Autodesk Maya 2008

PAra mac, não há 3ds. A não ser que tenham o windows a correr no mac.

Para Mac tens bastantes apps 3D, mas acho que nenhuma abre 3ds. So OBJ. Tens o Maya, C4D, XSI(se nao me engano), Lightwave(se nao me engano), não sei se o Modo tem versão Mac tambem....
 
Ando com esperanças de que a AutoDesk também lance mais software para Mac :D

Assim a conversa já era outra.
 
Não sei se está, não fui lá.

Demorando muito ou não, acho que era bem jogado da parte deles.

Apesar de podermos ter windows num mac, há cada vez mais gente com macs, logo mais gente a bombar principalmente Mac OS X.

E se já lançaram algo para Mac, pode ser que estejam a pensar ir lançando o resto.
 
Eu.... acho que sim... c4d ou outro qualquer do mesmo nivel. Se começares a entranhar mais no assunto vais começar a sentir falta de meios para aprenderes mais e vais sentir falta de ferramentas que acompanham a tua evolução. è o que a maioria das pessoas que conheço que usam blender e querem andar mais para a frente se queixam! E o blender plo que dizem não é muito mais simples. Tens de perder tempo para o dominares e não é apenas com o apertar de um botão que as coisas aparecem. Para isso tens o poser e o bryce, mas depois em vez de o programa fazer o que tu queres, tu é que fazes o que o programa deixa. E... não deixa fazer muita coisa...

também perdes bastante tempo a aprender blender... por isso acho que é preferivel perder esse tempo com uma aplicação que a principio tens uma autoestrada à tua frente a todos os niveis.

Tenho um colega que trabalhava com blender à pouco tempo.. Pois...trabalhava...agora ta a passar para o max...e tá a obter melhores resultados...

eu tou a falar muito no max porque trabalho com max. mas não é o melhor programa do mundo... so as vezes que ele crasha e me faz perder trabalho...ando à anos para passar para o maya, mas não ando com paciencia para voltar à estaca zero com outro programa...

Por curiosidade: que tipo de coisas o max faz que não possas fazer no Blender?
 
Última edição:
Já agora, o Cinema4D abre ficheiros 3ds na boa.

Quando ao 3D Studio Max sair para Mac, creio que implicaria, para além de uma recompilação completa, também uma revisão completa (ou quase completa) ao código.
Ora isso é algo que já devia ter sido feito há muito tempo para o 3D Studio Max e ainda nenhuma das companhias que o possuiu (andou a saltar de companhia em companhia... parece que todos o querem e ninguém o quer), teve "tomates" para o fazer.
Actualmente (e já de há bastante tempo a esta parte) o 3D Studio Max é um "monstro" de bytes. Pesado, lento (leva uma eternidade só para arrancar), cheio de bugs e filosofias de funcionamento desnecessáriamente complexas. Muitas das ferramentas que inclui eram plug-ins que foram comprados e "integrados". O 3D Studio Max está a precisar DESESPERADAMENTE de uma re-escrita total. Não sei quando (se é que) vai acontecer.
De certo modo, faz-me lembrar o Illustrator que, em vez de "evoluir" continuamente, foram-lhe sendo acrescentadas "peças" que apenas o fazem "funcionar", mas não da melhor maneira.
Mas gostaria de ver o 3D Studio Max a correr no Mac. Até porque uma das poucas razões que tenho para ter de ter o Windows instalado aqui no Mac é para poder ter o 3D Studio Max para poder converter ficheiros .max para .3ds

Rui Batista
 
Por curiosidade: que tipo de coisas o max faz que não possas fazer no Blender?

Aquestão não é essa, mas em opinião, respondo a essa pergunta assim: - Atingir um bom nivel de trabalho em menos tempo.

Não importa so o resultado final mas a ajuda que a aplicação nos dá para chegar a esse resultado final. O workflow é importante para quem trabalha bastante com 3d ou com outra aplicação qualquer.


Das comunidades em que ando e das pessoas que conheço, as que começam com blender, anos depois ainda se andam a arrastar. O mesmo não posso dizer das outras pessoas que optaram por outras aplicações. Muitas delas obtêm bons resultados num curto espaço de tempo.

Do que vi do blender, o UI é complexo e pouco intuitivo. Faz-me lembrar o Zbrush que se nao tens ninguem que te ajude, ou muita materia pedagogica, ficas na fossa. Mas a diferença entre o zbrush e o blender, é que para zbrush em qualquer esquina existem tutoriais em qualquer formato.

Outro problema que me parece que o blender tem, é que anda sempre atras dos outros. Tens as mesmas ferramentas um ou dois anos depois, mas parece que do que leio, so funcionam a meio gas.

A propria galeria do site oficial do blender é má e parece que sao trabalhos feitos já à alguns anos.

Leio montes de vezes essa pergunta por causa do blender. mas nunca vejo mostrarem que o blender é viavel para trabalho "pesado" e de boa qualidade. So vejo mesmo a pergunta.
O elephant dreams é trabalho pesado. Mas a questão é se demorariam o mesmo tempo ou se teriam mais ou menos trabalho se o fizessem em Maya, c4d, Max, ou XSI.




Boas Rui_mac, penso que queriam era mesmo abrir fixeiros .MAX.
Isso do 3d studio é bem verdade. ( ja agora bem , que podiam comprar o polyboost....) O max tem mais bugs que bits... e não acredito que uma re-esctrita vá acontecer tão cedo... agora até ja exisem duas versões pelo que vi. A normal e a Design...
 
Ainda me lembro de ter trabalhado com uma versão do 3D Studio chamada Viz, especialmente indicada para arquitectos.
Quanto a workflow, não creio que o do 3D Studio seja o melhor.
É, sem dúvida melhor que o do Maya, mas apenas tangencialmente.
O Lightwave ainda demonstra a sua antiguidade por se basear em duas aplicações unidas por uma terceira. Modela-se num lado e monta-se tudo noutro com uma aplicação a gerir o intercâmbio entre ambos?!?! Onde é que isso já se viu, no século XXI ?
O workflow melhor de entre estas aplicações de nível profissional ainda é o do Cinema4D. Podes fazer tanto como no 3D Studio ou no Lightwave (não está ao nível de um Maya ou XSI) mas, normalmente, em apenas metade do tempo e de um modo muito mais simples.
Posso falar com "autoridade" porque, para além de já ter trabalhado com 3D Studio Max (e conhecer o Lightwave), já dei aulas de Cinema4D e foi essa a conclusão a que chegaram todos os meus alunos que já tinham trabalhado com 3D Studio Max e Lightwave.

Rui Batista
 
Espero não ter sido mal interpretado. A minha resposta sobre workflow era em relação ao Blender e não ao c4d. Muita gente que trabalha com C4D fala-me nisso. E há anos que leio topicos teus a referir isso, :) E já tenho visto vários anuncios a pedirem pessoal para C4D...ou Max... hehe. E parece qeu já têm o vray. :)

No Max, o que me chateia mais é mesmo os crashes e os bugs. E a modo como lida com os uvs... São a unica razão que por vezes me fazem querer mudar de aplicação.

Mas em relação ao blender, o qual era o alvo da minha resposta, muita gente se queixa que é pouco intuitivo. E eu noto que a evolução de quem o usa é baixa. Ao contrario de quem começa a trabalhar com C4d, ou Max. E esse facto não deve depender unicamente da pessoa em si.
 
Back
Topo