Gráfica Aumento do preço das placas gráficas

Status
Fechado a novas mensagens.

muddymind

1st Folding then Sex
Este tópico serve para debater o que tem sido um escalar absurdo do preço das gráficas:

5H3kHfP.png


fonte:


Infelizmente não há previsão para quando isto vai abrandar e pode-se atribuir a causa a 3 factores principais:
  • Mining: apesar do recente crash e estagnação das bitcoins as alt-coins estão a ganhar momento.
  • Preço das memórias: tal como debatido nesta thread
  • Explosão de popularidade do PUBG na china: isto afecta especialmente gráficas nVIDIA e tem feito subir muito o market share de GTX1060 e GTX1050ti no steam.

Não é de todo uma época convidativa para quem quiser adquirir uma gráfica nova. Apesar destes preços ainda não se terem reflectido na totalidade por cá não deve tardar muito até assistir-mos a aumentos bruscos de preço. Isto a juntar com stock terrível faz com que seja talvez a pior crise que já alguma vez vi neste mercado (crise para o average joe que quer comprar uma gráfica modesta para jogar).
 
já tinha lido o artigo, e confesso que fiquei parvo com os números apresentados relativos ao "Ponto 3" que aí listaste.

China é mesmo um nível completamente diferente...
 
Ando extremamente inclinado para vender a minha 1080Ti dado os valores a que elas andam a ser vendidas no mercado e recuperar a minha 980Ti!

Conseguia duplicar o valor que paguei por ela em Julho!
 
conclusão final: as consolas é que ficam a ganhar com tudo isto, pois acho completamente descabido dar 400 euros por uma GTX1060 ou 500 euros por uma rx570
e infelizmente acho que os preços nunca irão voltar aos valores do passado... mesmo que saia uma nova geração, coisa que dificilmente irá acontecer este ano.
 
penso que quem lucra mais com isto são as lojas, nem sequer é a nvidia e amd... estas vendem o que produzem e sempre ao mesmo preço...
 
Consegui comprar uma a Asus Expedition 1070 por 499€, tinha poucas unidades decidi não esperar nem mais um minuto. Se seguir o rumo das outras daqui a nada está a mais de 600 euros.
 
Última edição:
penso que quem lucra mais com isto são as lojas, nem sequer é a nvidia e amd... estas vendem o que produzem e sempre ao mesmo preço...

As lojas estão dependentes dos distribuidores. A margem de lucro é quase sempre a mesma esteja a gráfica a 200 ou 400€. As lojas são obrigadas aumentar os preços porque os distribuidores também aumentaram. Aonde podem lucrar mais é naquelas que têm em stock e conseguiram a um menor preço.

Mas isto anda tudo maluco. O que tem safado são os cpus. Graças aos Ryzen da AMD que mexeram positivamente com o mercado. O resto é para esquecer.
 
Neste momento, a única forma é protestar com a carteira e não comprar. Se os lucros das empresas baixarem, talvez percebam que isto não é fazível... A realidade é que muito do hardware que existe por aí ainda consegue jogar tudo, mesmo com umas opções baixas. Se não dá Ultra, há de dar High. É ter paciência.

Mas o aumento de preço das memórias genericamente, bem como a incapacidade das fábricas darem vazão aos pedidos, deve ter tido um impacto gigante. É que tudo o que usa memórias tem sofrido um aumento brutal. E mesmo as gráficas precisam de memórias, portanto há que ter isso em conta.
 
As rx 580 8gb neste momento estão a ser vendidas perto dos 500 euros. Há modelos que chegam mesmo aos 500. E com a falta de stock acredito que possa aumentar.
 
conclusão final: as consolas é que ficam a ganhar com tudo isto, pois acho completamente descabido dar 400 euros por uma GTX1060 ou 500 euros por uma rx570
e infelizmente acho que os preços nunca irão voltar aos valores do passado... mesmo que saia uma nova geração, coisa que dificilmente irá acontecer este ano.

já algum tempo que deixei de apostar em gaming no PC, logo compro em função do software de trabalho, isto está-se a tornar um absurdo os preços das graficas, memorias, SSD's...

gaming neste momento virei-me mesmo para as consolas, sai menos dispendioso que andar sempre a fazer upgrades no PC, e como não ligo muito a situação de exclusivos melhor ainda...
 
As lojas estão dependentes dos distribuidores. A margem de lucro é quase sempre a mesma esteja a gráfica a 200 ou 400€. As lojas são obrigadas aumentar os preços porque os distribuidores também aumentaram. Aonde podem lucrar mais é naquelas que têm em stock e conseguiram a um menor preço.

Mas isto anda tudo maluco. O que tem safado são os cpus. Graças aos Ryzen da AMD que mexeram positivamente com o mercado. O resto é para esquecer.
a verdade é que a ***** está a fazer descontos para quem "comprove" que a gráfica é para uso gaming... se fosse como tu dizias a loja estaria a perder dinheiro ao fazer isto. é claro que toda a diferença de preço entre o anunciado pela AMD/NVIDIA não é unicamente para a loja que vende ao consumidor, visto que existem outros intermediários. mas uma loja que tenha 3 gráficas e sabe que 10 consumidores andam à procura dificilmente vão manter a mesma "margem" do que se andassem 20, por muito sérios que sejam.
 
Provavelmente está nas gráficas que tem stock. Não te acredites em mim. Pergunta diretamente nas lojas o motivo do aumento dos preços.
 
conclusão final: as consolas é que ficam a ganhar com tudo isto, pois acho completamente descabido dar 400 euros por uma GTX1060 ou 500 euros por uma rx570
e infelizmente acho que os preços nunca irão voltar aos valores do passado... mesmo que saia uma nova geração, coisa que dificilmente irá acontecer este ano.

Nem mais..
Eu quero montar um novo desktop em 2019, mas se isto se mantiver desta maneira, possivelmente monto uma máquina bastante low-end só para ir jogando alguns exclusivos do PC ou o meu backlog da steam enorme e migro para uma PS5 à sua saida.
 
As lojas não ganham provavelmente quase nada, quem fica com o lucro é o intermediário.

No Brasil nem se fala. Uma 1070 que chegou a custar menos de 2000 reais já anda nos 3000... E isso quando há stock.

Com isso tudo, a juntar os problemas clássicos de pirataria e xitaria, acho que está se a matar rapidamente o gamming PC.

 
Última edição:
Eu estou à espera da minha RX580 8GB desde o ínicio de dezembro e a loja ainda não me sabe dar uma previsão. Mas como foi bem comprada não quero o dinheiro de volta, prefiro esperar.

Porque isto está de loucos !
 
A realidade é que muito do hardware que existe por aí ainda consegue jogar tudo, mesmo com umas opções baixas. Se não dá Ultra, há de dar High. É ter paciência.
concordo bastante com este ponto. Acho que a maior parte das gráficas da geração passada dão para jogar muito. Na geração passada comprei uma 980 Ti, e ela ainda dá perfeitamente para jogar.

Obviamente que custou bastante, e não deveria ter problemas durante um tempo. Mas eu vejo estes novos preços como se estivéssemos na geração passada em termos de preço/performance. Uma 1070 tem perto da performance de uma 980 Ti. Mas na geração passada as 980 Ti estavam mais caras que elas estão agora. No lado da AMD tb está mais ou menos isso, se não estou em erro. Sinto que estamos na geração anterior de preço/performance, com a diferença que agora há melhores gráficas que uma 980 Ti. Mas para tal, paga-se mais.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo