Shadow disse:Silverring: "O que existe sim, é uma melhor eficiência da nVidia na maior parte do processamento. A ATI tem uma melhor implementação do suporte para o SM3.0 dado que a nVidia tem problemas de branching."
Ora aí está, se calhar é a Nvidia que não é compativel...
Shadow disse:Nota bem Blastarr, esta thread começou com uma afirmação que a ATI não tratava em condições o SM3.0, e afinal o que parece, por afirmações do silverring, é que a Nvidia tem problemas com o SM3.0, afinal são as duas incompativeis ou esta thread não tem razão para existir.
blastarr disse:Queres um exemplo ?
-Geforce FX 5200 LE e ATI X850 XT PE.
Qual delas é a mais potente ? E não deixam de ser as duas 100% compatíveis com SM 2.0 ao nível do "feature-set" especificado pela Microsoft ?
Pois...
Os problemas da Nvidia dizem respeito à velocidade e/ou eficiência, não ao "feature-set".
A Nvidia pode ter problemas de velocidade de SM 3.0, mas estamos a comparar uma arquitectura com ano e meio (NV4x/G7x) com uma muito mais recente, que aproveita para fazer um workaround ao SM 3.0, supostamente para aumentar a velocidade, mas aínda assim, não existe na API da Microsoft actual, o DirectX 9.0c, que é a referência dos programadores em conjunto com o DirectX SDK.
DJ_PAPA disse:E que virá integrado na proxima versao do Direc_X 9.L
Um coisa aconteceu com a série X1xxx da ATI que é o suporte para tudo o que há hoje e ainda tem extra-features que a Nvidia nao tem.
A situaçao inverteu-se.
A ATI para além de ter a melhor performance, ainda tem suporte para mais features que a Nvidia.
E depois nao digam que esta série foi uma desilusao, pq passou de uma situaçao de desvantagem quanto a suporte de novas tecnologias, para uma situaçao de vantagem e com grande performance que ainda sem drivers oficiais ja começa a alargar os numeros só com um bug-fix para OpenGL.
E até as X850XT tiveram um grande aumento de performance com os últimos cat 5.10
Agora imagino os aumentos de performance nesta nova série com o evoluir de drivers....
Render to Vertex Buffer should be supportable by any DirectX9 (SM2.0 or 3.0) board, should the vendors choose to expose it. As pre-VS3.0 hardware does not have any vertex texture sampler support only one R2VB sampler can be specified, however with ATI's VS3.0 hardware the driver exposes up to five samplers and we believe that this could be equally supportable in NVIDIA's NV4x/G7x series.
DJ_PAPA disse:E que virá integrado na proxima versao do Direc_X 9.L
Um coisa aconteceu com a série X1xxx da ATI que é o suporte para tudo o que há hoje e ainda tem extra-features que a Nvidia nao tem.
A situaçao inverteu-se.
A ATI para além de ter a melhor performance, ainda tem suporte para mais features que a Nvidia.
E depois nao digam que esta série foi uma desilusao, pq passou de uma situaçao de desvantagem quanto a suporte de novas tecnologias, para uma situaçao de vantagem e com grande performance que ainda sem drivers oficiais ja começa a alargar os numeros só com um bug-fix para OpenGL.
E até as X850XT tiveram um grande aumento de performance com os últimos cat 5.10
Agora imagino os aumentos de performance nesta nova série com o evoluir de drivers....
Nemesis11 disse:Edit: antes que alguem diga 3Dc, a G70 suporta 3Dc. Só não lhe pode chamar esse nome.
3DCblastarr disse:Diz-me uma feature que a 7800 GTX não tenha em relação à X1800...
DJ_PAPA disse:É preciso tar eu a citar novamente, o que ja foi repetido centenas de vezes?????
Ai opá.....
ToTTenTranz disse:3DC
E é só uma porque só pediste uma. (tsk tsk)
Isto quer dizer que AA+HDR não é algo que apenas a X1800 consegue fazer?Nemesis11 disse:Repete só mais uma vez.
É que tanto AA+HDR como o novo (que não é novo...) modo de AF não estão dependentes do directx.
Que novas tecnologias a R520 suporta, que a G70 não suporta?
A nvidia suporta 3Dc pelo menos na G70.
