ATI's answer to Intel's 975x ?

Zarolho disse:
As voltagens são necessárias nomeadamente no chipset NB e não com tanta relevancia no CPU ou na RAM, isto no caso particular da Intel que não possui controlador de memória no CPU, mas sim no NB.

A minha Asus P5W DH somente possibilita 1.65v MCH, no entanto para chegar aos 500mhz no FSB, necessito de valores a rondar os 2.0v, algo que o chipset ATI ou Nvidia poderão alcançar.

Veremos quem será o fabricante de MB que possibilitará elevados FSB sem recorrer a voltagens muito elevadas, é que com sistemas Intel as MB assumem um papel muito determinante ao nivel da performance e estabilidade.

as boards para intel têm vindo com a opção de regular o vNB na BIOS?


agora, em relação ao ultimo paragrafo (pelo menos no que ao vNB diz respeito),
creio que nenhum fabricante vai possibilitar que aumentes muito o Vdimm, sem aumentares o Vnb, isto por problemas intrinsecos, na interpretação do sinal vindo do chipset, pelas memorias.
se para as memorias a voltagem equivalente a "1" ou "high" for de 3volts, mas se o NB ào enviar dados para as memorias so conseguir enviar "1" a uns 2 volts, é possivel que a uma dada altura alguns 1's sejam entendidos como "0" e começa-se a corromper tudo.
enfim, não digo que seja necsariamente assim, mas o problema estara relacionado com algo do tipo.

da mesma maneira que, por razões identicas, nos athlon64 deves aumentar o Vcore quando aumentas o Vdimm... salvo erro ate ha uma formula para isso...

quanto ao Vcore e ao Vdimm, eh pa, não sei ate que ponto isso depende da board, ou da simplesmente da sorte que se teve com o CPU ou com as memorias respectivamente.
as boards (e os chipsets, naturalmente) têm de facto grande importancia no desempenho dos sistemas intel, mas não sei ate que ponto a questão das voltagens depende tanto da board...
 
Última edição:
Stylus disse:
C o processo de 90nm do RD600 certamente não vão ser possiveis/necessários os 2v, com 2v certamente torrarias a NB. Agora vamos ver é a elasticidade desta NB com a menor voltagem k esta suporta e necessita.

Não tenhas essa ideia como garantida, porque ainda não conhecemos as capacidades do RD600 e aonde reside a sua mais-valia face á concorrência. No entanto a tua ideia corresponde á expectativa geral.

No prazo de 1 mês ou um pouco mais cedo já deveremos ter alguma informação concreta...
 
Gosto na DFI NF 590 é o DIGITAL PWM, circuito de alimentação bem "limpo" sem capacitores, resistencias e o carago e parece ser mais eficiente no que toca a dissipação de calor!
 
destr0yer disse:
Gosto na DFI NF 590 é o DIGITAL PWM, circuito de alimentação bem "limpo" sem capacitores, resistencias e o carago e parece ser mais eficiente no que toca a dissipação de calor!

a P5W DH, acho que também trás uma inovação qualquer na alimentação, mas continua a ser boa ideia fazer o Vdrop...
 
Koncaman disse:
as boards para intel têm vindo com a opção de regular o vNB na BIOS?


agora, em relação ao ultimo paragrafo (pelo menos no que ao vNB diz respeito),
creio que nenhum fabricante vai possibilitar que aumentes muito o Vdimm, sem aumentares o Vnb, isto por problemas intrinsecos, na interpretação do sinal vindo do chipset, pelas memorias.
se para as memorias a voltagem equivalente a "1" ou "high" for de 3volts, mas se o NB ào enviar dados para as memorias so conseguir enviar "1" a uns 2 volts, é possivel que a uma dada altura alguns 1's sejam entendidos como "0" e começa-se a corromper tudo.
enfim, não digo que seja necsariamente assim, mas o problema estara relacionado com algo do tipo.

da mesma maneira que, por razões identicas, nos athlon64 deves aumentar o Vcore quando aumentas o Vdimm... salvo erro ate ha uma formula para isso...

quanto ao Vcore e ao Vdimm, eh pa, não sei ate que ponto isso depende da board, ou da simplesmente da sorte que se teve com o CPU ou com as memorias respectivamente.
as boards (e os chipsets, naturalmente) têm de facto grande importancia no desempenho dos sistemas intel, mas não sei ate que ponto a questão das voltagens depende tanto da board...

Um exemplo e explicação sobre a relação CPU-NB-Ram num sistema Intel, nomeadamente tendo em conta já o Conroe...

