Aumentar espaço numa Máquina Virtual

hellaxe

Power Member
Gostava de saber se é possivel aumentar o tamanho de uma VMware depois de criada?
Situação: cria-se uma maquina virtual com os básicos 4 giga e depois é necessário mais espaço. É possivel fazer isso? Não dava jeito instalar tudo de novo.


Outra questão: É possivel passar para um disco de vmware um ghost de uma partição que não é de sistema?

Obrigado
 
Tens que ir por linha de comandos. Na directoria do vmware, exemplo:

vmware-vdiskmanager.exe -x 40Gb "c:\Documents and Settings\XXXXXXXX\My Documents\My Virtual Machines\Windows XP Professional\Windows XP Professional.vmdk"

Vê a sintaxe deste comando para mais pormenores.

Depois expandes a partição que tinhas (com o partition magic por exemplo) ou crias uma nova.

Quanto à segunda pergunta, talvez.
Fazendo um segundo disco na VM ou numa 2ª partição do disco criado no vmware e depois despejar para lá a imagem de ghost.
 
Última edição:
Nemesis11 disse:
Tens que ir por linha de comandos. Na directoria do vmware, exemplo:

vmware-vdiskmanager.exe -x 40Gb "c:\Documents and Settings\XXXXXXXX\My Documents\My Virtual Machines\Windows XP Professional\Windows XP Professional.vmdk"

Vê a sintaxe deste comando para mais pormenores.

Depois expandes a partição que tinhas (com o partition magic por exemplo) ou crias uma nova.

Quanto à segunda pergunta, talvez.
Fazendo um segundo disco na VM ou numa 2ª partição do disco criado no vmware e depois despejar para lá a imagem de ghost.

Nemesis my savior. Obrigadão. Supondo que a máquina virtual está em Ubuntu e tem lá o XP. Presumo que será uma aplicação parecida?

EDIT: É a mesma aplicação.
 
Última edição:
Só mais uma antes de me deitar:x2: .
Se se tiver uma Mvirtual do tipo myvirtual.vmdk + myvirtual-s001.vmdk + myvirtual-s002.vmdk + myvirtual-s003.vmdk, basta fazer o
Código:
vmware-vdiskmanager -x 40GB myvirtual.vmdk
que ele controla o resto.
É que ele cria, penso eu, sempre estes ficheiros.
 
hellaxe disse:
Só mais uma antes de me deitar:x2: .
Se se tiver uma Mvirtual do tipo myvirtual.vmdk + myvirtual-s001.vmdk + myvirtual-s002.vmdk + myvirtual-s003.vmdk, basta fazer o
Código:
vmware-vdiskmanager -x 40GB myvirtual.vmdk
que ele controla o resto.
É que ele cria, penso eu, sempre estes ficheiros.

Quando criaste o disco, escolheste a opção "Split into 2GB files"?
É que só devias ter um vmdk, a não ser que tenhas escolhido essa opção.

Com a opção -t vê se ele te diz que tipo de disco tens.
Tipos de disco:
Código:
Disk types:
   0                 : single growable virtual disk
   1                 : growable virtual disk split in 2Gb files
   2                 : preallocated virtual disk
   3                 : preallocated virtual disk split in 2Gb files

Penso que deves ter um tipo 1. Acho que se o aumentares, não deve haver problema, porque só estás a dar um novo limite maximo.
Se não der, converte o disco para um tipo 0.

P.S. - Se não estou em erro, quando aumentas um disco, perdes todos os snapshots que tiveres (se tiveres).
 
Back
Topo