ATI X800: Reviews e Comentarios

SilveRRIng disse:
- Uns dizem que o OC não importa porque a placa é para ser vendida e trabalhar estável à frequência com que sai de fábrica.

Isso é verdade para mais de 80% das pessoas que comprarem a X800XT. A ATi aponta as suas placas para esses 80%. Os outros 20% terão à disposição a mesma placa vendida por companhias diferentes com coolers melhores (e mais caros).


SilveRRIng disse:
- Outros dizem que para comparar OC's ter-se-ia de ter coolings equivalentes nas duas placas.

Verdade. Onde é que está a incoerencia? Eu é que pergunto se custa tanto admitir que o cooler da X800 é uma porcaria comparado com o da 6800 Ultra.




SilveRRIng disse:
Isto para mim está confuso. Afinal mete-se coolings melhores porque o stock cooler não presta e faz-se OC ou este é bom e chega porque a ideia é não fazer OC?!

Não entendo a dúvida... a confusão existe só na tua cabeça.. Se eu quiser puxar mais pela placa meto-lhe um cooler melhor e se estiver contente com a performance em default desta deixo estar como está.. Não foi sempre assim?


SilveRRIng disse:
O que a experiência me tem ensinado é que mantendo-nos no cooling a ar, numa gráfica, o que dita o seu OC é mesmo o chip. Conseguem-se alguns ganhos com coolings mais eficientes, mas nada milagroso.


A 6800 Ultra foi equipada com um cooling adequado ao seu funcionamento à velocidade normal. O cooling é pensado para garantir estabilidade em default. Se em OC esta consegue ir mais além, grande parte desse feito deve-se ao chip, não ao cooling.

Talvez. Talvez não. Nem eu nem tu sabemos ao certo. Se calhar a NV40 com o cooler da X800 fazia o mesmo, e aquele cooler enorme é só para dar estilo :lol:
Mas continuo a dizer: metam um cooler semelhante ao da 6800 na X800 e depois comentem, não se ponham já a dizer que o O/C da ATi é mau antes sequer de mudar o cooler (que até é mais pequeno que o da R9800XT).


SilveRRIng disse:
Está tudo tão desesperado em defender a ATI (sem necessidade nenhuma porque esta está em vantagem) que até se atropelam e contradizem uns aos outros...
Diz lá onde é que estão as contradições, ao certo?
Estou a notar desespero, mas por acaso é por outras pessoas e para o outro lado, mas prontos :P




SilveRRIng disse:
A ATI X800XT lidera em performance, mas mesmo assim está a custar aos amantes e admiradores mais acérrimos desta marca admitir a maior OCabilidade da nVidia, mesmo quando isto não significa q tal chegue para ultrapassar a 1ª.

A mim dá-me a sensação que estes, provalvemente, possuidores duma ATI actualmente, estavam desejosos duma arrasadora vitória da ATI sobre a nVidia e estão um pouco frustrados por tal não ter acontecido. Isto torna-se uma verdadeira clubite. Até já dizem q esta X800XT foi só para entreter e q não tarda nada lançam já a R500 (ex-R400?!) para arrasar de vez a concorrência. UAU!! isso seria mesmo positivo para o mercado... :eek:


"Até dizem q esta X800XT foi só para entreter"?!
Nesse caso nada melhor que responder com uma quote minha de há um mês atrás em http://www.techzonept.com/showthread.php?t=33442&page=1&pp=20 :


«(...) Para a ATi lançar uma versão XT do R420 tão cedo parece-me que o mais certo é que o NV40 vai ganhar a coroa de melhor performance do mercado na próxima geração.
Mas tambem, supostamente o passo que a nVidia deu com o NV40 não é o mesmo passo que a ATi deu com o R420, mas sim que vai dar com o R500 (arquitectura 100% "nova).
(...)
A equipa East que desenhou o R300 começou a trabalhar no R400 mas parece que chegaram à conclusão que o R400 ia ser demasiado poderoso para ser lançado em 2004, portanto o projecto que supostamente era o R400 passou para R500. Desde então essa equipa tem estado a aperfeiçoar a dita arquitectura supostamente construida de raiz e revolucionária.


A West tem estado a trabalhar nas "actualizações" do R300 para a East poder ter tempo de esgravatar no R500. Pelo que se diz o R420 tem ainda como base grande parte da arquitectura R300, daí a versão de shaders suportada ser "ainda" a 2.0. »


Isto foi antes de tanto o NV40 como o R420 serem anunciados, portanto como vês nem eu estava à espera de a R420 ser mais rápida nem decidi inventar agora a "desculpa" do R500, é algo que ando a dizer há meio ano para dizer a verdade.
E quem é que disse que o R500 "não tarda a sair"?! Ou foi alguem que entretanto apagou o post ou então tu estás com alucinações.. O R500 deverá aparecer ou no natal ou daqui a um ano.
 
