ATI X800: Reviews e Comentarios

"O facto é que em todas as reviews em que se testou o OC, o máximo que a ATI esticou foi 15Mhz. Ou foi uma má opção, limitante, por parte da ATI ou o chip está mesmo limitado."

Eu aposto que isso é limitação de bios
 
O [H] chegou aos 540. 20 mhz acima.

Limitação da bios em boards para reviewers? Nahhhhhhhh. No way.
Uma board para o mercado high end com limitações de bios.

Será que ainda ninguem reparou que não há Overdrive para ninguem nesta XT? Já pensaram porquê?

Eh pá, parem de arranjar desculpas para estas XT não fazerem OC. Estas XT estão no limite.

Espero que as finais não estejam assim.

EDIT: XT= 520 Core.
 
Última edição:
Nemesis11 disse:
O [H] chegou aos 540. 20 mhz acima.
UAU!! :P Pensava q o core da X800XT vinha a 525Mhz. My bad.

Limitação da bios em boards para reviewers? Nahhhhhhhh. No way.
Também me parece um pouco improvável. Pelo menos não seria boa politica. Dar uma imagem de boa margem de OC é sempre positivo para a sensação de estabilidade da placa em default. Bem, mas como já se viu isso acontecer, pode ser que seja o caso.
 
Raptor disse:
Vamos lá ver uma coisa, já que não se calam com o cooler da x800XT.

A placa é a 0.13, funciona a menor voltagem, dissipa menor calor do que a R9800XT logo o cooler é bem mais do que eficiente!!!
Se a placa overclocka mal, a culpa é do chip e não do cooler.
(...)
O cooler da x800XT NÃO É INFERIOR AO DA R9800XT, É EXACTAMENTE IGUAL!!! A placa tem a obrigação de fazer mais com o mesmo cooler pelas razões ditas.

humm..
1083564189888Adk70te_1_2_l.jpg

Descubra as diferenças.. (X800 em cima e 9800 em baixo)
Em relação a funcionar a menor voltagem, em load anda ela por ela. Vê o post do tafinho na 3º página desta thread.

Raptor disse:
O problema do aquecimento é relativo as memórias. E não me venham com a tanga de que utilizando cooling nas memórias como a 6800U resultava, porque memórias BGA ganham muito pouco comparado com as outrs (aquelas compridas, n me lembro do nome) com cooling extra nas mesmas.

Isso era no caso das primeiras BGA que apareceram. As mais recentes e mais rápidas (DDR1 a partir dos 350Mhz e DDR2) agradecem se se forem arrefecidas.


Raptor disse:
Claro que apontar uma fan de 120mm como fizeram na XbitLabs para a placa funcionar em DEFAULT é sempre um bom sinal de que a ATI é que rulla...´

Se pagam +500€ por uma placa gráfica, ao menos esta que venham em condições para normal funcionamento...

Duvido muito que cheguem ao mercado placas que se mostrem instáveis em valores default.. Mas se vierem, garanto-te que serei dos primeiros a desaconselhar as X800 a quem quer que seja.


Raptor disse:
Tottentranz, quem compra uma placa topo de gama, pelo menos de TODOS os clientes que por exemplo a ***** tem, TODOS fazem overclock à placa!

Logo, quem compra uma placa destas topo de gama gosta sempre de ver qual o limite! Se der pouco, a malta fica desiludida, mesmo que ainda assim os ganhos sejam muito bons... é uma questão psicológica, e está comprovada que é assim.

Estás a falar de um universo muito restrito..
Primeiro porque estamos em Portugal.. As placas são vendidas muito caras e as pessoas em geral têm pouco dinheiro.. Quem compra placas dessas no nosso país é só mesmo o entusiasta ferranho.. Não é como nos estados unidos onde comprar uma placa destas equivale a um português comprar uma placa de gama média-alta (R9600XT ou FX5900XT).
Segundo porque o cliente habitual da *****, pelo que sei, não é propriamente o mesmo Zé Povinho que frequenta a ***** e a vobis, e vai perguntar ao empregado qual é que acha ser a melhor. A ***** tem um público alvo que por si só é uma minoria (avaliando pelo tipo de produtos que vende).
 
