1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ati vs nvidia, outra vez!

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por cuboc, 28 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 31; Visualizações: 4096)

1. E claro que ja devem estar a pensar...."mais um falar mal da ati ou da nvidia" nao..
    aqui vou falar um pouco sobre a situaçao que nós nos encontramos, nos consumidores finais....
    e verdade que podemos dizer que actualmente exixte muita concorrencia entra nvidia e ati....
    mas uma concorrencia um pouco fraca e tambem desleal... sim, a nvidia faz um pouco de batota, notemos que ela como markteting, utiliza tweaks em jogos que sabe que vao ser utilizados para testes de placas graficas...
    embora nao pareça, mas isso, funciona muito bem nas vendas.... e influencia os resoltados finais.
    Uma coisa que tenho reparado, e o facto de jogos como o crysis, que em graficas ati nao tem tanta jogabilidade como uma nvidia de modelos anteriores... isto como é que se explica... alguma coisa deve ser! Se uma placa com caracteristicas melhores, velocidades mais altas,como é possivel ter resoltados mais baixos..?
    Mas é claro com isso podemos ganhar algo... ja existem provas disso... series hd 3000 que vem todas kitadas e a bom preço...
    e pensamos nos! Mas para que serve, a nvidia de gama "inferior" (digamos) fazem +/- mesmo. Pois se nao fosse a nvidia tentar monopolizar isto os resoltados seriam diferentes...nos não comparamos duas placas graficas diferentes, uma com overclock e co defaut clock, isso seria um teste sem pés nem cabeça. E é isso que esta acontecer, estamos a fazer testes de jogos que estão optimizados para nvidia.... prova é o 3dmark... onde a nvidia perde com placas da ati, que em jogos como o crysis demonstram o contrario... jogos esses quase feitos exclusivamente para placas nvidia..... e é claro que tambem exixtem jogos ati... nao pensem que ati tambem é alguma santa...
    Mas onde eu quero chegar, é o facto de termos tantas placas graficas e so 5 ou 6 é que valem alguma coisa, coisa essa que nao passa de um periodo de duraçao estavel em jogos de 3 meses.... quer dizer gastamos 500 euros, passado 3 meses sai um jogo, se queremos jogar no maximo, azar... queres jogar no maximo, compra outra e logo se vê! Mas quer dizer, ficamos milionarios derrepente, para andar a gastar dinheiro em graficas para durar +/- 4 meses... nao. é claro que o mundo da informatica é muito inconstante... mas deveria ser como nas consolas... ve-se jogos em consolas que tem graficos tão ou melhores que nos pc´s,consolas com chips que não tem metade do rendimento das graficas actuais, e porque, as empresas de jogos tem o cuidado de optimizar o jogo ao maximo para a consola.... porque nao fazem +/- isso tambem com os pc... assim poderiamos ter as placas mais bem exploradas.. a tirar o maximo desempenho delas... criavam drivers incluidos na instalaçao para o jogo...mas não, o que interessa é o dinheiro, so o dinheiro... so olham para nos quando não tem outra saida... como a ati agora... posso estar a ser um pouco duro, mas é assim que estamos a viver... e no futuro, pelo que se vê, sera pior, por isso, penso que deveria haver alguma cooperação a mediar estas empresas... porque quem perde somos nos.
    pensem nisso...
    deixem o vossa opinião.
    obrigado a todos os que leram.

2. LynX-

LynX- Power Member

Quem perde somos nós? pois somos, mas achas que eles (fabricantes) se importam? Não, o que eles querem é facturar, para mim down with nvidia, e eles nao vão mudar o facto de nos consumidores termos de andar a comprar grandes graficas de 3 em 3 ou 4 em 4 meses porque para eles isso é o desejado, e como é obviu cai.lhes bem no bolso isso e irefutavelmente, iremediavelmte "im"-mudável xD

Última edição: 28 de Fevereiro de 2008
  3. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Desculpa??tweak é batota??além disso a Nvidia tem um programa que financia o desenvolvimento de jogos é óbvio que tem acesso a melhores maneiras de optimizar os jogos;)
    Quem faz batota é a Ati que tira grandes 3DMARK mas depois em jogos é o que se vê

4. Jonas69

Jonas69 Power Member

gostei de ler

5. loster

loster I'm cool cuz I Fold

Esqueces-te que nos pc's existem milhares de configurações possíveis, enquanto que nas consolas só existe uma.
    Quem se devia de preocupar com a optimização dos jogos nos pc's deveriam ser as software house's, mas é a optimização que lhes dá trabalho, e eles só querem é dinheiro para o bolso, preocupam-se em optimizar para uma determinada configuração e está bom para eles.

Também gostei de ler o texto.

