ATI vs NVIDIA- discussão geral

Não sei porquê sempre preferi as NVIDIA.

Tive:
RIVA TNT 16MB
GeForce 4 MX440 64MB
GeForce 6200 128MB
GeForce 7900GS 256MB
GTX260 192 896MB

Pensando que isto representa uns 15 anos de PCs até nem sou muito gastador em gráficas.

O portátil é que veio com uma ATI X1100.
 
Ordem de uso

S3 Virge 2mb - Corria algumas coisas foi a minha 1ª placa com acceleração 3D
3Dfx Voodoo1 - Cara mas corria tudo e na altura não havia probs de sera que isto corre no meu PC? Pois tudo corria graças ao Glide.
Intel 740 - na altura nao jogava muito mas lembro-me que corria os titulos Dx3 razoavelmente, vendi a Voodoo1 e esta placa ficou a servir de "acelerador" 3D
3Dlabs Permidia - Passou-me pelas mãos corria satisfatoriamente alguns jogos.
S3 Savage 4 - Placa muito muito interesante corria Quake2 e o Unreal lindamente com opção de S3 texture compression, na altura era o que jogava Online e esta placa era boa para isto, era terrivel para os outros jogos devia a drivers literalmente maravilhosos mas a placa tecnicamente era boa pois batia-se taco a taco com a Voodoo2 e a Nvidia Riva TNT no Unreal e no Quake2 Arena
3Dfx Voodoo2 - o mesmo da Voodoo1 devido ao Glide e ao vasto suporte para essa libraria corria tudo a 100% sem qq preocupação na altura, mas a qualidade de imagem era horrivel comparado com a Savage4.
Nvidia Geforce MX440 - para 800x600 não era ma para a altura, tive que devolver a Voodoo2 :p
Nvidia Geforce 5200 - outra de baixo nivel mas incrivelmente corria quase tudo +- satisfatoriamente.
Nvidia Geforce 5600 - pior aquisição que fiz pois a performance era quase igual a 5200 salvo em alguns jogos que fizesem mais uso de shaders, digo isto pois na altura o que jogava era WOW e a performance para a 5200 não era muito diferente salvo em situações do tipo de fumos(hunter frost trap) ou fog
ATi x1300 - comprei esta placa a modos de band aid pois tive que trocar para PCI-ex e surprendeu-me bastante pois corria a maioria dos jogos nas calmas com bons FPS claro que não se podia exagerar nas settings, mas o que me surprendeu mais foi a qualidade da imagem nos filmes em Divx/xvid face a NV 5600 que tinha, tive para comprar a ATi x1950 mas decidi não o fazer, pois esta placa dava para as minhas necesidades, so detestava era o ruido da fan não regulavel que veio mas prontos era um modelo de baixo custo.
ATi 3870 - papa tudo so não se pode exagerar no AA em alguns jogos, aquisição solida imo so a troco para a geração Dx11.

Salvo a Voodoo1 foi a placa mais cara que tive, a Voodoo2 foi me "emprestada" por uns tempos, nunca tive uma placa de Topo mas sempre consegui correr quase todos os jogos satisfatoriamente pelo menus os que me interesavam. Sempre foi um comprador com olhos mas no preço/performance do que na raw performance pois tb o carcanhol nunca foi muito por estes lados.

Foi convertido para ATis devido a Nvidia 6600gt que queria comprar tava esgotada deram-me a ipotese da x1300 até era mais barata e tudo e surpreendeu-me bastante comia os jogos que lhe dava e o que me surprendeu como ja disse foi a qualidade de imagem nos videos, acho que isto ja não se poem a Nvidia tem boa qualidade de imagem em video tb.

Tou satisfeito com a 3870 que comprei a coisa de 1 ano e 5meses sensivelmente, não devo trocar ate as placa de Dx11 chegarem ai em força pois não se justifica ainda por cima pois ainda tenho um CRT de 17' os drives da ATi mes a mes tão a ficar melhores tb.

Acho que estamos a golden age dos gráficos acelerados por hardware, devido a guerra de preços da ATi e da Nvidia e tambem diga-se de passagem das forte comcurrencia das consolas Xbox 360 e PS3 que faz com que muita gente ja não veja com bons olhos dar 500euros por uma placa grafica quando uma consola por 300 faz bem esse papel.

De momento acho que a Nvidia 275 é a placa mais interessante se vier a 215~ euros, se vier a mais de 250euros então a 4890 é melhor, se bem que a 4870 de 512mb a menus de 140 euros ta mesmo :eek:


 
Última edição:

De momento acho que a Nvidia 275 é a placa mais interessante se vier a 215~ euros, se vier a mais de 250euros então a 4890 é melhor, se bem que a 4870 de 512mb a menus de 140 euros ta mesmo :eek:



Bem, acho que as duas (275 e a 4890) estão +/- a 250$ ou irão ser vendidas a.
 
