1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Automatix ilegal?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por astrisko, 19 de Agosto de 2006. (Respostas: 3; Visualizações: 693)

  1. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    O editorial da TUX deste mês fala sobre as questãos legais do automatix, que como inclui codec's proprietários torna a sua utilização ilegal (mais ou menos). Este artigo está obviamente escrito com base na leis dos states, que para dizer o minimo são confusas e ambiguas. O que gostaria de saber é como é que as coisas funcionam cá em Portugal? Sinceramente nunca tinha pensado sequer nas consequências legais da utilização de certos codec's, sempre foi das primeiras coisas que instalei quer em windows quer em linux. Se alguém me pudesse esclarecer sobre este assunto.

    Obrigado
     
  2. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    Não tem a ver com ser ilegal (a unica coisa que possivelmente pode ser considerada ilegal são os win32codecs, mas mesmo assim é um long shot). O que se passa é que não podem ser inseridos de origem nas distros de linux pq as licenças que têm (embora freeware) não são compativeis com as licenças GNU sobre as quais as aplicações base e o kernel do Linux são lançadas...
     
  3. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Se já usaste o automatix qd inicias ele tem lá em letras grandes que a instalação dos codecs pode ser ilegal no teu país.
    A parte de selecionares para instalar ou não fica ao teu critério.
    Em Portugal nem sei se é ilegal ou não.
    Mas vi à uns tenpos que a Real Player tinha um acordo qq com a Microsoft e que com base nisso vai ser possivel usar os codecs. Não sei se será bem assim.

    Eu uso o automatix.
     
  4. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Da ultima vez que instalei o Ubuntu utilizei o easyubuntu para experimentar, mas sinceramente não me lembro se tinha qualquer tipo de aviso, de qualquer das formas não me parece que alguém venha a ter problemas devido ao uso de codecs :P Era mesmo mais uma questão de curiosidade.

    Obrigado pelas respostas
     

Partilhar esta Página