Aumento de voltagem cria instabilidade, problema da fonte?

@askan7 o erro é na aplicação não é bsod.
Aplicação não abre, o PC não vai a baixo.

Se o CPU está a 1.5v a psu tem output max de 44A como obtemos os watts?
Supostamente Watts=volt*amp
 
Última edição:
@askan7 o erro é na aplicação não é bsod.
Aplicação não abre, o PC não vai a baixo.

Se o CPU está a 1.5v a psu tem output max de 44A como obtemos os watts?
Supostamente Watts=volt*amp

Terias que medir com um multímetro no ponto correcto quanta corrente (em A) estaria a passar para o CPU, a fonte não fornece directamente o CPU, fornece a board e depois a board, pelos VRMs é que passa a corrente para o CPU. Há programas como o hwinfo64 que permitem saber estes valores via software mas um multímetro é muito mais fiável.

De qualquer forma, acho que deverias repensar a tua actividade no overclock, o overclock exige método e paciência, não é chegar ali e meter 1.5v no cpu e subir o multiplicador... Vê mais vídeos e guias, tutoriais e aprende um pouco mais, estás demasiado verde para isto...
 
Eu acho piada é que os meus 4.6Ghz vieram do modo OC automatico da board XD
Lá eu tentei fazer melhor durante uns 2 dias, nunca consegui, deixei em auto.
 
@Luka_ estive 1 dia a correr teste e acertar as voltagens, não foi chegar e meter e está bom xD

Devias repensar.
1.5v no cpu, sem delid ou cooling adequado a atingir 90ºC em testes leves como XTU. Isso não é um OC para uso diário.

Não podes fazer comparação assim, estás a comparar um 6/12 14nm contra um 4/4 22nm

Foi apenas para comparar o load das diferentes aplicações. E para ver se o OP chega a conclusão que 90ºC num teste como XTU é demasiado. Tens aplicações no dia a dia que põe mais load que o XTU memory test.

Eu sei que são cpus diferentes, o 8700k até consome ligeiramente mais.
 
@askan7 vou fazer delid, já comprei o liquid metal, estou só a espera do kit para abrir :) eu uso normal não passa dos 80ºC em full a jogar, a minha namorada joga sims e aquilo não passa dos 50ºC tambem não chega a mais de 50%, meti o msi afterburn a meter o clock e temperatura no ecrã sempre que jogo para ir monitorizando :berlusca:
 
@askan7 vou fazer delid, já comprei o liquid metal, estou só a espera do kit para abrir :) eu uso normal não passa dos 80ºC em full a jogar, a minha namorada joga sims e aquilo não passa dos 50ºC tambem não chega a mais de 50%, meti o msi afterburn a meter o clock e temperatura no ecrã sempre que jogo para ir monitorizando :berlusca:

80ºC em jogo é demasiado. Ainda por cima com 1.5v... Esse chip não vai durar muito, vais ter que começar a reduzir clocks para manter estabilidade.

Aliás, já nem deve é estar muito bom, não é normal necessitares de 1.5v para 4.6ghz.
Porque não metes isso a 4.4/4.5ghz? Começa com 1.3v, aumenta só se estiver instável.

Recomenda-se no máximo 1.4v para loads mais leves e 1.3v para loads pesados, como prime95. No teu caso como o cpu não tem hyper threading não deves ter problemas até 1.4v mesmo em loads pesados. Assumindo que tens delid e isso não está com 90º+C
 
Última edição:
1.5/1.6v nesse cpu (com o controlador de voltagem integrado e um interface térmico mau) com uma board de entrada como essa?
Acho que algo vai estourar não tarda muito! :004:

Já tive exactamente essa board e cpu, estás a tratar isso como se tivesses uma board sólida para oc e um cpu que não encapsula calor.
Acho que estás tão a leste que estar com sugestões de como afinar isso pouco valerá...

Tenta apontar para 1.25/1.3v max, o cpu não consegue livrar-se do calor sem um setup de cooling muito bom (e isso não tem a ver com ventoinhas à volta).
Com o delid não podes esperar que essa board debite cento e muitos watts de repente e continuamente sem estrebuchar e/ou comprometer a estabildiade.

