Autoexec para um DVD de dados

eRKULIX

Suspenso
Boas.

Como posso criar um autoexec para um DVD de dados de forma a quando colocar esse dvd seja lançada automatica uma aplicação que o mesmo contem?


Obrigado
 
Boas.

Como posso criar um autoexec para um DVD de dados de forma a quando colocar esse dvd seja lançada automatica uma aplicação que o mesmo contem?


Obrigado


Penso que funcione da mesma forma que nos CD's.
Tens que criar um ficheiro de autorun, são poucas linhas de texto mas não me lembro quais são ao certo. Se teres por aí um CD com demos / trials desses que vêm com as revistas de certeza que traz um ficheiro desses.


Agora giro, giro era conseguirmos ler o discID de um DVD.
Sei que há formas de o fazer, mas não me lembro de nenhuma!

Alguém se voluntaria com dicas? :007:
 
Ah, autoexec... memories.

Seja CD ou DVD, autorun.ini na raiz faz o trabalho.

Existe uma série de coisas engraçadas que se podem fazer, e para não procurares muito, abre o autorun.ini de qualquer jogo da Microsoft que por aí tenhas (digo Microsoft, porque como estão em casa, perdem tempo com pormenores nesse tipo de coisas).
Se não tiveres nenhum, não faz mal.
Vou te meter o conteúdo de um autorun.ini de um jogo Microsoft:

Código:
[autorun]
open=setup.exe
icon=FL.ico

shell\setup=&Install Freelancer
shell\setup\command=setup.exe

shell\directx=Install &DirectX 9
shell\directx\command=DirectX\dxsetup.exe

O open e o icon, qualquer software de instalação baseada em média óptica tem.
Os pormenorezinhos do shell é que nem todos têm.

Dissecando:

OPEN=SETUP.EXE determina o executável a disparar
ICON=FL.ICO determina o ícone do CD. Fica bonito.

SHELL\SETUP=&Install Freelancer determina o texto que vai aparecer no menu de contexto
SHELL\SETUP\COMMAND=SETUP.EXE determina a acção desse item do menu de contexto. Neste caso a acção é disparar o SETUP.EXE

O mesmo para o outro shell, e por aí adiante.
Deves ter em consideração que o OPEN e o ICON podem estar apontados para ficheiros fora da raíz.

Aconselho-te a utilizares uma treta como MagicISO ou até mesmo o Nero para construíres uma imagem e testá-la com algo como o Daemon Tools.
Como o comportamento é semelhante, poupas DVDs se alguma coisa não ficou do teu agrado.

PS: Sim, eu acho o Freelancer uma malha fenomenal :007:.
 
Back
Topo