1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ATI's R580 || Nvidia's G71

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por DJ_PAPA, 8 de Dezembro de 2005. (Respostas: 574; Visualizações: 24375)

1. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

ATI's R580 chips in production
    Next generation ATI shapes up

http://www.theinquirer.net/?article=28228

G71 is Nvidia's next generation high end chip
    32 pipes at 90 nanometres

http://www.theinquirer.net/?article=28227

2. blastarr

blastarr Power Member

Tal como se esperava, não há novidades.

BTW, o The Inq é mesmo burro. Afirma que sabe que consegue processar muitos pixel's com apenas 16 pipes, mas diz que só vai dizer daqui a uns tempos...
    Infelizmente para eles, a informação de como é que funciona dessa maneira está disponível na net há muito tempo.
    Simplesmente eles não podem roubar o esquema do site em questão para dar o "scoop", lol.
    Priceless. :D

De qualquer modo, here's how:

Os mesmos 16 pipelines "completos" recebem agora a ajuda de 2 "mini-pipelines", os quais dão orígem ao tal número dos 48 pipes (16x3).

Contudo, não se pense que são 48 pipes "full-speed".
    Simplesmente aplicaram mini-ALU's semelhantes às que existem na Xbox 360, mas em menor número, fazendo com que a performance "real world" se situe entre uma hipotética X1800 XT actual, mas com entre 24 e 32 pipes, sem todavia chegar nem de perto à performance de 48.

Isto ajuda a poupar transístores (por oposição a pipelines completos), mas a performance não escala de forma tão linear com o clockspeed e número de pipelines, como acontece nas G70.

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

16X3? Mini pipelines?

O que está na imagem é o pixel shader core que está em cada quad e que a Ati usa (pelo menos) desde a R420.

http://www.beyond3d.com/reviews/ati/r420_x800/index.php?p=8

4. Zar0n

Zar0n Power Member

Sendo assim a X1900 XT terá uns "48" pipes e a X1900 PRO/XL "36" ?!

Mesmo assim parece muita fruta :)

5. blastarr

blastarr Power Member

Pronto, e então ? Eu disse que esta imagem era do esquema da R580 ? Só queria que compreendessem o que vai ser adicionado.

Esquemas finais só daqui a uns tempos, pois os leaks aínda são poucos (sabe-se apenas que deverá ser pin-compatible com o R520, pelo que os PCB's devem ter apenas diferenças de pormenor ao nível da regulação de energia).

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

E eu falei na R580?

A ideia de 16X3 pipes ou "mini pipelines" é que é completamente errada.
    Aquilo é o pixel shader core. Existe um em cada quad. Vem dos tempos da R300. Alterada na R420.

7. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Terá os 16 "extreme pipes" desta geraçao R520 e depois mais 32 "pixel processors" auxiliares.

Ora tudo depende da eficacia dos 32 "pixel processors".
    Se 2 "pixel processors" igualarem 1 "extreme pipe", teriamos 32 "extreme pipes" e uma performance gigantesca comparada com a actual R520.
    Agora 2 "pixel processors" podem ser mais poderosos ou menos poderosos que 1 "extreme pipe".

Com a renovaçao do crossfire (neste momento so a X1800 precisam de master/slave card. as X1300 e X1600 nao), adicionar de novas features (se tal é possivel, pq esta R520 suporta praticamente tudo) e afinar alguns aspectos no AVIVO teremos em 2/3 meses placas muito mais evoluidas que as actuais.

Quem nao comprava uma GT tunig turbo nesta altura era eu :D
    Basta olhar para as specs do que o que ai vem para perder a coragem de gastar mais de 200 euros numa grafica ;)

8. blastarr

blastarr Power Member

O que está na imagem anterior é o shader core da X1800 XT/XL.
    Nesta podes ver com mais clareza:

Mini-pipelines claro que não existem, por isso coloquei aspas...:P (em nome da "acessibilidade")
    O que existe são mini-ALU's, as quais, graças ao decoupling do controlador de memória, podem ser multiplicadas em número.

9. blastarr

blastarr Power Member

Cheer up, o HKEPC.com tem um rumor de que as placas gráficas de topo atingirão os 1000 dólares em 2007 (isto para apenas uma placa).8o

Isto sim, é um exagero completo, a ser verdade.

10. God_Lx

God_Lx Folding Member

Que eu as compre não compro de certeza... Anyway isto já aconteceu com os CPU's porque não com as gráficas ?

11. MaTreCo

MaTreCo Power Member

O problema é que há quem as compre. As companhias vão elevando a fasquia a ver se há "peixe" que morda o isco, e o que é mais incrível é que há. Por 1000€ montam-se 2 computadores completos :confused:

12. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Matreco, pois, mas 1000€ também é o que custa um FX-57.

13. MaTreCo

MaTreCo Power Member

Que sofre exactamente do mesmo problema. Não me estava a referir exclusivamente a placas gráficas, mas ao hardware em geral.

14. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Se chegam a esse preço é porque há mercado para eles.
    As empresas querem é vender e variar a sua oferta. A AMD por exemplo vai desde processadores de 100€ a processadores de 1000€. Se tem compradores para o range todo de productos na precisa de mudar.

Se o processador de 1000€ não vendesse, ai sim teriam que cortar nos preços.

15. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Tens razão Madril, eu fazia o mesmo :002:

"Há são caras", mas vendem que nem bananas...

As 7800 GTX 512 são caras, mas já vejo MUITAS em PT afora... E ainda aos pares em abundancia :P

Podem vir a 2000 € cada, mas vai se vender às "paletes"

16. MaTreCo

MaTreCo Power Member

É óbvio que se vendem, mas continuo a dizer, o problema é mesmo esse, venderem-se.
    Os gajos são uns maus, aproveitam-se da "fraqueza" da malta :D

17. God_Lx

God_Lx Folding Member

LOL ! Tiveste bem agora :) Epah duvido que alguém ande por aí com uma GTX512 ou um FX-57 e não tenha dinheiro para comer :)

18. stuka666

stuka666 Power Member

Existem prioridades, e há pessoas que preferem por o pc nos lugares da frente.

Havendo dinheiro para tudo o resto e até acho que é um vicio saudavel :D

19. InterTwined

InterTwined Banido

Fome não passam, mas andam mal vestidos :joker:

20. God_Lx

God_Lx Folding Member

LOL ! Não digam isso... Eu também ando mal vestido (De vez em quando) e não tenho um FX-57 :P

Partilhar esta Página