ATI X1000 NÃO é 100% compatível SM 3.0 !

Silverring: "O que existe sim, é uma melhor eficiência da nVidia na maior parte do processamento. A ATI tem uma melhor implementação do suporte para o SM3.0 dado que a nVidia tem problemas de branching."
Ora aí está, se calhar é a Nvidia que não é compativel...:lol:
 
Shadow disse:
Silverring: "O que existe sim, é uma melhor eficiência da nVidia na maior parte do processamento. A ATI tem uma melhor implementação do suporte para o SM3.0 dado que a nVidia tem problemas de branching."
Ora aí está, se calhar é a Nvidia que não é compativel...:lol:

Ou seja, para ti, ser mais lento é o mesmo que não ser compatível...
É o mesmo que dizer que o Pentium não é compatível com software x86 porque é mais lento do que o Pentium 4...:rolleyes:
 
Nota bem Blastarr, esta thread começou com uma afirmação que a ATI não tratava em condições o SM3.0, e afinal o que parece, por afirmações do silverring, é que a Nvidia tem problemas com o SM3.0, afinal são as duas incompativeis ou esta thread não tem razão para existir.
 
Shadow disse:
Nota bem Blastarr, esta thread começou com uma afirmação que a ATI não tratava em condições o SM3.0, e afinal o que parece, por afirmações do silverring, é que a Nvidia tem problemas com o SM3.0, afinal são as duas incompativeis ou esta thread não tem razão para existir.


Queres um exemplo ?

-Geforce FX 5200 LE e ATI X850 XT PE.

Qual delas é a mais potente ? E não deixam de ser as duas 100% compatíveis com SM 2.0 ao nível do "feature-set" especificado pela Microsoft ?
Pois...

Os problemas da Nvidia dizem respeito à velocidade e/ou eficiência, não ao "feature-set".
A Nvidia pode ter problemas de velocidade de SM 3.0, mas estamos a comparar uma arquitectura com ano e meio (NV4x/G7x) com uma muito mais recente, que aproveita para fazer um workaround ao SM 3.0, supostamente para aumentar a velocidade, mas aínda assim, não existe na API da Microsoft actual, o DirectX 9.0c, que é a referência dos programadores em conjunto com o DirectX SDK.
 
blastarr disse:
Queres um exemplo ?

-Geforce FX 5200 LE e ATI X850 XT PE.

Qual delas é a mais potente ? E não deixam de ser as duas 100% compatíveis com SM 2.0 ao nível do "feature-set" especificado pela Microsoft ?
Pois...

Os problemas da Nvidia dizem respeito à velocidade e/ou eficiência, não ao "feature-set".
A Nvidia pode ter problemas de velocidade de SM 3.0, mas estamos a comparar uma arquitectura com ano e meio (NV4x/G7x) com uma muito mais recente, que aproveita para fazer um workaround ao SM 3.0, supostamente para aumentar a velocidade, mas aínda assim, não existe na API da Microsoft actual, o DirectX 9.0c, que é a referência dos programadores em conjunto com o DirectX SDK.

E que virá integrado na proxima versao do Direc_X 9.L

Um coisa aconteceu com a série X1xxx da ATI que é o suporte para tudo o que há hoje e ainda tem extra-features que a Nvidia nao tem.
A situaçao inverteu-se.
A ATI para além de ter a melhor performance, ainda tem suporte para mais features que a Nvidia.

E depois nao digam que esta série foi uma desilusao, pq passou de uma situaçao de desvantagem quanto a suporte de novas tecnologias, para uma situaçao de vantagem e com grande performance que ainda sem drivers oficiais ja começa a alargar os numeros só com um bug-fix para OpenGL.

E até as X850XT tiveram um grande aumento de performance com os últimos cat 5.10
Agora imagino os aumentos de performance nesta nova série com o evoluir de drivers....
 
DJ_PAPA disse:
E que virá integrado na proxima versao do Direc_X 9.L

Um coisa aconteceu com a série X1xxx da ATI que é o suporte para tudo o que há hoje e ainda tem extra-features que a Nvidia nao tem.
A situaçao inverteu-se.
A ATI para além de ter a melhor performance, ainda tem suporte para mais features que a Nvidia.

E depois nao digam que esta série foi uma desilusao, pq passou de uma situaçao de desvantagem quanto a suporte de novas tecnologias, para uma situaçao de vantagem e com grande performance que ainda sem drivers oficiais ja começa a alargar os numeros só com um bug-fix para OpenGL.

