1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Atx Cube Case Homemade Round 2!

Discussão em 'Galeria de projectos' iniciada por AlbertoSoares, 13 de Julho de 2014. (Respostas: 43; Visualizações: 8805)

1. AlbertoSoares

AlbertoSoares Power Member

Boas a todos depois de ter ganho o concurso da Saphire na passada terça-feira, motivou-me a "refazer" o meu primeiro projecto, mas desta vez com materiais melhores, uma coisa mais a sério e planeada.
    Desta vez vou tentar fazer algo com mais calma e com um design melhor :P
    Vou manter o post actualizado como fiz com a outra, para que vejam a evolução gradualmente.

E com isto fica a pergunta: Outra, não te chega a primeira?

Pois, muito sinceramente é daquelas coisas que está um pouco "dentro" de mim, inventar coisas, é algo que sempre gostei de fazer(muitas vezes dando "barraca" xD), e como o primeiro projecto correu bem, dando para ganhar até o concurso, fiquei ainda com mais vontade de por em prática algumas ideias que tive quando estava a fazer a outra.
    E é claro, em todas as coisas que geralmente "invento" existe sempre versões acima, ou seja, 2.0, 3.0 e assim sucessivamente ahaha :P
    A outra, provavelmente vai ficar encostada às "boxes".

E para verem que não ando aqui a dormir cá vai o que já andei a fazer :)

Estrutura principal cortada e pronta a soldar.

Espero que gostem ^^

Abraço

Última edição: 13 de Julho de 2014
  2. Jc[141]

Jc[141] Power Member

isso é calha de ferro? não irá a caixa ficar muito pesada?

3. Como eu gostei muito do teu projeto anterior, o que me levou a dar like ao teu pc nesse mesmo concurso, admiro a tua criatividade e paciência para fazer este tipo de coisas que muita gente não faz. Irei acompanhar.

Boa sorte amigo!

4. AlbertoSoares

Apartida penso que não, acabei por escolher este material porque para alem de ficar mais barato que aluminio tenho soldador e facilita-me mais :P

Obrigado ainda bem que gostas-te eu desta vez penso que me vou superar, estou mesmo a elevar as expectativas porque desta vez comprei o material para a estrutura ou seja não tou limitado ao "ferro-velho" que tenho em casa xD

Assim que tiver o photoshop instalado meto aqui um desenho da nova versão :P

Abraço!

Última edição: 13 de Julho de 2014
  5. Jimmy Chang

Jimmy Chang Banido

Vou acompanhar

6. SinLord

SinLord Power Member

usa um solidworks :P

já agora, para a 'carapuça', vais usar outra vez algo do género - madeira?

7. AlbertoSoares

Espero que gostes!

já tenho o projecto em 3D feito ^^
    Desta vez não, ainda está um bocado incerto no que vou usar, ideal era Alumino(em chapas) com buracos pequenos, tipo rede e depois irá ter janelas em acrilico, amanha ja devo postar aqui a imagem com a ideia geral :)

8. AlbertoSoares

Boas, cá vai mais uma actualização desde domingo :)

Ainda falta bastante como podem ver não é mas pronto um passo já está dado, amanha vou começar a tratar do "tunel", depois veem :P

Abraço

9. Desta vez, parece que vais fazer uma coisa "maior" pelo que deu para perceber nas imagens, tou mortinho para ver o final do projeto!! :D

10. JanosLee

JanosLee Power Member

Maior e bem diferente, a ideia é ficar com os discos lá embaixo ao pé da fonte? ou foi só para a fotografia?
    depois do sucesso da outra vais "sofrer" muita pressão aqui do forum para andar com isso para frente :)
    Abraço

11. AlbertoSoares

é mais estreita, mais baixa e um bocadito mais comprida xD

Sim os discos ficam em baixo ao pé da fonte para já, mas poderei mudar de ideias depende se meto ou não o controlador de fans :P

Bem deixo-vos o que andei a fazer hoje :)

Basicamente estive a fazer o "tunel" para o ar fresco depois subir, tive a fazer uns teste e apartida resulta muito bem :)
    Abraço

12. Wow, se meteres ai umas 2-3 ventoinhas nessa pequena rampa, vai-te dar um bom fluxo de ar?

13. AlbertoSoares

Boas
    Vai ter duas há frente na rampa e sim apartida o fluxo de ar vai ser bom :P

Aqui vai o dia de hoje, por acaso até bastante produtivo, pois um amigo meu arranjou-me uma caixa para reutilizar o que me deu grande jeito! :P

Amanha vou fixar o que falta e acabar a rampa :)
    Abraço!