O cooler da 9800 é maior porque também está a "apanhar" as memórias.

Na volta a ATI achou que não valia a pena por um cooler maior porque mesmo com isso o chip não ia poder ir muito mais além. Assim poupa-se dinheiro a produzir e o resultado é o mesmo. E qualquer das formas a placa é mais rápida do que a concorrência em OC, por isso: "Why bother?"

O que mais me impressiona mesmo é a performance em AA e AF da X800XT. O hiperZ novo está mesmo a bombar.
 
Nemesis11 disse:
O [H]
Limitação da bios em boards para reviewers? Nahhhhhhhh. No way.
Uma board para o mercado high end com limitações de bios.

Não estou a expressar nenhuma opinião mas isso não era a primeira vez que acontecia. Quando sairam as primeiras R8500LE, algumas traziam memórias de 3.6ns como as versões Retail, ou seja eram exactamente iguais. No entanto vinham equipadas com bios que baixavam as voltagens para não atingirem os valores das retail.

P.S.: depois de olhar bem para a pic do hardocp, reparei que a saída VGA de 15 pinos é muito fina tanto na 9800 como na X800.. minuscula comparada com a das GF4Ti.. weird..
 
ToTTenTranz disse:
Não estou a expressar nenhuma opinião mas isso não era a primeira vez que acontecia. Quando sairam as primeiras R8500LE, algumas traziam memórias de 3.6ns como as versões Retail, ou seja eram exactamente iguais. No entanto vinham equipadas com bios que baixavam as voltagens para não atingirem os valores das retail.

Isso é nas LE. Se não me engano, 250/250. Depois de ter havido aquele confusão de haver duas 8500 com clocks diferentes ( Oem e retail ) em que a Ati teve que dar um nome à que vinha com 250.

Eu não estou aqui a defender a nVidia. Acho que esta discussão sobre OC é um desperdicio de tempo. A unica coisa que considero +/- grave é o caso da Xbit.

A NV40 está no mesmo saco. A placa dos reviewers tinha mods feitos à mão. As mems variavam de site para site ( 600 na Hexus, 500 no B3d por exemplo ).
Alem disso se a nVidia vai ter 3 modelos com 16 pipes, pelo menos no inicio, um Gpu que dê 450 deve ir para a Extreme e o que dê 400 para a Ultra, o resto para a GT.
No inicio não espero grandes OC's nas nVidia por causa desta separação.

Mas as placas nem estão cá fora, para quê falar de OC?
 
ToTTenTranz disse:
http://www.ati.com/developer/demos/rx800.html


"The following demos require RADEON™ X800 graphics technology in order to run."

Eu só li quando já tava a sacar o exe :( é uma estupidez.. o motor é DirectX 9... deviam funcionar nas 9600/9700/9800.. :'(

Não é estupidez.

DW: Ruby; will ATi be putting out a version that works in some form on the R300 or is there some way to force it to work on the R300? (Again, I'm not the only one interested in that.)

Richard Huddy: I don't think we plan to do that. The demo occupies about 249MB of video memory and uses the new 3Dc compression technique. Without 3Dc support the VRAM budget would go up dramatically and no hardware could store the whole thing in local vid mem. I do not think that the code currently attempts to cope in the absence of 3Dc. Again, I'll check since you're really interested.

http://www.elitebastards.com/page.php?pageid=4641&head=1&comments=1

Mas tb gostava de ver :(.
 
Ora então cá vai a minha bacorada:
-A única coisa realmente porreira que a placa da ati tem é a localização dos furos onde o cooler é preso. Parece-me que é igual à da 9700, significa que quando tiver uma (praí daqui a uns dois anos) não vou precisar de andar a inventar no meu water bloc caseiro.

de tudo o que li nesta thread, praí 95% do que se diz é dito às escuras.
salvam-se estes dois posts:

Raptor

Comprem todos a X800XT, que eu agradeço para descer o preço da 6800Ultra!