E até as X850XT tiveram um grande aumento de performance com os últimos cat 5.10
Agora imagino os aumentos de performance nesta nova série com o evoluir de drivers....

E que features são essas?

Se estas a falar do "hack" do R2VB, a nVidia se quizer também o pode activar nos drivers. A R300/R420 já faziam isso e qualquer placa SM2.0/SM3.0 pode ter.

Render to Vertex Buffer should be supportable by any DirectX9 (SM2.0 or 3.0) board, should the vendors choose to expose it. As pre-VS3.0 hardware does not have any vertex texture sampler support only one R2VB sampler can be specified, however with ATI's VS3.0 hardware the driver exposes up to five samplers and we believe that this could be equally supportable in NVIDIA's NV4x/G7x series.

http://www.beyond3d.com/reviews/ati/r520/index.php?p=02

Vamos lá repetir. R2VB não é de agora. R2VB não é Vertex Texturing, é uma alternativa que a nVidia também pode suportar nas NV4x/G7x, mas neste momento não está activado nos drivers.
Vertex Texturing só a nVidia tem, mas a performance é muito má.

@DJ_PAPA, se não estás a falar no R2VB, que features é que a R520 suporta que a nVidia não suporta?

Edit: antes que alguem diga 3Dc, a G70 suporta 3Dc. Só não lhe pode chamar esse nome.
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
E que virá integrado na proxima versao do Direc_X 9.L

Um coisa aconteceu com a série X1xxx da ATI que é o suporte para tudo o que há hoje e ainda tem extra-features que a Nvidia nao tem.
A situaçao inverteu-se.
A ATI para além de ter a melhor performance, ainda tem suporte para mais features que a Nvidia.

E depois nao digam que esta série foi uma desilusao, pq passou de uma situaçao de desvantagem quanto a suporte de novas tecnologias, para uma situaçao de vantagem e com grande performance que ainda sem drivers oficiais ja começa a alargar os numeros só com um bug-fix para OpenGL.

E até as X850XT tiveram um grande aumento de performance com os últimos cat 5.10
Agora imagino os aumentos de performance nesta nova série com o evoluir de drivers....

Diz-me uma feature que a 7800 GTX não tenha em relação à X1800...
 
DJ_PAPA disse:
É preciso tar eu a citar novamente, o que ja foi repetido centenas de vezes?????
Ai opá.....

Repete só mais uma vez.
É que tanto AA+HDR como o novo (que não é novo...) modo de AF não estão dependentes do directx.

Que novas tecnologias a R520 suporta, que a G70 não suporta?

ToTTenTranz disse:
3DC

E é só uma porque só pediste uma. (tsk tsk)

A nvidia suporta 3Dc pelo menos na G70.
 
Nemesis11 disse:
Repete só mais uma vez.
É que tanto AA+HDR como o novo (que não é novo...) modo de AF não estão dependentes do directx.

Que novas tecnologias a R520 suporta, que a G70 não suporta?



A nvidia suporta 3Dc pelo menos na G70.
Isto quer dizer que AA+HDR não é algo que apenas a X1800 consegue fazer?
 
Exclusivos das X1xxx:

- 10 bit color (7800 so suporta 8bits)
- 3 tipos diferentes de HDR (7800 so suporta 1)
- Antialising com HDR (impossivel na 7800)
- FP32 processing throughout the pipeline (vertices and pixels) (not na 7800)
- 2x dual link transmiter com suporte para HDCP e HDMI com resoluçoes até 2550*1600 (impossivel nas 7800)
- 3Dc++
- Full HQ aniso filtering filtrado todas as stages em trilinear com correcçoes no gama (so 1 das stages é trilinear na 7800)

Se me lembrar de mais, depois ponho....

E o branching and executing SM 3.0 nas ATI é realemente mais rapido que o implementado nas 7800.
De resto todas as features que a Nvidia suporta, tb sao suportadas pela ATI.
 
Última edição:
O "HDR+AA" é suportado através de um modo HDR especial conseguido à custa dos pixel shaders na X1800 (modo HDR esse que também existe na X800, como é prova disso o Lost Coast).

Logo, tudo o que a Nvidia precisa de fazer, para suportar AA em conjunto com HDR, é fazer o by-pass do formato OpenEXR (FP16) nativo e usar também os pixel processors, à semelhança da ATI.