Eu nao sei, o que é preciso fazer e de certeza que nao vais ser tu a dar a "formula magica" á Nvidia para AA+HDR, mas um coisa é certa é uma extra-feature que a ATI tem e a Nvidia nao tal como eu tinha dito.blastarr disse:O "HDR+AA" é suportado através de um modo HDR especial conseguido à custa dos pixel shaders na X1800 (modo HDR esse que também existe na X800, como é prova disso o Lost Coast).
Logo, tudo o que a Nvidia precisa de fazer, para suportar AA em conjunto com HDR, é fazer o by-pass do formato OpenEXR (FP16) nativo e usar também os pixel processors, à semelhança da ATI.
Aliás, duvido que a Nvidia precise sequer de mexer nos drivers, o HDR nas R3xx/R4xx é feito através desta técnica, mas pela Valve, não pela ATI.
DJ_PAPA disse:Exclusivos das X1xxx:
- 10 bit color (7800 so suporta 8bits)
- 3 tipos diferentes de HDR (7800 so suporta 1)
- Antialising com HDR (impossivel na 7800)
- FP32 processing throughout the pipeline (vertices and pixels) (not na 7800)
- 2x dual link transmiter com suporte para HDCP e HDMI com resoluçoes até 1550*1600 (impossivel nas 7800)
- 3Dc++
- Full HQ aniso filtering filtrado todas as stages em trilinear com correcçoes no gama (so 1 das stages é trilinear na 7800)
Se me lembrar de mais, depois ponho....
E o branching and executing SM 3.0 nas ATI é realemente mais rapido que o implementado nas -7800.
De resto todas as features que a Nvidia suporta, tb sao suportadas pela ATI.
Dual DVI-I Connectors
1 Single Link TMDS DVI Connector
1 Dual Link TMDS DVI Connector
Integrated NVIDIA VIVO
Maximum Digital resolution 1920x1200 @ 60Hz (Single Link DVI port)
Maximum Digital resolution 3840x2400 (Dual Link DVI port)
Maximum Analog resolution 2048x1536 @ 75Hz (1920x1440 @ 85Hz)
Key Benefits of the NVIDIA Quadro FX 4500
-512 MB of GDDR3 graphics memory
-High-Precision Dynamic Range Imaging Technology
-Two dual-link DVI-I outputs
-SLI support
-Full support for Vertex and Shader Model 3.0
-Infinite length vertex and pixel programmability and dynamic flow control
-12-bit subpixel precision
-Rotated-Grid Full-Scene antialiasing
-OpenGL quad-buffered stereo
-Advanced high-level shading language support for both OpenGL and DirectX
-Optimized and certified for OpenGL 2.0 and DirectX. 9.0c
-Multi-display productivity
DJ_PAPA disse:Exclusivos das X1xxx:
- 10 bit color (7800 so suporta 8bits)
- 3 tipos diferentes de HDR (7800 so suporta 1)
- Antialising com HDR (impossivel na 7800)
- FP32 processing throughout the pipeline (vertices and pixels) (not na 7800)
- 2x dual link transmiter com suporte para HDCP e HDMI com resoluçoes até 2550*1600 (impossivel nas 7800)
- 3Dc++
- Full HQ aniso filtering filtrado todas as stages em trilinear com correcçoes no gama (so 1 das stages é trilinear na 7800).
The 3D shooter Far Cry long remained the only game to support OpenEXR and even this game suffered a tremendous performance hit in the HDR mode. Resolutions above 1024x768 were absolutely unplayable. Moreover, the specifics of the implementation of HDR in NVIDIA’s graphics architecture made it impossible to use full-screen antialiasing in this mode (on the other hand, FSAA would just result in an even bigger performance hit). The later released GeForce 7800 GTX, however, had enough speed to allow using OpenEXR with some comfort, but it still didn’t permit to combine it with FSAA.
DJ_PAPA disse:A reference da Nvidia 7800GTX nao suporta os 2550*1600 da X1300. Simples
A ATI faz varios tipos de HDR dependendo do jogo ou do suporte desse jogo. A Nvidia so faz 1 e é esse pra tudo.
O AA+HDR so ta nas ATI.
10 bits color, 3Dc++ e Full HQ aniso exclusivo da R520 (embora o novo 3dc possa vir a ter equivalente)
FP32 pelo pipline embora ainda nao seja suportado no direct_X actual, vais ser suportado futuramente.