1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Autodesk Maya 2008

Discussão em 'Macintosh e OS X/macOS' iniciada por 3dhouse, 2 de Setembro de 2007. (Respostas: 50; Visualizações: 9430)

1. 3dhouse

3dhouse Power Member

A autodesk apresentou o famoso programa de modelação, animação e renderização 3d desenhado para várias plataformas entre elas o mac OS X. O software estará disponível em Setembro de 2008 e as várias versões estarão ao preço de:

Autodesk Maya 2008 Complete (Standalone) - 2099 EUR
    Autodesk Maya 2008 Unlimited (Standalone) - 7.349 EUR

Mais informações em:
    http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/index?siteID=123112&id=7635018

P.S.: Pena que a Autodesk não tenha passado o 3ds max para mac OS X, ainda vou ter que usar o windows :005:

2. stuzender

stuzender Power Member

ALELUIA! ALELUIA!!! Finalmente para o ano já posso apagar de vez qualquer vestigio da Microcrap dos meus Macs!!!!!

Só faltava mesmo chegar o Solidworks para OSX e o Mundo estava novamente bem!

De lembrar que o Rhino vai sair em breve para Mac também :)

3. ebmac

ebmac Power Member

Eh pa! desculpem lá! :) Eu sei que a malta quando se habitua a uma aplicação é difícil passar para outra mas, o 3DS Max é complicadinho… Com tanta boa app por aí porque insistem no raio do 3DS Max?!?!?! Ainda por cima ter de ter instalado o windoze para o correr… que espaço em HD desperdiçado… :) Vá lá, não é para criar uma guerra aqui mas há várias apps 3D para Mac excelentes, por exemplo: Maya, Cinema4D, Lightwave, Blender, Strata, Modo, ZBrush, e outras mas provavelmente menos boas…
    Fiz há tempos uma thread sobre isso, esta

4. rui_mac

rui_mac Power Member

O pessoal vai para o 3D Studio Max por uma súmula de várias razões: é muito "piratável", é o mais diversificado em Windows (o OS que a maioria tem), tem uma base de utilizadores muito grande e, por conseguinte, muitos sites com tutoriais e free models/textures/plug-ins.
    Não é, nem de perto nem de longe a melhor aplicação 3D. Até porque "melhor" é um termo muito subjectivo.
    Eu comecei a usar o 3D Studio quando ainda nem era "Max" ou seja, quando ainda corria em DOS. Também usei o 3D Studio Max e até a versão Viz (para arquitectura).
    É um bom programa mas excessiva e desnecessariamente complicado. Está ao mesmo nível (de potencialidades) que o Lightwave e o Cinema4D mas é muito mais complexo de usar que estes dois. E até o Lightwave é complicado, quando comparado com o Cinema4D.
    Infelizmente, é como dizes. O pessoal "habitua-se" e depois não quer mudar para "melhor".
    Mais uma vez, refiro que "melhor" é subjectivo. Mas, nas agências onde trabalhei ou mesmo em "torneios amigáveis" que fiz com amigos que usam Max, consegui sempre fazer o mesmo (ou até, por vezes, melhor) em metade do tempo, com muito menos complicações.
    É pena que o pessoal não "invista", explorando as várias aplicações 3D até achar a que faz mais, do modo mais simples e a um nível profissional. Normalmente, experimenta uma, aprende uns truques e fica por aí... pronto, o mundo não tem mais nada para oferecer... ou terá?!?
    Eu, desde os meus 18 anos (ou seja, há metade da minha vida) experimentei várias aplicações (Swivel 3D, Infini-D, RayDream Designer, Strata Studio Pro, 3D Studio (Max e não Max), Lightwave, Cinema4D, um pouco de Maya, etc).
    Como sempre levei a sério o 3D, achei que o melhor seria conhecer bem as várias ferramentas que tinha ao meu dispor, podendo assim fazer a escolha mais acertada e não apenas aquela que, por omissão, fosse a primeira que experimentei.