6. tudo bem.... podes ter razão... e aquela ultima driver que tirava brilho e reflexos na agua no crysis... isso de algum modo esta a fazer um tweak para obter melhores resoltados, mas que no entanto tira qualidade ao jogo.... sempre ouvi dizer que a ati tinha melhor qualidade em jogos que a nvidia....

(e por favor eu não vamos entrar em fanatismos, como referi no texto tanto uma como a outra so se lembram de nos quando estao com a corda ao pescoço, agora é a ati que aprecisa de clientes.... no passado foi a nvidia)

7. tweak e permitido.... mas é um tipo de batota.... quando existem review de algum hardware, eles nao fazem optimizações ao sistema.... podiam fazer, mas isso iria enganar que esta a ler.... os resoltados "adulterados".

8. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Eu penso que o que falta a ATI, sao os drivers.... por exemplo, na teoria uma HD2900XT com um bus de 512bits, entre outras coisas, no papel, bate a Ultra.... mas os drivers nao sabem aproveitar essa largura de banda...

Se comprares uma placa de topo, jogas tudo na boa por 2 anos... Ah, tb ganhas um aquecedor e um comedor de Watts, mas isso sao promenores :lol:

9. AJDias

AJDias 1st Folding then Sex

Vou imprimir e levar para o WC:D

10. Crusher

Crusher Power Member

Prova que a ATI faz batota como estás a dizer.

11. boly

boly Power Member

eu acho que o cuboc tem razão, tu é que devem defender a nvidia como se ela fosse tua.... olha que eles tão-se a marimbar se tens uma nvidia, eles so querem saber de ti quando deixas o dinheiro depois ficas por tu conta... não pesses que são sentimentalistas.
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=250233

12. CoisaX

CoisaX Power Member

A minha opinião vai ser "deveras" suspeita porque o meu historial "gráfico" no periodo "AGPoletico" foi:

De 1996 até 2000
    Ati Rage II-> Intel 740 -> Nividia TNT 16 MB -> Nvidia TNT 2 -> Geforce 256 (10~20 contos p/ Placa )

De 2000 até 2006
    Geforce 4400 TI ( 87 Contos )

Teoria Ati vs Nvidia - Velocidade

Eu mato-me a rir de ver a falar em batotice... quero lá saber se na fábrica da nvidia sacrificam galinhas, e que por isso, nos jogos, os chips deles dão mais. Dão mais... é para isso que actualizo a gráfica. Subornam as produtoras de jogos e dão mais... é o objectivo da actualização da gráfica.. dar mais...

Teoria Ati vs Nvidia II - Qualidade

Ok, gosto do logo da Nvidia... "Meant to be played"... ora ainda agora fiz um upgrade ao pc para jogar... e não existe um genero de jogo do tipo "Admirar a Paisagem". Depois de soltar os "ohhhh's e ahhh's" da qualidade gráfica... lá tenho tempo de ver se no Crysis, a gráfica me está a processar 200.000 folhas numa arvore e que poderia ter uma ATI a mostrar-me 200.100 folhas na mesma árvore. A minha velhinha ti 4400 sobreviveu a uma possivel troca por uma hd 2600 XT porque, okk, a ATi, no FSX mostrava a agua com um detalhe lindo... e para tirar fotos era fácil, porque a ATI espencava na mesma agua a 4 fps... a velhinha TI mostrava agua rasca e espencava 20 FPS....( By the way o objectivo do FSX será pilotar e não ficar parado no ar a olhar a agua...)

Teoria Ati vs Nvidia III - Testes

Já foi por aí dito e tipo, tudo bem que sendo placas de gamas diferentes pode ser suspeito mas:
    Vi testes há hd 2600 XT que corria bem em resoulções baixas, muitos frames em low no UT 3:

Compro uma, e logo de seguida, o que poupei gastei numa fonte e em uma noite da procura de um driver que ainda não reconhecia a placa ( e ela já no mercado há uns meses ), ecras azuis, reboots.. lá entro no UT3 e ainda dava uns 8 fps.. pior era quando disparava a arma ( 1 FPS ), ecrã azul... sinceramente.. como fizeram os testes?

A Geforce TI 4000, meti-a a primeira vez, instalei o driver detonator que dava mais qq coisa..e em 6 anos nunca me deu um ecrã azul.
    A minha GTS actual, em testes vi 10k no 3dmark06 nas primeiras reviews, instalo a placa, driver da Omega, corro 3dmark e trungas quase 12k.. melhor que nos testes.

Neste caso a batotice da ATI é muito mais chata...

Teoria Ati vs Nvidia IV - $$$

"Ah e tal a Ati é mais barata...." <-- Já percebi porquê.. e a Aquisação pela AMD ainda veio piorar essa questão.