«...for those thinking of overclocking an E6600 on the current boards here's some info posted by Tony (OCZ),

"975 and 965 chipsets will have various chipset and CPU straps. You will know these as 400,533,667,800,1066,1333.Usually to overclock above a certain FSB with an Intel chipset board you have to move to the strap that is close to the max clock you see at the default strap.

So if you have a 1066fsb CPU there will be some headroom in the 1066fsb mode but the chipset will eventually give in and overclocking will be hard. We are seeing this with the boards that are stuck on the 1066 strap like the DFI etc. Now you can move to the 1333 strap but if both the chipset and the CPU are moved to this strap internal latency within the chipset is relaxed. So if you see boards stopping at 370fsb this will be the limit of the chipset on the strap ratio it is on, if you move the CPU to the next strap the cpu will clock higher but the chipset will lose performance.

Now, it looks like Asus have found a way to engage the 1333 strap on the CPU but are tricking the NB into thinking its on the 1066 strap. It also looks like they have the strap auto switching in bios with the end user not seeing they have moved to the 1333 strap on the CPU, while this is a slick way of overclocking it also will confuse some.
On badaxe, you force 1333 strap and it does both the NB and the CPU, ram suddenly will clock a lot higher but performance is not as good. You will also notice that the ram can again do low latency overclocks which it can not do at the upper end of the 1066 strap. this is because the NB internal latency has been relaxed.

Remember PAT on the 865 chipset...all you had to do was force the 533 strap and you had full on PAT on a chipset that did not officially support it. And in reality all you were doing was forcing an overclock on the chipset and reducing its internal latency...this is what we need to do here also.

The ultimate system will allow the CPU strap to hit 1333 so you can push over the 370fsb wall, but the NB needs to be fooled into thinking it is still working with a 1066 CPU and stay on the 1066 strap to keep the internal latency low..so in theory we are engaging PAT on 975 etc.

ATI and NV chipsets do not clock in this way, this only applied to Intel chipsets and really was a tweak to bring back some of the performance loss by using 2T command."...»
 
Zarolho disse:
A P5W DH não tem DIGITAL PWM, tem sim 8 phases.

A Gigabyte GA-965P-DQ6 tem 12-phase power e Solid Capacitor e no entanto não é a k faz mais OC.
Há mais coisas a ter em conta e o facto de ter 12-phase, DIGITAL PWM, etc etc n significa k seja a melhor.
 
O Digital PWM não sei como é a nivel de performance/robustez, mas é um must have no que toca a "arrumação" e provavelmente a dissipação termica!. Compara o espaço ocupado do circuito de alimentação da ASUS P5W DH e da Gigabyte GA-965P-DQ6 com a DFI, bem como os respectivos dissipadores, não tem nada a ver :wow:

Na DFI, a poupança de espaço permite assim ter 7 slots, com o 1º e o 4º ser PCI-e x16, que reduz o espaço para o CPU/*****/memórias ;)

Um circuito de alimentação normal, a board só teria 6 slots utilizáveis.
 
Última edição:
destr0yer disse:
O Digital PWM não sei como é a nivel de performance/robustez, mas é um must have no que toca a "arrumação" e provavelmente a dissipação termica!. Compara o espaço ocupado do circuito de alimentação da ASUS P5W DH e da Gigabyte GA-965P-DQ6 com a DFI, bem como os respectivos dissipadores, não tem nada a ver :wow:

Na DFI, a poupança de espaço permite assim ter 7 slots, com o 1º e o 4º ser PCI-e x16, que reduz o espaço para o CPU/*****/memórias ;)

Um circuito de alimentação normal, a board só teria 6 slots utilizáveis.

Não te esqueças do slot x8 e do slot x4 :)



Notem a disposição das portas SATA nativas do chipset, rodadas 90º tal como se faz já com certas fichas PATA.
 
Última edição:
Pena o slot 8x n servir para nada... a n ser por lah placas 1x, logo mais valia um slot 1x ou 4x, se bem k tb n ha quase nada 4x.
 
Zar0n disse:
A Gigabyte GA-965P-DQ6 tem 12-phase power e Solid Capacitor e no entanto não é a k faz mais OC.
Há mais coisas a ter em conta e o facto de ter 12-phase, DIGITAL PWM, etc etc n significa k seja a melhor.
Então?!... Estamos a falar de chipsets diferentes... A Intel P5W DH possui chipset 975X... Estas Gigabytes são 965, são boards diferentes com chipsets diferentes.

O 975X é o melhor chipset Intel, quer seja em default ou em OC... Cuidado com essas confusões!
 