S3 trio 1MB
RIVA TNT2 64MB

ATI Radeon 9600 Pro
ATI Radeon 1600 Pro
ATI Radeon 2900XT
ATI Radeon 3650 512MB
ATI Radeon 3850 512MB
ATI Radeon 3870 512MB

XFX 6600GT 128MB
MSI 7600GT 256MB
EVGA 8600GT
ASUS 8800GTS 320MB
XFX 8800GT 512MB
BFG 8800GTS 512MB
EVGA 9800GX2
EVGA GTX260@55nm

Em consumos e performance a Nvidia sempre foi superior, em preço a ATI sempre me superou as espectativas!
O maior marco das VGA's na minha vida foi a 2900XT!
 
Neste momento para mim a Nvidia é melhor pois ter a melhor gráfica single GPU do mercado (GTX285) se isto se alterar na próxima geração então serei o primeiro a mudar de opinião.
 
Bem, parece que a 4890 já consegue morder os calcanhares da 285 em algumas situações, por isso haver vamos.


Pois mas isso a GTX 275 também faz e como o Boing disse até a GTX 260 216 Core faz. Só que isto tem muito a ver com o jogo. Por exemplo no Far Cry 2, a GTX 260 216 Core tem muita vantagem sobre a Hd4890 e a HD4870, e a diferença para a GTX 285 é pouco mais de 10 FPS. Mas há outros em que a diferençla já é mais acentuada. O Dead Space é um optimo exemplo de jogo optimizado para nVidia.

Tá tudo aqui, http://www.guru3d.com/article/geforce-gtx-275-review-test/10.

Tem a ver muito com o jogo e com as resoluções.
 
Nunca fui pessoa de me por a mudar de placa gráfica.. Aqui fica o meu histórico! :p

- ATi Rage 8 Mb
- Nvidia MX440 AGP8 128 Mb
- ATi Radeon 9600Pro
- Depois usei uma onboard SIS porque vendi o material que tinha na altura
- Nvidia 7600GT 256 Mb
- Nvidia 8800GTS 320 Mb
 
Bem a minha (curta) experiencia com as gráficas....foi só ATI.

Ati X300 256Mb- papava tudo o que era jogo xD (tb n corria muitos jogos pesados)

Ati HD3850 256Mb- penso que foi uma excelente compra, mas depois como comprei um monitor de 22 polegadas...e tornei-me um bocadinho mais exigente, comprei a:

Ati HD4850 512Mb (com OC 740Mhz) - bem, sem duvida que estou super satisfeito com ela, corre tudo e mais alguma coisa, como agora deixei de jogar nela (aquisição da xbox 360), penso que me servirá perfeitamente durante uns bons anitos...

Não tenho nada a apontar, ou seja, estou satisfeito com a Ati.

Cumps
 
GeForce MX 440 ---> ok. Óptima para jogar Hugo e Sims 1. Tinha eu uns 3/4 anos de idade.
GeForce FX5200 -----> ok. Dava para jogar cs e mais umas coisas, not bad at all.
POWERCOLOR X1650PRO 512 mb ----> Finalmente tinha 2 screens (coisa que a FX5200 nao fazia) e ja puxava cs a brincar com 100 fps colados, ja joguei cod4 (mal, mas joguei era praticmanete injogável LOL)
POWERCOLOR HD4870 512 MB GDDR5 PCS+ -----> Presente. Papa tudo o que existe e o que aí vem.


a 4870 foi a que me marcou mais é awesomeness :P

ATI FTW (embora o cooler seja ruídoso pa crl)

Cumps

PS: acho que o AVIVO nao corre em x64, nao tenho a certeza, mas tenho que ir ao google ver
 
voces falam em meter a ventoinha da grafica a full? em que consiste isso? como e q faço isso? como vejo como esta a minha? lool so perguntas xD

8800GT =)
 
O Avivo de momento não funciona em X64, não usa o GPU melhor dizendo, mas não é o mesmo que o Digital Vibrance. Este é basicamente um processo que aumenta a saturação das cores. O Avivo é um conversor de vídeo semelhante ao Badaboom da Nvidia mas...grátis.
 
Não me lembro do que tive no meu P1 mas sei tudo a partir do PIV.

FX5200
6600GT
7900GT
2x HD 3870 Crossfire
HD4850
GTX285
 
Back
Topo