Pelo que tenho visto, da Nvidia, o que vai render é a 6800GT, que tem exactamente o mesmo a nivel técnico que a Ultra, com os pipelines e memórias iguais, e overclocka o mesmo que a Ultra!

Vamos lá ver uma coisa, já que não se calam com o cooler da x800XT.

A placa é a 0.13, funciona a menor voltagem, dissipa menor calor do que a R9800XT logo o cooler é bem mais do que eficiente!!!
Se a placa overclocka mal, a culpa é do chip e não do cooler.

O problema do aquecimento é relativo as memórias. E não me venham com a tanga de que utilizando cooling nas memórias como a 6800U resultava, porque memórias BGA ganham muito pouco comparado com as outrs (aquelas compridas, n me lembro do nome) com cooling extra nas mesmas.

Claro que apontar uma fan de 120mm como fizeram na XbitLabs para a placa funcionar em DEFAULT é sempre um bom sinal de que a ATI é que rulla...´

Se pagam +500€ por uma placa gráfica, ao menos esta que venham em condições para normal funcionamento...



Tottentranz, quem compra uma placa topo de gama, pelo menos de TODOS os clientes que por exemplo a ***** tem, TODOS fazem overclock à placa!

Logo, quem compra uma placa destas topo de gama gosta sempre de ver qual o limite! Se der pouco, a malta fica desiludida, mesmo que ainda assim os ganhos sejam muito bons... é uma questão psicológica, e está comprovada que é assim.

O cooler da x800XT NÃO É INFERIOR AO DA R9800XT, É EXACTAMENTE IGUAL!!! A placa tem a obrigação de fazer mais com o mesmo cooler pelas razões ditas.

É como os AMD Palomino passaram de 0.18 para 0.13 Tbread, a voltagem de origem não baixou? A temperatura não baixou? A energia dissipada não baixou?
O mesmo se passa entre a R9800XT para a x800XT.


Depois existe a questão de acusarem a Nvidia por lançar a Extreme Edition ou lá o que é. A ATI esteve a espera que a Nvidia lançasse a NV40 para verificarem os resultados. Vendo os mesmos decidiram lançar a x800XT com velocidades mais elevadas do que inicialmente previsto, e para voçês isso não foi problema. Agora a Nvidia para não estar a alterar as specs a nivel de velocidades das 6800U decidiu lançar um modelo novo já com velocidade mais elevada para combater com a x800XT. Mas pelo menos esta não está no limite...
__________________

e este

SilveRRIng

Eu acho que estamos todos com problemas de comunicação.

1 - É sabido, e ninguem negou o facto, que a 6800 Ultra consome mais que X800XT. Testes práticos negaram a necessidade de uma PSU supra-sumo XPTO, no entanto aconselha-se uma boa. Para quem isto significa um grande handicap a nV40 não serve...

2 - Ainda não vi grandes comparativos e/ou valores concretos sobre o aquecimento de cada uma das placas. Apenas se disse nas reviews que a 6800 Ultra aquece pouco mais q a X800XT. Isto já me está a fazer lembrar as guerrinhas Athlon vs Pentium, q este ultimo era melhor porque aquecia menos...

3 - Quanto ao EVENTUAL potencial de OC de cada uma. A tal Emergency Edition, em valores nominais (nem vou comparar em percentagem) consegue OC mais que a X800XT, e sendo essa EE, na realidade uma Ultra em OC, nem vale a pena referir esta ultima...

Em termos de nivel de desenvolvimento/maturidade penso que ambas as placas estarão relativamente próximas, por isso, o argumento de q esta ou aquela são BETAs, não serve.

Penso que não irei precisar de falar do potencial de aumento de performance pelos drivers.

