aumentar sinal de 2.4ghz

Ximorro

Membro
Boa tarde.

Antes de mais, eu nao percebo nada disto. Só sei que tenho um receptor e um transmissor de dados audio e video (rimax video sender qq coisa. que transmite a 2.4ghz. esta aqui o link: http://www.loja21.com/rimax_emissor_divx___audio_video_sem_fios/prod375.html) e que tenho umas paredes em granito em casa que nao me permitem passar o sinal :( nao ha alguma coisa que me faça uma espécie de ponte a meio do caminho e que envie o sinal para o receptor? é que nesse "meio do caminho" eu consigo transmitir os dados...

se alguem souber ajudar, agradecia imenso... :)
 
Solução 1:

Compra outro conjunto e mete ao meio o receptor de um e o emissor do outro ficando a funcionar como repetidor.

Solução 2:

Abre o equipamento, compra antenas com por exemplo 9dB ou mais, substitui as antenas incluidas.

Cumps,
 
Se não percebes nada disto... então a coisa fica com menos soluções possiveis....

Uma breve explicação:

Esses aparelhos custumam ter 2 antenas.

Uma antena externa, com uns 5cm, de 433Mhz, que é utilizada para transmitir/receber os comandos de infra-vermelhos.

A segunda antena, é a do sinal de video/som, custuma ser mais pequena (30mm para 2.4Ghz) e vem montada sobre a placa, o normal é ser um dipolo de plano-terra, sendo o mais normal, um fio de arame com uns 30mm de altura sobre a placa de circuito impresso. Esta antena vem montada normalmente no centro do receptor debaixo do plastico.

1ª opção, compras mais um par desses emissor/receptor e instalas a meio caminho, de modo a receber e voltar a transmitir noutro canal.
Ficaria então:

transmissor 1 (canal 1) => Parede => Receptor 1 (canal 1) .... Ligação entre os 2 aparelhos com cabos RCA de audio e video (50ohms) ... Transmissor 2 (canal 4) - Parede - Receptor 2 (canal 4)


2ª opção, levas o aparelho a uma oficina/loja de electronica e pedes para montarem uma ficha *****-SMA, depois podes comprar um par de antenas de 5 ou 7dbi e em principio ficas com o problema resolvido.

3ª opção, aprendes a soldar e soldas um cabo rg58 com uns 10 ou 20cm (mais não porque o cabo tem muitas percas), e soldas uma antena caseira tipo biquad na outra ponta.
Ficaria assim:
Transmissor (canal 1) - cabo...AntenaCaseira => Parede => Antena caseira...cabo - Receptor (canal 1)


Cumprimentos
Judas
 
Última edição:
e nao ha uma especie de uma antena que a meio capte o sinal e o envie para o receptor?
de qq das formas, caso não haja, pelo menos parece que o meu problema tem soluçao :)
 
boa tarde, outra vez :)

onde é que se faz a ligaçao da ficha sma? é nessa tal antena interior? eu que eu vim agora de uma oficina de electronica, mas fui atendido por um otario que acho que ainda deve perceber menos disto que eu, que me dizia que o meu aparelho so tem uma antena, que era a tal exterior e que nao me montava a ficha :( podem-me explicar onde é que essa tal ficha seria montada para eu poder explicar a alguem que me faça a ligaçao?

isto nao esta nada fácil :( :(
 
aah, esqueci-me de mencionar que ontem abri o aparelho e tem la um cabo com uns 30mm, ou pouco mais. um cabo fino branco ligado a uma pequena caixa de metal. isso é que é a antena onde se liga a ficha sma? nao perceber nada disto também nao ajuda nada :(
 
Boas, nada mais simples, abres o aparelho, tiras uma foto de perfil e outra de topo, pois aqui a foto e eu dou uma olhadela no circuito e a gente descobre a antena que "o tipo" disse que não existe....

Já agora, não quero dar nenhuma lição de electronica, mas... aqui vai.

Essa placa, "tem" uma placa modular lá dentro, normalmente é um modulo de transmissão de dados, de 433Mhz, o tamanho dessa placa é de uns 80x30mm e nela deve ter, uns 5 ou 6 pinos, que encaixam (ou estão soldados) na placa principal. Dessa placa saem, um fio que liga a um diodo receptor de infra-vermelhos, e outro que deve ir ligar a essa antena externa.

Nesta placa principal, no lado oposto (pela foto do site deve ser do lado direito) deve ter o modulo de video e audio, esse modulo deve ter uma etapa de RF coberta por uma chapa de metal, com uns 20x20mm, dessa caixa deve sair o "fio" ou a pista de circuito impresso com o sinal de RF 2,4Ghz.

É nesse ponto onde se liga a ficha *****-SMA.



cumprimentos
Judas
 
Última edição:
peço desculpa so responder agora, mas tive que sair. o aparelho é do link de cima. o que tem a antena recta. como é que eu posso enviar uma foto do circuito? é possivel enviar aqui para o forum?
 
Já está, a antena é esse fio que está ai "pendurado no ar".
O fio liga-se ao "vivo" da ficha
O negativo da ficha (blindagem), vai ligado, á chapa metalica, por exemplo.



 
Última edição:
Ok :) Muito, muito obrigado por tudo. Amanha vou voltar à loja so para mostrar ao otário que se não sabe, mais vale estar calado. e vou a outra loja para me fazerem a ligaçao. :)

mais uma vez, muito obrigado.
 
dessas, a que melhor relação qualidade??/preço é esta
http://www.galileu.com/store/nav.asp?c=1&f=24&s=88&p=6476

fazem falta 2, uma para o receptor e outra para o emissor.

Um pouco de teoria
------------------------------------------------------------------------------------
Em termos tecnicos, a que o aparelho tem, em teoria tem 2.2dbi (claro que é em teoria).

Essa da pagina da galileu tem 8dbi, 6dbi de ganho em relação é original, ou seja, o triplo do sinal no plano horizontal, e um terço na vertical.
Logo, essas antenas de 8dbi devem ser colocadas na vertical no mesmo plano (a mesma altura do chão) mais metro, menos metro.... por experiencia, quanto mais altas, melhor.

Como são antenas para uma frequencia expecifica, o normal é o fabricante poupar uns mm de fio e a antena final ficar afinada para os canais mais altos... já não era a primeira que encontrava assim.

------------------------------------------------------------------------------------

Cada 3db é o dobro da potencia.
Em teoria, colocares antenas dessas é o mesmo que triplicar a potencia do transmissor.
O que na pratica, no mundo real, deve dar o dobro da distancia.

Cumprimentos
Judas
 
Creio que todas as minhas dúvidas estão completamente respondidas :)
Muito obrigado por tudo, mais uma vez.

Cumprimentos e muito obrigado, mesmo! :)
 
De nada, qualquer coisa e passas por aqui a perguntar, que eu por vezes estaciono o browser neste site e faço umas leituras.:)

cumprimentos
Judas
 
Back
Topo