Última edição:
Zarolho disse:
Então?!... Estamos a falar de chipsets diferentes... A Intel P5W DH possui chipset 975X... Estas Gigabytes são 965, são boards diferentes com chipsets diferentes.

O 975X é o melhor chipset Intel, quer em seja em default ou em OC... Cuidado com essas confusões!

Zarolho, o controlador de memória dos i965 é mais avançado do que o do i975X.
O i975X pode ser melhor para OC, mas isso é porque normalmente a motherboard onde está montado tem componentes mais caros e de alta qualidade (segmento de mercado high-end).
 
blastarr disse:
Zarolho, o controlador de memória dos i965 é mais avançado do que o do i975X.
O i975X pode ser melhor para OC, mas isso é porque normalmente a motherboard onde está montado tem componentes mais caros e de alta qualidade (segmento de mercado high-end).
Não tenho a certeza disso relativamente ao facto do 965 possuir um contorlador de memória mais avançado em relação ao 975.

Mas há algo que posso adiantar e dar como exemplo. Embora eu não tenho certeza, mas parece-me que estas novas motherboards 975 são mais rápidas que as anteriores como a P5WD2-E Premium (não compativel com Core2 Duo), é possivel que tenha existido agora uma revisão ao chipset 975.

Eu já tive algum tempo atrás a experiencia com uma P5WD2-E Premium e agora adquiri recentemente uma P5W DH, tenho ainda o mesmo CPU D920@4ghz e o mesmo kit de Ram, e acredita que desde o 1º dia que montei este novo sistema que sinto e comprovei que o actual sistema é mais estavel, rápido e mais agradavel de trabalhar do que o anterior. Tive já oportunidade de comentar com alguns amigos e pessoal no MSN que tiveram possibilidade de experimentar os dois sistemas e também eles concordam e notaram melhorias nos actuais 975, nomeadamente tendo esta P5W DH como exemplo.
 
Zarolho, isso da para os 2 lados, a DFI infinity com o mesmo chipset, é bem piorzita que a asus.
eu acho que isso se deve mais ao amadurecimento das boards e BIOS (no caso da assus, a P5W DH é fruto do que se fez com a P5WD2-e), não é necessariamente do chipset.
 
Depois de todo o "vai não vai" e das toneladas de rumores envolvendo este chipset e a compra da ATI pela amd... Temos boas noticias sobre o belo do RD600.
DFI has confirmed that it is readying a LANParty-series motherboard based on ATI's soon-to-be-released RD600 chipset.

Yesterday, AMD confirmed that it would buy ATI for a cool $5.4 billion and we also reported that Intel has already pulled ATI's chipset license, meaning that there will be no more ATI chipsets for Intel processors after the end of the year.

It was unclear whether ATI's CrossFire-ready chipset for Intel's Core 2 Duo processors would ever see the light of day. This news merely confirms that ATI is continuing on with plans and RD600 will appear on the market some time in September.

DFI is said to be working on the first versions of its RD600 mobo and testing is going well. Engineers are having a lot of success overclocking the RD600 chipset, reaching over 430MHz FSB on the reference board.

If DFI's previous LANParty motherboards are anything to go by, the company should surpass these speeds with an overclocking monster. Lets all hope that is the case.
Que fofo.... 430 FSB com a board ainda numa fase não final e calculo que sem mods nem nada....
:004:
Aqui o link para a noticia de confirmação do RD600 pela DFI.
Isto vai ficar muito giro mesmo :D
Check list:
--->+400fsb com board virgem-- checked.
--->Clock independente das mems: mhz por mhz independente do fsb- checked.
--->Lançamento em Setembro pela DFI... - checked :D
 
Última edição:
À primeira vista, os FSB's falados não são nada de extraordinários, mas sendo ainda testes preliminares não está muito mau. O que realmente atrai é a feature da memória independente. Já deve dar para fazer umas brincadeiras giras. Só espero é que eles consigam por essas meninas a fazer +500Mhz, aí sim, serão compra obrigatória para os "power users".
 
SilveRRIng disse:
À primeira vista, os FSB's falados não são nada de extraordinários, mas sendo ainda testes preliminares não está muito mau. O que
Se como tou a entender são fsbs com Vcore dfault sem mods etc...
Mesmo com boards como elas sairão para a rua...
Penso eu de que...
 
Estou a comparar com o que se tem visto no XS com as DS3, que têm feito FSB's acima de 450 também sem mods, mas talvez com mexidas no Vmch. Vamos lá ver o que nos trás este RD600 e em particular a respectiva DFI. :)
 
Back
Topo