Não percebo a necessidade de bater na nVidia. A ATI tem um produto superior neste momento, está à vista de todos. Não é preciso pisar os pontos fracos da nVidia para evidenciar essa supremacia.

Têm é que se capacitar q os tempos do fosso nV30-R300 já lá vão. As coisas estão mais equilibradas e quem se excita a exagerar no martelamento na nvidia que se recorde que esse equilibrio é positivo para o seu próprio bolso e para a qualidade do produto que vier a adquirir.

A ATI deu porrada com força na Nvidia com o R3x0 agora convêm que seja a Nvidia a dar porrada. Portanto até ao dia em que aparecerem as primeiras 6800 no mercado era bom que a Nvidia fizesse algo para ficar na mo de cima porque se não for assim a ATI fica a pensar que manda nisto tudo e isso pro cliente não é nada bom.
 
Última edição:
Gpu

Já se sabe que a ATI vai ganhar esta corrida , outra vez.
A Nvidia só sabe ganhar a fazer jogo porco , ninguém me convence que esta a fazer o mesmo jogo agora com a 6800 Ultra.
A ATI na qualidade nunca nos enganou e NVIDIA já ex::fart: FartCry.exe
 
ptzs disse:
Podes sempre por um filtro anti-dito-às-escuras.

Acho que tira a piada da coisa, mas enfim.


Não podia, assim filtrava os posts dele próprio.. :P
(é provavelmente o post maior desta thread e de longe o mais inútil.. mais bastava dizer "concordo com o raptor e o silverring")

Nemesis, pelo que percebi, à ATi nem custava muito fazer as demos compatíveis com as R3xx.. Bastava trocar o método de compressão das texturas para DXTC em vez do 3Dc.. provavelmente a qualidade baixava muito e efeitos como feições da cara tornar-se-iam imperceptíveis.. mas era possível..
Se calhar ainda vai haver alguem a hackar as demos :)
 
Última edição:
Pronto tabem, se calhar não é assim tanto às escuras. Mas acerca deste assunto o pessoal fala muita coisa da qual mto pouco sabe (pelo menos isto têm de admitir que é verdade) desde o porquê de cada uma das marcas usar o cooler que usa até ao overclock de cada uma.
mais bastava dizer "concordo com o rapto e o silverring")
tens razão mas como gostei bastante do que o SilveRRIng e o Raptor disseram, coloquei o post deles mais uma vez :P
:)
 
Última edição:
Cobra disse:
Já se sabe que a ATI vai ganhar esta corrida , outra vez.
A Nvidia só sabe ganhar a fazer jogo porco , ninguém me convence que esta a fazer o mesmo jogo agora com a 6800 Ultra.
A ATI na qualidade nunca nos enganou e NVIDIA já ex::fart: FartCry.exe

Até te contradizes homem, calma. Vou ignorar essa do "nunca nos enganou" pq provavelmente quando saiu a 8500 não andavas por aqui, googla a palavra quak e vais ver.
 
"A X800XT já foi esticada pela ATI quando se soube a performance da nVidia."

Para qual aplicação em partícular? És capaz de responder? ;)
 
Cobra, já viste que dos 8 posts que tens, dizes sempre a mesma treta... pareces aquelas pulgas irritantes, que teimam em nos morder sem a gente nunca vos apanhar! :D (estou a brincar, obviamente.)

ToTTenTranz

Ok, o cooler é mais pequenito porque não cobre as memórias, mas nesse caso então é mais eficaz ainda porque o cooler não é aquecido pelas mesmas.


Descubra as diferenças.. (X800 em cima e 9800 em baixo)
Em relação a funcionar a menor voltagem, em load anda ela por ela. Vê o post do tafinho na 3º página desta thread.