Rui Batista

5. ebmac

ebmac Power Member

Ora aí está, nem mais! Mas o que eu chego mesmo a não perceber é que, tendo um Mac têm de instalar o windoze para correr o Studio Max, havendo outras aplicações… é que pelos vistos, como aqui escreveram, é só por causa do Studio Max e/ou do Solid Works que têm o windoze, e querem livrar-se da tralha da ms… Não entendo… :) mas não levem a mal!!!
    Eu sou do tempo, mas não tanto como o rui_mac, do Lightwave e do Cinema4D no Amiga… e se bombava bem… oh yeah!!! :) E o Real3D?!?!?!? MOAHAHAHAH Feitas as contas sou mais novo que o rui_mac 3 anos! :P

6. rui_mac

rui_mac Power Member

Eu confesso que tenho o 3D Studio Max aqui no Mac (no Parallels, claro).
    Mas é apenas para poder converter os ficheiros que me enviam (ou clip art 3D que uso, quando os clientes não pagam o suficiente para eu modelar) em formato .max, para um formato mais standard, tipo .3ds

Rui Batista

7. 3dhouse

3dhouse Power Member

Eu aprendi 3ds max e habituei-me ao software. Ainda experimentei o Maya, mas não entendi muito bem o seu funcionamento. O 3ds max está mais virado para jogos, enquanto o Maya é para efeitos especiais/cinema. Por alguma coisa são da mesma empresa e nenhum deles foi descontinuado como aconteceu com o Freehand e o Illustrator com a compra da Macromedia por parte da Adobe.
    E ter o 3ds max ou o Autocad para mac era uma vantagem para a Apple para conquistar outros mercados

8. Xapilolala

Xapilolala [email protected] Member

Rui, quais os programas (o "pack" que usas) que aconselhas? Sei qe depende do objectivo que se pretende, mas de uma froma geral, modelação e composição 3D, animação, integração com vídeo ...
    Sou um entusiasta e quero começar a absorver o que puder, o início é sempre complicado e todas as aplicações parecem muiiito complicadas, mas também sei que é só até à habituação, mas custa-me estar a dedicar tempo aprender aplicações desnecessárias. Tento tirar partido da tua experiência com o diverso software. Tenho lido alguma coisa de maya, blender, vue e ilustrator, o vue e o maya até têm versões PLE o que e brutal para se iniciar sem investimentos desnecessários.
    Estás disponível para umas dicas a um noob em 3d? :007:

9. 3dhouse

3dhouse Power Member

eu sou suspeito mas aconselhava-te o 3ds max para começares. Ou fazes assim, sacas as trials e experimentas 2 ou 3. Depois vais a www.3dtotal.com e começas por fazer tutoriais básicos de modelação, iluminação, texturas e animação. Á medida que exploras um software vais te habituando às suas ferramentas e vantagens. Isto de discutir software 3d é quase como a guerra win/mac, cada um puxa a brasa à sua sardinha.
    Se usas o MacOS então risca o 3ds max

Última edição: 24 de Setembro de 2007
  10. rui_mac

rui_mac Power Member

O "pack" que uso actualmente (e de há uns anos valentes para cá), é o Cinema4D.
    Ainda tenho de fazer uma ou outra coisa (muuuuuuuuuito esporadicamente, felizmente) no 3D Studio Max, mas aquilo é uma confusão (desnecessária).
    Para começar, normalmente a melhor opção seria o blender, visto ser bastante potente e grátis. É bom para apreender conceitos básicos (e alguns mais avançados) de 3D. Como por exemplo, os eixos tridimensionais, técnicas de modelação, técnicas de texturização, render, iluminação, etc.
    No entanto, sempre que inicies a aprendizagem numa aplicação, ganharás "vícios" que terás de destruir quando passares para outra. Embora os conceitos de 3D sejam fundamentalmente os mesmos que aplicação para aplicação, terás sempre de re-aprender filosofias e interfaces diferentes.
    Sinceramente, de entre os "grandes", podemos logo fazer algumas separações. Ou seja, os "grandes" são:

Maya, Softimage, Lightwave, 3D Studio Max e Cinema4D.

Deixamos logo de parte o Maya e o Softimage porque são "overkill". Muito potentes mas MUITO complexos e, normalmente, usados mais para efeitos visuais de cinema.

Restam-nos o Lightwave, 3D Studio Max e Cinema4D. De todos estes (estão sensivelmente todos ao mesmo nível de capacidades), o Cinema4D é o que é mais fácil de aprender. Consegues fazer o mesmo que nos outros mas em menos de metade do tempo e com menos chatices.
    De qualquer modo, creio que há versões de demonstração de todos e não há como experimentares por ti próprio.
    Ah, o Lightwave e Cinema4D existem para Mac e PC. O 3D Studio Max, só para PC. Isso também pode influenciar a tua escolha ;)
    Quanto a dar dicas a noods 3D, tou sempre às ordens :)

Rui Batista

11. 3dhouse

3dhouse Power Member

Rui, sempre usei o 3ds max para PC. Agora que mudei para mac e não quero instalar o bootcamp queria uma aplicação 3d para OSX. Há uns anos experimentei o Maya e o Lightwave (penso eu) mas achei-os tão complicados que desisti e fiquei no 3ds max. Sei que aconselhas o Cinema 4d, achas que a sua interface é parecida ou mais fácil e intuitiva para um utilizador de max? A demo que está disponivel no site da maxon, é mesmo demo ou um trial?

