Auto-resize de imagens

E quanto ao quote de imagens? Às vezes vê-se tópicos onde tem grandes imagens e o povo faz quote, o que torna aquilo um bocado mau (visualmente e de workflow, porque carregar a mesma imagem duas vezes é um pouco ridículo.)
 
E quanto ao quote de imagens? Às vezes vê-se tópicos onde tem grandes imagens e o povo faz quote, o que torna aquilo um bocado mau (visualmente e de workflow, porque carregar a mesma imagem duas vezes é um pouco ridículo.)

o browser não carrega a mesma imagem duas vezes na mesma página. pelo menos quando o quote é feito na mesma página não gastas mais tráfego por isso (e nas outras deve ficar em cache, por isso vai dar quase ao mesmo).
mas concordo com isso, devia-se desactivar automaticamente a tag
 
Não acho que seja um grande problema, pois os bons hosts de imagens (tipo o Imageshack) permitem o upload da imagem escolhendo logo um resize pré-definido ou apenas gerar uma thumbnail. Claro que depois a imagem é aberta noutro separador, o que quebra o ritmo a quem lê os posts, como já bem disseram. Eu tenho um fórum em vBulletin e tenho um plugin que faz um resize das imagens num post para tamanhos definidos pelo Administrador e que é bastante eficaz, agradável visualmente e muito melhor que o plugin que o autor do tópico referiu. :)

DEMO

P.S.: O sistema redimensiona a imagem original no post, mas o tamanho original é restaurado se clicarmos na opção que o faz. Tudo sem sair do tópico, sem novos separadores, e sem refresh. (é JavaScript, suponho)
 
Última edição:
Não acho que seja um grande problema, pois os bons hosts de imagens (tipo o Imageshack) permitem o upload da imagem escolhendo logo um resize pré-definido ou apenas gerar uma thumbnail.

O forum não é só a secção de fotografia. Muitas imagens já se encontram na web... porquê ter de fazer download, upload de novo, etc etc ?
 
É impressão minha ou este plug-in altera a base de dados? Se altera acho que o Chip não o vai implementar.

Temos previsto implementar o alojamento de imagens pelo menos de tutoriais e afins mas é complicado estudar a melhor forma.
 
É impressão minha ou este plug-in altera a base de dados? Se altera acho que o Chip não o vai implementar.

Temos previsto implementar o alojamento de imagens pelo menos de tutoriais e afins mas é complicado estudar a melhor forma.

sim, o do post inicial, segundo o link, faz alterações à BD. o segundo que postaram aqui já não sei, talvez o user que o postou possa esclarecer, visto que ele o usa no seu forum
 
a do resize automatico, não creio que altere a base de dados..

quanto à citações com imagens... bem, em principio haverá 2 opções teoricas:

a)ignorar img tags dentro de quote tags (sem alteração da base de dados)
b)eliminar todas as img tags (ou alterar para url tags) dentro de quote tags (com alteração da base de dados)

qualquer que seja a opção... não vejo nenhum problema de maior.

Mas alguém com melhor conhecimento disto que se pronuncie...
e ja agora, a partir do momento em ha backups feitos.. qual é o problema de experimentar?
 
Boas, quanto ao plugin que uso... Sim, altera a base de dados. Acho que se fizerem um backup (pois... deve ter uns gigabytes de tamanho :D) e dois minutos a seguir fecharem o fórum para instalar e testar o plugin, não vos fará mal. ;)
 
Última edição:
É facil a resposta.
Depois de alterar a base de dados qual é a garantia que isso não vai ter implicações no futuro, com futuros updates?
Por esse receio é que nunca se instalou nada que alterasse a base de dados.

Um dia sem backups significa perder o registo de uma centena de usares e 5000 posts.
 
depende do tipo de alterações que é efectuado à BD...

de qualquer forma, a questão das imagens dentro das citações, não é, por pincipio, nada que implique alterações de maior...
 
Está lá bem visivel que altera a base de dados...
Viva,

O plugin a que se referem (ncode image resizer) cria 2 tabelas.
Já o usei, mas prefiro uma solução mais simples -> Image Resizer Javascript; meia dúzia de linhas em Javascript e resolvem o problema.
Na pratica esta solução reduz a imagem a uma percentagem da célula onde está inserida, forçando a que a mesma não estoure com o layout do tópico. Não existe redução do tamanha (kB) da imagem, mas sim da sua resolução (Height/Width).

Sugiro também o Photobucket Image Uploader que permite a perfeita integração deste serviço por baixo da caixa de texto das mensagens:

Caixa "escondida": por defeito está sempre escondida.

8I90DVZZsLBEKqq58IB5


Caixa Visível: o utilizador clica no link "Ver Caixa de Upload de Imagens"

zf63QD3yTSH5ePamOQ0F


Integração no fórum

Gf3RhFIqgJplSk6RAkbB


O processo de upload é efectuado de forma a que os utilizadores nunca saem do site. É uma solução excelente e perfeitamente enquadrada no layout do fórum.

