the way.
 
bem ja que estamos numa de historiais aqui fica o meu:

-ati rage 8mb
-ati 9200 128mb
-nvidia 6600 gt 128mb
-nvidia 8600 gt 256mb
-ati 4870 512mb

entre nvidia e ati qual e a melhor?
depende...

normalmente vejo ate quanto posso gastar e compra a melhor seja ela ati ou nvidia
ja tive de ambas e nunca tive problemas de maior
 
-Nvidia TNT2 32MB.

-GeForce 2 MX 64MB.

-ATI X700

-GeForce FX5200

-GeForce 7300LE

GeForce 7600GS

-ATI 2600 XT

-GeForce 8600GT

-GeForce 8800GT

e por fim por uns bons tempos

-GeForce 9800GX2

um voto para a nvidia ( muito por causa dos mehores drivers )

cumps.
 
Pelo meu pouco tempo de "vida" nestas andanças (16 anos), o meu histórico

GeForce 4 MX 128
GeForce FX5200
GeForce 9300GS
ATI Radeon 3850
Não tenho opinião formada, nem uma, nem outra marca me deixaram ficar mal, tirando pequenos percalços.

A HD3850 deve desde já dizer que me está a surpreender muito nos jogos (apesar de estar no RMA).
 
Já me passaram estas pelas mãos:

NVIDIA:
GF2 MX200 -> ok.
GF2 MX400 -> ok.
GF4 MX440 -> ok.
FX5200 64 e 128-bit -> ok.
6200LE -> para o preço não se podia pedir muito...
6600GT -> ok.
6800GT -> autêntico aquecedor, não fosse isso e provavelmente dava os clocks da Ultra na maior.
7300LE -> para o preço não se podia pedir muito...
7600GS (AGP) e duas 7600GT (AGP e PCI-E) -> alguns problemas com drivers nas versões AGP.
7950GT -> uma das que mais gostei, pena o dissipador original a deixar ir aos 80ºC quando com um Zalman VF700-Cu ficava pelos 60ºC.
8400GS -> dissipador passivo não é suficiente, 71ºC em idle -.-
8600GT -> ok, esperava que fosse melhor que a de cima ou muito próxima em performance, mas não há milagres.
8800GT -> ok, a melhor até hoje, mesmo problema de calor da 7950GT :) (levou com um Accelero S1, muito melhor)

ATI:
- X700SE -> ok.
- 2600XT -> achei que aquecia muito para a performance que tinha; PCB tão longo provavelmente foi um descuido de projecto ou tentativa de minimizar custos (PCB comum a outros modelos)
- HD3650 -> fresca, silenciosa, bom overclock via vmod :p
- HD3870 -> boa performance, o ponto negativo era o calor a condizer.


No geral NVIDIA pareceu-me algo mais sólido e com melhor performance/watt. Mas talvez seja apenas por não ter tido as placas 'certas' da ATI.

No geral as placas que são ou foram de média-alta ou alta gama (7950GT) deviam seguramente vir com dissipadores BONS (heatpipes!) e silenciosos, mas acho que isso já é estratégia para poupar em custos (custa e pesa menos), fazer gastar mais ('estragou a placa ao mudar de dissipador' e 'tem que adquirir novo dissipador por 25€').
 
Última edição:
- HD3870 -> boa performance, o ponto negativo era o calor a condizer.

Tiveste a versão de cooler azul single slot?

Admiro-me, porque tive uma HD3870 e foi das placas mais frescas que já tive até hoje, a gaja mesmo no verão era raro passar dos 34º/36º em idle e 65º em full (fan a 44%).
 
Última edição:
Explica lá essa afirmação.

ainda que digam que isso agora é mito, pelo menos até à data eu notei e bem em cada transição nvidia/ATI e vice-versa que fiz.
nao digo em jogos, porque com movimento 3D para mim é tudo igual, mas no desktop e em videos as ATi tem melhor qualidade de imagem. A ultima nvidia que tive foi uma 8800GT e a ultima ATI é a actual, mas provavelmente acontece o mesmo em placas mais recentes
 
Back
Topo