Aliás, duvido que a Nvidia precise sequer de mexer nos drivers, o HDR nas R3xx/R4xx é feito através desta técnica, mas pela Valve, não pela ATI.
 
blastarr disse:
O "HDR+AA" é suportado através de um modo HDR especial conseguido à custa dos pixel shaders na X1800 (modo HDR esse que também existe na X800, como é prova disso o Lost Coast).

Logo, tudo o que a Nvidia precisa de fazer, para suportar AA em conjunto com HDR, é fazer o by-pass do formato OpenEXR (FP16) nativo e usar também os pixel processors, à semelhança da ATI.

Aliás, duvido que a Nvidia precise sequer de mexer nos drivers, o HDR nas R3xx/R4xx é feito através desta técnica, mas pela Valve, não pela ATI.
Eu nao sei, o que é preciso fazer e de certeza que nao vais ser tu a dar a "formula magica" á Nvidia para AA+HDR, mas um coisa é certa é uma extra-feature que a ATI tem e a Nvidia nao tal como eu tinha dito.
 
DJ_PAPA disse:
Exclusivos das X1xxx:

- 10 bit color (7800 so suporta 8bits)
- 3 tipos diferentes de HDR (7800 so suporta 1)
- Antialising com HDR (impossivel na 7800)
- FP32 processing throughout the pipeline (vertices and pixels) (not na 7800)
- 2x dual link transmiter com suporte para HDCP e HDMI com resoluçoes até 1550*1600 (impossivel nas 7800)
- 3Dc++
- Full HQ aniso filtering filtrado todas as stages em trilinear com correcçoes no gama (so 1 das stages é trilinear na 7800)

Se me lembrar de mais, depois ponho....

E o branching and executing SM 3.0 nas ATI é realemente mais rapido que o implementado nas -7800.
De resto todas as features que a Nvidia suporta, tb sao suportadas pela ATI.

-10 bit color, só na XT e XL, além de ser completamente inútil num mundo onde 99% dos displays analógicos e digitais são de 8 ou 6 bits de cor por pixel.
-HDR suportados são mais na Nvidia do que na ATI, como expliquei no post anterior, a ATI não suporta o OpenEXR
-Idem
-HDR com FP32 nas placas actuais ? ahahahahahahah
-1550x1600 ?

Dual DVI-I Connectors
1 Single Link TMDS DVI Connector
1 Dual Link TMDS DVI Connector
Integrated NVIDIA VIVO
Maximum Digital resolution 1920x1200 @ 60Hz (Single Link DVI port)
Maximum Digital resolution 3840x2400 (Dual Link DVI port)
Maximum Analog resolution 2048x1536 @ 75Hz (1920x1440 @ 85Hz)

in PNY Verto 7800 GTX

-3Dc++, A.K.A. DXT5, A.K.A. S3TC...:rolleyes:
-Aniso filtrado em Trilinear.-.-.-.-
 
Última edição:
Esqueci-me foi de referir que a Nvidia aplica a maior fidelidade de cor onde é precisa, no mercado profissional.
E logo com 12 bits de cor...:

Key Benefits of the NVIDIA Quadro FX 4500

-512 MB of GDDR3 graphics memory
-High-Precision Dynamic Range Imaging Technology
-Two dual-link DVI-I outputs
-SLI support
-Full support for Vertex and Shader Model 3.0
-Infinite length vertex and pixel programmability and dynamic flow control
-12-bit subpixel precision
-Rotated-Grid Full-Scene antialiasing
-OpenGL quad-buffered stereo
-Advanced high-level shading language support for both OpenGL and DirectX
-Optimized and certified for OpenGL 2.0 and DirectX. 9.0c
-Multi-display productivity


in HP
http://h18000.www1.hp.com/products/quickspecs/12319_na/12319_na.HTML
 
DJ_PAPA disse:
Exclusivos das X1xxx:

- 10 bit color (7800 so suporta 8bits)
- 3 tipos diferentes de HDR (7800 so suporta 1)
- Antialising com HDR (impossivel na 7800)
- FP32 processing throughout the pipeline (vertices and pixels) (not na 7800)
- 2x dual link transmiter com suporte para HDCP e HDMI com resoluçoes até 2550*1600 (impossivel nas 7800)
- 3Dc++
- Full HQ aniso filtering filtrado todas as stages em trilinear com correcçoes no gama (so 1 das stages é trilinear na 7800).