12. rui_mac

rui_mac Power Member

Como disse atrás, tenho o 3D Studio Max no Mac, instalado no Windows/Paralles. Mas quase só o uso para converter do formato .max para .3ds ;)
    O Cinema4D é realmente muuuuuuito fácil de aprender, principalmente comparado com o Lightwave ou o 3D Studio Max.
    Já dei formação de Cinema4D a pessoal que já sabia Lightwave ou 3D Studio Max e a opinião geral é que: "Bolas, é só assim? Tão simples?!?"
    A versão que a Maxon tem para fazer download é uma demo. Ou seja, podes fazer tudo menos gravar.

Rui Batista

13. ebmac

ebmac Power Member

Isto sem entrar em guerras!!! Nunca curti o 3DS! Muita complicado de mexer… janelas e mais janelas só para fazer uma coisinha…
    O Maya também é para jogos meus amigos, a cena é que o Maya é o supra-sumo de todas as aplicações 3D, mais completo e complexo, portanto. Veja-se o Gran Turismo da PS2 e PS3… Maya!!! Mas é certo que a maioria dos jogos são feitos no 3DS Max!
    Enfim, os conselhos! Não sou nenhum expert em 3D mas já mexo em apps 3D desde o Amiga e tenho a minha opinião! Comecei com o Real3D, depois o Lightwave (que nem acho complicado, é como disseram já aqui, é a filosofia!), o Cinema4D e experimentei muitos outros.
    Realmente é como o rui_mac diz, para aprenderes, e até continuares a utilizar posteriormente, o Cinema4D é o melhor… Mas já agora experimenta também o Modo, que é da equipa dos antigos developers do Lightwave!

14. rui_mac

rui_mac Power Member

Acho o Lightwave bastante bom. Tem boas ferramentas de modelação e um renderer muito fixe.
    Mas... modelar num sítio e montar a cena e render noutro?!?!? Isso é do século passado!! ;)

Rui Batista

15. ebmac

ebmac Power Member

Por isso fizeram o Modo… A malta pedia cenas à equipa do Lightwave (Newtek), nos foruns e afins, eles não fizeram… Alguns dos "homens" da casa saíram e fizeram o Modo… É a história que sei!!! :) O Modo está muita bom mas claro está, é outra filosofia… :)

16. rjrp

rjrp Power Member

Eu uso mac e vou-me iniciar no 3D como passatempo, qual dos programas aconselham? Maya? Lightwave? Cinema4d? Modo?

17. stuzender

stuzender Power Member

3Ds on the go > 3D Studio Max
    3Ds mais pro > Maya
    3Ds totalmente exactos para design industrial/produto, prototipagem e derivados > Rhinoceros

18. rui_mac

rui_mac Power Member

Não deves ter reparado que ele disse que usa Mac ;)
    3D Studio Max é bonzito... mas para Mac é melhor esquecer.
    Além do que, consegue fazer muito mais e mais rápido, no Cinema4D.
    O Maya também é uma boa aposta, mas se vais aprender sozinho, esquece! É mais complicado do que tentar conduzir com uma venda nos olhos, com as mãos atadas enquanto nos fazem uma operação ao cérebro ;)

Rui Batista

19. rjrp

rjrp Power Member

pois eu maya já testei até porque tenho um amigo que trabalha na área, mas achei muito complicado mesmo com tutoriais...

já agora, não sei se são leitores da exame informática, na deste mês mas vem lá um artigo sobre a insize ou seja uma empresa de realidade virtual (tenho que fazer alguma propaganda :D), mas pode interessar a alguém, é da área e é um conceito interessante para o visionarium.

20. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

Não percebo pq dizem que o maya é complicado, eu já trabalho com o maya à anos e é tão dificil como outro software qualquer, é muito mais intuitivo e a liberdade é total. Por isso se quiseres começar aconselho te a começar logo pelo maya, arranjas um pdf que se chama learning maya e é espectacular pra começares a trabalhar sem problemas, explica tudo passo a passo, e garanto te, que depois de seguires todos os exercicio ja vais conseguir fazer coisas muito aceitaveis :D

Partilhar esta Página