"Dar 400 euros por uma placa.. jamais" <--- Com jeitinho sai mais barato, para quem pode claro.. e poupa-se no trabalho de andar sempre a trocar a grafica e na guerra dos drivers

Teoria Ati vs Nvidia V - Drivers

Quando ainda tive uma esperança pela ATi, caiu por terra, quando o Driver Oficial da ATI não reconhecia a minha Placa e os "modded" sim.... bela consideração sim.

Tenho Dito

PS: O meu post é muito aspero e pouco absorvente.... LOL e no dia que a ATI transcender a NVIDIA nestas teorias, vou negar que algum dia tenha defendido a NVIDIA... >.>

Última edição: 29 de Fevereiro de 2008
  13. pois

como o custume, aparece sempre alguem a tentar defender alguma coisa....
    caso não tenhas reparado, eu não estou a defender a ati, falei nelas porque, para o poder grafico que tem, quase nao dao nada, e isso tu deves ser prova.... ja tiveste umas quantas placas... e parece que nenhuma durou tanto tempo assim....
    de eu escrever aquilo e pelo simples facto que as marcas so pensam em negocio e mais nada... porque se elas pensassem mais no consumidor (nós e tu) teriamos mais produtos com qualidades melhores e a durar mais tempo.... porque gastar 400 euros de cada vez que sai um jogo fixe... fica caro.... e em vez disso porque nao desenvolvem aplicativos para tirar maior rendimento das placas.... se reparares poucas são aquelas que dao o seu poder real de processamento... nao optimizam os drivers e depois os fps vão por ai abaixo.... e depois como é habitual saiem jogos que mais tarde vão ser utilizados para testes de graficas, optimizados para tal marca de graficas, mo meio disto tudo quem perde somos nos e quem ganha sao eles..... ve os lucros empresas de graficas, olha que não sao poucos.

14. CoisaX

CoisaX Power Member

O meu post nem foi direccionado para ti, mas sim mesmo uma opinião justificativa porque actualmente e já há muitos anos que para mim Graficas p/Jogos = Nvidia

Em 4 anos, e quem conhecer as placas, sabe bem que gastei muito acima dos 87 contos que dei em 6 Anos por uma única. A ti 4400 só foi destronada pelos Jogos DirectX9 com Shader 2.0...

Em quase 10 anos , a Nvidia provou-me a mim que de todos os males.. o menor.

Cumps

15. José Alberto

José Alberto Power Member

Eu tenho uma ATI 2900XT e estou na esperança que os drivers tirem partido dela. Não estou arrependido da opção que tomei quando comprei os componentes mas é claro que penso em "como seria se tivesse uma 8800 GTX (porque a Ultra é impossível)?"

Desde 2000 e até 2007 sempre fui utilizador de Nvidia: TNT2 Ultra, GF2 MX200, GF4 MX440, GF 5700, GF 6800 e finalmente ATI 2900XT. De todas aquela que tenho gostado mais é a 2900XT (também é a 1ª vez que compro uma placa de topo -na altura- de um determinado fabricante).

Eu até tenho investido na placa: comprei um dissipador da Thermalright e mais recentemente um adaptador 6-8 pinos para ter o Overdrive no Catalyst. Agora a bola está do lado da AMD/ATI, embora tenha notado uma grande melhoria no desempenho da placa desde que a comprei penso (e tenho lido que...) ela ainda não está a ser aproveitada ao máximo.

16. The WolfMan

La esta o que eu disse....

Nao falem em batota, secalhar as Placas Nvidia, ''envolvem-se'' melhor com o motor de certos jogos....

Quem gastar guito numa placa de topo, tem placa para muito tempo... tecnologicamente ultrapassada, mas dura dura dura...

17. nao penses assim... os jogos e que são optimizados para certa marca de graficas. so assim é que tiram partido do chip....
    quanto a 2900xt... ai esta um exemplo que eles so pensam em dinheiro.... fazem uma grafica toda poderosa, cheia de kits, chega a parte do software.... tudo o vento levou. a grafica fica com uns 30% ou mais por dar.
    É disso que eu falo... enquanto uma grafica não fosse ao extremo, nao deveria sair outra, so assim e que podiamos dizer que estavamos bem servidos, mas nao, essa não foi bem explorada, tambem não foi muito vendida, a ati "nao estamos a ganhar dinheiro, a que lançar mais modelos para ver se vende". se eles pensassem mais em fazer drivers de jeito, ai sim é que estavam a prestar um grande serviço.

18. The WolfMan

Neste momento já não se vendem ultras (pelo menos na globaldata caput), mas se tivesses uma com os ultimos e melhores drivers, tinhas gráfica para 2 anos homem.....

Partilhar esta Página