ativação do secure boot

Andre44

Power Member
Boa noite,

Queria atualizar o meu pc para o Windows 11, mas quando ativo o secure boot não me aparece no boot o disco com o windows que tenho instalado, ou windows 10.
Ou seja consigo ativar a UEFI, e depois o secure boot, mas para iniciar o windows não aparece o disco nas prioridades do boot.
Alguém me pode ajudar.

Agradeço.
 
Andre44

O teu problema é que o disco está em MBR tem de ser convertido para GPT por isso é que quando mudas de LEGACY para UEFI ele não arranca para o Windows.

Agora é assim é possível fazer a conversão, no entanto, existe sempre o risco de correr mal e perderes o conteúdo, portanto convém fazer backup de tudo o que está em disco, para outro disco que não tenha nada haver com esse.

A outra forma é uma instalação limpa do zero, mas implica remover as partições de disco e criar novas em GPT e instalar o Windows.

Isto agora fica ao teu critério, eu prefiro sempre a 2ª opção instalação limpa, pois upgrades de versões nem sempre corre bem.
 
Andre44

O teu problema é que o disco está em MBR tem de ser convertido para GPT por isso é que quando mudas de LEGACY para UEFI ele não arranca para o Windows.

Agora é assim é possível fazer a conversão, no entanto, existe sempre o risco de correr mal e perderes o conteúdo, portanto convém fazer backup de tudo o que está em disco, para outro disco que não tenha nada haver com esse.

A outra forma é uma instalação limpa do zero, mas implica remover as partições de disco e criar novas em GPT e instalar o Windows.

Isto agora fica ao teu critério, eu prefiro sempre a 2ª opção instalação limpa, pois upgrades de versões nem sempre corre bem.
ok, farei uma instalação limpa/nova do Windows, depois de guardar os documentos. Mas como removo e crio novas partições em GPT?
Agradeço.
 
Andre44

Quando fores realizar a nova instalação, mudas na bios tudo para UEFI e secure boot, então fazes arrancar a instalação pela pen, e há de chegar a uma altura que tens o particionador, é ai que removes todas as partições actuais e voltas a criar novas já em GPT e feito continuar a instalação.
 
Andre44

Quando fores realizar a nova instalação, mudas na bios tudo para UEFI e secure boot, então fazes arrancar a instalação pela pen, e há de chegar a uma altura que tens o particionador, é ai que removes todas as partições actuais e voltas a criar novas já em GPT e feito continuar a instalação.
Agradeço imenso a ajuda.
Mas preciso selecionar alguma coisa para ficar em GPT? Ou basta apagar as partições e voltar a criar a partição para o Windows?
 
para que serve o secure boot. pelo nome parece que é segurança no boot. mas se assim for, em que aspecto? em que ajuda.
MSI Z690 intel i5 12600 win11
obg
 
kromo

O secure Boot é um padrão de segurança desenvolvido por membros da indústria de PCs para ajudar a garantir que um dispositivo seja inicializado usando apenas software confiável pelo fabricante de equipamento original (OEM). Quando o PC é iniciado, o firmware verifica a assinatura de cada software de inicialização, incluindo drivers de firmware UEFI (também conhecidos como ROMs opcionais), aplicativos EFI e o sistema operacional. Se as assinaturas forem válidas, o PC inicializa e o firmware dá controle ao sistema operacional.

O OEM pode usar as instruções do fabricante do firmware para criar chaves de inicialização seguras e armazená-las no firmware do PC. Ao adicionar drivers UEFI, você também precisará certificar-se de que eles estejam assinados e incluídos no banco de dados Secure Boot.​
 
Back
Topo