Áudio 5.1 - distribuição ideal ?!

saucerP13

Power Member
Cada vez mais são as pessoas que adquirem um sistema de colunas 5.1 ou superior...E
porquê? Sobretudo porque os preços estão mais atractivos do que há algum tempo atrás e a oferta é cada vez maior.


Mas na maioria das vezes esse sistema tem como destino uma utilização deficiente, quem não está farto de ver as cinco colunas amontoadas em cima de uma secretária, umas vezes por falta de espaço outras por desconhecimento e/ou desinteresse...


Sendo assim crio este tópico para que sirva de ajuda a mim e a todos os "maus" utilizadores dos sistemas de áudio multi-canal!





Os sistemas 5.1/6.1/7.1 têm por base a tecnologia de áudio multi-canal.
O áudio multi-canal é a gravação e reprodução do áudio em múltiplos canais, isto é, fontes de som independentes entre si. Ao contrário da estereofonia tradicional, o áudio multi-canal usa mais do que 2 canais simultaneamente, daí o nome. O objetivo deste tipo de reprodução, geralmente encontrada em cinemas e home theaters, é envolver o ouvinte numa caixa de som e simular o ambiente da gravação.


Qual a distribuição ideal de um conjunto 5.1 ??


Vou focar-me no sistema 5.1 porque é aquele que me interessa e é talvez o mais utilizado...


A disposição ideal com o objectivo de criar uma "caixa de som" seria a seguinte:




Uma coluna frontal esquerda, uma frontal central, uma frontal direita, depois uma traseira esquerda, uma traseira direita e o mais importante o ouvinte situado no centro da "caixa".​
 
Última edição:


* Esta seria então a colocação territorial das colunas. A minha dúvida está sobretudo na disposição espacial, ou seja, qual a altura ideal para colocar as colunas utilizando por exemplo os suportes??
 
Já o subwoofer pode ficar onde quiseres basicamente....

Não te esqueças de por as colunas a apontar pra ti... convém... (à excepção do sub claro)
 
Pois, esqueci de referir o subwoofer... Este, se for fraco, tem uma maneira de aumentar o efeito dos graves, simplesmente colocando o subwoofer virado contra o canto de uma parede... Aí o som vai fazer ricochete na parede e fazer com que o som tenha um efeito mais relevante...
 
acho que a altura ideal é acima dos nossos ouvidos sentados, cerca de 1,20m (sim, sou grande). eu tive que por o SW junto a uma parede e é verdade, naquele sítio a potência aumentou, tive que o configurar de forma a que os graves não atrapalhassem... lol
 
Pois, esqueci de referir o subwoofer... Este, se for fraco, tem uma maneira de aumentar o efeito dos graves, simplesmente colocando o subwoofer virado contra o canto de uma parede... Aí o som vai fazer ricochete na parede e fazer com que o som tenha um efeito mais relevante...

:x2:

TEnho um sistema 5.1 mas ja tou arrependido, mais valia um sistema melhor mas 2.1
 
Bem tive a ver uns suportes da Creative, mas são bastante caros (50€ por dois), sendo que preciso de cinco...8|...e não muito estéticos...:-D

Sendo assim acho que vou meter mãos à obra e perder uns tempos com bricolage...:-D...dá para me entreter e fico com uns a meu gosto...

P.S- Não referi mas o meu sistema é de colunas com fios, o que significa fios espalhados por todo o lado. Alguém tem alguma sugestão para eu "esconder" os fios ??

15966.jpg
 
Pois, esqueci de referir o subwoofer... Este, se for fraco, tem uma maneira de aumentar o efeito dos graves, simplesmente colocando o subwoofer virado contra o canto de uma parede... Aí o som vai fazer ricochete na parede e fazer com que o som tenha um efeito mais relevante...

Não me agrada esse método,o som pode aparentar ser mais forte(maior amplitude devido á soma das sinusoides) , mas certamente entra em ressonância...o bass parece ke fica "desfocado"...não sei explicar,só ouvindo(há ouvidos e ouvidos...)