A 1ª não é exclusivo da Ati. Mas como ninguem compra Matrox, é um ponto para a Ati. Não tem relação com o directx.
A 2ª não percebi. Que tipos de hdr são esses? Link?
3ª só a Ati faz. Não tem relação com o directx.
A 4ª FP32 a nVidia tem desde as 5XXX. Se tiver a haver com Hdr, link?
A 5ª apareceu primeiro nas nVidia 6800 para macs. Suporte para HDCP é algo que não vejo ninguem a querer porque é mau para o consumidor. Hdmi nenhuma das placas trás.
A 6ª ninguem vai usar enquanto a nVidia não suportar o mesmo. Ainda por cima quando existe o 3Dc. Talvez apareça em algum jogo muito ligado à Ati.
A 7ª não é novo. Não está activado na G70, mas a ultima placa a ter full AF foi as 5XXX. Agora é a nVidia voltar a meter a opção no driver.

E é facil criar uma lista em que só a nVidia suporta certas coisas. Onde está nas ati um AA que seja MSAA+SSAA? Suporte V8U8 nas Ati? Vertex Texturing?
 
Última edição:
Realmente tens a capacidade de distorcer tudo....

É escusado tar a dar voltas e voltas á historia.
A reference da Nvidia 7800GTX nao suporta os 2550*1600 da X1300. Simples ;)
A ATI faz varios tipos de HDR dependendo do jogo ou do suporte desse jogo. A Nvidia so faz 1 e é esse pra tudo.
O AA+HDR so ta nas ATI.
10 bits color, 3Dc++ e Full HQ aniso exclusivo da R520 (embora o novo 3dc possa vir a ter equivalente)
FP32 pelo pipline embora ainda nao seja suportado no direct_X actual, vais ser suportado futuramente. (Fulltime/fullspeed fp32 processing for floating point pixel formats)

EDIT:
Epá, a info toda ta no forum. Tar a procurar isso tudo outra vez..... http://www.techzonept.com/showthread.php?t=71546&page=5
Quanto ao Open EXR realmente é mesmo bué, mas bué importante suporta isso, de tal maneira que:
The 3D shooter Far Cry long remained the only game to support OpenEXR and even this game suffered a tremendous performance hit in the HDR mode. Resolutions above 1024x768 were absolutely unplayable. Moreover, the specifics of the implementation of HDR in NVIDIA’s graphics architecture made it impossible to use full-screen antialiasing in this mode (on the other hand, FSAA would just result in an even bigger performance hit). The later released GeForce 7800 GTX, however, had enough speed to allow using OpenEXR with some comfort, but it still didn’t permit to combine it with FSAA.

A ATI suporta outro tipo de AA (adaptative AA) que tem uma qualidade igual á da Nvidia. Logo ir por ai, nao....
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
A reference da Nvidia 7800GTX nao suporta os 2550*1600 da X1300. Simples ;)

Tanto quanto sei ainda não se vendem placas de referência da nVidia, portanto, o que é importante é se as placas dos fabricantes retail suportam ou não. Que raio da argumento Dj.

A ATI faz varios tipos de HDR dependendo do jogo ou do suporte desse jogo. A Nvidia so faz 1 e é esse pra tudo.

Hás-de por aí uns links, isso é pertinente.

O AA+HDR so ta nas ATI.

Eu aqui questiono-me se será realmente jogável um jogo com tudo isto ligado e a resoluções altas, nunca vi benchs com isto ligado. Se alguem tiver uns links :)

10 bits color, 3Dc++ e Full HQ aniso exclusivo da R520 (embora o novo 3dc possa vir a ter equivalente)

Já te responderam a esta, não me parece que alguma destas seja uma feature realmente usufruível na prática..

FP32 pelo pipline embora ainda nao seja suportado no direct_X actual, vais ser suportado futuramente.

Como já se disse, isto já assim é nas nVidia desde as 5xxx, mas o que aqui me chamou a atenção foi o realçar duma feature que ainda não se tira partido. É que sucedeu o mesmo com o SM3.0 na série 6xxx e viu-se muito o tipico "Ah, isso agora n serve para nada...", etc, mas agora que a ATI tem algo que só será suportado futuramente já é uma feature de realce? Ai, ai essas distorções... :)
 
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