autenticar user com login e password, usando php e oracle

trovial

Power Member
ola boa gente, tentei pesquisar por este assunto no forum, mas curiosamente nao consegui pesquisar por php por ser inferior a 4 letras
:)
a pergunta é mesmo essa, sou novo nestes assuntos.
Ja fiz alguns progressos, nomeadamente fazer um interface em php para aceder à base de dados, agora queria dar mais um pulo em frente criando um esquema de autenticaçao do utilizador...
alguem me da algumas dicas, ou mesmo um caminho a seguir? :)


thnks
:)
 
So te queria colocar uma questao

Tu pagas para ter o Oracle, e da tua impresa ou sacaste de borla em algum canto recondito da internet??

Ja agora, e verdade que o Oracle e brutalmente pesado??

Sorry nao te tirar a duvida mas como tas interessado no mesmo que eu... lol

Abraço :lol:
 
So te queria colocar uma questao

Tu pagas para ter o Oracle, e da tua impresa ou sacaste de borla em algum canto recondito da internet??

Ja agora, e verdade que o Oracle e brutalmente pesado??

Sorry nao te tirar a duvida mas como tas interessado no mesmo que eu... lol

Abraço :lol:

lol na boa..
em resposta a tua pergunta, tou a usar os servers da escola :)

nao sou se calhar a pessoa ideal para responder as tuas questoes, mas acho oracle mais dificil de trabalhar do que mysql , por exemplo.
mais nao seja devido à qtd de documentaçao disponivel online para mysql que sempre vai dando uma ajudita a amadores como eu :)

quanto a pergunta que fiz, ja tive a ler mais umas coisas, ja percebi que é atraves de cookies e tal... enfim.. ha que queimar pestanas:joker:
 
Última edição:
ola boa gente, tentei pesquisar por este assunto no forum, mas curiosamente nao consegui pesquisar por php por ser inferior a 4 letras
:)
a pergunta é mesmo essa, sou novo nestes assuntos.
Ja fiz alguns progressos, nomeadamente fazer um interface em php para aceder à base de dados, agora queria dar mais um pulo em frente criando um esquema de autenticaçao do utilizador...
alguem me da algumas dicas, ou mesmo um caminho a seguir? :)


thnks
:)


Bem, podes por começar em ver umas ajuditas na net sobre sessoes php, comandos como
session_start();
session_destroy();
e variaveis de sessao:

$_SESSION['variavel'];

o principio é basico.

o user introduz o seu user e pass, depois autenticas essas informaçoes com a tua base de dados, verificas se sao verdadeiras, se forem, crias a sessao. tipo:

session_start(); //podes definir tudo na tua sessao, tempo de duraçao, expiraçao, nome, etc...

depois guardas as tuas variaveis na sessao:
$_SESSION['user'];
$_SESSION['pass'];
//lembra-te de encriptares isto (user e pass), kto mais nao seja com o base64 encode (+-inseguro)

em todas as tuas pagina da area "restrita" para teres acesso às variaveis da sessao, teras que colocar o session_start(); antes dos teus headers. Depois convem criares um script, ou funçao para em cada pagina verificares se os dados da sessao sao verdadeiros. Se os dados forem, ai entao apresentas a tua pagina protegida, senao, die("User nao permitido"); (isto resolves com um if :p)

A verificaçao da sessao seria algo como:

if ( ($_SESSION['user']==$user_da_bd) && ($_SESSION['pass']==$pass_da_bd) )
{

//conteudo da pagina aqui.
}
else
{
die("User ou pass invalidos"); //termina imediatamente a execuçao do php.
}


Se usar pagina totalmente em php, podes simplificar, no inicio do teu file php:


if ( ($_SESSION['user']!=$user_da_bd) || ($_SESSION['pass']!=$pass_da_bd) )
{
die("User ou pass invalidos"); //termina imediatamente a execuçao do php.
}

//pagina aqui, neste caso nao necessita de estar dentro do { if } porque se apass ou user forem invalidos o php é terminado imediatamente :) die();!

Quanto à tua ligaçao ao oracle, teras de ver mais ajuda na web, mas nao te sera dificil. Ve:

http://www.oracle.com/technology/pub/notes/technote_php_instant.html
(...)

Using Oracle
When the basic connection is working, try out a simple script, testoci.php. Modify the connection details to suit your database and load it in a browser. This example lists all tables owned by the user HR:
<?php
$conn = OCILogon("hr", "hr_password", '//mymachine.mydomain:port/MYDB);

$query = 'select table_name from user_tables';

$stid = OCIParse($conn, $query);

OCIExecute($stid, OCI_DEFAULT);

while ($succ = OCIFetchInto($stid, $row))
{
foreach ($row as $item)
{
echo $item." ";
}

echo "<br>\n";

}
OCILogoff($conn);

?>
quanto a trabalhares com sessoes:
http://www.php.net/manual/pt_BR/ref.session.php :)
Acho que com isto nao te sera dificil criares essa autenticaçao :) abraço.
 
Última edição:
thnks mate


passei algum tempo sem ka vir, e entretanto ja tinha lido mais algumas coisas sobre sessions e cookies..., mas ainda assim o teu post é mais uma boa contribuiçao no caminho do conhecimento lol...
ja domino o funcionamento das sessions, o que ainda me escapa um bocadito é a teoria por tras, mas com o tempo vai lá...

o site do php.net, tenho ido la algumas vezes esclarecer duvidas, ainda assim aquilo nem sempre e mt claro para quem ta a aprender, é mais um ponto de referencia, para quem ja sabe, mas precisa de pesquisar esta ou akela funçao...

um site que me ajudou muito nos primordios do html e css's e essas coisas foi o w3c, mas é muito incompleto sobre o php...


o site da oracle é que nem vê-lo lol ta muito confuso mesmo, por sorte, atraves do php.net, e por comparaçao com algumas funçoes my_sql, que existem na net consegui meter akilo a funceminar mais ou menos

abraços
 
Back
Topo