Aumento da Memoria dedicada da placa grafica

skyli

Power Member
Boas

Comprei recentemente um ultrabook: http://www.samsung.com/pt/consumer/...r/notebook/ultra-portable/NP530U3C-A05PT-spec
sendo que a placa gráfica é Intel® HD Graphics 4000. No entanto, eu estive a ver nas minhas configurações de placa, e só tenho 32MB de memória de video dedicada.

Hoje estive com um ultrabook, ligeiramente inferior: http://www.samsung.com/pt/consumer/...r/notebook/ultra-portable/NP530U3C-A02PT-spec
que também tem a mesma placa gráfica Intel® HD Graphics 4000, só que esta nas configurações indica que tem 64MB de memoria de video dedicada.

Gostaria de saber como é que posso aumentar a minha memória dedicada, visto que por exemplo quando trabalho no photoshop aparece por vezes a tela em preto... enquanto que no outro ultrabook de gama inferior isso não acontece, provavelmente porque tem mais memoria dedicada que o meu.

Obrigado desde ja!
 
Já deste uma volta pela BIOS do portatil ?
deve ter uma opção para alterar a quantidade disponivel para a gráfica. O manual deve dizer onde é.
 
Não estou a ver nada aí :( Também não está no "SusInfo", com certeza não vai estar no "Boot" e duvido muito que haja alguma coisa no "Security" sobre a memória dedicada da gráfica. Isso é muito estranho :confused:
E para ser honesto, se não estiver na BIOS provavelmente não é possível aumentar a memória dedicada. Mas há outras maneiras... :)
Porque não tentas com o driver do outro modelo? -> http://www.samsung.com/pt/support/model/NP530U3C-A02PT-downloads
Como as gráficas são iguais talvez resulte. Num portátil meu, já um pouco antigo, tinha apenas 64MB de memória dedicada e consegui arranjar um driver alterado e aumentou a memória dedicada para 192MB e também aumentou a memória partilhada (a gráfica também era da Intel).
Já agora, qual é a versão do teu driver? Porque no site de Samsung ainda é na versão
8.15.10.2712 e no site da Intel é 15.22.58.64.2993 (8.15.10.2993).
 
Última edição:
Há certos modelos que são vendidos como "Enterprise/Business" e por esta razão não têm muita memória dedicada e também não é possível alterar. São feitos e configurados apenas para trabalho com programas que em principio não devem puxar muito pela gráfica. Por isso na hora da compra têm de saber para quê vão usar o portátil. Se for para edição de imagem ou video precisam de uma gráfica jeitosa. Para gaming - uma gráfica mais que jeitosa.
Como não dá a partir da BIOS e se não der com drivers oficiais o melhor que tens de fazer é procurar alguns que foram alterados por terceiros e correr algum risco ao instalares o driver.
 
Última edição:
Boas,

Já atualizei o controlador para a última versão.

Estas são as seguintes imagens da BIOS (peço desculpa pela péssima qualidade):
http://s16.postimg.org/dt8n9sg1x/boot.jpg
http://s16.postimg.org/uv62pmkat/security.jpg
http://s16.postimg.org/kz4zpzeit/advanced.jpg

Envio também alguma info do programa que tenho instalado para a gráfica e que também não vi lá nada a fazer referencia para os 32Mb ou 64Mb:
http://s10.postimg.org/a3576py55/image.png
http://s10.postimg.org/5sqjb4t21/info.png
 
Back
Topo