aumentar RAM - 1333 Mhz em board de 1066 Mhz

MSV

Membro
Olá pessoal

O desktop do meu pai tem o windows 7 64 bits com 2gb de ram. Ele tem-se queixado que leva um bocado a arrancar, e a abrir a internet e os emails.
já li que 2gb é pouco, tambem já li que chega, enfim, para as tarefas que ele usa, aquilo parace-me suficiente mas tambem nao custa nada experimentar aumentar a RAM para ver como fica.

quando abri o pc vi que dizia na motherboard "DD3 1066
Tem 2 slots, e o stick que lá está de 2gb tem escrito numa parte: "10600"
ora do que eu sei, e não é muito, estes 10600 referem-se a uma frequencia de 1333 Mhz, certo?

a minha 1º dúvida é se o stick que lá está é mesmo 1333 Mhz e se está a correr underclocked a 1066Mhz?
do que li, pode haver incompatibilidades por causa de frequencias diferentes entre duas memorias, e mesmo entre as memorias e a board, por isso o que devo comprar para aumentar a RAM?

pensei no seguinte:
a)1 stick de 4gb a 1066Mhz para trocar pelo de 2gb que lá está
b)1 stick de 4gb a 1066Mhz e tentar fazer o par com o de 2 gb que lá está
c)1 stick de 2 ou 4gb a 1333Mhz para tentar fazer o par com o de 2gb que lá está

estou inclinado para 1 de 4gb porque permite experimentar a opçao a) ou b)
o que me aconselham?

Obrigado
 
Última edição:
Penso que a memória RAM não ajudará a fazer o sistema arrancar mais rápido. O problema é provavelmente o disco rígido que é lento a ler ou o CPU.
 
Sim 2 GB é mais que suficiente para o 7. A não ser que uses programas que consumam muita ram não te vai aumentar muito o desempenho.

Melhor mesmo era provavelmente formatares e colocares o 7 x86 que para essa máquina é mais que suficiente. Se continuar lento mete-lhe um SSD.

btw também pode ser do cpu, qual é?
 
o processador é um Intel Celeron 450, acho que a 2,2 Ghz
pensei na RAM porque é o mais imediato e barato de se melhorar, apesar da utilizaçao ser principalmente net e emails, word, excel, e com ficheiros relativamente pequenos.
 
Acho que o stick mesmo que seja mais rápido consegue fazer dual channel com o stick mais lento, fica a funcionar à velocidade do mais lento...
Pelo que vejo não há problema em fazer dual channel com sticks de tamanhos diferentes
"You may install varying memory sizes in Channel A and channel B. The system maps the total size of the lower-sized channel to dual-channel configuration. Any excess memory from the higher-sized channel is then mapped for single-channel operation."
O dual channel fica até ao tamanho do stick mais pequeno.

Um SSD dos mais baratos está na ordem dos 50 euros e é da noite para o dia comparado com o HDD, vai dar é trabalho reinstalar o windows no SSD... mas vai dar muito mais performance que meter mais 4GB de ram.

Quanto a e-mails há clientes mais rápidos e mais fiáveis que o Outlook do windows, como o Mozilla Thunderbird.
 
Última edição:
O sistema estar lento não é problema dos 2Gb de ram, o problema é mesmo esse Intel Celeron e muito provavelmente o disco. Esse processador é fraco, com um SSD ainda vais melhorar um bocado o desempenho, mas com esse processador não há milagres...
 
Sem dúvida que o bottleneck desse computador é mesmo esse processador. Single cores com o Windows 7 normalmente arrastam-se.

Se quiseres aumentar a performance dele nem precisas de comprar hardware, basta instalares o Windows XP que vais notar logo diferenças de desempenho e depois podes usar programas mais leves como o thunderbird em vez do outlook.
 
obrigado pelas vossas respostas
vou experimentar o thunderbird para o email. e vou ver o que dá para fazer com o processador.
numa pesquisa rápida encontrei pouca oferta de cpus com socket 775. apenas 1 modelo numa loja em lisboa por 90€, e 2 ou 3 usados no olx,leiloes,etc, amazon só preços mais elevados.
vou falar com o meu pai para ele decidir o que pretende e o que lhe compensa ter.

mais uma vez obrigado a todos
 
Back
Topo