Domótica Automação tomadas e interruptores smarts

Estou a reparar o apartamento todo e a fazer nova instalação elétrica. Não optei pela domótica porque vi várias soluções no site al li ba ba (escrevi assim por causa do bloqueio) como tomadas inteligente que permitem comandar a distância os equipamentos, assim como os interruptores e luzes, comando fechar e abrir portas (desligar tudo ao sair, ligar ao entrar), comandos para cortinas e estores... Quero uma linha completa que tenha caixas para usb, hdmi, rca, rj45, todas essas saídas que transmitem som e imagens e que nos livram de montes de cabos a cruzarem as paredes.

A questão é, existem centenas, esteticamente atraentes e cheias de funções inteligentes, e não sei por qual optar para não me arrepender depois. Alguém por aqui com experiência positiva nalguma marca?
 
tenho algumas tomadas da broadlink e estou satisfeito (as que tenho fazem medição da energia que está a ser gasta e já me permitiu economizar alguma) e tenho o comando remoto RM pro também da broadlink ligado ao sensor de temperatura (assim posso ligar o ac remotamente antes de chegar a casa se esta estiver muito quente e tenho a casa fresca/aquecida quando chego). Tenho também uma das tomadas ligadas a um rádio e a um candeeiro e a um rádio e quando vou de férias programpo aquilo para ligar o candeeiro e o rádio a determinadas horas para parecer que há alguém em casa
 
Ok, vou procurar por essa referência. Estive a ver que o site descreve dados dos fornecedores que nos permite ver se são sérios, como anos, valores das vendas e número de transações. Separei alguns para ver a oferta...
 
Estou a reparar o apartamento todo e a fazer nova instalação elétrica. Não optei pela domótica porque vi várias soluções no site al li ba ba (escrevi assim por causa do bloqueio) como tomadas inteligente que permitem comandar a distância os equipamentos, assim como os interruptores e luzes, comando fechar e abrir portas (desligar tudo ao sair, ligar ao entrar), comandos para cortinas e estores... Quero uma linha completa que tenha caixas para usb, hdmi, rca, rj45, todas essas saídas que transmitem som e imagens e que nos livram de montes de cabos a cruzarem as paredes.

A questão é, existem centenas, esteticamente atraentes e cheias de funções inteligentes, e não sei por qual optar para não me arrepender depois. Alguém por aqui com experiência positiva nalguma marca?

Tomadas inteligentes e lâmpadas (exterior), optei por tudo da Tp-Link. Não me posso queixar. Deve ser a única app (Kasa) que tenho sempre aberta no tablet que uso para ler durante a noite.
Como "cérebro domótico", para voice commands, uso a última versão de Google Nest mini.

Recentemente, adicionei o Broadlink Pro4, para portões de garagem, ar condicionados, e TV smart (que não conecta com Google Home). Além de um Broadlink mini4 para o quarto do miúdo para o ar condicionado dele.

Estou bastante satisfeito.
 
É realmente um mundo de opções. Vi que também há a condicionante dos Ghz da internet. Quase todos usam 4.2, mas existe rede de internet 4.2 e 5 ghz. Terei que saber qual é a minha para não me errar na compra.
Tuya e Livolo, esses nomes dizem-vos alguma coisa? A marca Livolo é cara mesmo e isso mostra ter qualidade, fora a pontuação que tem no site ***** ba ba. É toda em vidro e com ambas opçoes - wifi e simples.
 
Porque podem "obrigar" a pagar uma mensalidade para continuar a utilizar o servico ou podem deixar de existir e ficam com uma placa que nao serve para nada.
O ideal é ter um servidor home assistant "vosso"
 
É realmente um mundo de opções. Vi que também há a condicionante dos Ghz da internet. Quase todos usam 4.2, mas existe rede de internet 4.2 e 5 ghz. Terei que saber qual é a minha para não me errar na compra.
Tuya e Livolo, esses nomes dizem-vos alguma coisa? A marca Livolo é cara mesmo e isso mostra ter qualidade, fora a pontuação que tem no site ***** ba ba. É toda em vidro e com ambas opçoes - wifi e simples.

