1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ATI4850 mudei cooler e agora crasha

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por helpra, 20 de Março de 2009. (Respostas: 32; Visualizações: 1720)

1. helpra

helpra Power Member

Tenho uma Powercolor ATI4850 512mb ddr3, desde que lhe mudei o cooler esta começou a crashar apesar das temp. serem baixas (tipo entre 45º e 65º).
    A gráfica só crasha em jogos pesados tipo C.O.D. World to War e Grid, mas pode crashar passado 5 min assim como 2 a 3 horas de jogo.
    Não sei o que se passa visto que em outros jogos mais leves PES, FIFA, NBA, FM09, nunca crasha.
    Alguém pode ajudar, ou já teve um problema semelhante?

O cooler é o Artic Cooler aceelero twin turbo.

PS: já voltei a colocar o cooler original (as temp. subiram claro) e mesmo assim crasha nas mesmas circunstancias.

2. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Boas !
    1º - Podes ter Tido o azar de montar tanto um como outro mal(Accelero e Stock),já verificaste se está bem apertado?

2º - Mudaste a massa térmica ?

3º - Que temperaturas tens em Idle(Windows,apenas em Ambiente) e Full(No meio de um Jogo) ?

3. helpra

helpra Power Member

1-Ambos montei bem verifiquei tudo.

2- Mudei sempre a pasta térmica.

3- controlei as temp. pelo GPU-Z, que mede as temp. no jogo, do GPU, das memórias e dos shaders (deu tudo normal)

E é pena ter este problema, porque o accelero twin turbo baixa bastante as temp. e é um silêncio, nem se nota a gráfica a trabalhar

Última edição: 20 de Março de 2009
  4. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

mas memorias e os controladores de tensão têm cooler ??

5. helpra

helpra Power Member

Sim tem coolers nas memórias e nos reguladores. Penso que será avaria mesmo, não percebo é qual, uma vez que nos outros jogos, mais leves é certo, pode estar sempre a bombar que não crasha.

6. Johev

Johev Power Member

É pena que mudar o cooler à grafica viola a garantia da mesma :(

7. shupifero

shupifero Power Member

Mas como é que se detecta que o cooler foi trocado?

Se voltar a colocar o original fica como nova, ou não?

8. helpra

helpra Power Member

o erro que me da quando crash é «o controlador de video deixou de responder» atikmdag. Geralmente consigo voltar ao windows Vista. E depois de desligar o jogo o pc volta ao normal.

9. helpra

helpra Power Member

aparentemente fica como nova com o cooler de origem. Só se abrirem é que notam que a pasta térmica não é a mesma.

É pena porque até gosto muito desta gráfica, a melhor que tive até hoje a seguir a Voodoo 3 da 3Dfx (velhos tempos)

10. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

não perde garantia nenhuma, quando for para garantia só tem é de levar o material de origem, e montado claro.

11. Pedro18

Pedro18 What is folding?

experimenta instalar os drivers mais recentes caso não os tenhas.

senão desinstala e volta a instalar, as vezes resolve.

12. Higarian

Higarian I'm cool cuz I Fold

A minha tambem de vez em quando da esse erro e eu nunca lhe mexi no cooler... Deve ter haver com o software acho eu.

13. helpra

helpra Power Member

Tenho os ultimos drivers da ATI 9.3, mas isto aconteceu desde que mudei o cooler tinha na altura os drivers 8.12.

A minha tb fazia isso quando a comprei, mas depois de actualizar a BIOS da Board e com os novos drivers, nunca mais fez. Até agora que começou a fazer na altura que o cooler foi mudado.

Tanto quando sei o erro atikmdag, tanto pode ser software, como pode ser a problema de hardware.

outra questão, excesso de pasta térmica poderá causar este problema? A pasta térmica que coloquei não é condutora é da Coolermaster, por isso penso que mesmo que caísse, nas pequenas resistências perto do Gpu, não seria a causa do meu problema.

Última edição: 20 de Março de 2009
  14. Higarian

Higarian I'm cool cuz I Fold

Pois no meu caso parece-me que seja da board... Ja exprimentaste actualizar a bios outra vez?

15. helpra

helpra Power Member

Já. tenho a ultima versão para a P5Q-Pro.

Alguém sabe qual a temp. máxima que as memórias da gráfica aguentam. É que com o cooler original a memória da gráfica chega aos 116º, medido pelo GPU-Z

16. WindWalker

WindWalker Power Member

Corre ATITool 0.27 beta 4 e vê se dá esse erro e quais os valores de temperatura máximos (de TODOS os sensores) a correr o teste 'Scan for Artifacts'.

17. helpra

helpra Power Member

não consegue ler as temperaturas da gráfica diz: not suported. Quanto ao scan isso consegue fazer e segundo o GPU-Z tenho de max. GPU 100,5º Memoria 118,5 e shadercore 107,5, a fan da gráfica chegou aos 75%. Correu durante 30min sem erros, depois tive de desligar, porque tinha de fazer outra coisa no pc.

18. WindWalker

WindWalker Power Member

Nunca na vida esse Accelero bem montado e com ventoinha atingiria esses valores. Tens aí algum problema. Nem com o dissipador original ela deve atingir esses valores de temperatura.

19. helpra

helpra Power Member

mas neste momento tenho o cooler original não o accelero. Com o accelero tinha temp. bastante mais baixas, mas mesmo assim a gráfica bloqueava. Por isso voltei a por o original, que faz um barulho infernal nos jogos pesados e mesmo assim esquenta muito.

20. WindWalker

WindWalker Power Member

E com a ventoinha 100%?

Partilhar esta Página