Aqui sempre tem qualquer coisinha http://www.dolby.com/consumer/home_entertainment/roomlayout.html
 
Não me agrada esse método,o som pode aparentar ser mais forte(maior amplitude devido á soma das sinusoides) , mas certamente entra em ressonância...o bass parece ke fica "desfocado"...não sei explicar,só ouvindo(há ouvidos e ouvidos...)

Aqui sempre tem qualquer coisinha http://www.dolby.com/consumer/home_entertainment/roomlayout.html


Isso acontece se não ajustares o nivel do bass às necessidades... Se diminuires um pouco o nivel do bass à medida q aumentas o som, o bass não distorce... Obviamente isto começa a ser pouco eficiente qd o som começa a ultrapassar determinado volume...
 
se o volume for alto e a distorção aparecer é simples, basta virar o SW para a frente. tão simples como isso. mas raramente se usa os aparelhos a esse nível de som, pelo menos eu
 
Tudo isso depende da sala, e das colunas... se estão a falar de colunas de pc já nao sei como é... mas as que tenho (sao de sala) tenho tb um DVD para calibrar imagem e o som... AVIA DISK dá bastante jeito para ficar com o som certinho :D e na posição certa...

www.avsforum.com é o melhor para perguntarem..

A posição que tenho das minhas colunas deixo aqui uma foto que ja pus noutro topico... não teho foto das colunas de tras mas estão um pouco acima da minha cabeça e fazem linha com as 2 da frente... estas da frente cmg em pé passam a minha cintura.. quando estou sentado estão alinhadas com a cabeça, a central esta apenas um pouco mais abaixo... tudo apontado para o centro da sala... mas que abrage os restantes "ouvintes" sentados mais ao lado.. :D foi tudo calculado

untitled1qk6.jpg
 
Tudo isso depende da sala, e das colunas... se estão a falar de colunas de pc já nao sei como é... mas as que tenho (sao de sala) tenho tb um DVD para calibrar imagem e o som... AVIA DISK dá bastante jeito para ficar com o som certinho :D e na posição certa...

www.avsforum.com é o melhor para perguntarem..

A posição que tenho das minhas colunas deixo aqui uma foto que ja pus noutro topico... não teho foto das colunas de tras mas estão um pouco acima da minha cabeça e fazem linha com as 2 da frente... estas da frente cmg em pé passam a minha cintura.. quando estou sentado estão alinhadas com a cabeça, a central esta apenas um pouco mais abaixo... tudo apontado para o centro da sala... mas que abrage os restantes "ouvintes" sentados mais ao lado.. :D foi tudo calculado

untitled1qk6.jpg

Porra!!! Isto é uma sala de casa ou de cinema? 8| :-D
 
lolol não o king kong ainda está ali pk nao arranjei poster melhor... ainda hoje vi o diabo veste prada, e vejo mtas series (lost...prison break) é porreiro ao menos não levo com pipocas na cabeça aqui :D quanto aos posters tenho mais 3 posters que não se veem na foto (Ha dias de azar, codigo davinci, Stay alive) é o que me forem dando! :D Ainda

Sim saucer13 é com projector... tudo tudo (colunas amplificador projector tela cabos) deve ter chegado quase aos 4000€ não me lembro bem, tela foi feita por mim se nao tinha sido mt mais...

Se quiserem mais informações sobre como montar o vosso ou o que precisam de fazer... ***** coisa perguntem aqui... respondo com todo o gosto
 
Também gostava de ver isto respondido. O mesmo problema aqui.

Ora...Até na "sala de cinema" do TIMETODOIT se vê ali uns fios que se não estivessem lá aposto que ele não se importaria!

O pior é mesmo o tamanho dos fios das colunas, se fossem maiores dava sempre para disfarçá-los junto aos rodapés desda a saída do subwoofer até ao sitio da coluna. Assim a solução talvez seja...colunas sem fios!!:mad:

Mas se alguém tiver alguma sugestão de como "esconder os fios, ou então aumentá-los ( será possível? ) esteja á vontade para ajudar...:P
 
Back
Topo