ati x1950pro saphire

redriver

Power Member
Montei o meu pc em Janeiro com algumas dicas aqui do pessoal do fórum, até ao presente não deu nenhum problema, acontece que esta semana o pc em alguns jogos crasha, o ecran para a imagem e o pc reinicia.

Após ter andado a ver do que seria decidi ver a temp da gráfica e reparei que quando saio pra o ambiente de trabalho encontro a temperatura a 110, ( esta assinalado a vermelho o local onde vejo 110, neste momento esta a 70 e o pc apenas está na net )




Ja estiveram dias mais quentes e isto nunca aconteceu, receio que a gráfica não dure muito tempo assim.


O pc começou a crashar e a aparecer o ecran azul, penso eu derivado de ter alterado as velocidades das portas usb, ja voltei a por as velocidades de origem, o ecran azul não aparece, mas parece que a placa está a aquecer demais.

A ventoinha da gráfica funciona e está a 100%, e não tem oc, apenas tenho oc no processador e nas memorias.

P.S Parece ridículo mas tenho a sensação que ultimamente os jogos andam com melhor imagem e com mais fps, mas que eu saiba não mexi em nada.

Obrigado.
 
Ya,.

Ia sugerir isso mesmo.

Estive para a comprar na sexta, acabei por ir para a Asus...

Desmonta o cooler, limpa tudo mto bem, e mete A5..

Por vezes aquilo leva uma pincelada de 1 pasta manhosa qq......

Não te preocupes, não invalidas a garantia.

Mas o ideal era mesmo meteres aquele cooler que o user mais acima sugeriu, ou WC..

Depois posta os resultados:x2:
 
ninguém mandou comprar Sapphire :-D, és mais um com problemas de sobreaquecimento com a Sapphire X1950PRO, com um VF700 alcu/cu resolves o problema.


Boas, n sei pk ke dizem ke a sapphire x1950pro tem problems de sobreakecimento, , tenho uma e as temps andam em 42 idle e 62 full load, mas tambem ajuda ter uma caixa com boa refrigeração e trocar a pasta termica manhosa ke vem com a grafica , ke + parece pasta de dentes:-D mas msm com esta na akecia muito + .

Cumps...
 
Agradeço as respostas, mas certas coisas não sei o seu significado.

limpa tudo mto bem, e mete A5..???

VF700 alcu/cu ( é esta a descrição completa do produto?)
 
Agradeço as respostas, mas certas coisas não sei o seu significado.

limpa tudo mto bem, e mete A5..???

VF700 alcu/cu ( é esta a descrição completa do produto?)

A5 = Arctic Silver 5 e tb podes usar a Artic Silver céramique (soa massas termicas)

Zalman VF700alcu, é um cooler para a gráfica, ("alcu" quer dizer que é de aluminio e cobre e só "cu" :-D, quer dizer que é só de cobre, este ultimo é molhor)
 
É preciso é cuidado ao meter um Zalman VF700alcu ou Zalman VF700cu nessa grafica, porque ha uns chipzinhos que ficam fora do alcance da ventoinha e que aquecem bastante.

Eu tenho uma sapphire x1950pro também e está neste momento com stock cooler, porque também meti um Zalman VF700cu e as temperaturas do core baixaram 20º e as memorias bastante mais frescas, mas com o passar do tempo começou a dar problemas em jogos ( ecrã todo preto, blue screens etc). Coincidência ou não meti o cooler de origem que tem a ventoinha mesmo por cima desses chips e o problema passou, é chato porque nunca fiz oc nela e agora com stock cooler apesar de ter temps aceitaveis, não tenho " coragem " para mexer nela agora.

Agora pode ter sido azar meu, eu ainda meti uns dissipadores nesses chips pequenos quando tinha o Zalman, mas de nada resolveu.

Tenta meter o Zalman e refriegerar esses chips ( os chips situam-se mesmo por debaixo da ventoinha do cooler de origem)

Outra coisa, convem ter uma boa fonte de alimentação para esta menina...ve lá isso também

[[[]]]
 
ondo tens de arranjar uns dissipadores é onde esta o cooler dourado:

57115b.jpg
 
Pois esse dissipador amarelo é que era ganda compra, mas não encontro á venda á parte.

A ventoinha do stock cooler está mesmo em cima desses chips onde o dissipador amarelo se encontra. Daí eu tirar a conclusao que os chips agora estão mais frescos do que antes quando tinha o Zalman, não devia lá chegar ar suficiente....ainda meti lá uns dissipadores ( os da Zalman que se metem nas memórias ) mas não faziam bem o contacto.
 
fui a uma loja e deram-me um pouco de massa térmica, la desmontei a placa e meti a massa ( foi um filme arranjar chave para os parafusos pequenos que seguram aquela "mola" )

Penso que reduziu a temp em 5 - 10 graus.

Portanto o proximo passo será arranjar uma massa melhor.

Quanto ao cooler entºao vale ou não a pena comprar essa marca?, é que se esse chip fica de fora o problema deve de ficar o mesmo.

Outra questão estúpida, aquele plástico azul que diz saphire e tem o robot, não será melhor retirar esse plastico, para ficar mais fresca a placa?
 
Após ter vendido a minha fonte e trocado por esta
http://www.levicom.de/xilence/en/xp600.(135)r.htm

Ao abrir a caixa reparei ter sido vitima de um erro no site afinal não tem 35 ampers mas 20.

Conclusão as temperaturas chegam a mais de 120 e o jogo ( company of heroes crasha)

gastei 60 € na fonte, o melhor será mandar a placa para trás porque está na garantia, comprei na *****, alguêm sabe quanto tempo demora a vir outra placa?

Quando comprei em janeiro não fazia isto, já não sei o que fazer, sei é que Saphire nunca mais.
 
Back
Topo