Estás a confundir com 2.4Ghz.
E, sim. A grande maioria de domótica&aplicativos apenas aceita essa frequência. Mas não me parece que te devas preocupar com isso em demasia; todos os router transmitem essa frequência. Para ficares mais descansada, é uma questão de ires às opções de Wifi no teu PC ou tlm e veres lá "Banda de rede" ou "Frequência". Ficas logo a saber qual estás a usar.

Já agora, a diferença entre uma e outra é que a frequência de 5Ghz é mais rápida mas de menor alcance.
________________________

Quanto às marcas que referes, admito que não conheço.
A Amazon costuma ser um bom meio de ver o que alguns compradores acham dos aparelhos e marcas:
Livolo
Tuya

O facto de apenas terem algumas unidades, ou poucas dezenas, de reviews, parece-me indicativo de qualquer coisa.

Este, por exemplo, enquanto interruptor, parece-me um bom exemplar sem grandes problemas.

Ps. Usando sites fora da UE, tens de ter atenção às tomadas, pois podem não ser compatíveis com o nosso sistema:
large_24a3fa9b-88b4-4eec-bb94-3115f7c702a0.jpg
 
Estás a confundir com 2.4Ghz.
E, sim. A grande maioria de domótica&aplicativos apenas aceita essa frequência. Mas não me parece que te devas preocupar com isso em demasia; todos os router transmitem essa frequência. Para ficares mais descansada, é uma questão de ires às opções de Wifi no teu PC ou tlm e veres lá "Banda de rede" ou "Frequência". Ficas logo a saber qual estás a usar.

Já agora, a diferença entre uma e outra é que a frequência de 5Ghz é mais rápida mas de menor alcance.
________________________

Quanto às marcas que referes, admito que não conheço.
A Amazon costuma ser um bom meio de ver o que alguns compradores acham dos aparelhos e marcas:
Livolo
Tuya

O facto de apenas terem algumas unidades, ou poucas dezenas, de reviews, parece-me indicativo de qualquer coisa.

Este, por exemplo, enquanto interruptor, parece-me um bom exemplar sem grandes problemas.

Ps. Usando sites fora da UE, tens de ter atenção às tomadas, pois podem não ser compatíveis com o nosso sistema:
large_24a3fa9b-88b4-4eec-bb94-3115f7c702a0.jpg
Obrigada!!! muito útil. Essa parte das tomadas ficou muito claro. O Tuya é um hub que funciona com outras marcas, mas é incompatível com outras como a Alexa (alguns dispositivos). Parece que o Hub Smart Things da samsung é o mais capacitado, funciona com várias marcas, Tuya, Alexa, Xiaomi, Zigbee, etc...um ou outro dispositivo é que deixa de ser reconhecido. Aos poucos vou percebendo um pouco. O melhor é usar os hubs com fios para evitar as quebras de sinal wifi, mas para espalhar o sinal, já se pode adquirir repetidores sem fio. Com isso, temos a domótica em casa sem passar fios e mais barata. A Livolo é uma linha como por exemplo é a Efapel ou Legrand. Pela pontuação parece boa. Falta-me apenas apanhar toda linha UE e todo tipo de tomada para TV, rádio, usb etc etc.
Mais 2 dias de pesquisa e acho que vou conseguir achar concorrentes mais económicos...mas isso dá trabalho. Se alguém for mais rápido a apanhar essa informação, agradeço!!!
 
Olá,

Eu tenho interruptores "burros" da Efapel em casa e estava a procurar uma forma de os trocar por uns inteligentes. Isto é, queria algo que estivesse dentro da caixa dos que tenho mas que se ligassem à rede de casa. Tenho interruptores duplos e alguns triplos, o que é também uma dificuldade pois é dificl de encontrar.

Alguém sabe de alguma marca que tenha o que procuro e que seja compatível com as caixas que já tenho em casa?

Obrigado.
 
Queria comprar uns wifi relays para colocar nos meus interruptores das luzes mas tenho uma dúvida. Mesmo para um interroptor de uma tecla não há muito espaço para colocar o relay. Eu tenho interruptores com duas e também com 3 teclas.

Sabem se existe alguma coisa mais pequena do que o standard? Alguém usa isto? Se sim, recomendam alguma marca/modelo?

Obrigado!
 
Back
Topo