Isso se a R500 existir (aquela que todos pensam que é a R400, um novo gpu e não uma actualização.).

Já alguem leu a entrevista do CEO da Ati?
 
Ja n me lembro onde li, mas parece me q a ekipa da ATI q trabalhou no R300 eh a mesma ekipa q esta a trabalhar no R500, existe uma segunda ekipa q trabalhou nos R3x0/RV3x0 e tb R420...ou seja esta segunda ekipa so evoluiu o chip original (R300), ao ke parece o R500 deve ser uma revoluçao tal como foi o R300 :D
 
Zealot disse:
Link?

Tu já nem ligas o MSN para eu não te dar na cabeça com o Dark Galaxy, não é? :002:

http://www.beyond3d.com/interviews/daveorton/
E uma pequena analise (para facilitar a vida :D) -> http://www.beyond3d.com/#news12174

In our interview with Dave he details that Marlbough are indeed currently tied up with the XBox project, however makes note that the R500 class products are being produced in the Valley, or from the same team that produced R300 (and R420).

Certo, certo é que da R300 à R500 vem tudo da mesma equipa, se a R500 é uma evolução da R3XX..............agora tb não é importante.

O resto da entrevista tb é interessante.
 
Uma coisa é certa, mas quem comprar gráficas, mais vale esperar um pouco que estas saiam para venda, e no logar de comprar 9600 compra-se 9800 com a descida de preços (sem falar da guerra entre as duas companhias).


E quem ganha, quem :001: ......nós :001:
 
Comprem todos a X800XT, que eu agradeço para descer o preço da 6800Ultra! :D

Pelo que tenho visto, da Nvidia, o que vai render é a 6800GT, que tem exactamente o mesmo a nivel técnico que a Ultra, com os pipelines e memórias iguais, e overclocka o mesmo que a Ultra! :D

Vamos lá ver uma coisa, já que não se calam com o cooler da x800XT.

A placa é a 0.13, funciona a menor voltagem, dissipa menor calor do que a R9800XT logo o cooler é bem mais do que eficiente!!!
Se a placa overclocka mal, a culpa é do chip e não do cooler.

O problema do aquecimento é relativo as memórias. E não me venham com a tanga de que utilizando cooling nas memórias como a 6800U resultava, porque memórias BGA ganham muito pouco comparado com as outrs (aquelas compridas, n me lembro do nome) com cooling extra nas mesmas.

Claro que apontar uma fan de 120mm como fizeram na XbitLabs para a placa funcionar em DEFAULT é sempre um bom sinal de que a ATI é que rulla...´

Se pagam +500€ por uma placa gráfica, ao menos esta que venham em condições para normal funcionamento...



Tottentranz, quem compra uma placa topo de gama, pelo menos de TODOS os clientes que por exemplo a ***** tem, TODOS fazem overclock à placa!

Logo, quem compra uma placa destas topo de gama gosta sempre de ver qual o limite! Se der pouco, a malta fica desiludida, mesmo que ainda assim os ganhos sejam muito bons... é uma questão psicológica, e está comprovada que é assim.

O cooler da x800XT NÃO É INFERIOR AO DA R9800XT, É EXACTAMENTE IGUAL!!! A placa tem a obrigação de fazer mais com o mesmo cooler pelas razões ditas.

É como os AMD Palomino passaram de 0.18 para 0.13 Tbread, a voltagem de origem não baixou? A temperatura não baixou? A energia dissipada não baixou?
O mesmo se passa entre a R9800XT para a x800XT.


Depois existe a questão de acusarem a Nvidia por lançar a Extreme Edition ou lá o que é. A ATI esteve a espera que a Nvidia lançasse a NV40 para verificarem os resultados. Vendo os mesmos decidiram lançar a x800XT com velocidades mais elevadas do que inicialmente previsto, e para voçês isso não foi problema. Agora a Nvidia para não estar a alterar as specs a nivel de velocidades das 6800U decidiu lançar um modelo novo já com velocidade mais elevada para combater com a x800XT. Mas pelo menos esta não está no limite...
 
Se não esta actualmente no limite, então pq nao lançaram uma que efectivamente batesse a x800 xt? são sádicos?

Agora numa coisa tens toda a razão a gt parece mais interessante que a pro.
 
cooling

Raptor disse: "É como os AMD Palomino passaram de 0.18 para 0.13 Tbread, a voltagem de origem não baixou? A temperatura não baixou? A energia dissipada não baixou?
O mesmo se passa entre a R9800XT para a x800XT."

Então porque é que o dissipador da 6800Ultra é tão grande?
E porque precisa de dois molex ?E de mais energia?
:rolleyes:
 
O dissipador é grande tal como utiliza 2 molex para evitar problemas futuros.

Diz-me já agora porque é que os carros têm airbags Laterais e frontais se o carro anda à mesma sem os airbags?

