1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aumentar performance bateria Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Neo4, 7 de Setembro de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 2779)

1. Neo4

Neo4 Banido

Boas pessoal,

isto é mais para quem usa linux no laptop eu gostava de saber se usam algum programa ou tweak para aumentar a duraçao da bateria em linux é que eu com o meu toshiba m70 tenho menos meia hora de bateria que em windows com o cpu no minimo e brilho do ecra no minimo, e quando usava os drivers ati reduzia o clock da grafica mas nao fazia diferença nenhuma!
    é que em linux so tenho 1h45 +- de bateria e é chato quando se trabalha...

thanks.

2. CR_

CR_ Power Member

Que kernel estás a usar? ( $uname -r pra ver)

3. Neo4

Neo4 Banido

2.6.20-16-generic

4. VuDu

VuDu Power Member

Isso depende muito mais dos programas que tens a correr em background e do que tu fazes durante esse tempo todo.
    Basta teres o compiz/beryl que não tem nada a ver em termos de consumo com um Windows.
    Outro problema é mesmo o esforço que as empresas gastam em criar drivers em modos para Linux.

5. Neo4

Neo4 Banido

o tempo que eu falei era sem compiz e so a programar/net com wireless on

6. CR_

CR_ Power Member

Penso que foi com o kernel 2.6.21 ou com o 2.6.22 que melhoraram isso.

Tendo em conta que tens um processador da intel dá uma vista de olhos em http://www.linuxpowertop.org/

7. Neo4

Neo4 Banido

ja saiu um kernel novo? nao devia ter aparecido aqui nas actualizaçoes? este apareceu à no maximo 2 semanas

8. esquiso

esquiso Power Member

Kernels novos saem bastante frequentemente.
    Mas isso não quer dizer que apreçam nos updates do Ubuntu ;)

Tu tens o 2.6.20, no entanto, já existe 2.6.22.6 stable, e o 2.6.23 já vem ai :)

9. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

O novo 2.6.22 diz ser melhor optimizado na questão do consumo.

Eu, no entanto, normalmente mudo as voltagens na table speedstep-centrino e recompilo o kernel.

Agora, tb há este projecto activo, tipo o Notebook Hardware Control pra win.

10. Neo4

Neo4 Banido

parece fixe esse projecto deviam era criar uma interface mais agradavel
    assim que tiver tempo vou testar!

11. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Mais agradável ainda ?
    Viste o PHCTool lá, que é o gui do projecto? melhor que aquilo?

12. [knap]

[knap] Power Member

Estou a usar o Linux-PHC e é espectacular ao baixar a voltagem do meu processador de 1.15V para 0.975V conseguir reduzir a temperatura em load de 77-79ºC para 60-63ºC, obrigado por divulgares aqui o projecto.

13. VuDu

VuDu Power Member

Isso não vai dar ao mesmo, em termos de consumos, que usar um clock mais baixo?
    Supostamente o esforço de reduzir o clock manualmente, deve de ser semelhante ao de reduzir a voltagem, que consequentemente tb diminui o clock.

14. [knap]

[knap] Power Member

Mas como estou a usar o [email protected] não convém estar a reduzir a velocidade e assim fico com o computador mais fresco e a gastar menos e mantenho a performance (a velocidade do processador mantém-se). :)

15. Neo4

Neo4 Banido

tens razao eu vi os sreenshots noutro site qualquer (Axo que o source qq coisa) e eram na consola foi por isso que disse isso...

no meu cpu nao consigo ver a temperatura =/ a porcaria da bios da phoenix nos portateis toshiba (pelo menos no M70-164) é uma porcaria!

agora tenho que aprender a mexer com isto que nao percebo nada de voltagens ha alguma gui pa iniciantes?

thanks

16. Neo4

Neo4 Banido

Bem a minha Bios nem por da da para alterara sequer as freq e no tuturial do phc mexem nas phc_vids e o meu nao tem essas funçoes sequer... =/

so uma perguntinha.. em vez de mexer nisso nao da para mexer no proprio programa nas voltagens...?

17. [knap]

[knap] Power Member

O meu portátil é um Toshiba e consigo reduzir as voltagens. Isso das phc_vids só aparece depois de instalares o Linux-PHC já instalaste?

18. Neo4

Neo4 Banido

ah nao ainda nao instalei neste momento preciso do portatil para programar tenho exame sabado so depois é que faço isso se nao ainda dou cabo isto e tenho que perder tempo a instalar tudo como aconteceu com os drivers da grafica! lol

e entao porque é que se tem que usar a linha de comandos pa mudar as voltagens e nao o programa?

19. SkullKiller

SkullKiller Power Member

lol malta primeiro de tudo o erro mais comum em Pentium M é o Speedstep Centrino :P

isso faz-se um blacklist do tipo

blacklist speedstep_centrino

e ele vai passar a usar o acpi :P

e mantenham sempre os kernels updated por causa de consumos etc :P

eu não ligo a consumos mas claro que prefiro sempre performance a consumo :004:

qualquer duvida não exitem em perguntar :)

Partilhar esta Página