Artigo/Análise Aumentar a velocidade de navegação do Firefox em 85%

SuperLuis

Power Member
Firefox+Gold+Icon.png

Foi tudo testado por mim e garanto que a diferença é mesmo incrivel, testei na ultima versão do Firefox PT-PT. Basta seguir os passos por mim indicados abaixo:

Criem primeiro uma cópia de segurança do ficheiro de configurações do Firefox:

No Windows XP
\Documents and Settings\<username>\Application Data\Mozilla\Firefox\Profiles\ <profile ID>.default\
Para Windows Vista
Users\<username>\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles\<profile ID>.default\
Para Mac OSX
<username>/Library/Application Support/Firefox/Profiles/<profile ID>.default/
Para Linux
~/.mozilla/firefox/<profile ID>.default/

Nota: Os <user name> é o vosso nome que usam na sessão actual do sistema operativo.
<profile ID> O nome da vossa profile no Firefox.

Depois é só seguir todos os passos abaixo indicados:

1 - Após ter instalado o Mozilla FireFox no seu computador, abra-o e digite na barra de endereços o seguinte comando “about:config” (sem as aspas) e depois pressione ENTER.

2 - Com isso você deverá procurar a seqüência “network.http.pipelining” (sem as aspas) e verificar se à ela está atribuída o valor “true” (sem as aspas). Se não estiver, dê um duplo clique para mudar para esse valor.

3 - Na mesma página procure a seqüência “network.http.pipelining.maxrequests” (sem as aspas) e dê um duplo clique nela para mudar o valor para “8” (sem as aspas).

4 - Nesta parte encontre uma seqüência assim: “network.http.proxy.pipelinin” (sem as aspas) e dê um duplo clique nele e mude o valor para “true” (sem as aspas) e também mude o valor de “network.dns.disableIPv6” (sem as aspas) para “true” (sem as aspas).

5 - Agora que você já realizou estes passos, você deverá clicar com o botão direito do mouse em um lugar vazio na tela, escolher “Nova Opção”, depois selecionar “Boolean” e dar o nome de “content.interrupt.parsing” (sem as aspas) e definir como valor “true” (sem as aspas).

6 - Logo em seguida você deverá dar os mesmos passos, ou seja, clicar com o botão direito do mouse em um lugar vazio na tela, escolher “Nova Opção”, mas desta vez clicar em “Inteira” para poder definir como “content.max.tokenizing.time” (sem as aspas) e mudar o valor para 2250000. Depois crie novamente uma entrada definida em “Inteira”, mas com o nome de “content.notify.interval” (sem as aspas) com o valor de 750000.

7 – Crie uma entrada “Boolean” com o nome de “content.notify.ontimer” (sem as aspas) e defina como “true” (sem as aspas). Depois crie outra entrada “Inteira”, mas com o nome de “content.notify.backoffcoun” (sem as aspas) e coloque o valor “5” (sem as aspas). Crie novamente uma entrada “Inteira” com o nome de “content.switch.threshold” (sem as aspas) com o valor 750000 e por último crie uma nova entrada “Inteira” com o nome de “nglayout.initialpaint.delay” (sem as aspas) com o valor “0” (sem as aspas). Caso elas já existam, apenas mude o valor para as definidas acima.

Após realizar estas configurações você deverá reiniciar o seu Mozilla FireFox para que as mesmas entrem em vigor e já poderá usa-lo aproveitando 85% a mais de sua capacidade normal de velocidade.

Ultima dica: Se acha que o seu Firefox lhe está a comer muita memória e caso o tenha de mante-lo aberto e minimizado basta fazer o seguinte: "Nova opção > Boolean, digite config.trim_on_minimize - true para liberar memoria quando minimizar"

E pronto!!!! Firefox fica uma bala de canhão a navegar! :009:

"para quem ficou com problemas a abrir paginas, penso que basta remover a chave
content.interrupt.parsing
(ou passa-la para false)
essa chave serve para o firefox nao esperar por receber mais conteudo da pagina, e mostrar logo o que ja recebeu..
ou seja para paginas com imagens e uma treta, ja que demoram a carregar, e o firefox assim apenas mostra aquilo que recebe logo ao inicio..

ja a meti a false e ja tou sem problemas..
"
Fonte: viskonde
 
Última edição:
Fiz tudo. O que é que ficou mais rápido? A fazer tarefas no Firefox, a abrir, etc. Ou mesmo a abrir páginas?

Quando se minimiza o Firefox desce para os 3mb, muito bom!
A navegar pelas páginas de sites Web. ;) Por exemplo em www.abola.pt costuma ser um pouco lenta a abrir e após todas essas modificações torna-se muito rápido o acesso ao site.
Só tens que navegar pelos sites web que costumas visitar dia a dia para puderes reparar nas diferenças.
O novo navegador do Google também tem uma grande velocidade de acesso a sites web e após essas alterações no Firefox ele já o consegue acompanhar.
 
Realmente nota-se bem a diferença. Mas o que é que isto retira para que se possa ficar com esta performance?
Não tira nada em lado nenhum. Acrescenta é a palavra correcta. É uma optimização de valores e acrescenta outros comandos que não estão colocados.
Desde a primeira versão do Firefox que ele tem sido cada vez mais optimizado e melhorado por comandos como estes mas nem sempre da forma mais correcta.
Aquele ficheiro é o coração do Firefox tal como o registo o é para o windows.

Testei o Firefox em downloads após essas modificações e nada foi retirado em termos de velocidade normal.
 
Realmente estranho como estas coisas não vêm ligadas por defeito...
O próprio Windows também tem muitas coisas que podem ser modificadas para aumentar a performance do sistema em geral. E tem serviços activos que na prática nada mais estão a fazer senão a gastar memória para nada porque os utilizadores nem os usam.

Penso que o Firefox ainda tem muita coisa que pode ser melhorada mas vamos por partes e com calma porque senão ainda se rebenta com ele ;)
Tudo tem os seus limites.
 
Mas porque é que o FF não vem com esta opção à partida? É porque pode ter alguma consequência, ou assim, não?
Não. ;) Pesquisa por ti no Google e verás que não tem mal nenhum, basta-te meter um destes comandos no Google e vês por ti própio.
Já há muito que foram testados e portanto não é o mesmo que alguém desactivar o serviço TCP/IP do Windows e depois fique espantado por não ter Internet ;)
Existem imensos comandos e opções para aquele ficheiro mas mexer ai sem saber o que vai acontecer já é outra história.
 
Back
Topo