Quanto ao consumo, 222Milhões de transistores em comparação com os 160 milhões da x800, é perfeitamente natural que necessitem de mais energia!
 
http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20040506035620.html

But the price of the novelty with bolstered performance will be high even for extreme gamers. They say that the so-called GeForce 6800 Ultra Extreme will retail for incredible $599, a price-point that is new even for high-end graphics cards.

$599 por mais 50Mhz :die:

Pode ser k os OME equipem a ATI com coolers nas memorias, é evidente que n é tão eficaz como o monstro k a 6800ultra traz, mas tb so ocupa 1 slot.
Á sempre 1 tradeoff.

Eu perfiro esperar k a poeira assente e pela ver. PCI-E
 
zer0 disse:
Se não esta actualmente no limite, então pq nao lançaram uma que efectivamente batesse a x800 xt? são sádicos?

Calma, ainda faltam quase 2 meses para a XT chegar, tempo suficiente para ou mudarem de fábrica ou refinarem o fabrico do nv40. Não é por nada que ao longo das revisões do chip o core já tenha subido 75Mhz.

Espero que nenhuma delas venha no limite, senão cortam-nos o divertimento.
 
Totten,

O cooler da X800XT é em cobre. Talvez não seja tão mau comparativamente ao da 6800 Ultra como isso.

A minha 9800 Pro, com o cooler default (muito fraquinho, como sabemos) não OC mais que 15-20Mhz. Depois de lhe ter posto um Artic Cooling VGA Silencer (muito semelhante ao da 6800 Ultra) e Artic Silver 5 o OC não melhorou em nada, apenas ficou mais silenciosa (que era o verdadeiro objectivo). Daqui poder-se-ia dizer duas coisas: Que tive muito azar na placa e que pode estar a acontecer o mesmo com a X800XT. É óbvio que aqui estou a especular à grande e à francesa. :)

O facto é que em todas as reviews em que se testou o OC, o máximo que a ATI esticou foi 15Mhz. Ou foi uma má opção, limitante, por parte da ATI ou o chip está mesmo limitado.

A maior parte das coisas já o Raptor disse. A X800XT já foi esticada pela ATI quando se soube a performance da nVidia. Como esta já tinha o comboio em andamento a unica hipoteses que teve de fazer o mesmo foi lançar a Extreme Edition. O engraçado é que mesmo esta Ultra OCada ainda consegue esticar mais, em valores nominais (nem falo em percentagem) do que a X800XT.

O grande aumento da frequência do core da 9800XT para a X800XT, sendo ambas feitas a 130nm e a ultima com bastantes mais transistores que não ajudam no aumento das frequências, dever-se-á, provavelmente ao "low-k" da TSMC. Mais 112Mhz com o mesmo processo de fabrico e uma porrada extra de transistores e não mexendo no comprimento dos pipelines é sem duvida um grande feito por si só. E por isso mesmo não me admiro nada que es esteja perto do limite fisico destes chips. Não se podem pedir milagres.

Quanto à história do R500. Apenas falei nisso, porque noutros fóruns em que participo fala-se como se a ATI andasse a brincar com a nVidia, tendo esta completamente dominada, e que a X800Xt é só para entreter até lançar a R500 daqui a pouco tempo, para arrasar de vez a nVidia. Ista já parece as clubites: "O meu clube vai cilindrar o teu, blah blah". Acho isso ridiculo. Não se deve substimar a nVidia. Não teve nada a ver com teu post de à um mês.

A parte das alucinações não me merece resposta.
 
Gpu

Para mim a 6800 Ultra nao vai ser grande coisa mesmo com 222 milhoes de trasistors nao consegue ultrapassar a X800XT com 160 milhoes é uma perfeita vergonha para a NVIDIA :lol:
 
o transistor count n influencia no aquecimento de uma placa?

ptzs: E tu andas com A64's a mais, roda praki 1 deles :P
 
Gpu

Mas inplica no desempenho da placa a 6800 Ultra devia ter mais desempenho e nao tem. 222 para 160 milhoes ainda vao 62 milhoes de trasistors a mais :lol:
 
2 coisas:
- Se a 6800 tiver mais transistors não é vergonha nenhuma. O que é que o CEO da ATI diz sobre o SM 3.0? Diz que não o suportam pq ia "custar muito" a nivel de "die size" (mais transistors?). A 6800 suporta SM 3.0.
- O que ouvi sempre é que nessa contagem a Ati não contava com as varias caches internas, ao contrario da nVidia. Se isto é assim ou não, não sei, mas já vi varias vezes isso escrito.
 
Punkas disse:
o transistor count n influencia no aquecimento de uma placa?

Da placa não, mas do core sim. :D Agora não é linear, e variáveis como tensão têm muito mais peso para a energia dissipada.

60 milhões a mais não é brincadeira, mas por si sós não fazem fornalhas. Aliás apesar de ter um vcore mais alto e mais transistores, parece que a 6800U anda tão fresca quanto a adversária.
 
Back
Topo