14. zoidberg9

zoidberg9 Power Member

desculpa lá, e espero que nao leves a mal esta critica,
    mas essas soldaduras... têm muito que se lhe diga
    eu sou mal soldador, mas acho que nao chegaria a tanto...
    nessa primeira foto deste ultimo post, pode ser só impressao minha mas parece que tem ali uma esquadria em que os tubos nem alinhados estao,

aconselhava-te a dares uma vista de olhos nessas soldaduras todas enquanto tas nesta fase do projeto, confirmar essas esquadrias, rebarbar essas soldas... depois nao vais ter espaço para fazer nada disso... baixa um bocado a força do aparelho de soldar e faz isso bem... podes nao dar muita importancia agora, mas nos acabamentos vai te dificultar muito a vida.

e já agora, em relaçao a esse "tunel" eu nao estou ainda a idealizar a caixa, mas pq nao evitar esse tunel tendo as fans na parte de cima? é que esse airflow vai ser muito menor do que estás a pensar, esse tunel vai projetar o ar pro topo da caixa, invés de diretamente pros componentes, acho que até conseguias encurtar a caixa uns 10cm só retirando o tunel fora com as fans da parte de cima...

se me dissesses que a refrigeraçao fosse toda atravez de watercooling... ali um radiador ou as bombas d'água ainda nao devia de tar muito mal, mas continuo a achar que tendo-as noutra posiçao seria mais vantajoso,
    secalhar nao era pior reveres esse design, mostra o desenho e damos umas ajudas

espero que nao tenhas levado a mal
    é a minha opiniao em relaçao ao projeto :)

edit:
    tudo bem que essa caixa nao vai andar a chuva nem nada,
    mas essas manchas das soldaduras por norma tem sempre tendencia a ganhar ferrugem (se pintares por cima a tinta sai se passares a unha)
    deduzo que vás pintar isso em casa com um spray de tinta certo? aconcelhava-te antes a escovar (ou rebarbar) essas soldas e passar um spray de zinco pra tinta agarrar melhor.

Última edição: 18 de Julho de 2014
  15. Jimmy Chang

Jimmy Chang Banido

Faz um modding em que demonstres esse teu talento entao e menos conversa da treta:007:

Força nisso men,quero ver esse cubo a ganhar forma.

16. zoidberg9

zoidberg9 Power Member

até curtia fazer, mas nao faço por falta de prática com o hardware no pc e por falta de tempo,

pois o meu trabalho é exatamente desenhar e fazer todo o tipo de estruturas metálicas (em ferro), já a minha secretária foi igual -.-'

apenas demonstrei a minha opiniao em relaçao ao projeto...

17. AlbertoSoares

Boas, posso dizer que fiquei um bocado surpreendido com essa tua opinião, mas vou tentar justificar-me :)

1º Como dizes que tens experiência vias perfeitamente que a estrutura em maior parte dos casos está "pingada" e não soldada, também devias de saber que o método que estou a usar não é o mais "bonito" pois é Soldadura de Electrodo, estou a usar o que tenho disponivel.
    Quanto ao aspecto das soldaduras, não sou eu que as fiz foi o meu pai que se ofereceu para me dar uma "maozinha", até porque eu de soldar percebo muito pouco, mas este projecto é para isso mesmo, aprender e ganhar conhecimentos. Estão feias claro, só estão pingadas e a electrodo elas ganham imenso carvão. lool

2º A estrura tem os seus erros, nomeadamente milimetros, quem me dera a mim ter todo o material adequado.
    O Design está perfeito evitar o tunel nunca seria uma solução porque ia contra o principal objectivo deste projecto, e se visses o meu projecto anterior saberias que já tinha posto as Fans em cima e daí estar a fazer assim para ter mais supreficie visivel para o interior da caixa.

Eu não levei a mal simplesmente essa critica forte de quem diz que percebe do assunto foi um bocado descabida, pois nem sequer ligaste a factores importantes como o tipo de solda que estou a usar, o facto de não ter uma rebarbadora com um suporte de apoio, entre outras coisas que não tenho, não sou serralheiro, nem tenho uma serralharia em casa, sejamos um bocadinho realistas pois apontar defeitos sem sequer pensar na causa dos mesmo é um bocadinho injusto não?