Ambos os plugins são simples e não criam tabelas ou alteram a base de dados.
O peso para o fórum é nulo, pois trata-se de js/html em qualquer do casos.
 
Última edição:
Dando os meus 2 centimos a esta thread...

Posso dizer que essa implementação já foi proposta internamente, e está on-hold. Isto pode dar-lhe um bump de interesse no entanto, mas a proposta formal está feita, bem como uma discussão interna.

Agora temos de ver a questão de dois pontos de vista distintos... o ponto de vista do layout... e o ponto de vista da banalização.

Indo ao primeiro, é de facto importante que o layout não se deforme por tudo e por nada, e facilite o visionamento de qualquer usuário, isto, embora seja um encolhimento "forçado" da imagem cuja filtragem é "do vizinho mais próximo" (ao invés de bilinear feito previamente)

Dito isto... não se pretende "oh o forum tem resize, vão levar com imagens a 8192x4096 que se lixam", ou seja... apesar do resize se a imagem tem 10 MB irá ocupar 10 MB e gastar muito bandwidth... a techzone preza-se por ser um forum, que tenta ser leve para computadores com pouca RAM (daí não entrarmos com tags para youtube) e para ligações à internet mais limitadas... É por isso que, por exemplo, a secção de jogos tem o limite de 800x600 com a qual concordo plenamente pela quantidade de imagens que se costumam meter (apesar de por exemplo se for 801x700, por exemplo, normalmente deixe passar... há uma margem de tolerancia que depende de cada um mas o importante é que a regra exista, mesmo para caso seja ultrapassada não seja um disparate)

Dada a quantidade de pessoas naquela secção a meter as coisas "a cru" a, por exemplo 1920x1200 já considerei seriamente fazer um tutorial para a questão... mas falta tempo e há coisas mais importantes.

Enfim, resize automático sim, sem duvida alguma que dava jeito... anarquia não.
 
parece requerer conta no photobucket no entanto, quando nós não temos qualquer tipo de afiliações com esses sites. liberdade de escolha, ou algo mais transparente (sem necessidade de login) era bem mais catita.

Para as ligações do pessoal, o resize ser feito noutro sitio e apresentado aqui seria a solução ideal para bandwidth, sim... mas os meios...
 
Dito isto... não se pretende "oh o forum tem resize, vão levar com imagens a 8192x4096 que se lixam"

Neste caso entra a educação e a moderação!
Se o membro não conhece ou não sabe, resta explicar-lhe.
Para o meu fórum fiz vários ScreenCasts exactamente com esse objectivo ... sempre ouvi dizer que uma imagem vale mais que mil palavras ;)

parece requerer conta no photobucket no entanto, quando nós não temos qualquer tipo de afiliações com esses sites. liberdade de escolha, ou algo mais transparente (sem necessidade de login) era bem mais catita.

Existe o mesmo para o ImageShack e Megaupload.
Prefiro o Photobucket pela integração ... só isso. A questão do login não é um problema, pois uma vez efectuado o registo temos total controlo das fotos, permitindo redimensionamento das mesmas online pelo membro sem necessidade de ferramentas adicionais.
 
Última edição pelo moderador:
Neste caso entra a educação e a moderação!
Se o membro não conhece ou não sabe, resta explicar-lhe.
Para o meu fórum fiz vários ScreenCasts exactamente com esse objectivo ... sempre ouvi dizer que uma imagem vale mais que mil palavras ;)
Claro, mas o meu ponto é que isso tem de ser contemplado nas regras, é dar uma ferramenta com uma condição.

/dream mode on

Ideal ideal, era ter um "cap" e a mais de x resolução o post não passasse, por exemplo; isto falando do ideal dos ideais (mesmo que impossivel) e claro, ao isso acontecer todo o user ter ferramentas no proprio forum que lhe permitissem resolver o problema

/dream mode off

Eu falando por mim, digo sinceramente, não chego para a secção de jogos, frequentemente encontro threads com alguns meses e toca a editar as imagens para links; no entanto e como disse, acho o cap que temos justo e ideal, não o queria abolir mesmo a termos resize de imagens
Existe o mesmo para o ImageShack e Megaupload.
Prefiro o Photobucket pela integração ... só isso. A questão do login não é um problema, pois uma vez efectuado o registo temos total controlo das fotos, permitindo redimensionamento das mesmas online pelo membro sem necessidade de ferramentas adicionais.
Mas a questão que se põe é apenas essa... o login, um forum independente a requerer ter uma conta noutro sitio para uma feature, não encaixa no resto.

No minimo, IMO, teriamos de criar algo que permitisse escolher então entre imageshack, megaupload e photobucket no mesmo, e de preferencia sem necessitar de registos.

Eu falo por mim, nem sequer gramo o imageshack, uso-o por causa do plugin para fazer upload de várias imagens em simultaneo... Mas não tenho nenhum registo nele, felizmente não é preciso.



Bom, e já que estamos numa de regras... evitar double posts, usar edit :)
 
Última edição:
Back
Topo