Eu estou a falar em voltagem de funcionamento, não de consumo total.
Se a placa passou de 0.15 para 0.13, é obvio que a voltagem de funcionamento deve ter reduzido. A R9800Pro utiliza 1.70v, a R9800XT utilizava creio eu 1.75v ou 1.80v. Decerto a x800XT com tantos transistores e a 0.13 deverá necessitar de 1.60v provavelmente.


:Originally Posted by Raptor
O problema do aquecimento é relativo as memórias. E não me venham com a tanga de que utilizando cooling nas memórias como a 6800U resultava, porque memórias BGA ganham muito pouco comparado com as outrs (aquelas compridas, n me lembro do nome) com cooling extra nas mesmas.


Isso era no caso das primeiras BGA que apareceram. As mais recentes e mais rápidas (DDR1 a partir dos 350Mhz e DDR2) agradecem se se forem arrefecidas.
Estas são DDR3 e funcionam a metade da voltagem das DDR1 e DDR2, logo supostamente deveriam ser bastante mais frescas!!!



:Originally Posted by Raptor
Claro que apontar uma fan de 120mm como fizeram na XbitLabs para a placa funcionar em DEFAULT é sempre um bom sinal de que a ATI é que rulla...´

Se pagam +500€ por uma placa gráfica, ao menos esta que venham em condições para normal funcionamento...



Duvido muito que cheguem ao mercado placas que se mostrem instáveis em valores default.. Mas se vierem, garanto-te que serei dos primeiros a desaconselhar as X800 a quem quer que seja.

Eu também acho estranho, mas a XbitLabs por norma não se costuma enganar... e supostamente estas X800 são iguais as que sairão para venda final, ao contrario da 6800U que era uma versão de revisões primárias ainda com remendos à mão e tudo.


:Originally Posted by Raptor
Tottentranz, quem compra uma placa topo de gama, pelo menos de TODOS os clientes que por exemplo a ***** tem, TODOS fazem overclock à placa!

Logo, quem compra uma placa destas topo de gama gosta sempre de ver qual o limite! Se der pouco, a malta fica desiludida, mesmo que ainda assim os ganhos sejam muito bons... é uma questão psicológica, e está comprovada que é assim.



Estás a falar de um universo muito restrito..
Primeiro porque estamos em Portugal.. As placas são vendidas muito caras e as pessoas em geral têm pouco dinheiro.. Quem compra placas dessas no nosso país é só mesmo o entusiasta ferranho.. Não é como nos estados unidos onde comprar uma placa destas equivale a um português comprar uma placa de gama média-alta (R9600XT ou FX5900XT).
Segundo porque o cliente habitual da *****, pelo que sei, não é propriamente o mesmo Zé Povinho que frequenta a ***** e a vobis, e vai perguntar ao empregado qual é que acha ser a melhor. A ***** tem um público alvo que por si só é uma minoria (avaliando pelo tipo de produtos que vende).


Quem tem dinheiro e compra um pc, está-se a "lixar" para a placa gráfica que utiliza, quer é um Processador com muitos MHz, porque é isso que interessa para impressionar os amigos. Quem compra uma placa gráfica topo de gama como estas, está minimamente informado e já deverá ter umas ideias de realizar overclock nas mesmas. Digo isto tanto cá como lá fora.
 


Pedia ao Totten para reduzir a Sig por favor... tou a 1600x1280 e isso é enorme.

Agradecido




Esta escalada de potencia tá a ser mm mt forte. A cada 6 meses / 1 ano a sairem coisas cada vez mais potente não há carteira que aguente.
 
Isto é o que mais me interessa:

The bottom line is the consumer here, and its good news all around.


Enquanto forem lançando bons produtos, e com a concorrência o preço delas terá de ser razoável :)


Eu se tivesse €'s para já não comprava nenhuma, preferia deixar os "capitalistas" dos bifes comprarem-nas para depois ter uma ideia melhor dos prós e contras de cada uma.


A ideia do "Displacement mapping (acho que é isto)" da nVidia agrada-me por outro lado o "3Dc" da Ati tb parece promissor. Logo se vê.
 
Back
Topo