Dúvida Aumento da memória RAM

cacoelho

Power Member
Boas.
Tenho uma dúvida, o meu PC tem 16gb de RAM (2x8) e estou a pensar comprar mais 16GB (2x8), kit igual. Há stress se tiver todas as slots de RAM ocupadas (4x8)?
Estive a investigar e dizem com as 4 slots ocupadas stressa mais o PC. As RAMS estão com as velocidades delas (3600 Mhz), está com o XMP on, não faço overclock.

Build:
R7 3700x
RTX 3070
MSI B450 gaming plus max
2x8gb RAM 3600Mhz CL16
Corsair RMX650i
3 discos rígdidos (1 Nvme, 1 SSD, 1HDD)

Obrigado
 
cacoelho

Podes comprar à vontade mais 2x16gb à vontade e montar que não vais ter problemas nenhuns, não dês como certo tudo o que lês pela internet que há malta com muita imaginação, se os slot's estão já é para usar, se não, não os colocavam lá, tens 4 slot's há board's com bem mais e nunca tiveram problemas.
 
O unico problema que poderás ter é a nivel de Overclock da ram. Quando aumentas de 2x8gb para 4x8gb vais mudar de single rank para dual rank. Quanto maior o rank da memória mais dificil é fazer overclock, mas em principio pelo menos a velocidade do xmp és capaz de correr na boa, a não ser que a tua board seja fraquinha na topologia de memória e seja uma pcb com poucas layers.

Mas sim os 4 slots estão lá para se poderem usar.
 
Boa tarde,

Vou aproveitar este tópico, que é o mais parecido com a minha dúvida, para pedir uma ajuda.
Tambem tenho 16GB de Ram (2x8gb) e queria aumentar para 32gb, numa breve pesquisa vejo que existem 16gb num só pente de memória, e que ficam mais baratos que 16gb na configuração 2x8gb.
A minha dúvida é, o que compensa mais? ficar com os 32gb, três pentes de memória (8+8+16), ou os mesmos 32gb mas em quatro pentes (8+8+8+8)? A questão dos dual channels é uma questao?
Comprei o pc às peças e montei eu em casa mas sou muita maçarico nisto...

Se for importante, tenho isto montado:
AMD Ryzen 5 3600
MSI B550-A Pro
RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16
GTX 1050 ti


Obrigado,


MalG
 
Back
Topo