Automatix ou EasyUbuntu ? Repositorios

Salvador_

Suspenso
Boas peeps...sou muito novo nestas andanças de linux e sinceramente nem percebo nada... o q agora ando a fazer eh limitar me a ir aos Wikis e praticamente andar a fazer copy paste sem perceber mto o daquilo que faço...

Tenho duas duvidas :

- p+ara ubuntu devo instalar automatix ou easyubuntu ? fazem os dois o mesmo ou sao difernetes e devo instalar os dois ?

- isto dos repositorios d'a-me a volta a cabeça... eu sei q existem 3 principais que sao os dos servers do ubuntu e é onde vamos buscar o "software" etc... e que depois existem 3rd party para software adicional e proprietário... é prejudicial ter mtos repositorios ? ao termos por exemplo vários não poderão sobrepor-se alguns ficheiros iguais uns aos outros ou cada repos tem mesmo tudo diferente ?

obrigado
 
Infelizmente também usei o Automatix2 na minha ultima instalação mas foi a ultima vez.
É assim... se és daqueles que prefere fazer upgrade á distribuição usando o dist-upgrade é preferivel que não instales nada que esteja fora dos repositorios (seja restricted, universe, multiverse).
O problema do Automatix2 é que coloca-te uma data de repositorios que não sao os oficiais e instala ficheiros daí. Ora se depois mais tarde fazes upgrade para uma versão mais recente, as aplicações que tens instaladas vão dar erro porque nao irão ter equivalentes mais recentes. (plo menos entendi assim, corrijam-me se estiver enganado)
Depois é também uma questão de permissões, porque a forma como o Automatix2 opera parece que instala muita coisa sem os utilizadores se aperceberem.
Agora do ponto de vista de usabilidade, é lógico que é mais rapido e facil utilizar o Automatix2.
Eu usei e tenho o sistema estável.. no entanto por ex, instalei o Azureus através dele e se for aos repo's tenho lá uma versão do Azureus que apesar de parecer a minha não o é.

Não sei como é o EasyUbuntu, mas pareceu-me por diversas opiniões que li, que é mais light a instalar as coisas e usa os repos oficiais.

Mas o facto é... apesar de ter o sistema estável (mas muita gente não os têm e se surgem problemas com o Automatix, nos foruns do Ubuntu ninguém os ajuda) o facto é que quando instalar o Hardy Heron (faço instalações frescas de ano a ano) instalarei as aplicações todas à mão.
 
Última edição:
ja usei... enfim... toume agora a ambientar em linux... se fizer borrada nada como aprender com erros...fiz com o automatix pa instalar algumas cenas q n tavam no add/remove e esta mais q operacional...

uma coisa q n cnsgo fazer eh... as minhas partições ntfs estão no desktop e eu nao as quero ali nao as consigo tirar de la'...sobretudo a partição de sistema do windows que nao interessa pa nada....

ja tentei na consola fazer umount media/sda1 e n deu... assim como dev/sda1

ja agora aproveito tambem a ver se alguem sabe...no live CD funcionava... o meu rato eh um microsoft generico com roda e botoes laterais... e funcionava tudo...agora q instalei so funciona a roda...queria q os botoes laterais tambem funcionassem... ja andei a procura aqui pelo sistema e nada...eh bastante irritante sobretudo na net ir sempre ao botaozinho do retroceder... =/

o q posso fazeR ? thanks
 
Para tirar só os icons, tens de mudar essa opção do gconf-editor.
Se quiseres desmonta-los "eternamente", tens de tira-los do /etc/fstab ;)
 
Back
Topo