E obrigado pelo comentário, mais uma vez não levei a mal, aliás só me dá motivação para provar que esse comentário é errado. Pessoas que também pensavam assim, que punham defeitos em tudo e que diziam que a minha anterior não ia dar em nada quando ganhei o primeiro lugar em 3000 concorrentes no passatempo #thisismypc da Saphire engoliram um bocado o que disseram e a caixa tinha sido feita de "ferro velho":)

Tens ai o link e como podes ver até meteram a minha case como primeira imagem:
    https://www.facebook.com/SapphireTechnology/app_726823044040549

Abraço

18. zoidberg9

zoidberg9 Power Member

eu vi quando postas-te que vences-te,
    achei um projeto bastante porreiro,
    a diferença é o material e como é manejado,
    do outro lado foi tudo rebitado aqui é soldado sao 2 coisas completamente diferentes,

eu nao sei como vais forrar essa caixa, se vais voltar á madeira, ou vais uzar chapa,
    mas a madeira é muito mais manejavel do que a chapa, e só te estou a aconselhar que se nao tiveres a estrutura devidamente direita vai te complicar a vida forrar com chapa...

eu sei perfeitamente que isso só tá pingado e nao soldado,
    aliás nem deves de fazer grandes soldaduras pois se o fizeres, o calor das mesmas vai empenar a estrutura.

o facto de ser eletrodes nao interfere com a qualidade da solda, como isso é um projeto minucioso, secalhar ter um pouco menos de força no aparelho... o facto de nao teres rebarbadora nao significa que isso tenha que ficar assim, uma escova de aço faz o mesmo efeito, e enquanto tens a caixa aberta é bastante mais fácil acredita,

quando falei do pormenor do tunel, foi como te disse, eu nao sei o projeto final, apenas falei a minha opiniao que pelo que estou a ver nao trará grandes vantagens, mas como nao sei o que vem prai, espero que esteja enganado :)

e percebe uma coisa eu nao estou aqui a apontar dedos a ninguém nem quero prejudicar ninguém, eu quando faço criticas tento fazer-las construtivamente, só estou a apelar pra que tudo isso corra bem :)

Cumprimentos e boa sorte no projeto.

19. SinLord

SinLord Power Member

o 'mal' é que o AlbertoSoares estava mal habituado, com o pessoal todo só a falar bem e a parabenizá-lo, depois aparece o zoidberg9 a fazer uma critica com a sua opinião (se calhar de forma muito 'directa') que foi mal interpretada...digo eu

vaaaa, amigos! <3

quanto ao tunel, quando vi a imagem lembrei-me de um mod que já tinha visto algures com a mesma ideia, aliás penso que em dois já vi, mas ainda não os re-encontrei...se conseguir posto, mas penso que não era tão 'acentuado', e naqueles casos os tuneis estavam direccionados à GPU até - aqui não percebi bem onde vai levar o ar (confesso que não dei muita leitura à parte 'teorica' aqui do project)...a ver :)

20. AlbertoSoares

Eu n estou mal habituado, e percebi todas as criticas que ele fez ao projecto, mas o que é certo é que é obvio que não vou deixar assim a caixa com estas soldas, só passei ainda uns miseres "noititas" de volta disto.

Achava justo este comentário se fosse caso de eu ter dito que a estrutura estava finalizada ou acabada, por exemplo quando estás a trabalhar e vais fazer algo e aparece o teu patrão a dar um sermão e tu ainda mal começaste xD

E uma das coisas que até já "anotei" foi o spray de zinco para protecçao das soldaduras ^^

Ora aqui fica o projecto em 3D (já sofreu algumas alterações)

Não sei se vocês alguma vez viram um programa que dava no Discovery o "Chop shop" é o exemplo do que eu pretendo neste projecto xD

Fase incial

(taam daaaam!) Final

Quanto ao que vou usar para forrar ainda não sei o que usar e aceito sujestões, e esse "torto" que viste na imagem é porque como as fotos com o tlm e ele tem uma "capa" de silicone rija treme a imagem, porque já tive a conferir tudo e só alguns sitios é que está por milimetros desalinhada ^^

Abraço