1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador Atom can't feed R&D monster; Intel outsources chips to TSMC

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Ra7or, 2 de Março de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 1240)

1. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Então os rumores que se lançavam ontem eram estes... É estranho, mas depois de ler este artigo da Ars até que tem alguma razão de ser, acho eu.

2. lohka_86

lohka_86 Banido

Onde é que posso comprar acções da TSMC?

Os gaijos vão acabar por dominar tudo :wow:

3. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Esses e os do Abu Dabhi:002: Excellent...

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Se percebo bem, o mais importante na notícia é que a Intel está disposta a licensiar o Atom a outras empresas.
    Parece-me uma cópia do modo como funciona o ARM, em que eles vendem licensas a outras empresas, que por sua vez produzem e usam o chip.

5. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Penso que também foi isso que entendi, eles apenas enviam os "papeis" e a TSMC fabrica, tal como a Nvidia, se não estou em erro. Segundo o artigo da Ars, isto tudo para poupar os custos de manter uma FAB a fabricar chips tão baratos e os futuros custos dos shrinks, pois cada shrink requer uma actualização no processo de fabrico.

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Se viessem a 40 nm talvez fosse uma boa surpresa :P

Mas a Intel recorrer a uma foundry esterna deve ser a 1ª vez, hum? :o

7. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Pelo que diz no artigo sim, seria a primeira vez na história da Intel que recorreria a uma empresa externa para fabricar as suas bolachas.

8. Armadillo

Armadillo Folding Member

32nm :P

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

32 nm ainda vai demorar... 40 nm está já a rolar nos novos RV740 da ATI :P

Partilhar esta Página