Tens que te adaptar ao que tens. ;)

Reparei agora que fizes-te um bench no R20 a 4.7Ghz 1.5v... Já não se aguenta?
 
Última edição:
@dead_mouse aguente e fizer overclock FSB em simultaneo para por o Bus Speed 102, dá estável até o 102.2.
i1S2boM.jpg

@askan7 agora no fim de semana, tenho mais tempo, fiz mais uns ajustes e saquei uma versão diferente Prime95, tinhas razão, aqui ficam os resultados:

YbNm4Sf.png
 
Última edição:
@Spartacuss estás no bom caminho para eventualmente fritar isso.
upload_2020-4-18_12-18-31.png

1.5V a 100ºC... Pah, acho que estás a esticar-te completamente. Ninguém com experiência recomenda acima de 1.35V para OC estável, e tu toca de meter pouco mais de 10% acima do recomendável... O CPU é teu claro, és livre de o esticar como quiseres, mas se queres que isso ainda dure, tens mesmo de aceitar que isso não é CPU para fazer certas frequências.

Quando os 1600AF e os 2600 andam por aí, estar a esticar um 4690k assim só mesmo pela ciência.
 
Existe algum programa que conheçam para ver a evolução da voltagem do CPU ao longo do tempo?
Em gráfico?
Estou a começar de novo e a tentar outras estratégias.

Neste momento estou a rodar em adaptative voltage, para não obrigar o CPU a estar sempre com 1.5V e honestamente parece-me mais estável que antes.

Fiz agora um benchmark a gráfica e estes foram os resultados, vou agora jogar uns jogos e ver como se porta:
2Ca1bvu.jpg
 
Última edição:
O que realmente interessa é os GHZ isto sim é a rapidez, GHZ = Quilómetros por hora, espero que compreendas.

olha experimenta 1.4V a 4.7GHZ ;) vais ver que ganhas temperaturas mais frescas e um pouco mais de desempenho.

A voltagem é como a agua no teu corpo, o recomendado é X litros por dia, mas se mamares 10 litros de agua por dia durante muitos dias podes até morrer.


Se continuares assim acabas por chorar porque algum componente morreu. :berlusca:
 
Última edição pelo moderador:
@Spartacuss Devias apostar num método.

Por exemplo, em primeiro deixar tudo em Auto e afinar as memórias.

Depois de teres as memórias afinadas, passar para o CPU e começar em 1.3v e ir subindo a frequência (multiplicador) do CPU até encontrares instabilidade. Pessoalmente, 30 minutos de prime95 small ffts para mim chega para um primeiro passo. Não uses cinebenches e outros benchmarks para verificar estabilidade! A estabilidade verifica-se com stress tests como o prime95.

Depois de encontrares instabilidade, se ainda tiveres margem nas temperaturas (para mim 80°C em stress test é o máximo tolerável, há quem se fique pelos 90°C mas acho demais), podes subir a voltagem em 0.125v, por exemplo e verificar se a estabilidade foi novamente alcançada ou se precisas de mais voltagem para o efeito

A falta de paciência é das piores coisas para este hobby, OC requer disciplina e rigor, não é chegar ali subir a voltagem e o multiplicador e está a andar de mota...

Edit: Para verificares a voltagem e temperaturas tanto do cpu como da gráfica num cómodo gráfico podes usar o msi afterburner.
 
@Spartacuss O conselho que te dou é começar nos 4.5Ghz a usar voltagem entre 1.25v a 1.28v, pelo que vi é que mais usam nesse CPU. Se tiveres crash, aumentas mais um pouco a voltage, 1.30v por exemplo. Tu com 1.5v já estás a danificar o CPU. Mesmo que ele passe em todos os testes. O objetivo é tentar não passar do 1.4v e evitar as temperaturas altas. Obviamente que se estiver a 4.5Ghz a 1.30v por exemplo, mas as temps estiverem +100ºC, ou fazes undervolt se ele aguentar para baixar um pouco as temps, ou simplesmente baixas os Mhz e a voltagem e fazes um OC mais leve.

Mas se achas que ainda deves aumentar a voltagem ainda mais do que já tens, força nisso, estou curioso para ver quanto tempo isso dura :lick1:
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo